Projeto de fachada como parte integrante do projeto da casa
A estética da fachada da casa não é menos importante do que a estética dos interiores. O projeto da fachada deve combinar os espaços internos e externos em uma ideia comum e integrar harmoniosamente o edifício na paisagem circundante. Além disso, o acabamento da fachada protege as principais estruturas da casa e contribui para a sua resistência e durabilidade. Portanto, o projeto da fachada é desenvolvido escrupulosamente nos menores detalhes no estágio inicial do projeto de construção – criando um esboço – e é um componente significativo de todo o conceito arquitetônico da futura estrutura..
A aparência de um edifício residencial desempenha um papel estético importante
Características de design
Ao criar um projeto de design para uma fachada, não é apenas levado em consideração o estilo de decoração interior da casa, formado a partir do gosto dos proprietários. As características dos materiais selecionados devem corresponder às características do clima da região; os materiais, por sua vez, ditam a direção do estilo. A arquitetura dos prédios vizinhos também tem alguma influência: a nova casa deve apoiar o estilo geral da área residencial e não se tornar uma mancha estranha contra o fundo..
Um acabamento bem escolhido é uma vista espetacular da estrutura e sua durabilidade.
Além do acima, é importante considerar os aspectos básicos do projeto de fachada:
- O esquema de cores no design de fachadas é importante não apenas como uma nuance estilística; a cor afetará o estado psicoemocional de proprietários e visitantes.
- Materiais de várias texturas em certas combinações irão adicionar expressividade ao edifício, quebrando visualmente a variedade de fachadas.
Seleção de estilo
O projeto de fachadas hoje não está estritamente ligado aos cânones de um estilo particular. Algum ecletismo está na moda, combinando elementos de duas ou três tendências arquitetônicas relacionadas. Essa estrutura parece nova, não convencional e tem um toque de exclusividade..
O estilo do projeto da fachada depende do material selecionado e vice-versa, se o estilo já for conhecido, então os materiais de acabamento são selecionados para ele
No entanto, os elementos estilísticos característicos do projeto da fachada devem ser consistentes com a finalidade pretendida da construção. As áreas mais típicas da arquitetura adequadas para decorar o exterior de uma casa de campo:
- estilo classico;
- estilo sertanejo;
- estilo moderno;
- estilo oi-tech.
Design de fachada clássico
O estilo clássico no desenho das fachadas é expresso pela nobreza das proporções, simetria das silhuetas, combinações de cores contidas e sofisticação dos elementos de decoração que enfatizam o alto status do proprietário. Gesso pintado, pedra natural ou sua imitação, colunas e arcos, estuque e entalhe irão logicamente completar o estilo do edifício e torná-lo moderno.
A arquitetura barroca é pompa, luxo e riqueza de decoração
A arquitetura clássica russa é muito semelhante à bizantina
Projeto de fachada em estilo country
O estilo campestre ou rústico pode ser igualmente chamado de étnico: inclui uma torre russa com enfeites de renda e balaústres, uma casa de enxaimel alemã com um sótão pendente, um chalé suíço pastoral e uma pequena casa de campo inglesa. Dos materiais, a preferência é dada à madeira natural, pedra natural e cerâmica, texturas naturais e uma paleta de cores quentes características da paisagem circundante. Motivos rurais no desenho da fachada tornarão uma casa de campo aconchegante.
Casa de toras de estilo country
Projeto de fachada em estilo Art Nouveau
O projeto da fachada da casa em estilo Art Nouveau – revestimento de tijolos, silhuetas alongadas verticalmente de elementos de marcenaria, forja a céu aberto e vitrines de “loja”; linhas graciosas e tons de pérola.
As fachadas Art Nouveau, por um lado, combinam as tradições de estilos antigos, por outro, complementam-nas com características originais.
Desenho moderno de fachadas
O neo-loft elegante atende a todos os requisitos do design moderno e contrasta efetivamente com o fundo natural. As formas lacônicas e a funcionalidade do espaço se refletem no exterior: gesso simples de tons escuros suaves, paredes de vidro, elementos estruturais metálicos “industriais” são as principais características das residências privadas modernas de alta tecnologia.
O design moderno da fachada é uma espécie de mistura que se baseia em várias tendências estilísticas
O estilo moderno é caracterizado por linhas retas, geometria clara e uma grande área de construção
Seleção de materiais de acabamento
Os métodos modernos de acabamento de casas de campo implicam na utilização de materiais de acabamento tradicionais e novos materiais compostos – grés porcelânico, tijolos de clínquer, vigas falsas e pedra acrílica. A combinação de texturas permite criar um design único da fachada de uma casa de campo em uma ampla variedade de estilos arquitetônicos.
A tecnologia de revestimento do edifício depende do material utilizado para o acabamento.
Para fachadas de frente de acordo com a direção arquitetônica do exterior da casa, os seguintes materiais podem ser usados:
- gesso decorativo;
- azulejo de cerâmica;
- pedra natural ou artificial;
- tapume;
- tijolo decorativo.
Cada opção tem suas próprias características distintas, vantagens e desvantagens características..
Gesso
O mercado de construção oferece uma grande variedade de compostos de gesso para superfícies externas..
Gesso – a opção mais orçamentária para transformar a fachada de uma casa
O gesso mineral é a opção tradicional e menos cara, mas também menos durável e de plástico, com tendência a rachar. A principal vantagem do gesso mineral está na sua estrutura porosa: paredes de blocos de concreto isoladas com placas minerais respiram sob uma camada de gesso mineral.
Uma das vantagens do gesso é uma ampla gama de cores, não há restrições aqui.
O gesso acrílico tem alta ductilidade e resistência à umidade, mas é praticamente impermeável ao vapor. Misturas acrílicas são adequadas para decoração de parede com espuma de poliestireno como isolamento.
O gesso de silicato, junto com a elasticidade e a permeabilidade, tem propriedades antiestáticas, o que é importante para áreas poluídas com gás. Um dos tipos mais caros em termos de custo do próprio material e do custo de sua instalação; no entanto, os custos são bem pagos pela durabilidade.
O gesso se encaixa bem em quase todos os estilos
O gesso de silicone absorveu todas as vantagens dos materiais acima e, ao mesmo tempo, custa mais do que atraente.
Tapume
Existem três tipos de tapume:
- Madeira;
- metal;
- vinil.
A história do revestimento de madeira remonta a vários séculos, e a popularidade deste material permanece inalterada. Métodos modernos de processamento de madeira – por exemplo, impregnação – tornam o plâncton, mesmo de variedades de vida curta, extremamente resistente a todos os tipos de decomposição.
O revestimento de madeira moderno é bastante durável e pode servir por décadas, desde que o revestimento protetor seja atualizado em tempo hábil.
O revestimento de madeira é orgânico não apenas em projetos de fachadas rurais. A imitação da madeira laminada laminada na decoração de formas lacônicas de alta tecnologia parece original e impressionante.
A variedade estética do revestimento de metal permite que você projete fachadas muito espetaculares e brilhantes. A principal desvantagem do revestimento de metal – a tendência à corrosão – o torna um material para casas em áreas abertas..
Revestimento de metal com imitação de superfície de madeira
O tapume de PVC apareceu há relativamente pouco tempo. Como revestimento protetor para a fachada, o revestimento de PVC apresenta uma série de vantagens significativas: aumenta ligeiramente o peso específico do edifício e, portanto, é adequado para o acabamento de casas em fundações rasas; cria proteção confiável de paredes contra influências atmosféricas, incluindo radiação UV, e tem permeabilidade de vapor suficiente. Ao mesmo tempo, é ecologicamente correto, fácil de usar e durável.
Usando o revestimento do vinil, você pode superar a textura de qualquer material natural
O material de acabamento moderno, prático e relativamente barato apoiará bem o estilo country em suas modificações da Europa Ocidental. Alguns tipos de revestimento de vinil imitam um tronco descascado, com este revestimento você pode completar o estilo de uma casa de campo como uma propriedade russa.
Telha
Ladrilhos de revestimento são preferíveis em edifícios do tipo estrutura que não encolhem, em edifícios feitos de materiais com encolhimento mínimo (espuma ou concreto aerado) ou nas paredes de um edifício construído de longa data.
A textura, a forma e a cor dos azulejos da fachada são muito diversas.
Ladrilhos cerâmicos são igualmente apropriados no design clássico de fachadas e, no moderno, em uma versão monolítica da decoração de parede e como fragmentos de acento combinados com texturas contrastantes.
O trabalho de instalação pode ser feito de forma independente, basta ter um pouco de experiência nesta área
Se for utilizada imitação de tijolo ou pedra picada, vale a pena prestar atenção na cor do rejunte para obter o efeito mais expressivo. Se a cave e os perímetros das aberturas são confrontados com grandes elementos, e os planos das paredes – com outros mais pequenos, então o exterior torna-se monumental e respeitável.
Pedra
Um material de acabamento durável, confiável e praticamente eterno, cujas possibilidades decorativas são incrivelmente amplas e versáteis. O calcário e o arenito são elementos de acabamento indispensáveis no desenho das fachadas de um chalé inglês; granito e mármore – no desenho do porão e aberturas para uma clássica casa de campo, dolomita – para dar a uma casa de campo um sabor mediterrâneo único.
Enfrentar a fachada com uma pedra leva muito tempo, enquanto uma preparação de superfície de alta qualidade é necessária
Mas este projeto dará à casa um visual chique e representativo.
A pedra artificial tem características de desempenho semelhantes, mas muito mais rica em termos de cores e texturas. Além disso, a pedra de resina tolera bem a restauração..
Tijolo
Uma aparência sólida, sólida e venerável para uma casa de campo no estilo Art Nouveau dará a decoração da fachada com tijolos, especialmente com uma argamassa de cores brilhantes e contrastantes.
O tijolo é o material de acabamento mais antigo
Normalmente o revestimento de tijolos é executado simultaneamente com a construção das paredes. No entanto, o posterior acabamento das fachadas também é possível, por uma questão de reforço e decoração de estruturas obsoletas e não apresentáveis. É importante providenciar ventilação de alta qualidade aqui, a fim de evitar a destruição do material de construção das paredes. O tijolo, como a pedra, aumenta o isolamento térmico e acústico das paredes de sustentação da casa.
O tijolo é freqüentemente usado em combinação com outros materiais de acabamento.
A escolha dos materiais para fachadas de fachada, além do estilo arquitetônico, é influenciada por muitos aspectos: sua gravidade específica, propriedades de isolamento térmico, respeito ao meio ambiente, relevo e características climáticas do canteiro de obras.
Projeto de fachada faça você mesmo
Não é necessário lembrar que o projeto requer amplo conhecimento no campo da regulamentação e orientação livre nas especificidades do mercado de materiais de construção; isso pode ser um pouco complicado para um leigo. A alteração da fachada de uma casa construída anteriormente é complicada pela necessidade de desmontar completamente a decoração antiga, além disso, nem todos os acabamentos podem ser feitos com alta qualidade, contando apenas com o engenho. Em alguns casos, será mais barato recorrer à ajuda de designers profissionais e finalistas experientes..
O revestimento da fachada pode mudar a aparência da casa irreconhecível
Todo o processo de acabamento da fachada pode ser dividido em quatro etapas:
- O ponto de partida do projeto de desenho da fachada de uma casa de campo é o momento de transferir a ideia para o papel, ou seja, criar um esboço da futura decoração. O seu desenvolvimento implica uma reflexão cuidadosa sobre todos os aspectos – desde as combinações de cores à localização de todos os elementos decorativos em relação à estrutura da casa..
- A segunda fase é o design. Para uma casa já construída, isso requer medições precisas de todos os planos externos. Muitos programas de computador permitem a visualização: um modelo tridimensional permite avaliar e, se necessário, ajustar o projeto de design.
- Agora você pode começar a calcular os custos. O cálculo de consumíveis e trabalho de instalação irá mostrar a quantidade aproximada de custos.
- A fase final – decoração – pode ser feita de forma independente, basta seguir o princípio da unidade dos detalhes decorativos individuais da integridade estilística de todo o exterior.
Métodos de decoração
A forma clássica de decorar a fachada é paisagismo. Caixas de flores pastorais ou vasos suspensos em peitoris de janela, ou rosas trepadeiras, uvas e hera, colunas entrelaçadas ou rastejando ao longo das paredes e janelas de sombra, se tornarão um elemento de design romântico e aconchegante. O contraste de vegetação esculpida e pedra ou tijolo, pétalas delicadas e brilhantes contra um fundo de gesso cinza ajudará a criar um clima único para toda a casa. Esta técnica é apropriada para estilos de design clássico e rústico..
Jardinagem vertical da fachada com trepadeiras
Um dos métodos modernos é a retroiluminação. Ao brincar com a luz, você pode destacar detalhes arquitetônicos individuais e criar vários efeitos visuais. Em casas de estilo Art Nouveau ou neo-loft, vitrines espaçosas tornam-se elementos de iluminação e, ao apoiá-las com lâmpadas adicionais, você pode aprimorar o som do estilo.
A iluminação da fachada vai decorar a casa no escuro e ao mesmo tempo iluminar a área circundante
Vídeo sobre como escolher um material para decoração de fachada
Fotos de lindas fachadas