Como decorar seu guarda-roupa com as próprias mãos?
Cada família russa tem ou já teve um velho guarda-roupa soviético. Alguém já se despediu disso há muito tempo, jogando-o no lixo. Você sabia que esta obra de arte do pensamento soviético pode ganhar uma segunda vida? Se este artigo tivesse caído em suas mãos antes, seu antigo gabinete teria brilhado com novas cores. E para aqueles que ainda têm um “fígado longo soviético” em algum lugar de sua dacha, existe a oportunidade de realizar a decoração original do armário com suas próprias mãos e complementar o interior do apartamento com um atributo verdadeiramente de design.
Qualquer móvel envelhece com o tempo, mas não se apresse em jogar fora um guarda-roupa surrado – você não só pode trazê-lo de volta à vida, mas também torná-lo melhor e mais original
Métodos de restauração de gabinete
No momento, existem muitas tintas acrílicas, adesivos e impregnações adequados, graças aos quais decorar o gabinete com suas próprias mãos pode ser feito sem problemas.
Lindo guarda-roupa em estilo country com detalhes levemente desgastados
Existem várias maneiras:
- Pintura das paredes frontal e lateral do gabinete em cores diferentes.
- Decupagem de fachadas seguida de aplicação de verniz.
- Colar com papel ou papel de parede de vinil (papel de parede de foto).
- Matting as superfícies de vidro do gabinete. E ao usar estênceis padronizados, você pode fazer padrões exclusivos em vidro.
- Patinação “faça você mesmo” das molduras da fachada, bem como das superfícies internas e laterais do gabinete.
- Envelhecimento artificial da madeira.
- Aplicação esfolada em fachadas de vidro.
- A utilização de gesso decorativo ou espuma de poliuretano para a confecção de padrões nas fachadas do gabinete.
Para a sua informação. Inicialmente, a pátina (pátina) era um processo independente. Uma camada de pátina formada nas partes metálicas dos móveis, bem como na madeira e no vidro.
Pintar é a solução mais simples, o que dá muitas opções visuais
Papel de parede da parede traseira e gavetas do armário
Decoração de guarda-roupa com papel de parede têxtil
Alternativa ao papel de parede – filme autoadesivo
A escolha de um método para restaurar com as próprias mãos um armário antigo depende das preferências pessoais dos residentes, bem como do estilo do interior da divisão onde se pretende colocá-lo. Também de grande importância é o material com o qual o gabinete é feito. Você não será capaz de fazer fachadas antigas de aglomerado.
Restauração de papel de parede
É necessário colar sobre o guarda-roupa com papel de parede se for de aglomerado. Esta é uma consequência direta das propriedades deste material. O cartão laminado em casa não pode ser convertido de forma diferente.
Os papéis de parede de papel são mais fáceis de colar, mas frágeis, embora este último não importe muito se envernizado.
Considere um exemplo com um gabinete de aglomerado. Antes de revestir as fachadas, eles devem ser removidos. Além disso, se houver uma moldura feita de trilhos nas portas, também é aconselhável desmontá-los. Uma camada de tinta acrílica é aplicada sob o papel de parede.
Esta é uma condição importante não só visualmente, mas também tecnologicamente. A tinta acrílica tem alta aderência (penetração), e ela mesma, por sua vez, pode absorver bem as camadas subsequentes de cola.
Antes de aplicar a tinta, as portas são limpas com lixa (ajuda a aumentar a absorção). Após a aplicação de várias camadas da cor inicial selecionada, bem como a secagem completa das fachadas, procedem imediatamente ao papel de parede. Uma camada de cola é aplicada na folha de papel de parede e na porta.
As portas deste armário são revestidas com papel de parede deixado após a reforma da sala.
Se forem usados papéis de parede de papel, é impossível borrá-los com cola, pois são muito finos e rasgarão na primeira oportunidade. Neste caso, o adesivo é aplicado apenas nos elementos do gabinete antigo..
Separadamente, deve-se pintar a moldura, que é posteriormente fixada em seu local original. O espaço interior também pode ser colado.
Outra opção de decoração quando o armário se funde com as paredes
Não se esqueça da compatibilidade da paleta de cores, bem como do padrão do papel de parede com o design geral da sala. Um aparador feito à mão deve complementar o interior e combiná-lo.
Restauração de antiguidades
Este método é mais trabalhoso do que o descrito acima. Para a decoração de um armário antigo semi-antigo, apenas materiais naturais de madeira são adequados. Não há necessidade de desmontar completamente o gabinete. Mas você terá que transferi-lo para a rua.
Atenção. O processo de envelhecimento da madeira é acompanhado por uma grande quantidade de resíduos de aparas de madeira e poeira.
A ferrugem deve ser removida das peças de metal. Grandes defeitos na madeira são cobertos com massa
Painéis e molduras são limpos de vernizes e tintas velhas. Em seguida, eles devem ser cuidadosamente lixados. No processo, você precisará usar:
- lixa de diferentes tamanhos de grão ou uma lixadeira;
- escovas de metal de arame fino, escovas abrasivas sintéticas ou de polímero e escovas de acabamento de sisal;
- botijão de gás turístico com queimador;
- manchas de madeira, impregnações ou óleos naturais para madeira.
Superfície de madeira envelhecida pode ser obtida usando a técnica de escovagem
Você pode aprender mais sobre o método de envelhecimento da madeira assistindo ao vídeo no YouTube.
Após o trabalho de esmerilhamento, a madeira resultante é tratada com uma tinta colorida, aguarde secar completamente e depois abra com verniz.
Com este método, o móvel adquire uma durabilidade centenária. Este método é perfeito para decorar superfícies de armários com as próprias mãos no estilo country..
Esse guarda-roupa se encaixa perfeitamente no interior rústico de uma sala de estar ou quarto.
Restauração Art Déco
Art Déco ganhou maior popularidade no final do século XX. As características desse projeto são luxo, brilho e alto custo dos materiais de acabamento. As cores do interior e dos móveis são predominantemente branco, preto e dourado. É permitido acentuar as cores roxa, vermelha, verde e marrom. Retratos em preto e branco de pessoas famosas do passado serão apropriados aqui. Este estilo é inerente às camadas de gangster.
Guarda-roupa elegante em roxo escuro com elementos dourados
No design de móveis com as próprias mãos, essa direção pode ser expressa de diferentes maneiras. Quanto aos guarda-roupas e cômodas, podem ser fachadas lisas e painéis pintados com tinta acrílica em uma ou duas cores, ou móveis decorados em decoupage.
Os guardanapos ou películas Decoupage são uma forma versátil e prática de dar um aspecto criativo ao seu interior e mobiliário. Suas formas, padrões, cores e estampas são amplamente representados por oficinas de pintura. Em Art Déco, podem ser os mesmos rostos dos bandidos do passado ou, como está na moda, a figura da inesquecível Marilyn Monroe.
Primeiro, todo o gabinete é pintado com cores básicas. Para deixar os limites claros, use fita adesiva
Em seguida, os painéis são decorados na técnica de decoupage.
Etapa de acabamento – aplicação de uma camada protetora de verniz
Será interessante o uso de um verniz especial com propriedades de craqueamento na cobertura de fachadas de móveis em decoupage.
O padrão feito a partir do mosaico com sua própria mão terá uma aparência original. Para fazer isso, você precisa ter várias placas desnecessárias de porcelana ou cerâmica, predominantemente pretas e brancas e douradas. As placas são quebradas em pequenos pedaços e, em seguida, um padrão ou estêncil é montado a partir delas. O afresco resultante é derramado com resina epóxi ou gesso com gesso na cor do interior.
Pedaços de ladrilho são ótimos materiais para uma decoração original
Os acessórios para móveis, as peças pequenas, bem como a moldura das ripas são pintados com tinta acrílica dourada.
Decoração elegante do gabinete com conchas fixadas na superfície preparada com cola quente
Características da restauração do gabinete de aglomerado
Um gabinete de aglomerado geralmente tem uma superfície laminada. Antes de colar o papel de parede, a camada laminada deve ser removida completamente. Este processo é muito trabalhoso, por isso é melhor usar filme de decupagem..
A limpeza da camada de verniz deve ser realizada em duas etapas, utilizando lixas de granulometria distinta.
Com a ajuda de um filme de decupagem, qualquer parede soviética antiga receberá a cara de um guarda-roupa europeu. Antes da decupagem, as superfícies são tratadas com um composto desengraxante, que é adequado para:
- gasolina ou querosene;
- acetona (álcool branco);
- detergente de louça.
É melhor aspirar as superfícies primeiro e depois limpar com um pano com um composto desengordurante.
Após o processamento, a superfície é pintada com tinta acrílica em várias camadas, cada uma das quais deve secar bem..
Dispersamos cuidadosamente a tinta, evitando riscos e manchas
O filme de decupagem é cuidadosamente aplicado no painel (porta), previamente untado com cola. Em seguida, as rugas são alisadas com uma esponja e o plano é igual.
Recorte um desenho de um guardanapo de decoupage e cole-o na superfície do armário
Além disso, você pode decorar o guarda-roupa com tiras de fita
Depois que a cola secar completamente, o verniz é aplicado na superfície resultante.
Adendo. Um efeito único é obtido se você aplicar verniz crepitante, que racha ao secar. Este método de restauração é adequado para projetos de Provença e Country..
A foto mostra um exemplo de uma superfície envelhecida artificialmente usando verniz crackle
Na fase de pintura de móveis, antes da decupagem, pode-se patinar a fachada. Isso é feito usando uma esponja absorvente ou pano comum. Quando a tinta ainda não secou completamente, é necessário enxugar a esponja em alguns lugares e remover uma pequena camada de tinta e verniz. O efeito resultante é uma reminiscência de móveis em estilo provençal francês, desgastados pelo tempo..
Patinação de móveis é especialmente eficaz em elementos cacheados.
Vídeo: restauração de um armário antigo coberto com folha de carvalho
Ideias de fotos para decorar armários antigos