Por que o forno sai no fogão a gás: principais motivos e formas de resolvê-los
Você decidiu preparar um assado apetitoso ou uma charlotte perfumada, e tudo o que resta é assar o prato no forno. Depois de colocar a assadeira no forno, depois de um tempo, você descobre que a chama se apagou. Infelizmente, isso às vezes acontece com fogões a gás e fornos. A melhor solução seria chamar os especialistas, porém, há momentos em que os defeitos não estão relacionados ao acendimento do queimador, e podem ser eliminados por você mesmo, seguindo as recomendações. Vamos descobrir porque o fogão a gás não segura a chama e se apaga constantemente.
Para consertar um forno a gás sozinho, primeiro você precisa descobrir o motivo pelo qual ele não funciona.
As principais razões para o desbotamento do forno no fogão a gás
Quais são as principais razões para o desbotamento de um forno a gás durante o funcionamento, o que fazer e como resolver o problema? Pode haver vários motivos para o mau funcionamento. O principal é o problema de controle de gás. Acender o forno é bastante simples – seja manualmente, levando a chama até o orifício do próprio gabinete, por onde entra o gás, ou utilizando uma ignição automática. Dentro do fogão há um queimador, para o qual é fornecido gás, e ao lado há um dispositivo que fornece gás para o queimador – um termopar. Se a chama se apagar, significa que o fornecimento de gás a este dispositivo está bloqueado e a chama se apaga ou não acende..
Os motivos pelos quais o forno a gás apaga:
- bico entupido;
- mau funcionamento do termopar;
- baixa pressão de gás.
Existem 3 razões principais pelas quais um fogão a gás apaga.
Bocal entupido
Acontece que o orifício do jato pelo qual o gás é fornecido fica entupido. Por exemplo, se você estivesse cozinhando algo e partículas de comida entrassem nele. Se isso acontecer dentro do forno, a chama pode acender, mas devido ao bloqueio do orifício, ela pode ficar bem fraca e nem mesmo acender. Não tente consertar o problema sozinho, entre em contato com o mestre de gás para reparos. Ele limpará o bico e ajustará o amortecedor de ar. Em casos excepcionais, será necessário substituir o bico.
A primeira coisa a prestar atenção é verificar o estado dos injetores.
Termopar com defeito
Um problema comum com a extinção de chamas é uma falha de termopar. O termopar é responsável por fornecer gás ao queimador e se ocorrer um problema, você deve descobrir se o sistema está danificado. O mecanismo de fornecimento de gás ao queimador se deve à geração de energia por este dispositivo. Essa carga de energia é distribuída por todo o fio até a válvula solenóide para criar um campo magnético, fazendo com que a válvula se expanda. Se o queimador não aquecer o termopar conforme o esperado, a válvula solenóide fecha o fornecimento de gás e a chama do forno se apaga rapidamente:
- a ponta deste dispositivo mudou, por isso o termopar não aquece o suficiente, não permitindo que a válvula solenóide se abra, e a chama se apague;
- a ponta está suja;
- o termopar se desgastou devido a razões naturais.
Termopar de forno a gás.
Baixa pressão de gás
Outro motivo pelo qual o fogo se apaga no forno de um fogão a gás é a baixa pressão do gás. É possível ver que o gás queima fracamente por um sinal pronunciado – a coroa da chama é menor em altura do que o normal e pode apagar depois de um tempo. Pode haver várias razões para o fornecimento insuficiente de gás e a má combustão. Normalmente, trata-se de uma contaminação do bico pelo qual o gás é fornecido. Ao limpá-lo, você pode corrigir esse problema. Verifique também a mangueira de alimentação do fogão, ela está localizada na parte inferior atrás do fogão, pode estar dobrada ou presa por alguma coisa.
Bicos sujos podem causar baixa pressão do gás.
O que fazer se for encontrado um problema?
Acontece que o problema de suprimento insuficiente de gás e atenuação da chama é causado pelo acúmulo de gordura no acendedor ou regulador elétrico. Ao limpá-los da contaminação, você pode eliminar esse problema. Verifique também a vela de ignição, se os orifícios estiverem bloqueados, a coroa da chama ficará pequena ou esfumaçada.
Pode valer a pena verificar se o oxigênio está entrando no forno. Para isso, verifique o aperto de fecho da porta do forno..
Muitos, percebendo que algo está errado, se perguntam: o que é o defeito e como consertar o fogão por conta própria? No entanto, se se deparar com algum problema que requeira qualificação adequada, é melhor não tentar consertar o fogão sozinho. Tal intervenção sem as habilidades e conhecimentos adequados é repleta de grandes problemas..
Se você mesmo não possui as ferramentas e os conhecimentos necessários para solucionar problemas, chamar um especialista será a melhor solução..
Importante! O gás é uma substância altamente inflamável e explosiva. Existem muitos exemplos de incêndios e ignições devido a avisos ignorados. Além disso, mesmo que você já tenha experiência em consertar o fogão ou forno, é muito melhor confiar nos especialistas, pois com o tempo o mau funcionamento pode voltar a ocorrer..
Se o seu fogão a gás não tiver ultrapassado o período de garantia, ligue para o centro de serviços da empresa onde você adquiriu o equipamento. Se o período de garantia expirou, chame um especialista qualificado de outras empresas em sua cidade. O mestre poderá eliminar profissionalmente todos os problemas e dizer como cuidar do fogão.
Prevenção de avarias
Os fogões a gás são usados em todos os lugares e são populares porque são bastante despretensiosos no uso e na manutenção. Existem muitas marcas de fogões, os mais populares e seguros são os fogões Hefesto. Mas para que o recuperador de qualquer modelo possa atendê-lo fielmente por muitos anos, é preciso cuidar bem dele, seguir as precauções de segurança. Esta é a única maneira de reduzir a probabilidade de quebras e geralmente minimizá-las..
Para que o fogão lhe sirva por muito tempo, é necessário primeiro cuidar bem dele..
É útil limpar bem a sujeira do fogão pelo menos uma vez por semana. Tente lavar a superfície imediatamente após o cozimento se notar manchas de óleo, qualquer outro líquido ou resíduos de alimentos. Primeiro, remova os resíduos grandes, migalhas e, em seguida, limpe a superfície com um pano úmido ou esponja.
Importante: Não utilize pós e outros produtos de limpeza semelhantes, pois são prejudiciais para a superfície esmaltada da estufa. O pó abrasivo pode causar arranhões e microfissuras. O mesmo vale para os dispositivos de limpeza, eles devem ter uma estrutura macia..
Informações adicionais
Não é proibido o uso de métodos domésticos clássicos como: refrigerante, vinagre, ácido cítrico ou álcool.
Você pode usar remédios caseiros e caseiros para limpar o forno a gás..
Use uma esponja de espuma normal, você pode usar uma toalha ou pano macio. Aplicar os produtos apenas com consistência cremosa, distribuindo-os uniformemente sobre o esmalte. Para a limpeza completa das graxas e manchas aderentes, aguarde 1 a 2 horas para que o produto remova toda a sujeira e micróbios da superfície do fogão a gás. Em seguida, remova os queimadores e mergulhe-os junto com o agente de limpeza em água por 1-2 horas..
Em seguida, enxágue tudo com uma esponja úmida, limpe com um pano e coloque os queimadores secos no lugar..
Observação: observe as precauções de segurança ao usar o fogão e não entre em pânico se sentir cheiro de gás. Basta fechar a válvula do cano de gás e tentar não ficar no apartamento até que os especialistas cheguem..
Adendo:
- Não desligue os botões de gás na potência máxima, pois se o suprimento de gás for muito poderoso, a chama do queimador pode se apagar, liberando monóxido de carbono no ar..
- Não deixe o fogão a gás ligado sem vigilância.
- Monitore a qualidade do equipamento, caso veja chama amarela, o forno do fogão a gás não acende, ou se houver algum outro problema chame o especialista em tempo hábil.
- Não permita que salpicos de líquidos para a superfície do fogão, pois isso pode extinguir o fogo e provocar a fuga de gás..
- Verifique seu aquecedor de água a gás.
- Preste atenção se o capô funciona. É muito simples determinar isso, é preciso levar um fósforo aceso até a chaminé, segurá-lo um pouco, se a chama entrar é porque o exaustor está funcionando bem. Se a chama queimar normalmente ou se desviar para o lado, o aquecedor de água não pode ser usado..
Você precisa monitorar periodicamente o funcionamento do forno.
Regras básicas para cuidar do forno
Cuidar do forno é quase o mesmo que cuidar do fogão. Tire algum tempo para limpar a superfície.
Existem duas maneiras de limpar a sujeira:
- Clássico. Basta aplicar detergente nas paredes internas do gabinete, embora não deva conter pó ou abrasivo, o que também prejudica o esmalte. Deixe-o ligado por cerca de 1-2 horas para que a sujeira corroa. Em seguida, esfregue a placa com movimentos vigorosos. Mas você deve fazer isso com cuidado e usar uma esponja macia..
- Hidrolítico. Este método é adequado para sujeira pegajosa e crosta de graxa. Para isso, dilua o detergente em uma panela com água e leve ao forno pré-aquecido a 80-95 graus por cerca de meia hora. A sujeira teimosa ficará embebida sob a influência do vapor e será muito mais fácil limpá-la..
Existem duas maneiras de limpar seu forno a gás..
Importante! Só comece a lavar o forno depois de ele esfriar completamente! Em seguida, lave a espuma com uma esponja embebida em água e seque com um pano.
Se seguir as regras simples acima, pode manter o estado original do seu recuperador e evitar avarias. Monitore cuidadosamente o funcionamento dos queimadores, do forno e, se surgir algum problema, observe o equipamento mais de perto. Se você mesmo não for capaz de entender qual pode ser a causa do mau funcionamento, entre em contato com a central de atendimento. Ao prestar serviços, pergunte o que causou o colapso e use as recomendações dos mestres. Leia artigos informativos sobre este tópico. E, claro, cuide regularmente do seu fogão a gás para que ele o sirva o maior tempo possível e se delicie com pratos deliciosos.!