Plantas para paisagismo
string (0) "" string (0) ""
O paisagismo combina organicamente a beleza do espaço envolvente com a praticidade do seu uso. Somente aqui as criações da natureza podem ser entrelaçadas com as formas tecnológicas que o homem criou. Para muitos proprietários de casas de campo e chalés, a questão da decoração de um terreno pessoal é um tema importante e relevante. Nesse caso, vários fatores precisam ser levados em consideração: clima, condições, qualidade do solo, as principais características de uma determinada planta. A escolha correta das plantas ornamentais, sua colocação e uso habilidoso de pequenas formas arquitetônicas no projeto paisagístico são a chave para um local esteticamente atraente que irá deliciar seus proprietários por muitos meses antes do início do inverno..
Antes de iniciar o paisagismo do local, deve-se ter em mente que as plantas para paisagismo não estão divididas em vários grupos. Por exemplo, o uso de plantas herbáceas de paisagem é muito importante junto a corpos d’água ou como decoração de canteiros de flores. Um grupo de flores altas é o centro da composição em qualquer área. Eles são plantados no local mais conspícuo, e o resto do território é decorado com flores de baixo crescimento. As flores de baixo crescimento são uma ótima opção para quem não gosta de brincar no jardim por muito tempo. Afinal, este tipo de planta é bastante despretensioso, mas ao mesmo tempo fica bem com outros habitantes do jardim de rosas..
Um projeto paisagístico cuidadoso criará uma atmosfera especial no quintal
Plantas para paisagismo devem ser selecionadas com muito cuidado.
O melhor é contratar um especialista para criar paisagismo
Que flores escolher
As flores podem não apenas reavivar significativamente a atmosfera do seu jardim, mas também podem ser usadas para modelar habilmente o espaço e os limites. Expanda ou reduza visualmente a área, destaque os acentos. Não é tão difícil criar um ambiente de conforto e harmonia, basta escolher as plantas certas. É melhor prestar atenção às variedades despretensiosas de flores que não requerem cuidados especiais e resistir com firmeza ao primeiro resfriado..
- Zinnias. A flor é usada para o plantio em terreno aberto e possui várias dezenas de variedades e híbridos. O comprimento da planta varia de 15 a 110 cm, o que possibilita o uso da flor para o plantio não só no centro do jardim, mas também ao longo de suas bordas. No cuidado, as zínias são pouco exigentes, regar abundantemente pela raiz, duas vezes por semana, é o suficiente. As flores têm uma gama bastante ampla de cores: amarelo, rosa, vermelho, laranja, roxo.
- Petúnias. Talvez esta seja uma das plantas menos exigentes e despretensiosas. Basicamente, a flor é plantada em vasos suspensos, mas em terreno aberto não ficará menos impressionante, sendo possível criar vários padrões na superfície do solo. Petúnias se sentem bem em climas quentes e suportam facilmente as primeiras geadas. Outra vantagem indiscutível dessas cores é a aparência. Hoje existe um número impressionante de variedades de plantas, respectivamente, e suas cores..
- Kosmeya. A flor é freqüentemente usada para projetos paisagísticos. A popularidade do Kosmea é explicada pelo fato de que ele tolera bem as baixas temperaturas e se sente bem no verão quente. O pico de sua floração ocorre justamente no meio do verão. As flores atingem de 50 a 150 cm de comprimento e possuem diversas cores, incluindo cosmos em branco, amarelo, vermelho e rosa.
Kosmeya é frequentemente usado em paisagismo
Petúnias toleram muito bem o frio e o calor.
Ervas florescendo
Plantas no paisagismo são usadas para dar ao local uma aparência atraente. Para decoração, usa-se um mixborder – um método de plantio que combina flores, arbustos e ervas de diferentes tamanhos. É na fronteira da mistura que as ervas com flores, um elemento esteticamente atraente de toda a composição, parecerão apropriadas. As principais vantagens dessas plantas são que são perenes, não requerem atenção especial e florescem por muito tempo. Muitos proprietários de casas de campo usam ativamente ervas para flores de um ponto de vista prático. No local, será apropriado plantar ervas que não só tenham uma aparência atraente, mas também tenham propriedades medicinais..
O paisagismo é usado para dar estética ao local
A maioria das plantas são de baixa manutenção e duráveis
Use um mixborder para decoração
Nome | Especificações |
Meadow bluegrass | Grama do gramado da família do inverno. Boa tolerância à geada, planta autopolinizada. |
Polevitsa | Pode ser usado com outras misturas de ervas. Tem cor verde brilhante, não gosta de tonalidade. |
Festuca | Não requer rega abundante, tolera altas temperaturas, resistente ao frio. |
Se você não consegue criar um design sozinho, pode pedir ajuda a especialistas.
Não será difícil encontrar as plantas certas para o projeto paisagístico.
O que é um “jardim de chita”
Plantas paisagísticas são uma fonte de inspiração para muitos jardineiros. Existem muitas variações no design de uma casa de campo de verão, mas os residentes de verão estão cada vez mais recorrendo a uma técnica chamada “jardim de chita”. Uma característica do “jardim de chita” é que flores perenes de várias cores são usadas para decorar a área local. Na maioria das vezes, são floxes. Os Phloxes vão, sem dúvida, trazer charme, dar-lhe o verdadeiro conforto do lar e deliciar-se com uma profusão de cores. As flores arejadas combinam lindamente com outras plantas e florescem desde o início da primavera até o final do outono. As variedades são bastante higrófilas, portanto são perfeitas para as zonas climáticas temperadas continentais e continentais do país. Quanto a sair, não é difícil. Basta capinar as flores de vez em quando, se necessário, fertilizar e tratá-las com repelentes de pragas.
Plantas para paisagismo são uma fonte de inspiração para muitos jardineiros
Plantas perenes de cores diferentes são selecionadas para o Jardim Calico
Às vezes, as flores precisam ser capinadas e fertilizadas.
“Desenho esquimó” de flores no jardim
Muitas pessoas se perguntam por que essa técnica é chamada de “jardim esquimó”. Este método foi inventado para expandir visualmente o espaço do seu jardim. Para estes fins, costuma-se utilizar as flores mais brilhantes e diversificadas, montes plantados no local. Os caminhos e áreas de descanso estão harmoniosamente dispostos entre as flores que dominam por toda parte. A principal regra deste projeto: você deve evitar “manchas brancas”, caso contrário, dará o efeito de inacabado ao seu jardim. Para o “jardim esquimó”, plantas de verão e perenes são adequadas, ervas com flores que enfatizam a beleza das flores parecerão adequadas na composição.
Percursos e recantos de lazer estão harmoniosamente dispostos entre flores
A técnica envolve o uso de flores brilhantes plantadas em um ramo
Plantas coníferas
As coníferas para paisagismo são populares entre os jardineiros devido à sua despretensão e aparência atraente, mesmo na estação fria. Além disso, as coníferas ficam ótimas em plantações individuais (individuais) e se encaixam perfeitamente em composições de grupo. Variedades desse tipo são bastante despretensiosas para o solo e praticamente não são suscetíveis a doenças. Se você sonha com um terreno imaculado no qual serão plantados abetos, thujas, zimbros e pinheiros, é necessário levar em consideração várias nuances antes de decorar o jardim:
- a altura futura da planta deve ser levada em consideração;
- para evitar a monotonia do local, tente selecionar coníferas de cores irregulares;
- você não deve plantar variedades altas em frente às janelas, para não interferir no fluxo de luz para dentro da casa;
- ao escolher as coníferas, você precisa saber que algumas delas mudam de cor na estação fria.
As plantas devem ser selecionadas em diferentes tons.
Coníferas não são caprichosas de cuidar
As coníferas são frequentemente utilizadas em projetos paisagísticos.
As coníferas de forma piramidal ficarão especialmente impressionantes no local. Jardineiros experientes os usam para formar verdadeiras obras de arte, dando às plantas várias formas geométricas. Esta abordagem ao desenho da área local ajuda a dividir o espaço e dividi-lo em zonas especiais, destacando as áreas visualmente necessárias.
Nome | Especificações |
Thuja ocidental | Sente-se bem em áreas sombreadas, cresce até 5 m, portanto, é frequentemente usado como uma cerca viva. |
Abeto Hoopsie | A planta tolera altas e baixas temperaturas, praticamente não é suscetível a diversas doenças. Cresce até 15 m. |
Pinho Pallas | Tem uma cor verde escura, o tamanho médio de uma árvore adulta é de 25-30 m. A planta se sente confortável em solos calcários, mas não tolera água estagnada. |
Essas plantas são muito duráveis e não requerem cuidados especiais.
Plantas em forma de pirâmide ficarão muito bem.
Arbustos e árvores
Plantas e arbustos para paisagismo devem ser selecionados com muito cuidado para criar uma composição chique e completa no local. Para o período de verão, as plantações de anões com flores ficarão ótimas no jardim. Entre elas estão bérberis, hortênsias, weigela, rosas em spray. Na primavera, é melhor escolher azaléia, roseira brava e camélia para o plantio. Para o outono, urze, mahonia, mountain ash, viburnum e hawthorn são adequados. A vantagem indiscutível é que a maioria dessas plantações tem propriedades medicinais, portanto, essas plantas não serão apenas uma decoração do jardim, mas também servirão para outros fins. Se houver coníferas no jardim, é melhor plantá-las a uma distância de pelo menos 10 metros de outras árvores e arbustos. Essa abordagem ajudará a evitar o caos e dará à composição uma aparência coesa..
Se houver coníferas no jardim, é melhor plantá-las a 10 metros de distância.
Algumas plantas têm propriedades medicinais
Arbustos e árvores para o projeto paisagístico devem ser selecionados com cuidado
Para que servem as plantas ampelous?
As plantas Ampel podem ser consideradas as favoritas de muitos jardineiros, sem sombra de dúvida. São plantas com caule longo e flexível, destinadas ao cultivo em formas suspensas. Na maioria dos casos, essas plantas ornamentais são anuais, mas ao mesmo tempo crescem muito rapidamente e não exigem cuidados. São culturas diversificadas que podem transformar qualquer recanto do jardim em um lugar de beleza sem precedentes, ajudando a posicionar corretamente os acentos. Entre as plantas do tipo ampel para paisagismo, podem ser distinguidas as seguintes:
- surfinia – atinge um metro de comprimento com os devidos cuidados, a flor é muito parecida com a petúnia;
- petúnia é a favorita dos jardineiros, despretensiosa, floresce do início de maio ao final de outubro;
- Begônia – adora luz suficiente, não precisa de regas frequentes;
- lobélia – anual e perene, é ótima tanto à sombra quanto ao sol.
São culturas diversificadas que podem transformar qualquer canto do jardim em um lugar de beleza sem precedentes.
As plantas Ampel são muito populares entre os jardineiros.
Como fazer um canteiro de flores elevado com paredes de pedra
As plantas não são as únicas que desempenham um papel importante no projeto paisagístico. Uma questão importante é o registro do site. Um método prático, porém prático, é criar canteiros de flores de pedra. Para o desenho correto, é necessário escolher várias pedras grandes, complementando-as com pedras menores. No centro do canteiro recém-feito estão flores, arbustos e ervas floridas. Para criar um canteiro de flores, costuma-se usar materiais, entre os quais se destacam o granito, o basalto, a dolomita e o calcário. Eles não têm apenas uma aparência esteticamente agradável, mas também são bastante duráveis..
Finalmente
Decorar um terreno com as próprias mãos, sem recorrer à ajuda de profissionais, é uma atividade viável até para um jardineiro iniciante. Você deve seguir apenas as regras e dicas básicas discutidas neste artigo. Entre a abundância de plantas e flores, você com certeza escolherá aquelas variedades que farão as delícias dos olhos antes do início do primeiro frio..
Opinião de especialista Alina Kvileva.
Vídeo: Paisagismo pelo seu próprio projeto
50 fotos de ideias de design de paisagismo para um pátio privado: