Como decorar adequadamente o seu aquário
Muitas pessoas querem ter um animal de estimação, mas por alguma razão não podem comprar um gato, cachorro ou mesmo um hamster. Nesse caso, os peixes são uma excelente alternativa. Se você pertence a esta categoria e não tem nada contra um lago doméstico com peixes, você vai querer decorá-lo. E esse negócio não é tão simples quanto parece. Se você não sabe decorar um aquário, nós o ajudaremos com isso..
Um aquário lindamente desenhado se tornará o elemento central de decoração do interior da sala.
Simulação realista da paisagem terrestre no aquário doméstico
Vários fatores importantes
Antes de começar a trabalhar, estude o que é todo o aquário, como cuidar dele adequadamente e como organizá-lo corretamente. Para começar, vale a pena entender que se trata de todo um ecossistema apresentado em dimensões minimalistas. Além disso, estamos interessados na questão do design, então você precisa abordar o assunto de diferentes ângulos..
Os peixes são muito exigentes tanto para as condições ambientais como para os seus vizinhos.
Considere vários fatores importantes ao decorar:
Sotaque | Variedades |
Tipo aquário | Marinha, rio |
Forma de tigela | Redondo, retangular, convexo, quadrado |
Tipo de cenário | Natural, artificial |
Forma de composição | Convexo, côncavo, retangular, triangular. |
A iluminação desempenha um papel importante no design do aquário
É preciso dar ênfase a esses fatores, bem como às variedades existentes durante o trabalho. Precisamos voltar a eles, por isso vale a pena considerá-los em detalhes e descobrir suas características..
Tipo aquário
Existem duas variedades principais: mar e rio. Este é um fator muito importante. Influencia a escolha de habitantes, plantas, decorações e até água..
Importante! A água do mar é necessária para encher um aquário marinho.
A complexidade do conteúdo de tal sistema reside na complexidade do seu preenchimento. Não é fácil encontrar água do mar à venda e nem sempre o mar está por perto. Por esse motivo, esses sistemas não são populares, mas ainda existem..
Neste caso, as decorações são selecionadas de forma adequada. Existem muitos peixes de água salgada maravilhosos que são adequados para a vida doméstica. Eles são uma boa decoração em si, mas ainda assim o vazio deve ser diversificado..
Design harmonioso que lembra um jardim de pedras japonês
A decoração mais comum é a barreira de recifes. Pode ser natural e artificial. Este último é mais comum, pois é mais fácil de cuidar e organizar. Você só precisa comprar essa decoração e instalar ao longo da parede posterior do aquário..
O rio dá mais espaço para a criatividade, é fácil de cuidar e organizar. Aqui você pode usar água da chuva, água destilada ou até mesmo água da torneira (mas certifique-se de aguentar antes de usar).
Forma de tigela
Este fator influencia em maior medida a escolha da forma de composição e desenho em geral. Desde o curso de física da escola, sabemos que o vidro pode distorcer uma imagem. E quanto mais o vidro é curvo, maior é a deformação obtida. Portanto, preste atenção ao formato da tigela e observe a obra de arte resultante de diferentes ângulos..
Ao escolher um projeto de aquário, você precisa levar em consideração o estilo da sala.
Os mais populares são tigelas retangulares. Eles são fáceis de limpar, instalar, decorar e montar o equipamento. Além disso, têm um preço inferior ao das outras variedades. Tal tigela praticamente não distorce a imagem, então você pode selecionar com segurança qualquer tipo de composição.
Aquários retangulares são os mais baratos, e a imagem não fica distorcida neles.
Os quadrados têm características semelhantes. No entanto, há uma leve distorção devido às bordas idênticas da tigela, portanto, uma estrutura retangular uniforme do design não funcionará neste caso..
Os convexos são uma tigela retangular com uma parede frontal curva. O primeiro plano é deformado em conformidade. As construções convexas ou côncavas são adequadas a essas tigelas..
Aquários com vidro frontal convexo são chamados de panorâmicos e possuem uma vista espetacular.
Um pequeno aquário redondo vai se misturar perfeitamente em uma mesa de cabeceira perto de um sofá ou cama
Você precisa ter cuidado com as formas redondas. Em geral, eles não são populares porque são difíceis de limpar e decorar. Eles também são pequenos em tamanho. Nesse caso, uma única joia seria a melhor escolha..
Forma de composição
Agora, diretamente sobre a questão da criação de uma construção, que abordamos acima. Existem 4 tipos principais de composição, cujas diferenças afetam sua compatibilidade com a forma do aquário:
- Convexo. Possui itens maiores e menores na composição. Sua peculiaridade reside no fato de que grandes elementos são exibidos no centro ou na parede posterior. Além disso, vários elementos grandes são usados aqui, que estarão no mesmo nível. Em seguida, os objetos são organizados em ordem decrescente de tamanho, construindo a composição do centro para a parede frontal..
- Côncavo. O princípio de localização é o oposto do anterior. Elementos volumétricos são colocados ao longo da periferia, o tamanho do próximo diminui gradualmente em direção ao centro. Neste caso, certifique-se de que as decorações não se sobreponham..
- Triangular. O princípio de localização é semelhante ao da primeira opção. Neste caso, é necessário encontrar o ponto de referência mais alto e criar uma estrutura a partir dele. Portanto, escolha a joia mais alta e coloque-a onde quiser. Depois, diminuindo gradativamente o tamanho das decorações, leve-as para outro ponto..
- Retangular. Não é tão fácil quanto parece. Nesse caso, todo o espaço é preenchido com elementos do mesmo tamanho. A dificuldade está na seleção dos componentes e disposição da estrutura de tal forma que todos os detalhes sejam visíveis de diferentes pontos de vista.
Bela composição de troncos e algas
Montanhas “reais” no fundo do aquário
Este projeto pode ser adequado para um aquário no quarto das crianças.
Agora você sabe como vai arranjar sua futura composição, dependendo do tipo e da forma do aquário. Vamos direto para a criação do design.
O que você precisa saber sobre decorações de aquário
Vamos lembrá-lo mais uma vez que estamos lidando com um ecossistema vivo. Portanto, você precisa tratá-la com rigor, respeito e amor..
Agora sobre as decorações. A primeira regra é não causar danos. Você tenta não só criar um bom design, mas também cuidar dos habitantes. As decorações não devem prejudicar os peixes e criar transtornos.
Paisagem no estilo minimalista com ênfase em protuberâncias
Importante! Não use substâncias tóxicas para decoração.
Algumas categorias de plásticos, polietileno, algumas tintas e vernizes impermeáveis são tóxicos. Isso precisa ser removido da lista..
Curiosamente, mas o peixe também deve estar confortável. Se o cenário os impedir de atingir o solo ou restringir o movimento, parte da composição deve ser removida ou totalmente alterada.
Portanto, conforto, segurança e visual de bom gosto são as regras básicas para decorar um aquário..
Decoração natural
Se está a pensar na melhor forma de decorar o seu aquário, fique à vontade para escolher uma decoração natural. Esta opção é considerada a mais aceitável entre conhecedores e profissionais, enquanto as decorações artificiais são uma opção vulgar. Mas não vamos criticar, mas consideremos os dois casos..
A utilização total do espaço do aquário é típica do estilo de design holandês.
A decoração natural inclui várias plantas aquáticas, incluindo algas, raízes, troncos, pedras naturais – tudo o que pode ser encontrado no mundo natural.
Raízes de várias formas extravagantes são freqüentemente usadas para decorar o mundo subaquático doméstico.
Pedras são a maneira mais fácil de decorar seu aquário
As algas são frequentemente utilizadas e são a melhor opção. Eles adicionam vegetação viva ao reservatório, ajudam a gerar oxigênio, que os peixes precisam para viver. Se você quiser imitar algas de rio, escolha nayas, elodea, hornwort, kabomba, naiadu, myriophyllum. Eles têm caules e folhas macios, crescem rapidamente, criam um poderoso arranjo verde.
Importante! Antes de plantar plantas aquáticas, certifique-se de ler as instruções e criar as condições necessárias.
Um maravilhoso habitante de aquário é cladóforo esférico. Ele cresce em um pequeno caroço que se parece com uma esfera. Pode ser utilizado de várias maneiras: espalhe-o no chão como tapete, cortando-o ao meio; para pousar as “bolas” em uma colônia separada – tudo depende da sua imaginação. Uma ideia original seria plantar um cladóforo em uma saliência de forma a formar a imagem de uma árvore tropical. Este amigo verde é útil para os peixes, pois muitos microorganismos que são alimentos se escondem entre suas folhas..
Cladophora spherical é adequado para um aquário de água fria com uma temperatura da água não superior a 20 graus. Em um ambiente mais quente, a planta se desintegra.
Os musgos são perfeitos para decoração. Eles podem cobrir o fundo com um tapete sólido, sentar em protuberâncias ou flutuar livremente, criando ilhas voadoras. Entre os musgos, procure Riccia e musgo javanês.
O musgo javanês pode ser mantido em qualquer aquário, pois é ótimo em qualquer lugar. Cresce muito rapidamente, preenchendo todos os cantos para que não seja fácil retirá-lo
Além de algas e musgo, outras plantas com um sistema radicular mais forte também criarão uma beleza viva. Aconselhamos você a comprar anubias. Tem raízes fortes e folhas bastante duras. Bem adequado para sistemas com peixes cavando entre raízes.
Echinodorus Amazonian será uma boa decoração do centro, junto com uma folhagem subdimensionada. É um arbusto extenso com folhas longas e estreitas. Uma excelente opção é o pântano ludwigia. Ela vai adicionar exotismo, trazendo um pouco de vermelhidão. E suas folhas cheias e arredondadas vão certamente agradar aos peixes. Outro habitante vermelho do reservatório doméstico na tigela é a rotala indiana. Suas colônias criam um efeito impressionante de fundo de mar ou rio..
Ludwigia pântano cresce até 20-35 cm e pode florescer em condições favoráveis
Muitas dessas plantas estão em flor. No entanto, vale a pena mencionar mais algumas categorias de plantas de aquário que podem jogar fora a cor e adicionar uma beleza incrível a uma instalação. Estes incluem eichornia, hydrotrichia of hottoniflora, limnophila, nymphoides. Durante a floração, apresentam belas inflorescências. E fora desse período eles compõem a parte verde da composição. Claro, esta lista é encabeçada pela ninfa de aquário. Por fora, parece um lírio d’água, vem em cores diferentes. Ela cresce flutuando na superfície da água, então certifique-se de criar as condições necessárias para sua vida..
Eichornia floresce na superfície da água do aquário
Além de plantas, raízes e troncos compõem uma maravilhosa decoração natural. Você mesmo pode criar uma decoração semelhante para o seu aquário. Pegue um galho ou nó da configuração desejada, lave bem e limpe, a seguir deve ser fervido por muito tempo em água em fogo alto. Depois de amolecer, adicione a casca de carvalho à água e ferva por mais. Este procedimento evitará que a árvore apodreça na água. Após a secagem, você pode colocar a madeira flutuante na água. Se desejar, plantas anãs ou musgo podem ser plantadas em cima. O mesmo vale para as raízes..
O aquário fica melhor quando contém plantas de cores diferentes.
As pedras vão bem. Escolha suas pedras favoritas que aparecem sob seus pés no dia a dia, lave-as, ferva-as e você pode usá-las como decoração.
Decorações artificiais
Em alguns círculos, as joias artificiais são consideradas falta de educação, mas ainda são usadas. Estes incluem vários castelos, conchas, seixos, a mesma madeira flutuante pode ser artificial.
Ao escolher joias feitas com materiais não naturais, lembre-se de que muitos deles podem se decompor na água, criando um ambiente desfavorável para os peixes. Isso não deveria ser permitido. Escolha apenas opções seguras.
Castelo no fundo do aquário
Você pode colocar um jarro antigo “antigo” no fundo do aquário
Decoração de aquários no espírito do mundo antigo
A opção mais adequada e comum é cerâmica ou argila. As peças feitas com este material têm uma tonalidade avermelhada ou amarelada agradável e duram muito tempo..
A pedra artificial pode ser uma boa opção. Castelos, recifes de barreira, viveiros de peixes são feitos a partir dele. Esta é uma opção segura e pode ser usada junto com a opção natural durante o design..
Problema de compatibilidade
Ao escolher decorações vivas e artificiais, não se esqueça de sua compatibilidade. Algumas espécies de plantas requerem água macia e muita luz, enquanto outras requerem água mais dura e pouca iluminação. Antes de comprar, certifique-se de estudar as condições necessárias para a vida útil da planta, e combinar corretamente os diferentes tipos. O mesmo vale para peixes. Diferentes indivíduos precisam de condições individuais. Portanto, selecione categorias com necessidades relacionadas..
Tabela de compatibilidade para peixes de aquário
Como você pode ver, decorar o aquário com as próprias mãos não é nada difícil. O principal é conhecer as leis desse ecossistema e as regras de construção de uma composição. Aborde este negócio com amor, carinho e curiosidade. O mundo subaquático guarda muitos segredos e enfeites, apaixone-se por ele e ele se abrirá para você.
Vídeo sobre como fazer uma gruta em um aquário com suas próprias mãos
Foto: 50 ideias para decoração de aquários domésticos