Roupeiros. Design, dicas e exemplos de fotos
Roupeiros deslizantes são usados em salas de estar e quartos clássicos e modernos como um espaço de armazenamento conveniente para roupas, roupa de cama, itens pessoais, livros, pratos e assim por diante. A principal vantagem deste tipo de mobiliário é a praticidade, a ausência de elementos oscilantes e a possibilidade de autoexpressão estilística decorando com espelhos, madeira, inserções de plástico e vidro, fresagem, jato de areia e assim por diante (de acordo com a decoração de a sala). Além disso, os acessórios selecionados corretamente contribuem para a integridade estilística..
Armário deslizante no interior do quarto
Grande guarda-roupa com espelho no interior do quarto
Praticidade e amplitude
Em primeiro lugar, os armários são escolhidos de acordo com sua capacidade, dimensões gerais, tipo de construção, enchimento interno e assim por diante. Caso contrário, não caberá no quarto e será inconveniente. As características técnicas são ainda mais importantes do que a aparência dos móveis, pois a facilidade de uso depende delas e não do design..
Materiais de manufatura
Na esmagadora maioria dos casos, os guarda-roupas dos quartos dos apartamentos são de MDF, e das instalações industriais e técnicas – de vidro e metal. Guarda-roupas caros podem ser feitos de madeira maciça natural. Os móveis são pesados, requerem cuidados constantes, precisam de secagem e processamento periódicos.
Armário deslizante com espelho no interior
Guarda-roupa espelhado
Portas e guarda-roupas revestidos com fachadas em madeira maciça, plástico, PVC, folheado e esmalte. O material afeta o nível de proteção contra umidade, luz solar, arranhões (importante para quartos no lado ensolarado ou quartos de crianças). O plástico, o vidro e o esmalte proporcionam uma boa proteção, mas o filme de PVC, o folheado e a madeira maciça requerem cuidados na escolha, principalmente para a sala. O uso de um revestimento antivandálico contribui para o aumento do nível de proteção, o que evita tanto de arranhões de gatos, como de desenhos de crianças, e de lascas acidentais..
Mecanismos de suspensão de porta
Existem dois mecanismos para pendurar as portas do armário de correr – quando estão fixadas a duas guias ou a uma superior. A primeira opção é mais segura, mas exigirá limpeza frequente da calha do trilho inferior. O segundo é mais simples e barato, mas pode se soltar com o tempo e parar de fechar corretamente, mas funcionará para a sala de estar. A confiabilidade do mecanismo depende da resistência das guias, do número e da qualidade dos rolos e fixadores. Recomenda-se confiar a instalação do guarda-roupa a especialistas ou levar o móvel na montagem.
As portas dos guarda-roupas de correr abrem com um turno uma em relação à outra, podendo cada uma ter a sua própria guia, ou ambas podem ser fixadas no mesmo corrimão. É muito mais fácil montar um trilho, então os modelos modernos para salas de estar são na maioria das vezes exatamente assim.
Pequeno guarda-roupa no interior
Armário deslizante no interior
Armário deslizante com estampas e espelho
Tipos de guarda-roupas deslizantes de acordo com a finalidade
- Guarda-roupas no corredor
Os gabinetes com portas de correr estão disponíveis em várias profundidades. As estreitas são adequadas para instalação em corredores, as profundidades médias são mais frequentemente colocadas na sala de estar e as profundas destinam-se a outras divisões. Essa divisão se deve ao tipo de coisas e objetos que devem ser colocados no armário. Nos corredores, guarda-roupas, agasalhos e, em alguns casos, chapéus, luvas e sapatos. Para calçados, no entanto, é recomendável adquirir uma sapateira especial. Consequentemente, não é necessária grande profundidade e enchimento interno abundante. A exceção são os guarda-roupas complexos, que podem estar localizados no corredor e em um camarim especial ou na sala de estar..
- Guarda-roupas
Os guarda-roupas deslizantes, projetados para armazenar uma grande quantidade de roupas, possuem um recheio interno complexo, que inclui não só prateleiras e nichos, mas também gavetas para roupas íntimas, joias, cosméticos e tudo o que deve ser guardado no ambiente. Eles são colocados na sala de estar ou no quarto. A parte superior do guarda-roupa é reservada para chapéus e coisas que raramente são usadas, mas ocupam muito espaço na sala, assim como roupas que não são usadas na estação. Se o guarda-roupa for no quarto, os travesseiros e similares são empilhados no andar de cima. A parte do meio do guarda-roupa é projetada para pendurar e desdobrar roupas que são relevantes para a estação, está equipada com nichos com barra, ganchos, prateleiras e gavetas. No cálculo do conteúdo interno, é preciso levar em consideração a quantidade de roupa que precisa ser pendurada em um cabide, principalmente se houver um grande número de camisas, vestidos, ternos executivos. Os nichos inferiores são usados para colocar outras coisas necessárias (sapatos, roupas de cama, brinquedos infantis, etc.).
Grande guarda-roupa embutido
Armário deslizante no interior do corredor
- Estantes de livros
Variedade bastante rara, pois é mais conveniente guardar os livros da sala nas estantes de vidro. Com muito mais frequência, esses móveis são colocados em uma sala para colocar objetos que não são necessários com muita frequência e que você deseja esconder de olhares indiscretos. Os fabricantes adoram equipar as paredes e prateleiras das salas de estar com esses pequenos armários..
- Roupeiros embutidos
Os roupeiros embutidos diferenciam-se dos restantes pela ausência de parede posterior e pela impossibilidade de instalação fora do nicho especialmente designado para tal. As dimensões, o enchimento interno e o acabamento do guarda-roupa embutido são iguais aos dos modelos não embutidos.
Momento estilístico sutil
Uma vez que quaisquer guarda-roupas de correr, devido ao seu tamanho e colocação em um cômodo, são considerados uma forma grande, ao escolher o design de interiores de um apartamento, é necessário prestar não menos atenção ao seu design do que à parede da sala, cozinha conjunto e sofás. Em termos de função estilística, um guarda-roupa pode ser semelhante a um papel de parede ou às paredes de uma sala (ou seja, constituir um fundo), ou pode ser um sotaque que chame a atenção. Em qualquer caso, o design do guarda-roupa não deve sobressair do estilo geral..
Pequeno guarda-roupa no interior
Projeto de um quarto com guarda-roupa
Guarda-roupa espelhado
Provença
O estilo provençal em móveis pertence à categoria rústica e é caracterizado principalmente por uma abundância de branco. Características da Provença:
- fachadas treliçadas;
- pernas esculpidas;
- motivos florais para escultura, vitral ou jato de areia.
Os armários no interior da Provença devem ser considerados leves, apesar do seu tamanho. Isso é facilitado pela abundância de vazios (as mesmas treliças), inserções de espelho, desenho esculpido na parte superior, que lembra uma flor suspensa. Neo Provence é uma espécie de desdobramento do minimalismo e da alta tecnologia, quando um armário branco feito de materiais modernos é decorado com flores ou videiras. É permitido o uso não só de madeira maciça, mas também de folheado e até mesmo de esmalte.
Armário deslizante no interior do quarto
Armário deslizante no interior
escandinavo
Normalmente, o estilo escandinavo de mobiliário está associado a um quarto de hospital ou a uma renovação de estilo europeu no espírito dos anos noventa, e não a uma bela sala de estar, mas inicialmente baseou-se na utilização de cores naturais – madeira natural, branco, cinzento . Uma característica de um guarda-roupa em um interior escandinavo é sua simplicidade, até mesmo grosseria. Esta não é a Provença, onde a graça e a leveza são necessárias, a grandeza é permitida aqui. É melhor escolher a fachada para um guarda-roupa no estilo escandinavo, seja de madeira maciça ou folheada. Uma boa opção que enfatiza o respeito ao meio ambiente (e os escandinavos adoram) seria uma fachada ecológica.
Grande guarda-roupa espelhado
Armário deslizante com espelho no interior do quarto
Clássico
O estilo clássico é um dos mais difíceis. Os guarda-roupas em um interior clássico desempenham um papel muito perceptível, portanto, em nenhum caso devem ser incompatíveis, especialmente na sala de estar. E deve haver muitos deles. Além disso, nem todo apartamento é adequado para os clássicos, pois para morar nesse cômodo mais tarde e não “sufocar” o cômodo precisa ser grande, com pé direito alto, janelas largas.
Roupeiros deslizantes em um interior clássico são instalados ao longo de toda ou quase toda a parede e formam um único conjunto de móveis. Inserções de espelho são inaceitáveis aqui, apenas madeira maciça, vitrais e entalhe ou fresagem. O contorno e o tipo de linhas do guarda-roupa dependem do design específico do mobiliário (clássico, neoclássico, império, barroco, rococó e assim por diante). São os clássicos que pressupõem a adesão ao princípio da seção áurea no espaço e nas formas, um design bastante modesto, a ausência de monogramas e até um pouco menos maciça do que todas as outras opções.
Armário deslizante feito de madeira maciça no interior do quarto
Armário deslizante com estampas no interior do quarto
O mais “maciço” dos clássicos é o estilo Império no espírito dos imperadores romanos, com suas dobras pesadas, pompa, motivos bélicos, ouro e carmesim.
Roupeiros deslizantes no interior ocuparão muito espaço no apartamento. Você pode decorar um guarda-roupa no espírito do estilo Império com entalhes que representam carruagens, louros, espadas, lanças, itens de glória militar. Cores – preto, vermelho, ouro, madeira escura. A sala de estar pode parecer sombria, mas eficaz..
O mais pretensioso é o barroco. Você pode comprar absolutamente qualquer vinheta, vitral, “fintiflyushki”, fitas, uma variedade de cores (é melhor usar cores pastéis) no corpo e nas portas do guarda-roupa. No entanto, é impraticável (limpar em uma sala de estar leva muito tempo) e requer uma boa quantidade de gosto para não exagerar (embora, ao que parece, isso seja impossível).
Rococó também é uma opção de design fantasiosa, mas é um pouco mais simples e se diferencia nas linhas suaves e no tema náutico (ondas, conchas de rocaille, Afrodite nascida de espuma), além do uso frequente de querubins como decoração.
Roupeiro branco no interior do quarto
Pequeno guarda-roupa no desenho do quarto
Moderno
Os estilos contemporâneos também são bastante variados. O principal que os distingue dos clássicos é a sua simplicidade, mesmo um pouco desafiadora, um mínimo de espaço ocupado, a possibilidade de utilizar quaisquer cores na concepção de guarda-roupas e acessórios. Os acessórios do quarto devem ser relativamente simples e feitos de metal, vidro ou plástico, mas a madeira é melhor deixar para os clássicos. Isso também se aplica às paredes..
Um guarda-roupa deslizante em um interior moderno pode ser feito de qualquer material, inclusive plástico. Os fabricantes oferecem algumas variações de fresamento minimalista para esses móveis, desde cobras até abstrações. Quaisquer cores. Geralmente. Uma exceção é um guarda-roupa em um interior de alta tecnologia. Este estilo é exigente quanto às cores e permite apenas branco, preto, cores de aço, vidro, metal, às vezes vermelho puro ou carmesim.
Armário deslizante no interior
Guarda-roupa grande
Acessórios e acessórios
A escolha de ferragens para guarda-roupas com portas de correr costuma vir acompanhada de sérios problemas, pois deve coincidir externamente com a desejada. Isso se aplica principalmente a canetas. O tipo de porta dos compartimentos não implica no uso de puxadores de alavanca, apenas grampos, ou mesmo sua total ausência (para abrir apenas com a palma da mão), e esta opção não é muito adequada para os clássicos, onde o puxador é o sotaque que determina o pertencimento do guarda-roupa a uma ou outra direção estilística … Mas se houver uma escolha de escolher a opção com uma alça ruim ou nenhuma alça, então é melhor parar na última.
Projeto de guarda-roupa deslizante com espelho
Grande guarda-roupa no interior do quarto
Armário deslizante no interior
As portas espelhadas são literalmente um cartão de visita de guarda-roupas de alta tecnologia, mas também podem ser usadas em outras direções de design. O padrão de jato de areia é aplicado diretamente na fábrica de acordo com o desenho fornecido. Sem uma imagem, eles simplesmente aumentam visualmente o espaço na sala ou no quarto e ajudam a melhorar a iluminação do ambiente..
Vídeo: Visão geral de um guarda-roupa deslizante com um local de trabalho embutido
50 fotos de exemplos do interior de quartos com guarda-roupa: