Como usar persianas no interior
As cortinas são uma das ferramentas do designer de interiores. São um design multifuncional com grande potencial estético. Essa alternativa às cortinas para janelas é bonita e útil..
As tecnologias modernas tornam possível criar persianas que competem seriamente com as cortinas usuais
Finalidade funcional das cortinas
As cortinas são usadas para:
- regulação do grau de iluminação da sala pelo sol;
- proteção contra olhos curiosos;
- limitar a entrada de poeira e umidade na sala;
- isolamento acústico.
As cortinas permitem que você ajuste o nível de luz natural a seu critério, o qual as cortinas tradicionais estão privadas.
Assim, tal substituição de cortinas permite tornar o ambiente mais confortável e seguro para as pessoas..
Persianas no interior como ferramenta artística
Além disso, as cortinas nas janelas tornam o design da sala mais interessante e elegante. Existem alguns dos truques de design mais comuns com base em sua aplicação:
- Mudando proporções. Listras verticais ou horizontais podem ajustar visualmente as proporções da sala. Torne-o mais alto ou mais largo.
- Brincando com luz e sombra. Faixas claramente delineadas de luz e sombra, movendo-se ao longo das superfícies de pisos, paredes e móveis, são capazes de enfatizar as peculiaridades de sua forma, a beleza dos materiais utilizados, sua textura. Isso funciona especialmente bem para estilos modernos e lacônicos, sem detalhes decorativos..
- Introdução de cores e estampas. Existem cortinas com quase qualquer imagem, padrão, impressão de fotos. Com a ajuda deles, é possível reavivar visivelmente o interior da sala de estar, berçário ou quarto, adicionar brilho e contrastes a ele..
Sotaque brilhante no interior
Em outras palavras, as cortinas são uma ferramenta artística poderosa com grande potencial..
Estores jacquard azuis refrescantes
Existe um grande número de tipos deste produto no mercado. Amostras diferentes podem variar muito em preço, aparência, funcionalidade e muito mais. Vale a pena descobrir que tipo de cortinas existem. Quais são os recursos exclusivos dos modelos oferecidos.
Persianas elegantes com um padrão abstrato, combinadas com o estofamento de um sofá cinza
Variedade de materiais: características das opções mais comuns
Na maioria das vezes, existem espécimes de metal, plástico, tecido ou madeira. Uma comparação das características básicas das persianas feitas com esses materiais é mostrada na tabela:
Critério de avaliação | Metal | Plástico | Têxtil | Madeira |
grau de vulnerabilidade à luz solar | não desaparece | desvanece-se muito | desvanece-se muito | quase não desbota |
capacidade de resistir aos efeitos prejudiciais da umidade | Alto | muito alto | baixo | Alto |
grau de higiene | fácil de limpar, não absorve odores | fácil de limpar, não absorve odores | relativamente difícil de limpar, absorve odores | fácil de limpar, absorve odores fracamente |
O peso | grande | média | pequena | grande |
preço | relativamente alto | baixo | baixo | relativamente alto |
modelos existentes | horizontal | horizontal, vertical | horizontal, vertical, lista | horizontal |
Como você pode ver na tabela, cada uma das opções tem prós e contras. Isso não quer dizer que um deles seja melhor do que os outros. Diferentes tipos de blinds são adequados para diferentes situações..
Cortinas verticais feitas de listras largas de tecido com padrões de folhas
Persianas de metal no interior
Todas as excelentes características desse análogo de cortinas, sua enorme resistência a influências nocivas, higiene, durabilidade, são cobertas por um desagradável sinal de menos. Eles ficam muito quentes com o sol, e depois liberam seu calor para o ambiente, ele fica quente nele. Por isso, raramente são usados em espaços habitacionais – salas de estar, quartos e escritórios. Apenas em quartos não residenciais.
As cortinas de alumínio são fáceis de limpar – basta passar uma esponja úmida
As persianas de metal, quando tocadas durante a abertura, emitem um som característico de “tinido”
Mas para um terraço aberto no jardim, uma varanda, uma oficina, esta opção é perfeita. As cortinas de alumínio parecem austeras e gráficas, combinam bem com estilos modernos e clássicos.
Vantagens e desvantagens do plástico
Cortinas feitas com essa leve substância tecnológica são mais comuns do que qualquer outro tipo. Apesar de não apresentar as melhores características de resistência e tendência a perder a cor com o tempo, o plástico é prático e conveniente. E, mais importante, barato.
Plástico barato e de baixa qualidade perderá rapidamente a cor e a integridade
Do ponto de vista do design, suas possibilidades são muito amplas. Os plásticos vêm em todos os tons e texturas, eles podem facilmente receber um formato fora do padrão. Elementos semelhantes a ondas, por exemplo, parecem muito impressionantes..
As lamelas de plástico são mais resistentes ao estresse mecânico do que as de alumínio
Além disso, as cortinas verticais também são feitas de plástico. E elas, de acordo com muitos, se parecem em parte com cortinas clássicas. E, por isso, se adaptam melhor ao interior de um edifício residencial. Eles também são adequados para janelas em arco típicas de alguns estilos arquitetônicos tradicionais, enfatizando a simetria da sala, se necessário..
Material tradicional com uma ampla gama de possibilidades: cortinas de tecido
As donas de casa geralmente confiam mais nas cortinas feitas de algodão ecológico ou poliéster inteligente do que em plástico ou, além disso, metal. E para o espaço habitacional justifica-se.
Sim, o tecido reage mais fortemente à umidade, fuligem, gordura. Mas, por exemplo, na sala de estar, é improvável que todas essas coisas ocorram com frequência. É bem possível usar tecido lá. O mesmo vale para quartos, escritório, biblioteca e outras salas semelhantes..
O tecido da lamela é impregnado com um composto à prova de umidade e poeira
Entre as vantagens do tecido estão as seguintes:
- Variedade de opções. As cortinas de tecido no interior podem ser de qualquer tipo. A matéria não tem limitações nesse sentido. Além disso, torna possível escolher entre uma gama ilimitada de cores e texturas, você pode fazer a impressão de fotos nele.
- Facilidade. Cortinas de qualquer desenho, baseadas em tecido, não requerem reforço adicional das esquadrias. Consequentemente, sua instalação é mais fácil de realizar..
- Lucratividade. Isso é especialmente verdadeiro quando se trata de opções de rolo que requerem significativamente menos material para a fabricação. Como resultado, o produto final é mais barato..
- Sensação de aconchego. Quer queiramos ou não, os elementos naturais são emocionalmente percebidos por nós como mais calorosos. Portanto, o tecido é sentido subconscientemente pelas pessoas como uma solução mais “aconchegante”, adequada para a sala de estar, sala de jantar, quarto.
- Compatível com uma grande variedade de estilos. Os estilos moderno e tradicional funcionam muito bem com tecido. Os clássicos exigem tons mais contidos, a modernidade aceita contrastes brilhantes e estampas ousadas. De uma forma ou de outra, você pode escolher o tipo certo de cortinas de tecido para quase todos os estilos..
Lindas cortinas de tiras de tecido multicoloridas
Os produtos de tecido, sejam em segmentos ou laminados, têm grande potencial.
Características das persianas de madeira
As cortinas de madeira têm boas características de desempenho. Eles são duráveis, higiênicos e podem durar muito tempo. Além disso, muitas pessoas valorizam muito a aparência da madeira, seu cheiro e o respeito ao meio ambiente. Ela, como os tecidos naturais, parece inconscientemente às pessoas calorosa e caseira..
Embora as cortinas de madeira sejam bastante caras, o jogo vale a pena, porque a sofisticação e a beleza da madeira natural não podem ser substituídas por nada
As ripas de madeira se encaixam perfeitamente em qualquer interior
Existem, no entanto, várias desvantagens que tornam os produtos de madeira não universais:
- O primeiro é o custo. É significativamente maior do que o de tecido ou plástico.
- Em segundo lugar, a gama limitada de cores. Às vezes é difícil encontrar um tom que se harmonize bem com o interior da sala..
- Finalmente, a madeira é bastante difícil de combinar com o plástico. Portanto, na maioria dos casos, essas cortinas são instaladas em janelas de madeira..
Métodos de projeto, instalação, fixação
Estruturalmente, as persianas são longas lamelas, fixadas entre si por cabos ou ripas. Os elementos constituintes podem ser fixos estacionários ou rotativos. Dependendo de como as lamelas estão localizadas, as cortinas são divididas em verticais e horizontais.
As lamelas horizontais são presas com um fio ao longo das bordas, e as largas também estão no meio
As ripas verticais de tecido são tiras de tecido com fundo pesado
Persianas verticais
Neste caso, as lamelas fixadas verticalmente na parte superior e inferior são conectadas com cornijas especiais. Eles podem se mover como cortinas tradicionais. Ou seja, se desejar, você pode separá-los e movê-los. Os painéis também podem ser girados. Isso é feito usando uma corrente na lateral..
As cortinas verticais podem ser fixadas na parede acima da janela ou no teto
Às vezes, é usada fixação na abertura da janela
Persianas horizontais
Esta é a variação mais comum desta alternativa de cortina. Localizadas umas sobre as outras, como degraus de uma escada, as lamelas são conectadas por meio de cordas. Eles também podem ser girados com uma corrente na lateral. Além disso, os elementos são coletados na parte superior, abrindo assim a janela..
As cortinas horizontais expandem visualmente a sala
As cortinas horizontais podem ser combinadas com qualquer interior
Uma característica dessas persianas é que, ao contrário das cortinas convencionais, elas não cobrem completamente a abertura da janela. Eles são fixados diretamente na moldura.
Modelos de rolo
As cortinas de enrolar, embora não sejam de ripas, também são consideradas um tipo de cortina. Representam uma tela sólida, fixada de cima para baixo, que é aparafusada a um rolo com a ajuda de uma guia especial. Como o modelo horizontal, essa estrutura é fixada diretamente na moldura..
Cortinas de enrolar de tecido maciço
Particularmente interessante é a variedade de cortinas de rolo Zebra. É baseado em duas camadas de tecido feitas de listras transparentes e opacas alternadas. Ao deslocar essas camadas em relação umas às outras, você pode ajustar o grau de iluminação da sala. Esta solução engenhosa permite efeitos visuais muito interessantes..
Na posição fechada, as persianas parecem uma tela sólida, na faixa aberta elas se “atropelam” formando brechas para a luz do sol.
Assim, diferentes tipos de persianas são bastante diferentes. E a forma como são instalados depende inteiramente do tipo de construção..
Dicas para decorar um apartamento na cidade
O processo de design de interiores é muito individual. As decisões nesta área são tomadas com base em muitos fatores. No entanto, também existem vários pontos universais..
Requisitos especiais para a cozinha
Existem coisas mais prejudiciais aqui: sujeira, graxa, umidade. Por isso, é melhor usar plástico. É mais fácil lavá-lo e, se os elementos individuais estiverem danificados, apenas os fragmentos danificados podem ser substituídos, e não toda a estrutura..
O plástico é a melhor opção para decorar uma janela de cozinha
Características de pequenos apartamentos
Com a falta de espaço, as opções de rolagem parecem ser uma verdadeira salvação. Eles são instalados diretamente nas janelas e não desordenam o espaço.
O sistema de persiana mini-roller é conveniente para instalação em caixilhos de janela separados
Benefícios das cortinas verticais
Pelo contrário, requerem mais espaço e têm um aspecto mais impressionante. Se pretende dar solenidade e solidez ao seu interior, dê preferência a esta versão particular. Por exemplo, em uma espaçosa sala de estar de estilo clássico, ficará muito bem..
Combinação contrastante de persianas pretas elegantes com poltrona vermelha
Não tenha medo de decisões ousadas, torne o interior do seu apartamento interessante e incomum!
Vídeo sobre os benefícios do uso de persianas em um interior moderno
Lindas fotos – persianas no interior dos quartos