Nós criamos coisas lindas com nossas próprias mãos para a casa e o interior
Os artesanatos DIY originais são aqueles detalhes que vão decorar e diversificar até o ambiente mais enfadonho. Para projetar uma coisa bonita e útil, não é necessário comprar acessórios especiais: muitas vezes, todos os componentes necessários estão diante de seus olhos. Podem ser caixões velhos que perderam sua aparência atraente, roupas usadas e até garrafas vazias..
Todo mundo quer que sua casa seja especial, ao contrário dos apartamentos de amigos e vizinhos
Idéias de artesanato faça você mesmo
Para fazer coisas únicas para a decoração da casa com suas próprias mãos, você precisa de um máximo de imaginação, várias horas de tempo e todos os tipos de materiais: de papel e madeira a miçangas e fitas de cetim. Hoje, existem várias técnicas de artesanato:
- A aplicação é um tipo de criatividade familiar a muitos desde a infância, com a qual você pode fazer uma imagem, um painel decorativo ou uma moldura para uma fotografia..
- Decupagem é a arte de transferir um desenho de um guardanapo especial com uma imagem para um objeto sólido feito de madeira, metal.
- Beading é uma técnica para criar vários objetos, de joias a estatuetas, de miçangas e contas.
- Patchwork é um tipo de costura em que cada produto consiste em dezenas de remendos de tecido, costurados em uma ordem estrita.
Linda coroa de retalhos de tecido
Esses são apenas os tipos de artesanato muito populares e bem divulgados. Mas existem outras técnicas criativas que são menos conhecidas:
- Temari – bordado de bolas, que chegou até nós do Japão.
- Quilling – uma técnica para criar pinturas a partir de tiras de papel torcidas.
- Guilloche – queimando um padrão na tela.
- Oshibana – a criação de pinturas de flores secas planas, folhas. À primeira vista, o artesanato DIY feito de plantas secas se assemelha a um herbário.
- Lampwork – fazendo bolas brilhantes e coloridas, contas derretendo o vidro com a chama de um queimador de gás.
Acredite ou não, esta pintura foi feita com folhas secas.
Para aprender um dos tipos de artesanato tradicional ou moderno, não é necessário frequentar cursos especiais ou master classes. Hoje, todas as informações sobre as técnicas de construção dos mais diversos itens de decoração para casa estão publicadas em páginas de sites, livros temáticos e revistas..
Cabide para joias
Brincos volumosos, pingentes em correntes, pulseiras – tudo isso tende a se emaranhar e confundir a tal ponto que encontrá-los muitas vezes leva mais tempo do que a escolha da maquiagem, do cabelo e do figurino. Para que cada decoração encontre o seu lugar, você pode fazer um cabide especial ou suporte com as próprias mãos..
As melhores opções são:
- Galho de madeira pintado. Para criar esse cabide, você precisa pegar um galho normal, pintar com tinta e instalá-lo em um vaso..
A composição ficará linda se você pintar os galhos com tinta de metal precioso
- Cabide. Para converter cabides comuns em um lugar aconchegante para guardar joias, você precisa prender alfinetes (alfinetes) especiais neles, que são vendidos em lojas com acessórios de joalheria.
Cabide de joias feito de cabides de madeira
- Suporte de puxadores para móveis de cozinha. Para criá-lo, é necessário um pedaço de placa polida ou contraplacado denso medindo 20 * 30 cm, que deve ser coberto com pano, colocando um enchimento sob o fundo (inverno sintético, lã de algodão, inverno sintético). Quando a base estiver pronta, você precisará prender várias alças a seu critério – redonda, retangular, bronze ou prata. Pode-se usar uma tábua de madeira como base do estande original, mas neste caso não precisa ser coberta com um pano, basta pintar a superfície com tinta acrílica.
A superfície da placa pode ser envelhecida artificialmente
Algumas costureiras ou donas de uma grande coleção de joias não se limitam às ideias populares da Internet e produzem bases para copos megacriativas de seus antigos raladores de cozinha, figuras de gesso e arame.
Caixa feita de lona plástica para guardar pequenos itens
A lona plástica é uma novidade entre os produtos de artesanato, que visa fortalecer o artesanato feito à mão, mas os artesãos encontraram outro uso para o material – fabricando caixas e caixas.
A lona de plástico é vendida com diferentes tamanhos de orifícios
Para projetar um contêiner original para bugigangas dobráveis, você precisará de:
- 6 peças de lona plástica: 4 em forma de retângulos e 2 quadrados (para as laterais);
- fios de tricô acrílicos ou rendas finas de poliéster;
- feltro duro na cor dos fios;
- fita de cetim ou veludo (4-5 mm);
- fita dupla face;
- conta grande (servirá como um prendedor);
- espiral para bloco de notas.
Você também precisará de uma agulha e uma tesoura. Primeiro você precisa bordar os espaços em branco – com linhas lisas ou criar um padrão, em seguida, prenda as peças (tudo exceto a tampa da futura caixa).
O bordado é feito com pontos simples de acordo com um padrão pré-planejado
No processo de trabalho aconselha-se não dar nós por cima, é melhor apertar a cauda por baixo do bordado
A parte inferior e as laterais da caixa podem ser parecidas com isto.
Em seguida, você precisa remover cuidadosamente a mola do notebook e prender a parede posterior e a tampa com ela. Em seguida, você precisa passar para o design de interiores da caixa feita à mão: corte um pedaço de feltro, 2 mm a menos de comprimento e largura que o fundo, e prenda-o à tela com fita dupla-face. Decore as paredes e a tampa da caixa de forma idêntica ao fundo, depois envolva as três bordas livres da tampa e a base do artesanato com fita de cetim. A etapa final do trabalho é fazer um laço no centro da tampa (você pode usar uma fita ou vários fios dobrados juntos) e prender uma conta na base. É isso, a caixa de curiosidades está pronta para usar!
Você pode criar qualquer desenho para a caixa
Tapetes de vime na técnica de tapeçaria
A tapeçaria é um tipo de artesanato que envolve a produção de tapetes de parede sem fiapos com uma composição específica por meio da tecelagem de fios. As tapeçarias têm encontrado aplicação no ambiente doméstico: hoje, além da função decorativa, trazem vantagens práticas quando se trata de tapetes feitos à mão, tecidos com fios densos ou pedaços finos de malha..
Um lindo tapete vai encontrar o seu lugar no quarto das crianças, quarto ou corredor
Para a produção de criações originais (podem ser não só tapetes, mas também colchas, capas de cadeiras), são utilizadas as seguintes técnicas:
- Crochê;
- trança com costura posterior;
- colando uma corda grossa em um círculo.
Tapete brilhante com borlas nas bordas
Fazer tapetes de tapeçaria com as próprias mãos é um dos tipos de criatividade de menor orçamento, já que a base pode ser usada com trapos, fios obtidos afrouxando malhas velhas..
Cortina de fita
“Quanto mais original, melhor” – este é o lema que orienta muitas mulheres modernas, por isso, em vez do tule ou das cortinas habituais, optam por cortinas feitas de fitas, que muitas vezes são feitas numa única cópia..
A opção mais fácil é simplesmente amarrar fitas coloridas na corda.
Para desenhar algo tão criativo para a casa com suas próprias mãos, você vai precisar de fitas de cetim, organza ou vazados de diferentes larguras (dependendo da ideia), itens para prendê-los à cornija (botões, prendedores de roupa, ilhós) e bagatelas decorativas para decoração. Para tornar o trabalho artesanal de alta qualidade, elegante e durável, você precisa seguir estas etapas:
- Trate os locais de incisão – é melhor usar fogo para isso.
- Meça o comprimento da haste da cortina com precisão.
- Decore fitas com miçangas, laços ou outros detalhes em miniatura.
Você pode prender as fitas à cornija usando botões.
Segundo os designers, a cortina de fita adapta-se perfeitamente ao interior da cozinha ou do quarto do bebé, mas é perfeitamente possível decorar a janela da sala ou do quarto com essa cortina. Para fazer o produto parecer mais “sólido”, vale a pena usar não fitas de cetim comuns de cores ácidas brilhantes, mas usar tons clássicos.
O que usar para criatividade
A tabela mostra todos os tipos de materiais que serão úteis ao construir acessórios para a casa com suas próprias mãos e itens que podem ser feitos com eles:
Nome do material | Produtos que podem ser feitos a partir dele |
Têxtil | Bonecos, almofadas decorativas, pinturas, tapetes, suportes para vários recipientes |
Tópicos | Bonecos de malha, almofadas, bases para copos, vasos para vasos de flores, bolas decorativas, pinturas bordadas |
Madeira | Pinturas queimadas ou recortadas, bases para copos, pequenos móveis (mesas de centro, estantes de parede) |
Partes secas de plantas | Ikebana, equivocado, souvenirs de seus talos de cereais |
Gesso | Quadros entalhados, estatuetas, detalhes decorativos para decorar paredes, pratos, móveis |
Copo | Vitral |
Cera e parafina | Velas |
Argila de polímero, porcelana fria | Estatuetas, pequenos itens decorativos, molduras |
Papel | Pinturas, molduras, cestos e caixas decorativas (feitas de tubos de papel), calendários |
Como fazer um tapete de crochê: uma aula magistral para os amantes de tricô
As coisinhas agradáveis do tipo “faça você mesmo” para a casa nem sempre são criadas com o propósito de decoração, muitas delas, por exemplo – tapetes de chão – tornam-se um complemento útil para o interior. Até mesmo costureiras inexperientes podem fazer um pequeno tapete oval ou redondo feito de fio grosso texturizado usando o gancho número 10.
As bordas do tapete podem ser decoradas com flores de lã
A sequência de trabalho (o tricô começa no centro do tecido):
- Execute uma cadeia de 3 loops, conecte-os em um anel.
- Tricotar a próxima carreira de 5 pontos.
- Adicione 1 loop em cada linha.
Em conclusão, você precisa fixar a borda livre, o melhor é costurá-la à base. Usando o mesmo esquema, você pode criar um tapete de grama fofo com suas próprias mãos usando fios especiais imitados para pele. Após a finalização do tricô, o produto deve ser “penteado” com um pente.
Um tapete de ervas daninhas pode ser feito de retalhos de tecido
Patchwork e feltragem de lã. Pintura do tecido ao berçário
Entre dezenas de técnicas modernas com as quais você pode criar acessórios para a casa inusitados com as próprias mãos, patchwork e feltragem de lã podem ser considerados os mais “aconchegantes” e “comoventes”. Um mosaico único feito de tecido (patchwork) pode decorar roupas de cama, colchas, capas de cadeiras, mas uma imagem feita de algodão ou malhas em um quarto infantil terá um visual mais envolvente. Para que o produto não assuste a criança, mas, ao contrário, desenvolva sua imaginação e raciocínio, para trabalhar no painel é preciso usar painéis de cores vivas.
Absolutamente todas as peças e restos de tecidos são adequados para o trabalho.
Usando a técnica de feltragem de lã, você pode fazer brinquedos, painéis de parede, cobertores e colchas com as próprias mãos. Algumas artesãs com esse tipo de criatividade podem facilmente criar uma casa para um gato, tampas para xícaras.
Usando a técnica de feltragem de lã, você pode fazer uma grande variedade de artesanatos.
A principal característica da feltragem é que até as crianças podem dominá-la, o que significa que toda a família pode criar coisas incomuns para a casa..
Brinquedos caseiros: corujas de feltro
Corujas macias, brilhantes e únicas feitas de feltro, costuradas à mão, vão decorar uma sala de estar, quarto ou quarto de criança. Para criá-los, você precisará de feltro de dureza diferente, fios fortes, elementos decorativos (botões, miçangas, miçangas), agulha e tesoura. Para que as figuras pareçam perfeitamente uniformes e realistas, é melhor usar modelos prontos para o padrão (podem ser encontrados na Internet). Você pode costurar corujas de feltro: brinquedos, aquecedores de pés, coberturas penduradas para guardar pequenas coisas.
Processo de manufatura:
A coruja consiste em duas partes. Na parte superior frontal, costuramos um avental, olhos e nariz
Um laço deve ser anexado à parte inferior
Em seguida, costuramos as peças, colocando algodão ou espuma de borracha dentro
Costure as pernas por baixo e pronto – a decoração original está pronta!
Beading: flores e árvores frisadas
Flores brilhantes e inusitadas e árvores frisadas com as próprias mãos são uma boa opção para a decoração da casa que não requer grandes investimentos financeiros e habilidades especiais. Você vai precisar de cola e alabastro como base, mas pode usar um galho de madeira de verdade, embrulhado com fio de juta. A maneira mais fácil de criar uma decoração de interiores é com peças em branco prontas – flores, folhas e caules feitos de arame com miçangas enfiadas.
Buquê de contas amarradas em fio de cobre
Árvore de bonsai feita de miçangas e galhos de verdade
Uma bela garrafa de vinho. Mesa de mamadeira
“O que queríamos jogar fora ontem pode ser usado com benefício hoje” – trata-se de garrafas de vinho vazias. Você pode fazer itens decorativos elegantes para a casa com suas próprias mãos com eles, por exemplo, vasos. Existem muitas opções para decorar recipientes de vidro vazios:
- Pintura com tinta acrílica ou vitral.
- Colar com miçangas, miçangas ou peças caseiras de cerâmica plástica.
- Enrole com fio, cordão de sutache ou fio de juta.
Quando você não tem imaginação ou habilidade suficiente para criar uma adição original ao interior de uma garrafa, você pode usar cartões de decoupage ou estênceis. O frasco, decorado com monogramas “como metal”, que podem ser facilmente desenhados com tintas de contorno de vitral, terá uma aparência atraente e luxuosa..
Decoração de garrafas de vinho com fios
Se você pegar 3 ou mais garrafas, pode criar uma mesa de centro interessante. Para isso, são necessárias garrafas do mesmo tamanho e uma lona de madeira (MDF também é adequado), fazer furos com diâmetro 1 mm maior que o gargalo das garrafas e “colocar” a tampa da mesa nas garrafas.
Garrafas vazias e um pedaço de material laminado são tudo que você precisa para criar uma peça de mobiliário original
É imprescindível que você garanta que a mesa estilosa feita à mão seja segura, portanto, antes do uso, o produto deve ser bem lixado ou envernizado (tinta).
Símbolos tipográficos – montanhas-russas
As bases para copos e pratos especiais não só complementam o interior, mas também protegem os móveis da sujeira e de deformações. Na sala de estar, quarto ou cozinha, convertidos em estilos modernos, minimalismo, pop art ou loft, bases para copos na forma de símbolos tipográficos feitos à mão de madeira compensada ou madeira parecerão harmoniosas e relevantes.
Você precisa imprimir um estêncil, transferi-lo para madeira compensada e recortar as figuras com um quebra-cabeças
Decupagem e outras idéias para conserto de móveis com custo mínimo
Para “dar um novo fôlego” a móveis antigos, você pode usar várias técnicas: decoupage, pintura padrão, decoração de papel de parede autoadesivo. Se o produto convertido parecer muito simples, vale a pena decorá-lo com molduras pintadas para combinar com a cor do novo revestimento. Mas isso é apenas no caso de pedestais de madeira, guarda-roupas e cadeiras, móveis estofados podem ser convertidos substituindo o estofamento.
Restauração de mesa antiga com técnica de decupagem
Itens de decoração de “mármore” incomuns (foto)
A partir de 2020, o efeito mármore em vários móveis de vidro está muito na moda. Para transformar uma coisa comum, por exemplo, um vaso ou castiçal com as próprias mãos, você precisa de alguns esmaltes ou tinta acrílica. Trabalhar com esmalte de unha consiste em várias etapas:
- Encher um recipiente descartável com água limpa.
- Adicionar esmalte à água – 1-2 gotas de cada cor.
- Coloração de mármore com palito de dente.
- Mergulhar o fundo do item a ser decorado em um recipiente com uma mistura de água e verniz.
- Secando o item.
O processo de criação de um efeito de “mármore” em um objeto de vidro
Para corrigir o efeito mármore, você pode fazer uma camada protetora de verniz transparente – basta pintar sobre o desenho. Manchas brilhantes originais em um vaso ou outro produto também são obtidas como resultado do uso de tintas acrílicas líquidas. Neste caso, as tintas são gradualmente despejadas no interior do produto e, com a ajuda de rotações suaves e lentas, é criada uma imagem de fantasia..
Artesanato tecido para o interior: almofadas caseiras
Os têxteis, em particular as almofadas decorativas “faça você mesmo” para a casa, são sempre bonitos, modernos e úteis. Antes de começar a costurá-los, vale a pena escolher os materiais certos – matéria, enchimento e elementos decorativos. Devem ser duráveis, fáceis de limpar e não perder a forma com o tempo. A base – enchimento de algodão, hollowfiber e penugem sintético – atende totalmente a esses requisitos. Você pode decorar almofadas usando as seguintes técnicas: patchwork, tricô, bordado, pintura em seda.
Enfeites de estilo escandinavo são uma ótima ideia para decorar travesseiros
Cabeceira: o que você pode fazer com suas próprias mãos
O quarto é o principal local de descanso da casa, sendo a cama o principal atributo. Para tornar o ambiente confortável e elegante ao mesmo tempo, você pode transformar a cabeceira da cama com suas próprias mãos. Deve-se entender que a cabeceira não é apenas parte da cama, mas também toda a parede em contato com ela..
Cabeceira macia feita de almofadas decorativas
No processo, os seguintes detalhes serão úteis:
- Painéis de parede em madeira, plástico ou têxteis. O esquema de cores deve ser compatível com as cores dos móveis, paredes e cores que prevalecem no interior. Portanto, você pode fazer uma transição contrastante..
- Painel de espelho ou colagem de fotos.
- Pintura decorativa, papel de parede de foto, adesivos texturizados.
- Prateleiras com pequenas coisas úteis nas quais você pode colocar cosméticos, livros, velas, etc..
Painel incomum feito de ripas e desenhos em folhas de álbum
Elementos têxteis que podem ser criados com as suas próprias mãos, utilizando tecidos, fitas e detalhes decorativos, ficarão com um aspecto invulgar na cabeceira da cama. Pode ser um dossel (não sobre toda a cama, mas apenas na parede da cabeceira), uma cortina em uma mini-cornija.
Vídeo: ideias criativas de decoração
Ideias de fotos para belas decorações