Desenhos decorativos “faça você mesmo” para uma decoração de parede exclusiva
As casas de planejamento típicas são desprovidas de individualidade, mas todos querem que o apartamento seja diferente, mesmo após pequenos reparos. Todos os materiais de acabamento dos supermercados de construção fornecem aproximadamente o mesmo resultado após a conclusão da reforma. Os designers desenvolveram muitos métodos interessantes para decoração de parede DIY para adicionar exclusividade a qualquer sala. Cada quarto sugere seu próprio tema para pintar superfícies verticais ou decoração de parede volumétrica. Especialistas dos principais escritórios de design da capital compartilharam seus segredos.
Criar um padrão decorativo na parede é um processo muito divertido.
Árvores e pássaros na parede darão ao quarto um estilo especial
Desenhos brancos em uma parede brilhante complementam perfeitamente o interior.
O que é importante saber sobre os métodos de pintura de parede?
Quem não sabe pintar como um verdadeiro artista é capaz de muita coisa, mesmo que não saiba. Basta segurar com segurança em suas mãos:
- escovas de diferentes larguras;
- tinta spray;
- rolo com bico;
- marcador;
- lápis de marcação.
Cada dispositivo deixa sua própria marca reconhecível. A partir desses traços, linhas e blocos coloridos, você pode obter qualquer imagem em uma superfície vertical com suas próprias mãos..
O padrão desejado pode ser transferido para a parede de qualquer maneira. Por exemplo, na escola, muitos se familiarizaram com o método de ampliação de imagens por quadrados. Em uma pequena figura, uma grade de 2 a 5 cm é marcada e, em seguida, cada quadrado é desenhado em uma grande marca de parede. Desta forma, as proporções do retrato reconhecível são preservadas..
Nessa técnica, mesmo os adolescentes têm acesso a desenhos decorativos nas paredes com as próprias mãos. Você pode transferir o nome de uma marca, o logotipo de uma banda de rock famosa ou seu ídolo para a parede.
A maneira mais fácil de fazer você mesmo, sem envolver um artista, é redesenhar imagens em preto e branco de retratos de John Lennon ou Viktor Tsoi, que são familiares a todos há muito tempo. As meninas pintam Merlin Monroe e Coco Chanel contra o pano de fundo da Torre Eiffel. É mais fácil desenhar um desenho convencional de uma senhora com um chapéu em seu quarto. É um pouco mais difícil transferir o seu perfil de silhueta em quadrados de uma boa foto e preencher as áreas desejadas com tinta. Depois de praticar com rascunhos em um pedaço de compensado, faça desenhos limpos nas paredes do interior, como na foto.
Esse desenho criará a sensação de um vento andando pela sala.
Desenhos de estilo japonês serão de interesse
Existem diferentes ideias e maneiras de fazer padrões decorativos, mas nem todas estão disponíveis para iniciantes. Você pode praticar na parede antes da renovação. Se der certo – deixe-o como um painel decorativo, não parecerá uma obra-prima – você sempre pode pintar ou cobrir com papel de parede. Quaisquer tintas de interior são adequadas, por exemplo, em uma base acrílica.
A exceção é a decoração volumétrica, que deverá ser totalmente removida da parede para reparo. Portanto, é realizada sobre uma superfície preparada, por exemplo, após a próxima atualização do papel de parede para pintura. Desta forma, é executada a decoração sazonal das paredes do viveiro. Uma coleção de verão de borboletas esvoaçantes feitas de papel dobrado ao meio substituirá um galho de primavera em flor e, em seguida, as folhas de outono ou pássaros voando aparecerão e, em seguida, flocos de neve.
Um estêncil para pintar na parede pode ser feito de uma caixa de papelão
Uma árvore com pássaros ficará harmoniosa no corredor
Essa paisagem refrescará o quarto, mesmo no calor extremo.
Mas a maneira mais fácil é fazer desenhos abstratos ou formas geométricas cruzadas com suas próprias mãos, dos quais uma composição integral é feita. É melhor fazer desenhos de parede no interior em uma única paleta de cores, mas se após o reparo “não parecer”, então um bloco de cores em uma parede vazia pode consertar tudo ou desviar a atenção de alguns defeitos.
Para fazer decoração de parede com suas próprias mãos em uma nova técnica para você mesmo, você deve assistir a uma aula magistral de pintura de parede.
Os ramos de uvas na parede ficarão harmoniosos no interior
O grande padrão decorativo no quarto irá ajudá-lo a adormecer rapidamente
Como escolher um tema para decoração de parede?
Enquanto navegam pelo site em busca de interiores em diferentes estilos, muitos prestam atenção aos desenhos decorativos nas paredes feitos por verdadeiros artistas. Na verdade, muitas obras-primas na forma de afrescos, imagens panorâmicas nos longos corredores de casas particulares ou painéis de parede no banheiro são feitas por profissionais..
Convide um especialista – esta opção também não está excluída. Mas alguém de amigos e conhecidos pode fazer marcações em uma parede preparada para transferir os contornos de uma pintura famosa ou de um esboço de que você goste. Então sua tarefa será mínima – trabalhar os blocos coloridos, semelhante a como uma criança aprende a “colorir”.
Você não deve empreender afrescos complexos, onde a técnica de transições de sombra ou cortinas de desenho é suposta. Use uma arte de parede simples. Existem ilusões de ótica bem conhecidas ou desenhos em 3D que, se repetidos exatamente nas paredes de um apartamento, parecerão igualmente impressionantes. Por exemplo, uma escada, por assim dizer, que leva a uma rua coberta de neve com lanternas ao longo do beco, ou uma descida puxada para os bairros de uma metrópole. Mas você nunca conhece ideias interessantes e acessíveis?!
Madeira preta no fundo branco da parede da cozinha parece moderna
Linhas retas com cores vibrantes para inspiração
Desenhar na parede é um processo muito divertido.
Os moradores urbanos que carecem de vegetação viva são populares com motivos florais e vegetais:
- uma representação esquemática de uma grande flor na parede;
- um pequeno arranjo de flores na parede ou em um canto;
- guirlanda florescendo;
- bouquet ou natureza morta com flores;
- uma representação esquemática de uma flor murcha perdendo pétalas;
- toda a imagem com um jardim florido ou uma varanda com paisagismo.
A madeira é o segundo motivo de design de interiores “faça você mesmo” mais popular. É executado esquematicamente ou de forma bastante realista. Desta forma, eles decoram o corredor com retratos de ancestrais – “árvore genealógica”.
No quarto das crianças, esta decoração cria um ambiente de conto de fadas e sonhos infantis..
O quarto de estilo japonês é tradicionalmente decorado com um ramo de flores de cerejeira. A decoração volumétrica faça você mesmo na forma de flores de papel rosa usando a técnica de origami é frequentemente adicionada a ela. Algo assim pode decorar uma sala em qualquer estilo moderno, se esse padrão estiver em harmonia com o interior..
Imagens em retrato são as 3 mais populares. Homem-Aranha, Batman ou outro super-herói é desenhado no quarto do menino..
O quarto da menina é decorado com princesas em vestidos longos, Rapunzel com uma trança pendurada na torre, Fiona e Shrek, outros personagens populares.
Esse padrão complementará a cozinha.
Um padrão texturizado com iluminação tornará o ambiente mais sofisticado
Fãs adolescentes e roqueiros pintam retratos de seus ídolos nas paredes de seu espaço pessoal.
Abstração de retratos, colagens de suas próprias fotos, complementadas por um grande desenho na parede no centro da instalação também são muito populares..
Imagens que enfatizam o estilo do interior mantêm o degrau inferior da avaliação do popular tema de desenhos no interior com suas próprias mãos.
Em uma ampla loggia envidraçada, dada a um adolescente para espaço pessoal, uma imagem de uma bicicleta, um conceito de um carro esportivo ou um carro de Fórmula 1 é apropriado. Mesmo que o desenho em toda a parede seja bastante esquemático, impressiona pela sua dinâmica e abrangência..
Para uma adolescente que faz música, você pode desenhar fios no quarto com pássaros que mais parecem cordas musicais. Para um atleta, um pedestal olímpico ou qualquer outra coisa é adequado para motivar o trabalho árduo. Um jovem naturalista apreciará o dente-de-leão voador. Um retrato de um cão querido pode adicionar um toque nostálgico à decoração do corredor, se o favorito de todos “foi para o arco-íris”.
Cada estilo tem sua própria caligrafia reconhecível, que muitas vezes é complementada por pinturas de parede, pinturas no teto, vitrais ou arcos abobadados para zonear o espaço. Imagens estilísticas típicas:
O padrão da lua é perfeito para o quarto.
A aparência do tecido rasgado adicionará elegância à parede.
Desenhar com gesso decorativo vai ficar bem com o design da sala
TABELA
1. | Estilo de alta tecnologia e techno | Ajudas técnicas e brinquedos mecânicos |
2. | Clássicos e neoclássicos | Naturezas mortas, retratos |
3. | Estilística histórica | Painéis de parede, afrescos e pinturas com cenas pastorais, fragmentos pitorescos, paisagens |
4. | Gótico ou neogótico | Imagem de templos pontiagudos e castelos, longas passagens da masmorra com tochas, vitrais com uma rosa |
5. | Moderno e pós-modernismo | “O golpe do chicote”, curvas graciosas do corpo feminino, ornamento floral ornamentado, lagartos |
6. | Provença, chalés e campo | Campos de lavanda, paisagens características da paisagem europeia, imagens de gatos e galos |
7. | Minimalismo japonês | Hieróglifos orientais, hastes de bambu, flores de cerejeira, gueixas em trajes nacionais |
oito. | Estilos modernos, loft | Quartos de megalópoles, ilusões de ótica, retratos de silhueta, instrumentos musicais, técnica |
Antes de iniciar os reparos, vale a pena considerar todos os detalhes, inclusive o estilo do interior, para que o desenho feito à mão complemente o conceito de design.
O desenho no arco vai decorar perfeitamente a decoração da sala
Conchas do mar no interior vão certamente chamar a atenção dos hóspedes
Métodos para realizar as imagens mais simples
O desenho da parede é usado para diferentes fins:
- expandir visualmente a sala;
- ocultar defeitos de parede ou “arte” infantil na parede;
- enfatizar a escolha do estilo;
- dar mais personalidade ao espaço pessoal;
- consertar as deficiências de reparos inexpressivos;
- perceba inclinações criativas e encontre uma aplicação para o seu talento;
- decorar cada cômodo de maneira especial;
- zonear o espaço, enfatizando sua funcionalidade com o tema do desenho.
Para começar, escolha um esboço que tenha um estilo adequado, que reflita organicamente a funcionalidade da sala. Por exemplo, peixes e conchas, um veleiro nas ondas, golfinhos, um jardim de corais são adequados para decorar um banheiro sem referência estilística.
Um padrão decorativo de gesso ficará volumoso se a luz for direcionada corretamente para ele
Outro tipo de desenhos decorativos na parede
O estilo japonês no corredor adicionará variedade
Em seguida, a superfície é preparada – a base não deve ficar molhada ou desmoronar sob as camadas de tinta. Remova o papel de parede velho, a tinta descascada e a massa em pedaços. A superfície é rebocada sob um fio de prumo e nivelada para que a parede fique perfeitamente plana. Deve ser pintado na cor que será o fundo principal..
A maneira mais fácil de fazer sua própria decoração é com estênceis. Este é um prato feito de papelão, madeira compensada ou plástico com uma imagem recortada. É fácil fazer você mesmo – transfira o desenho do contorno e corte-o ao longo das linhas. Eles usam os contornos externos e internos, por isso é melhor cortar o orifício ondulado com muito cuidado.
O mesmo modelo ou estêncil (folha de bordo, por exemplo) pode ser usado na pintura de parede de diferentes maneiras:
- aplique um pouco de tinta na parede e borrife um pouco de tinta nas bordas, obtendo um centro sem pintura e contornos “nebulosos”;
- delinear os contornos com uma cor contrastante ou, aplicando em diversos locais, delinear com diferentes cores típicas do outono;
- faça uma imagem totalmente realista de uma folha com tinta spray de tons semelhantes e, em seguida, desenhe as veias;
- aplique 2-3 stencils cada um com um deslocamento do ponto comum, usando técnicas diferentes – pulverização, contornos e coloração.
A pintura com estêncil não é a única forma de pintar para quem não se considera um artista. Desenhos com traços largos e estreitos também são bastante simples. Por exemplo, no quarto, você pode representar esquematicamente o contorno de um cisne batendo as asas, e as penas voadoras podem ser feitas usando a técnica de ondulação..
Esse desenho vai bem com o interior.
As flores vão dar um sorriso a qualquer momento
Isso exigirá escovas planas de larguras diferentes. O método de aplicação da imagem é muito simples – um pincel é desenhado ao longo da parede, pressionando levemente, fazendo um pequeno giro, saindo da superfície. A borda será estreita ou difusa, dependendo da largura do pincel e da direção das pinceladas..
Decoração combinando pintura de parede e elementos volumétricos. Você pode recortar toda uma coleção de borboletas de papelão grosso colorido com uma criança, que são dobradas ao meio e coladas na parede no meio para que flutuem sobre flores ou um galho em flor pintado na parede.
Outra maneira é desenhar uma árvore no corredor, você pode sim condicionalmente. A partir de uma solução de gesso ou gesso grosso, esculpa ramos volumosos, um tronco, folhas, frutos ou mesmo personagens bíblicos – a cobra-tentadora, as silhuetas de Adão e Eva à distância. Quando a decoração volumétrica está seca, toda a parede é pintada da mesma cor com um rolo macio..
Ideias ainda mais interessantes para decorar paredes com desenhos – em nossa galeria de fotos.
Vídeo: Pintura artística de parede – desenho decorativo na parede
50 fotos de exemplos de desenhos decorativos na parede: