Projeto do quarto 11 sq. m.: a escolha certa de acabamentos, móveis, iluminação, conselhos de designers
Alguém pensa que decorar um quarto com uma área de 11 m2. metros é muito difícil. Mas os designers profissionais têm uma opinião diferente. Eles argumentam que os pequenos espaços dão muito mais espaço para a imaginação..
Fazer um belo conserto com as próprias mãos em um pequeno quarto de modo que não pareça ainda menor é bastante problemático, mas possível.
Para mobiliar completamente um cômodo, ao mesmo tempo que aumenta visualmente seu espaço, é necessário levar em consideração as peculiaridades dos cômodos pequenos.
Nesses casos, um conjunto mínimo de móveis funcionais é usado. A seguir, consideraremos o que você deve primeiro prestar atenção ao projetar um quarto pequeno e quais regras devem ser seguidas. E não importa: um reparo global está planejado ou apenas um pequeno rearranjo.
No quarto, você precisa aplicar pequenos truques ao criar um design.
Para encontrar a ideia mais adequada, você pode usar as seguintes opções.
- Estudo de catálogos e revistas dedicadas ao design de interiores. Você não deve começar imediatamente a implementar a ideia mais brilhante e moderna. É melhor examinar muitas opções diferentes e escolher a mais adequada. Talvez assistir possa inspirar o desenvolvimento de um projeto pessoal.
- Faça você mesmo um esboço. De fato, em qualquer caso, todo mundo tem pelo menos uma ideia mínima de como um quarto deve ser. Para o desenvolvimento, você pode usar vários programas de computador.
Cômodos pequenos costumam ser encontrados em casas construídas por Khrushchev, onde vive a maior parte da população da Rússia..
Qual é a função de terminar?
Naturalmente, antes de comprar móveis novos, é necessário fazer reparos no ambiente. O projeto de uma sala de 11 metros quadrados requer uma abordagem séria neste assunto..
Em um espaço tão apertado, não é fácil se virar, muito menos um ambiente de quarto completo..
Escolhendo papel de parede
Os proprietários de quartos pequenos, via de regra, desejam paredes elegantes que não reduzam visualmente uma área já pequena. Para alcançar este efeito, uma série de regras devem ser seguidas..
Se o seu quarto tem pé-direito alto, então esse fato abre mais espaço de manobra..
- Um pequeno desenho tornará visualmente o quarto menor, pode provocar um humor deprimente.
- Se a sala for estreita e alongada, é recomendável escolher um papel de parede com padrão horizontal.
- A solução ideal será sempre revestimentos de cores sólidas em cores neutras. As paredes não ficarão vazias se você usar espelhos, pinturas, fotografias como decoração.
- Um padrão vertical discreto aumentará visualmente os tetos.
No quarto com teto alto, os móveis podem ser colocados em várias camadas. Esse luxo não está disponível em quartos “baixos”..
Revestimentos de piso
O revestimento do piso não pode ser deixado sem vigilância. Muitas pessoas acreditam que os pisos ficam escondidos sob a mobília e têm pouco impacto no panorama geral. Esta opinião está errada, também há algumas dicas úteis de designers aqui..
Uma característica de um quarto pequeno é a necessidade frequente de combiná-lo com outras áreas funcionais..
- O piso deve contrastar com o mobiliário.
- Em um quarto pequeno, um carpete simples, parquet, laminado ou linóleo com um padrão semelhante a madeira ficará melhor.
O planejamento da iluminação geralmente vem em primeiro lugar..
Teto
Não há muitas opções de design de teto em uma área pequena. Se eles forem altos o suficiente, o teto pode ser feito de dois níveis na base de drywall. Assim, cada nível terá sua própria iluminação, o que pode aumentar visualmente o espaço..
Com a ajuda da luz, você pode mudar completamente as proporções de uma sala, chamando a atenção para lugares conquistados e distraindo os que não tiveram sucesso..
Um teto tenso com acabamento brilhante muitas vezes vem em socorro ao projetar uma sala de 11 m². metros. Como você sabe, os revestimentos reflexivos sempre expandem a área devido à grande quantidade de luz..
Para salas com tetos baixos, a iluminação se torna uma prioridade.
Escolhendo a iluminação certa
A iluminação e a decoração são uma parte importante do design do quarto. A luz pode ser de várias opções:
- Central;
- Apontar;
- Em camadas.
Uma característica especial é a necessidade de instalação de um complexo sistema de iluminação de teto, com a ajuda do qual é feita uma correção visual da altura da sala..
É melhor dar preferência ao último tipo de retroiluminação. Isso fará com que o quarto pareça mais harmonioso. A tabela mostra as regras básicas para a seleção de dispositivos de iluminação.
N / D | Adendo | Descrição |
1 | Recusa de lâmpadas dimensionais | Grandes lustres e luminárias de chão roubam muito espaço e ao mesmo tempo não emitem muita luz |
2 | A presença de luzes noturnas | A luz quente das lâmpadas de cabeceira compactas tornará um pequeno quarto muito mais confortável. |
3 | Iluminação Spot | Essa luz sempre permanece relevante, amplia visualmente o ambiente.. |
4 | Sem congestionamento | Muitos aparelhos de iluminação tornarão a sala sobrecarregada e desconfortável.. |
Aumentando visualmente a altura do teto, você pode encher o quarto de ar, tornando-o mais fresco e confortável.
Quanto mais luz houver na sala, mais espaçosa ela parecerá. Portanto, este ponto no design não deve ser negligenciado. As arandelas sempre parecerão relevantes nas paredes do quarto. Isso é tanto uma decoração quanto uma fonte de luz adicional..
O uso de holofotes no teto permitirá que você descreva padrões interessantes.
Seleção de móveis
Projeto do quarto 11 sq. metros é o trabalho em um espaço muito limitado. Assim, cada peça de mobiliário deve atender aos seguintes critérios:
- A necessidade disso está nesta sala;
- Dimensões compactas;
- Multifuncionalidade.
Além da expansão visual, os designers se deparam com outra tarefa: deixar o quarto totalmente funcional, contendo tudo o que você precisa para um sono confortável, relaxamento e passatempo..
Se você decidir sobre o necessário e descartar o desnecessário, a tarefa torna-se bastante realizável, às vezes até há espaço para bugigangas fofas.
Em primeiro lugar, você deve pensar em armazenar coisas. Os guarda-roupas mais espaçosos e compactos são devidamente considerados. Vale a pena dar atenção especial aos modelos de canto. Mesas de cabeceira para guardar pequenos itens podem ser convertidas em uma pequena mesa e uma cômoda – em um local de trabalho.
A solução mais simples e óbvia para um quarto pequeno é decorá-lo com cores claras..
A cama pode ser facilmente substituída por um sofá dobrável. Para estilos de design moderno, um pódio é perfeito – esta é uma cama espaçosa e espaço livre, se necessário.
Essa técnica funciona muito bem. Isso torna a área da sala mais.
Dicas importantes
Ao desenvolver um projeto de design de quarto, você deve seguir os conselhos de designers experientes.
Ricos acentos colocados com competência irão enfatizar a intimidade da sala, bem como indicar as características arquitetônicas de um pequeno quarto.
Se você escolher tons escuros como fundo principal, será necessário criar um nível de iluminação suficiente..
- Um tapete escuro e macio pode ser colocado no chão, mas não muito grosso. Quaisquer tapetes na parede são excluídos.
- O teto não deve parecer desafiador, atrair a atenção.
- O papel de parede de alta qualidade selecionado corretamente tornará o ambiente aconchegante e mais espaçoso..
- Se o revestimento da parede tiver algum tipo de ornamento, não deve ser muito brilhante. É melhor escolher um papel de parede simples em cores calmas..
- Não é necessário colocar uma cama e mesas clássicas no quarto. Você pode encontrar várias opções modernas.
Para quartos pequenos, é especialmente importante seguir a regra clássica de ouro: piso escuro, paredes médias, teto claro.
- O uso de mesas – transformadores pode aumentar significativamente a funcionalidade da sala. Além disso, os fabricantes modernos oferecem uma grande seleção de móveis que implementam várias funções a um custo muito acessível. Porém, ao adquirir esses móveis, é recomendável verificar a qualidade do mecanismo.
- O piso reflexivo é o que evitará que um pequeno quarto fique apertado. Em uma sala pequena, o olhar não deve olhar apenas para um ponto, como costuma acontecer. São espelhos ou revestimentos brilhantes que ajudam a tornar o ambiente visualmente mais. Um guarda-roupa compacto com portas espelhadas pode ser uma boa escolha. É melhor instalá-lo em frente à entrada da sala..
- Apesar de 11 metros quadrados não serem suficientes, a decoração do quarto ainda é necessária. A seguir, consideraremos as opções para as decorações de quarto de maior sucesso..
Colocando acentos brilhantes, você precisa agir com muito cuidado, já que sua presença pode “comer” o espaço e aumentá-lo.
Toda a decoração pode ser condicionalmente dividida em vários grupos:
- Cortinas, cortinas, almofadas de design;
- Vasos, esculturas, arranjos de flores;
- Pinturas, espelhos.
Suaves nuances de brilho, por exemplo, pistache, chocolate, pêssego, ao contrário, tornarão o espaço mais amplo..
Todos esses elementos podem complementar o interior, enfatizar o estilo escolhido e tornar o ambiente mais confortável. Mas não compre tudo de uma vez. Um quarto sobrecarregado de acessórios dificultará aos olhos perceber e parecer ridículo. Se houver uma foto na parede, um espelho ou fotos de família serão supérfluos nesta área. Um arranjo de flores em uma pequena sala será suficiente.
Um padrão de papel de parede bem escolhido o ajudará a lidar bem com o problema de um espaço pequeno. Não tenha medo de experimentar.
O design do quarto deve ser sempre abordado com a máxima responsabilidade. Este é o quarto onde a pessoa descansa, relaxa, ganha força. É aqui que começa um novo dia. Mesmo os menores detalhes não devem ser negligenciados, o estilo é feito dos menores detalhes.
Dica básica para decorar quartos pequenos: deixe de lado o medo de novas ideias.
VÍDEO: Interior elegante do quarto de 11 m² m.
50 ideias para um design harmonioso de quarto de 11 m². m.: