Design de quartos pequenos: maneiras de aumentar o espaço, soluções de design moderno
Decorar um quarto exige sempre uma abordagem séria, pois é nesta divisão que se deve descansar, relaxar, ganhar forças. É especialmente difícil planejar tudo com uma área pequena. É necessário planejar cuidadosamente a colocação dos móveis, para usar funcionalmente cada centímetro da área, por isso o projeto de um pequeno quarto leva muito tempo.
De acordo com testes psicológicos, o que vemos e sentimos antes de dormir influencia fortemente sua qualidade..
Vantagens e desvantagens de quartos pequenos
Freqüentemente, os proprietários de apartamentos standard estão insatisfeitos com o layout e a área. Os quartos pequenos costumam ter janelas estreitas, tetos baixos e uma entrada com localização inconveniente. Mas não fique chateado: os designers argumentam que é muito mais fácil projetar um quarto confortável e aconchegante em um quarto pequeno..
O principal é pensar cuidadosamente sobre o layout, iluminação, recursos de design.
Ao mesmo tempo, muitos especialistas gostam de desenvolver precisamente o design de quartos pequenos, por isso este processo é sempre interessante, requer o desenvolvimento de novas ideias e criatividade. Mesmo no cômodo menor, você pode facilmente colocar um jogo de quarto, alocar espaço de armazenamento e, às vezes, você ainda pode organizar um local de trabalho compacto.
Para aumentar visualmente o espaço, existe todo um conjunto de métodos, que serão discutidos em detalhes a seguir..
Meios de ampliação visual do espaço
Existem várias maneiras mais eficazes de aumentar visualmente a área de um pequeno quarto..
Superfícies reflexivas
Um espelho é considerado um assistente na solução desse problema. Um grande espelho colocado na parede ou embutido na frente da porta do armário criará volume. Ao mesmo tempo, é melhor posicionar superfícies reflexivas opostas à janela para que reflitam a luz natural. Se por algum motivo os espelhos não puderem ser usados, eles podem ser substituídos por outros revestimentos reflexivos: móveis brilhantes, vitrais, painéis.
O vidro nunca vai sobrecarregar o espaço, tornar o ambiente mais claro, mais.
Não apenas móveis ou decoração, mas também revestimentos de acabamento podem refletir a luz. A tinta brilhante começou a ser aplicada com bastante frequência. Quando aplicado em paredes, reflete os raios de luz, mas não é recomendado o uso de cores muito brilhantes e saturadas: provoca cansaço, não permite que o cérebro relaxe. A condição para a aplicação de tal revestimento são paredes perfeitamente planas. Todas as irregularidades, os buracos vão se destacar ainda mais sob o brilho.
O espaço pode ser ampliado visualmente por tetos tensos brilhantes. Especialmente se a iluminação estiver certa.
Papel de parede
O papel de parede com uma perspectiva pronunciada pode se tornar um assistente para aumentar visualmente o espaço. Os fabricantes oferecem uma grande seleção de papéis de parede semelhantes em estilos diferentes, a preços diferentes. Esses revestimentos apresentam imagens de paisagens, edifícios, panoramas de cidades. Deve-se notar imediatamente que esses papéis de parede podem ser usados apenas para uma parede, caso contrário, o quarto ficará sobrecarregado com cores brilhantes. Além disso, não deve ser a parede mais estreita..
Com um design semelhante, o quarto parecerá ainda mais estreito e comprido..
Não só com o uso de papel fotográfico é possível expandir visualmente o espaço. Papel de parede listrado serve. Um ornamento horizontal aumentará a largura da sala e um vertical – em altura. Mas um padrão desnecessariamente grande e brilhante deve ser evitado..
Iluminação correta
A iluminação desempenha um papel importante no design de um pequeno quarto. A versão clássica na forma de um lustre central brilhante nem sempre é a decisão certa. Com esta escolha, será difícil tornar o quarto funcional e confortável..
Por este motivo, é recomendável construir um plano de iluminação da área..
Combinação com varanda
O layout é considerado bem-sucedido se houver saída para a varanda. Ele pode ser usado para aumentar o espaço. Também será possível instalar móveis na varanda. Além disso, haverá muito mais luz do dia..
Em uma sala pequena, é muito mais fácil criar um ninho aconchegante, onde todos se esforçam para relaxar após um dia árduo na companhia de um ente querido..
Escolha de um esquema de cores
O quarto é para relaxar. Portanto, o esquema de cores deve ser calmo. Via de regra, as cores claras contribuem para o aumento visual do espaço. A melhor escolha seria tons de branco e bege..
Mas não se limite apenas a essas cores..
Qualquer cor é conhecida por ter tons quentes e frios. Os designers recomendam o uso de cortinas quentes se as janelas da sala estiverem viradas para o norte e para o frio, se forem para o sul..
Mas se você usar exclusivamente tons claros no design de um pequeno quarto, o interior será enfadonho. Portanto, você definitivamente deve adicionar detalhes brilhantes à atmosfera. Exemplos podem ser vistos nas fotos abaixo..
O destaque pode ser uma parede na cabeceira da cama, carpete ou colcha.
Combinações práticas
Muitas pessoas não querem usar cores claras em seus designs, pois acham isso impraticável. Ninguém quer gastar muito tempo limpando seus quartos. Portanto, você pode usar outras técnicas para aumentar visualmente o espaço. Alguns exemplos são mostrados na foto..
Devido ao pequeno espaço de um pequeno quarto, a quantidade de móveis para ele deve ser minimizada..
Não se deixe intimidar pela cor vermelha no interior de um pequeno quarto. Os tons escarlate são capazes de diluir o design, adicionar singularidade ao interior e, com o arranjo correto dos detalhes, a cor não irrita os olhos.
A cor saturada de Marsala parece boa. É adequado para cortinas, colchas, pisos macios.
A foto mostra exemplos de combinações orgânicas de tons pastéis claros e cores ricas e brilhantes..
Cortinas quentes são mais utilizadas em um quarto com janelas voltadas para o norte, cortinas frias resfriam um pouco o quarto voltado para o sul.
Definindo estilo
Ao projetar um quarto pequeno, um lugar especial é ocupado pela escolha do estilo, o que pode dizer muito sobre o dono do quarto. Portanto, antes de começar a trabalhar no design e escolher os móveis, você deve decidir o estilo..
O estilo da sala pode dizer muito sobre seu proprietário..
A tabela a seguir fornece uma descrição dos estilos.
Estilo | Descrição |
Minimalismo | Um dos estilos de quarto mais comuns. Dos móveis basta instalar uma cama, aparadores, cômoda. O estilo é caracterizado por linhas claras e corretas, um conjunto mínimo ou nenhuma decoração. As cores são escolhidas calmas, mesmo o sotaque não deve ser uma cor brilhante. |
Clássico | Os móveis de estilo clássico são caracterizados por graciosas formas lacônicas. Nesse caso, o material dos móveis e têxteis deve ser natural. É melhor escolher tecidos de seda. Esculturas, espelhos em molduras originais, pinturas ou painéis podem ser escolhidos como um acento.. |
japonês | O estilo é um pouco próximo ao minimalismo, com notas da cultura japonesa. No interior, você pode usar várias telas, divisórias e outros itens no estilo japonês.. |
Seleção de móveis
O próximo passo para decorar o interior de um pequeno quarto é a escolha das peças de mobiliário. Muitas vezes, uma pequena área confunde os proprietários e parece ser um obstáculo intransponível na escolha de móveis bonitos e de alta qualidade. Os designers aconselham prestar atenção, em primeiro lugar, aos móveis sem pernas..
Esses objetos são capazes de aumentar visualmente a área, tornar os tetos mais altos.
É melhor colocar realces nas imediações da cama. Uma excelente solução seria uma cabeceira de cama de designer. Além disso, ao projetar o interior de salas pequenas, você deve considerar algumas dicas:
- Combine mesas de cabeceira com prateleiras;
- As prateleiras podem ser abertas ou fechadas;
- As fachadas do guarda-roupa deslizante podem ser revestidas de espelho ou totalmente revestidas de espelho;
- Gavetas podem ser construídas na cama para guardar coisas.
Ao organizar os móveis, determine primeiro o centro de composição. No caso de um quarto, será uma cama..
No meio, é necessário deixar espaço livre para aliviar a situação geral..
Se for decidido instalar mesas de cabeceira, então elas não devem ser altas.
Siga cuidadosamente a escolha de cores contrastantes para paredes e móveis. As sombras devem ser harmoniosas. Não é recomendado o uso de tecidos coloridos no design, isso torna o ambiente ridículo.
Os fabricantes modernos oferecem uma ampla variedade de móveis compactos funcionais em diferentes estilos e tamanhos. Você também pode fazer móveis sob medida de acordo com seus parâmetros. Móveis modulares são uma excelente escolha para o interior de um pequeno quarto. Os itens, se necessário, podem ser facilmente movidos entre si.
Se forem necessárias mesas de cabeceira, não devem ser muito mais altas do que a própria cama..
Criação de uma área de trabalho
Em apartamentos pequenos, às vezes é necessário combinar várias áreas funcionais em um quarto. A criação de um local de trabalho é considerada especialmente em demanda. Via de regra, uma mesa, uma cadeira e os equipamentos necessários ao trabalho bastam para organizá-lo..
Em uma sala pequena, a harmonia é muito importante, caso contrário, o conforto não funcionará.
A mesa pode substituir completamente a superfície aumentada do peitoril da janela. Além disso, uma mesa dobrável pode ser montada ao lado da janela. Esta solução economizará significativamente um espaço já pequeno..
Definitivamente, você precisará pensar sobre a iluminação para esta área..
É aconselhável que se estenda especificamente ao ambiente de trabalho e não interfira, por exemplo, com quem já está dormindo na cama..
Design de sala sem janelas
Às vezes, o quarto faz parte de outro cômodo. Nessas situações, é a zona de dormir que fica sem janelas e, claro, sem luz natural. Projetar um quarto tão pequeno pode ser difícil às vezes. Mas os designers têm em seu arsenal várias maneiras que permitem que até mesmo esse canto seja leve e aconchegante..
Existem várias maneiras de esquecer que não há luz natural no quarto..
- Uma janela falsa é um método original e muito eficaz para resolver esse problema. Uma decoração semelhante a uma moldura de janela é fixada na parede, e dentro dela pode haver papéis de parede de fotos, espelhos, fotos de família. Em torno do perímetro do quadro, a iluminação é lançada, você pode usar uma faixa de LED ou holofotes embutidos.
- A divisória de vidro ajudará a manter a integridade do interior. Além disso, não é necessário usar um material translúcido. Pode ser material fosco ou vidro com enfeite, conforme mostrado na foto. A luz natural vai passar por ele e o quarto permanecerá iluminado..
- As portas de correr são uma excelente solução funcional para apartamentos pequenos. Além disso, eles também podem ser feitos de vidro. Esse projeto de design do quarto permitirá, se necessário, separar o local de dormir do espaço comum. E durante o dia, tudo parecerá igual. Por exemplo, o tamanho da sala de estar.
Deve-se lembrar que, ao projetar uma sala sem janelas, a iluminação deve ocupar o lugar principal..
A iluminação deve estar localizada em vários níveis. Vale a pena abordar com cuidado a escolha das próprias lâmpadas. É melhor escolher aqueles que fornecem luz quente, isso tornará o ambiente mais confortável..
Em qualquer caso, o teto nessas salas é melhor ser sólido..
Quarto infantil
Os especialistas oferecem muitas idéias para o projeto de quartos pequenos para crianças. As principais dificuldades estão aqui. Via de regra, surgem quando todos os móveis necessários para a criança estão localizados. Deve ser um lugar para dormir, um guarda-roupa, uma escrivaninha e uma área de recreação..
Você deve escolher o mobiliário mais confiável e funcional..
Os fabricantes modernos oferecem uma grande seleção de móveis de vários níveis. A foto mostra vários exemplos. Um lugar para dormir pode ser colocado na parte superior e uma mesa de trabalho na parte inferior. As etapas, no entanto, podem muito bem ser estruturas retráteis para armazenar coisas. Se forem duas crianças, então você pode escolher um funcional, com um grande número de guarda-roupas e gavetas, um beliche.
Para quartos de crianças, não é recomendado o uso de mesas dobráveis, como nos adultos. Nem sempre é seguro para crianças pequenas. Mas para adolescentes, esse método é bastante adequado..
Nas paredes infantis, as paredes podem ser divididas em duas partes por cor: na parte inferior há um tom mais saturado, e na parte superior – leve e delicado.
Essa abordagem permitirá que você mantenha a sala em sua forma original por mais tempo.
Muitas pessoas pensam que não vale a pena prestar atenção especial ao design do quarto. Afinal, lá a pessoa só dorme e pronto. Esta opinião está mais do que errada. Afinal, esse é o lugar onde a pessoa deve descansar, relaxar.
É aqui que todo novo dia começará.
Seu humor depende muito do ambiente em que as pessoas acordam. Mesmo que o espaço seja pequeno, você não deve ficar indiferente ao interior. Mesmo em poucos metros quadrados, você pode criar uma sala funcional e moderna que irá deliciar seus proprietários..
Afinal, a felicidade não está nos metros quadrados, mas na aura que aí paira.
VÍDEO: Várias idéias de design originais para um pequeno quarto.
50 ideias de design para um pequeno quarto: