Caminhos de jardim faça você mesmo: desenhos e opções de design
string (0) "" string (0) ""
Melhorar um enredo pessoal não é tão difícil quanto parece à primeira vista. A ideia menos cara seria construir caminhos de jardim. Tal design não só dará uma aparência atraente para a área local, mas também se tornará um acréscimo muito funcional. Com tempo chuvoso, não é necessário caminhar em terreno encharcado, a presença de um caminho de jardim o salvará de tais inconvenientes. O mercado moderno oferece muitos materiais para organizar um terreno pessoal. Basta fazer uma escolha com base nas preferências de gosto e capacidade financeira. Para economizar significativamente, não é necessário buscar ajuda de paisagistas, não é preciso procurar uma equipe de ladrilhadores. É perfeitamente possível traçar caminhos de jardim por conta própria, você só precisa saber algumas sutilezas que você pode encontrar no processo de organizar a área local.
Os caminhos do jardim podem ser colocados de forma independente
Caminhos de jardim são a opção mais econômica para melhorar o local.
Caminhos de jardim podem decorar harmoniosamente o local
Caminhos de jardim feitos de pedra natural
Caminhos decorados com pedra natural sempre parecem impressionantes e originais. As principais vantagens do material natural são facilidade de instalação, resistência ao calor e longa vida útil. A desvantagem é o alto preço do revestimento, a solidez e a necessidade de fazer um esboço antes de iniciar o trabalho. A pedra natural é considerada um material de elite, e muitos desenvolvedores preferem praticamente não usá-la devido ao alto preço. Mas, neste caso, o preço justifica totalmente a qualidade. Os caminhos do jardim feitos de pedra vão durar décadas.
A pedra natural é extraída em pedreiras e posteriormente processada. Isso significa que o material é ecologicamente correto e possui uma variedade de cores e tamanhos. Entre os métodos de pavimentação de caminhos, dois métodos principais são distinguidos: aplicando um revestimento em um leito de areia ou espalhando o revestimento diretamente sobre a mistura de concreto.
Essas faixas podem durar muito tempo.
Os caminhos de pedra natural parecem muito bonitos
Deitado em uma almofada de areia
- É necessário cavar uma vala, cuja profundidade é determinada pelas características do solo. Se o solo for leve o suficiente, a trincheira não deve ter mais de meio metro, caso contrário – não mais de 30 cm.
- Uma camada de brita preparada é distribuída no solo, não mais do que 12 cm.
- Um travesseiro de areia deve ser colocado em cima dos escombros..
- Um ornamento de pedra natural é formado na areia.
- Se necessário, as juntas são seladas com areia.
- Na última etapa, toda a superfície é tratada com água. É necessário monitorar a quantidade de umidade, isso ajudará a evitar a lavagem da areia das juntas..
- Deitado usando concreto
- Como no primeiro caso, uma trincheira é cavada, várias camadas de entulho e areia são colocadas.
- A quantidade necessária de concreto é despejada na fôrma.
- Espere até que a argamassa seque e remova cuidadosamente a cofragem.
- Areia é derramada, pedra natural é colocada em sua superfície.
- As juntas são esfregadas com areia, após o que o caminho do jardim é tratado com água.
Você também pode colocar ladrilhos em uma base de concreto.
Ao processar com água, certifique-se de que a areia não seja lavada
A superfície sobre a qual o ladrilho ficará deve ser nivelada
Pavimentação de clínquer
Imaginação sem limites, conjunto de equipamentos necessários e um pouco de paciência – é disso que você precisa quando se trabalha com clínquer. O material vem em vários formatos, mas os mais comuns são retangulares e em forma de cunha. Os tijolos de clínquer começaram a ser usados há dois séculos e eram usados para pavimentação de estradas e calçadas. Posteriormente, passou a ser utilizado na decoração de jardins e chalés de verão..
A marca registrada do material não é apenas sua aparência esteticamente agradável, mas também uma série de vantagens funcionais. Os tijolos de clínquer são feitos de argila na técnica de sinterização total. Isso significa que tal pavimentação durará muitos anos devido à sua resistência a temperaturas e umidade extremamente baixas. Não racha, pode suportar grandes cargas e pode ser limpo com uma escova, detergente e água. Além disso, o material não se deteriora com a exposição a sais, agentes alcalinos e outras substâncias abrasivas..
O material é muito resistente e não sofre más influências
Uma trilha feita com esse material pode servir a você por muitos anos.
Como trabalhar com tijolos de clínquer
Se você decidir decorar um jardim em estilo country, o material se encaixará perfeitamente no quadro geral. É necessário prestar muita atenção ao método de pavimentação. Um caminho de jardim com curvas suaves ficará espetacular. Ao mesmo tempo, preste atenção para que o caminho não consista em curvas fechadas, isso o evitará de pisar no material ao longo do canto interno. O processo de trabalhar com o revestimento não é complicado, mas possui várias nuances:
- o plot está sendo marcado para determinar a linha zero, a inclinação é feita para a remoção conveniente do excesso de umidade;
- pinos são colocados nos cantos do local e a corda é esticada ao longo deles;
- uma segunda corda é fixada em uma das estacas, retraída 90 graus;
- as tábuas são cavadas no solo, um pouco mais longe das estacas, se necessário, uma camada adicional de terra é despejada e compactada;
- é preparada uma solução composta por cimento e areia;
- os tijolos de clínquer são colocados com um martelo de borracha;
- se necessário, as costuras são preenchidas com uma quantidade adicional de argamassa.
Considere ter um meio-fio. O meio-fio ficará ótimo do ponto de vista estético e ajudará a manter os contornos do caminho, bloqueando o caminho da umidade que flui. Ele pode ser projetado com tijolos, colocando-se delicadamente o material nas bordas da passarela ou enterrando-o em pequenas valas pré-cavadas..
Curvas suaves irão adicionalmente decorar a imagem geral
A borda também irá decorar o caminho
Esse material se encaixa perfeitamente no estilo country.
Lajes para pavimento
As lajes de pavimentação servirão por muitos anos, basta instalá-las corretamente. Escolher um ladrilho não será difícil, existem vários tipos de revestimento no mercado da construção, desde a cor à dimensão e padrão aplicado na superfície. O material pode ser facilmente colocado por conta própria, sem a ajuda de profissionais. Para economizar dinheiro, faz sentido usar os métodos mais baratos e simples de colocar lajes de pavimentação. Para o trabalho, você precisará de ferramentas que todo proprietário certamente encontrará: baioneta e pás, cavilhas, nível, martelo de borracha, ancinhos, um dispositivo para nivelar o solo, uma escova de cerdas duras.
Para colocar os ladrilhos por conta própria, você precisará de um conjunto padrão de ferramentas
Para que o ladrilho funcione por muito tempo, você precisa colocá-lo corretamente
Como instalar lajes de pavimentação
Antes de iniciar o trabalho, é necessário retirar todo o desnecessário do território, retirar o excesso de grama. Em seguida, vá até a marcação do local e pense na largura dos caminhos e em suas direções. É irracional fazer caminhos largos no jardim. É muito caro e ocupa muito espaço que pode ser usado para outras necessidades..
Para indicar o limite da superfície futura, pinos são colocados e uma corda é puxada sobre eles. Isso é feito para dar uma superfície nivelada à passarela. As depressões são cavadas no solo. Para determinar a profundidade da trincheira, você precisa medir a espessura do ladrilho. Por exemplo, se o material tiver 7 cm de espessura, é aconselhável fazer um furo de 10 cm no solo, além disso, de acordo com os limites da corda, o lado é batido com uma pá. Ao mesmo tempo, a ferramenta deve ser mantida estritamente vertical. Depois que o trabalho nos pára-choques estiver concluído, você pode começar a remover o excesso de camadas de solo de dentro. O próximo passo será distribuir a areia dentro do espaço formado, enquanto você precisa monitorar a uniformidade da superfície. Você pode corrigir as falhas com uma pá. Agora você pode iniciar a tarefa mais importante: colocar lajes de pavimentação. É necessário verificar a qualidade do trabalho por meio de um nível. A inclinação por 1 m da pista deve ser igual a 1 cm. As costuras formadas são esfregadas com areia, tratando-se os ladrilhos com água.
Antes de colocar, você precisa limpar a área de detritos
Em seguida, você precisa fazer a marcação
Ao colocar ladrilhos, você precisa verificar a superfície com um nível
Uso de madeira
O propósito de qualquer caminho de jardim é exclusivamente utilitário, mas e se você mostrar um pouco de imaginação e for criativo na questão de organizar o território. A madeira é um material ecológico com uma aparência esteticamente agradável. Caminhos de madeira irão decorar qualquer área e parecerão não triviais e interessantes. Vigas, tábuas, parquete de jardim ou tábuas podem servir como material. Mas cada vez mais, um corte de serra feito de madeira é usado para decorar um terreno pessoal.
Antes de começar a trabalhar, você deve fazer uma escolha entre as muitas variedades de madeira. Tudo depende de quanto tempo você planeja usar a pista. O carvalho dura cerca de dez anos, o pinho não perde as suas propriedades durante 7 anos. O larício pode ser considerado a espécie mais durável, é o mais durável e durará cerca de 25 anos. Quanto mais carga for aplicada à pista, maior será o diâmetro dos blocos de madeira. Em altura, é aconselhável fazê-los no mínimo 15 cm. Com tais dimensões, o corte da serra da árvore é firmemente fixado em orifícios pré-preparados e não cairá durante a operação.
IMPORTANTE! É necessário abandonar o corte de serra que apresenta rachaduras. Antes do assentamento, recomenda-se limpar a casca da árvore, isso prolongará sua vida útil.
A plotagem do local é realizada como nos casos descritos acima. Para o movimento confortável de uma pessoa, 60 cm de largura da esteira serão suficientes. Um filme impermeabilizante é colocado no fundo da trincheira. Se não estiver disponível, você pode parar no filme plástico comum. A próxima etapa é distribuir a quantidade necessária de pedra britada na superfície preparada. A pedra triturada atua como drenagem e protege a madeira da umidade indesejada. A areia é distribuída em uma camada uniforme, após a qual você pode começar a fazer o corte da serra. A distância deve ser mínima. Os espaços entre as peças são preenchidos com areia, para a compactação o material é despejado com uma pequena quantidade de água. Você pode decorar a pista de diferentes maneiras. Por exemplo, pinte um corte de serra, semeie as fendas com grama ou decore com pedrinhas. Lembre-se que a árvore está sujeita à influência negativa do meio ambiente, portanto, antes de colocá-la, é melhor cobri-la com compostos especiais que evitem seu apodrecimento..
Passarelas de madeira | Recomendações de instalação |
De corte de serra | É necessário secar bem o material, colocar peças grandes ao longo da orla do caminho, os restantes elementos podem ser usados para esgrima. |
De um bar | No centro da vala escavada, a base deve ser significativamente mais alta para o escoamento da água. Cubra a estrutura com cascalho e compacte-a bem. |
De pranchas | Em vários pontos da madeira são feitos cortes, onde são inseridas as peças transversais. A árvore pode ser tratada com tinta para madeira, e um meio-fio pode ser construído ao redor das bordas da estrutura.. |
Você pode fazer um caminho de madeira sozinho
Caminhos de madeira irão decorar qualquer área e parecerão não triviais e interessantes
Caminho de concreto no jardim
Cada método de traçar um caminho de jardim tem prós e contras. Um caminho concreto não é exceção. Milhares de proprietários de casas individuais escolhem apenas esse método de decoração da área local. O concreto é um material durável que pode durar mais de 12 anos, se usado corretamente. O design é bastante fácil de criar, sem a ajuda de profissionais. Além disso, um caminho de concreto é uma ótima maneira de economizar dinheiro, o material é relativamente barato. O concreto pode suportar cargas mecânicas significativas sem problemas e a instalação não leva muito tempo. Mas, como em outros lugares, também existem desvantagens aqui. Na entressafra, o material costuma rachar. Isso se deve ao movimento do solo em tempo chuvoso. Dificilmente será possível mudar a localização da pista no futuro, a construção é capital. Portanto, é melhor levar o seu tempo e pensar cuidadosamente sobre a direção dos caminhos e sua largura..
O processo de assentamento da via com as próprias mãos de concreto deve começar com a instalação da cofragem. É melhor usar placas para isso. Se você planeja adicionar algumas curvas à estrutura, use qualquer material plástico. O compensado é uma ótima opção. Observe que, em qualquer caso, o concreto deve ser derramado em partes. Isso é feito para compensar a expansão ou contração do material devido às mudanças de temperatura. Portanto, não adianta fazer fôrmas contínuas para toda a obra. Você pode colocá-lo parcialmente, economizando significativamente materiais para a construção. Os profissionais recomendam fazer um travesseiro com uma mistura de entulho compactado e areia. Faz sentido pensar em impermeabilização. Para esses fins, geotêxteis ou feltro para telhados servirão. O próximo passo é despejar concreto. A argamassa é misturada com cimento e areia na proporção de 1 para 3. A espessura preferida do concreto deve ser de no mínimo 5 cm, nivelando-se a camada resultante com uma espátula. Após o aparecimento de umidade na superfície, todas as irregularidades superficiais podem ser removidas e o concreto é umedecido com água.
Passarela de concreto é a opção mais barata e fácil
Você pode criar essa faixa sem recorrer à ajuda de profissionais.
O concreto é um material muito durável e pode durar mais de uma dúzia de anos.
Módulos de plástico
O uso de módulos de plástico no assentamento de um caminho de jardim é uma nova tecnologia que conquistou milhares de fãs em todo o mundo. Plástico – o material é bastante leve, barato, durável e forte. As vantagens incluem o fato de que os módulos de plástico podem ser desmontados a qualquer momento. Eles não são expostos a influências ambientais negativas e não entram em reações químicas. É neste caso que pode escolher qualquer opção, pois existe uma grande quantidade de plástico de diversos formatos e cores no mercado. O ladrilho inclui o forro e o exterior. O underlay é projetado para ventilar o ar e drenar o excesso de umidade. Antes da instalação, é necessário nivelar a superfície na qual o material será colocado. É melhor colocar drenagem adicional no solo. Pedra britada pode ser usada como drenagem. A instalação em si é bastante simples e é realizada por meio de uma fechadura. É assim que as partes das peças são conectadas umas às outras..
Visualizações | Características principais |
Parquete de jardim | Pranchas dispostas em seções no solo preparado. Os elementos são conectados usando um mecanismo de bloqueio. |
Coberturas modulares de treliça | A instalação deve ser feita em uma superfície perfeitamente plana. O material é relativamente barato, bastante durável. |
Churrasqueira | Material celular que não requer preparação preliminar do solo antes de iniciar a instalação. |
Módulos de plástico não são muito caros e fáceis de instalar
A churrasqueira não requer nenhum trabalho preparatório especial
Usando o formulário
Você pode fazer faixas com suas próprias mãos hoje, sem muito esforço. Existem dezenas de tecnologias no mundo que facilitam a vida dos proprietários de imóveis. Uma das tecnologias mais rápidas pode ser considerada o uso de formas especiais de plástico. Tudo é muito simples: o cimento é despejado no molde e deixado até que esteja completamente seco. Para um trabalho confortável, você precisa adquirir várias amostras, 2 ou 3 formulários serão suficientes.
Antes de colocar as telhas, é necessário escavar o solo. A primeira camada é preenchida com areia até uma profundidade de cerca de 10-15 cm, depois é distribuída a brita (7-10 cm), é necessário completar o trabalho preparatório com a distribuição de outra camada de areia. Em seguida, a areia é compactada e pode-se iniciar o assentamento de ladrilhos feitos em formas. Recomenda-se preencher as lacunas formadas com areia e, a seguir, umedecer toda a estrutura com um pouco de água..
Opinião de especialista Alina Kvileva.
Vídeo: caminho do jardim faça você mesmo
50 fotos de ideias para criar caminhos de jardim com suas próprias mãos: