Projeto do pátio da casa privada. Escolhendo uma direção estilística
string (0) "" string (0) ""
Um chalé ou uma casa privada dentro da cidade é o orgulho dos proprietários. Antigamente, tais habitações eram certamente associadas a canteiros, horta e estufas. Mas os tempos estão mudando e o uso funcional do pátio há muito ficou em segundo plano. O paisagismo alcançou gradualmente até as aldeias mais remotas: as casas particulares são agora verdadeiros parques recreativos em miniatura. Onde as batatas cresceram, agora há um lago decorativo, gazebos erguem-se no lugar de estufas e os canteiros foram substituídos por canteiros de flores e fontes.
É preciso muito esforço para decorar o território adjacente à casa e manter a ordem leva muito tempo. Mas todo o trabalho é recompensado pelo fato de que em troca você consegue um lugar luxuoso para relaxar em silêncio ou conviver com uma empresa barulhenta..
O pátio de uma casa particular é feito em vários níveis
Uma área para refeições pode ser providenciada no quintal
Pequena ponte no pátio de uma casa particular
A primeira etapa na concepção do design do pátio é a escolha da direção estilística. Essa escolha desempenha um papel importante, pois determina em que direção o designer deve seguir. Vale a pena determinar aqui não apenas com base nas preferências pessoais, mas também levando em consideração os seguintes fatores:
- a área que você tem;
- um limite de tempo que você pode gastar para manter a aparência adequada do quintal;
- clima e tipo de solo.
Existem várias das opções mais populares que os especialistas oferecem para o projeto do pátio de uma casa particular..
No estilo inglês
Este estilo é ideal se a casa está localizada na parte de trás do terreno e exibe uma fachada aberta. Então, no pátio, você pode arranjar um beco que leva à porta da frente, e no quintal você pode arranjar uma área de lazer.
O estilo inglês pressupõe a máxima naturalidade. A área deve parecer que a mão da pessoa nunca a tocou. Isso significa linhas suaves, ausência de assimetria, caminhos sinuosos e irregularidades da paisagem. As plantas são geralmente colocadas em camadas: primeiro, grama e flores, depois arbustos e árvores.
Um reservatório artificial em forma de um pequeno lago se encaixa perfeitamente aqui..
Caminho original de cortes de madeira
Alocação de área de lazer com arbustos
estilo japonês
Aqui, o reservatório não é apenas um desejável, mas um elemento obrigatório. Normalmente ele é o objeto central e tudo o mais já está construído em torno dele. A lagoa é decorada com pontes, pedras, gazebos estão instalados em suas margens. Os principais representantes da flora são o rododendro, o zimbro e o pinheiro-anão..
O estilo japonês é bastante complexo em design e percepção, sua beleza é mais profunda e se revela gradualmente.
Esse pátio se harmoniza com o raciocínio filosófico, relaxa e dá paz de espírito à pessoa..
Os caminhos conectam todas as áreas funcionais do site
Quintal com zona de refeições
Área de recreação no quintal de uma casa particular
Estilo mediterrâneo
Uma combinação harmoniosa dos estilos gregos e romanos antigos, este estilo mediterrâneo é o favorito dos paisagistas e lembra a beleza maravilhosa da natureza do sul..
Sua característica distintiva é a abundância de pedra em todas as suas manifestações: são lascas de mármore e seixos do mar, e simplesmente rochas não tratadas..
Um pátio de estilo mediterrâneo deve ser associado a uma linha costeira montanhosa, razão pela qual é costume ter várias elevações nele. Pode ser uma escada, muro de contenção ou um declive com terraço..
As plantas são de grande importância aqui. Em tais jardins, a topiaria é comum – cortes de cabelo encaracolados de plantas e dando-lhes formas bizarras. Além disso, a flora do Mediterrâneo se delicia com frutas deliciosas: cítricos, pistache e azeitonas. Também são usados palmeiras pequenas, canteiros de flores plantados com rosas ou flores perenes variegadas, gramados de ervas.
Quanto aos elementos arquitetônicos, há muitos deles aqui. Na parte interna, um pátio é equipado, o território é decorado com arcos, terraços e sebes, e, claro, fontes.
No quintal, você pode organizar uma pequena fonte e colocar uma mesa de jantar
Você pode organizar um gazebo no quintal
Nós planejamos o projeto do quintal
Um belo pátio desempenha um papel muito importante, pois é dele que começa a primeira impressão da casa e dos seus proprietários. Portanto, o enredo pessoal não deve receber menos atenção do que a própria casa de campo..
Para economizar tempo e dinheiro, evitar alterações e reconstruções, ao iniciar o planejamento vale a pena responder algumas perguntas.
O que é mais importante para você – beleza ou praticidade? | Se a necessidade de uso prático prevalecer, então primeiro coloque as coisas mais necessárias no quintal, e só depois preencha o espaço livre com elementos decorativos. |
Para que propósito você usará o quintal? Com que frequência você se reúne com amigos e organiza encontros ao ar livre? | Planejando relaxar sozinho? Cuide de um canto com sombra, instale uma fonte ou lagoa. Reunindo grupos de amigos? Construir um gazebo, equipar a área com um local para cozinhar. |
Você tem filhos e animais de estimação?? | Cuide da segurança deles. Evite corpos d’água profundos, tenha cuidado com o fogo e a fiação elétrica. |
Como você imagina um lindo pátio? | Escolha um estilo de acordo com suas preferências, adicione elementos decorativos, plantas de plantas. |
Cantos temáticos no pátio
Zoneamento de diferentes partes do pátio
pode ser feito por plantas
Área de descanso no local de uma casa particular
É das respostas a essas perguntas que todas as suas decisões subsequentes dependem. Isso é especialmente verdadeiro para pequenos estaleiros, onde não há como organizar tudo de uma vez, e você deve priorizar.
Tendo em mente algum plano para a criação de paisagismo, você pode começar a colocar objetos no chão. Recomenda-se dividir mentalmente a área em quadrados responsáveis por diferentes áreas funcionais. Cada zona corresponderá a uma figura-chave – um mirante, jardim de pedras, lago, canteiro de flores ou pátio. Assim, todos os objetos ficarão distribuídos de maneira uniforme e equilibrada por todo o pátio..
Antes de prosseguir diretamente para a construção, verifique o estado do território. Se você encontrar acúmulo de água, instale um dreno. Na mesma fase, são realizadas todas as comunicações necessárias para a irrigação das plantas e o funcionamento dos reservatórios.
O pátio de uma casa particular é feito em vários níveis
Uma mesa de jantar pode ser arranjada no quintal
Nós colocamos os trilhos
Depois de dividir o território em zonas, é necessário certificar-se de que você pode mover-se facilmente entre elas. Para isso, vale a pena equipar caminhos especiais no pátio. Eles podem ser completamente diferentes: alguém vai gostar de caminhos sinuosos, alguém vai preferir trajetórias retas e alguns vão gostar de algo intermediário..
O material da trilha também oferece uma grande seleção:
- grandes pedras planas;
- tijolo;
- cascalho;
- placas de concreto;
- calçada portuguesa.
Os caminhos podem ser deixados sem cercas ou enfatizados com uma pequena cerca ou borda decorativa.
Se o território for irregular, ele pode ser organizado em planos diferentes conectando segmentos adjacentes por meio de escadas.
Plantar plantas
À primeira vista, pode parecer que o plantio não pode ser particularmente difícil. No entanto, muitas plantações de jardim são bastante caprichosas e a autoconfiança excessiva aqui pode levar ao fato de que, depois de um tempo, todo o trabalho feito terá de ser refeito novamente. Para evitar que isso aconteça, ao fazer o paisagismo do quintal, é recomendável seguir uma série de regras..
- Não coloque coníferas e arbustos em áreas cobertas. Apesar de aqui parecerem bastante impressionantes, tirar as agulhas do terraço todas as manhãs está longe de ser a melhor coisa a fazer..
- Não se esgote com plantas desnecessariamente caprichosas que requerem cuidados constantes. Se você não sente um desejo especial por jardinagem em sua alma, então opte por arbustos e árvores mais modestos..
- O lago implica uma decoração elegante, mas não as plantas que nele enxáguam suas folhas. Portanto, as plantas decíduas devem ser removidas dele..
- Há uma tendência crescente de substituição de cercas por sebes. Ao mesmo tempo, as plantas utilizadas devem ser suficientemente densas e ter uma altura média, visto que muito altas parecerão desleixadas, e as baixas não serão capazes de esconder a área de olhares indiscretos..
- Não existe uma área que não seja decorada com um belo canteiro de flores. Você pode dividir um grande e vários pequenos. Mas lembre-se de que se você plantar vários de uma vez, é importante que eles sejam combinados uns com os outros..
- Uma pequena área não é motivo para desistir do paisagismo. Use a posição vertical com escorregadores alpinos, saliências e cascatas.
Você pode colocar um poço decorativo no quintal
Projeto de casa em estilo japonês em um fundo de floresta
A fonte de pedra no meio do pátio é muito bonita
Organizamos elementos de decoração
Para que a visão do enredo pessoal seja completa e deixe claro que os profissionais colocaram sua mão aqui, você deve adicionar alguns elementos decorativos ao projeto paisagístico.
Os clássicos do gênero são esculturas de jardim. Eles devem se sobrepor em estilo ao design geral não apenas do local, mas também da casa. Podem ser estátuas clássicas e instalações abstratas. Seu tamanho é de grande importância, que é escolhido em função da área livre que você possui. Eles podem ocupar com lucro o espaço livre de um grande quintal e é melhor não entulhar uma pequena área com eles..
Os arcos decorativos ficam bem em quase todos os locais. Para criar um efeito adicional, eles são cobertos com hera ou outras plantas, e uma iluminação especial é selecionada para eles. Você pode organizá-los um por um, um após o outro ou em uma fileira..
Certifique-se de manter o estilo geral com a decoração. Se for a Provença, então potes de barro e sebes de vime estarão disponíveis, ânforas de diferentes tamanhos serão apropriadas para o estilo mediterrâneo e uma gota de magia no jardim pode ser adicionada com a ajuda de figuras de animais, gnomos e outros personagens de contos de fadas. A última opção certamente será apreciada por seus filhos..
Pedras em combinação com flores irão complementar perfeitamente o design do quintal
Você pode fazer um caminho com pedras e plantar flores ao lado dele
Nós criamos reservatórios
Imagine como é agradável desfrutar do frescor de um lago limpo em um canto sombreado de seu próprio jardim em uma tarde quente de verão. A construção de um reservatório é um processo bastante trabalhoso, mas vale a pena.
Um reservatório artificial pode ser executado em variações completamente diferentes..
- Pequeno lago. Preenchê-lo com peixes, decore com pedras e nenúfares, e este local será de grande interesse para os hóspedes, além de se tornar um playground favorito da geração mais jovem..
- Uma fonte graciosa. Esta estrutura pode ocupar muito pouco espaço e é adequada para pequenos estaleiros. Mas seus respingos agradáveis serão uma verdadeira salvação do calor do verão..
- Um riacho travesso ou uma cachoeira em miniatura. Seu murmúrio relaxa e cria uma atmosfera única de relaxamento sozinho com a natureza.
Para ser agradável no quintal, é preciso mantê-lo limpo
Flores e árvores bem cuidadas ficarão ótimas no quintal
As flores podem ser plantadas ao lado do caminho
Iluminando o território
A iluminação artificial do pátio desempenha várias funções importantes ao mesmo tempo..
- Proporciona mobilidade na ausência de luz natural.
- Ilumina vantajosamente os elementos decorativos, criando sua aparência estética.
As luzes devem ser instaladas para cobrir todo o perímetro sem deixar cantos escuros e equipar todas as escadas e caminhos.
O programa de iluminação obrigatório também inclui os seguintes elementos:
- fachada da casa;
- dependências;
- estacionamento;
- entrada principal;
- zona de descanso.
Depois disso, passamos aos elementos decorativos. Será uma pena se toda essa beleza puder ser apreciada apenas durante o dia. Portanto, também iluminamos todas as fontes, escorregadores alpinos, esculturas e canteiros de flores..
As tiras de LED se tornarão um verdadeiro achado para decorar um jardim noturno. Eles podem enfatizar a beleza das árvores ou colocá-las ao longo da borda das escadas..
Por uma questão de economia e conveniência, é recomendável usar luminárias alimentadas por energia solar no quintal. Eles não desperdiçam sua eletricidade e, portanto, não exigem que a eletricidade seja fornecida a eles..
Você pode decorar o quintal com flores
Projeto do pátio de uma casa particular com gazebo
Organizamos um local de descanso com lareira
O território da trama pessoal pede apenas um lugar para cozinhar comida em uma fogueira. As opções mais comuns para esse lugar são churrasco e churrasqueira, mas você pode encontrar uma abordagem mais fora do padrão..
- Tandoor. Este forno asiático é bastante volumoso, então certifique-se de considerar suas opções ao instalá-lo. Você pode dobrar este forno com as próprias mãos e comprar um já pronto..
- Lareira ao ar livre. Dá a impressão de que acabou de se sentar na sala de estar e foi transportado para o jardim de uma forma mágica. Coloque móveis estofados ao lado dele e fique à vontade, desfrutando tanto da beleza da natureza quanto do calor da lareira.
Os proprietários de casas particulares com territórios adjacentes têm muita sorte – o projeto paisagístico abre muitas oportunidades para seu arranjo estético e funcional. No pátio da sua casa, você encontrará um jardim para passear, uma área de lazer e até mesmo um local para cozinhar..
Opinião de especialista Alina Kvileva.
Vídeo: Equipamos o pátio de uma casa particular
50 fotos de ideias de design para o pátio de uma casa particular: