Nós decoramos o interior do quarto das crianças
O design de um quarto infantil não deve ser apenas prático, funcional, mas também proporcionar à criança a oportunidade de mergulhar em seu próprio mundo de desenhos animados e contos de fadas. Na hora de escolher uma decoração, é importante se guiar, entre outras coisas, pelas preferências do bebê – o que ele gostaria, quais personagens favoritos ele quer ver. Na verdade, a maior parte do tempo será gasto nesta sala – para descanso, jogos, estudo.
Ao decorar uma creche, você deverá buscar um equilíbrio entre sua opinião e os gostos da pequena dona do quarto.
Para cada processo, uma área separada deve ser alocada, portanto, é necessário recorrer ao zoneamento espacial. A qualidade dos materiais é outro aspecto importante. Eles devem ser seguros, ecológicos e confiáveis.
Considere as principais recomendações para um design eficaz e prático de um quarto infantil.
Zoneamento de quarto infantil
A regra principal é a necessidade de zoneamento de espaço. É necessário distinguir entre o espaço para dormir e descansar, estudo, criatividade, uma área de lazer, um local para guardar as coisas da criança. O mais comum é o princípio de dividir uma sala organizando os móveis. Com menos frequência, os pais recorrem ao zoneamento com cortinas, tecidos, todos os tipos de colunas, arcos, decoração de paredes, pisos com diferentes materiais, uso de telas e divisórias.
O zoneamento da sala ajuda a ensinar a criança a fazer pedidos.
Existem três áreas principais:
- A “área de trabalho” deve permitir que você se concentre, não se distraia. Para começar, pode ser uma pequena mesa, mais tarde – um local de trabalho completo. É melhor colocá-lo perto da janela de forma que a luz do dia incida diretamente sobre ele. Nesta área, você precisa colocar várias prateleiras para cadernos, livros, material de escritório.
- A “área de dormir” deve ser capaz de acomodar uma cama ou cadeira dobrável. Colocado, geralmente, no centro ou contra a parede. Se você tem dois filhos, o leito pode ter dois níveis.
- A “área de jogos” no período inicial assume o papel principal para a criança na sala. Como as crianças passam muito tempo no chão, cuide bem do tapete. Para guardar brinquedos, você pode equipar racks especiais, comprar cestos, pufes macios.
A área de aprendizagem, separada do resto do espaço, permite que as crianças se concentrem e trabalhem de forma independente
Regras para a seleção da paleta de cores do quarto das crianças
Acredita-se que as cores de certa forma afetam o psiquismo de uma criança. Tons amarelos quentes podem adicionar atividade, mobilidade. Os verdes têm um efeito calmante. Ao organizar um quarto para um menino, tons de azul, azul são frequentemente usados - de azul, turquesa, a profundos e saturados.
Um tom verde suculento ativa o pensamento da criança e leva a novas façanhas
A cor bege criará uma atmosfera calorosa e acolhedora na sala, até mesmo as janelas do berçário estão voltadas para o lado norte
Para as meninas, é preferível usar tons de rosa pastel e bege. Você pode diluí-los com cinza neutro, ou adicionar um pouco de creme, café, manchas de laranja. Adicione detalhes brilhantes com tons de cenoura, framboesa e coral.
Interior do quarto infantil em tons pastel
É indesejável usar mais de 3 cores ao mesmo tempo, caso contrário, criará uma sensação de caos e desordem. A idade da criança é importante ao escolher a faixa principal – quanto mais jovem for o bebê, mais calma deverá ser a atmosfera ao seu redor..
Recursos de acabamento
Parquet, laminado, linóleo e carpete são usados com mais frequência como piso. A vantagem deste último está em uma decoração “infantil” variada. Personagens de desenhos animados favoritos, animais, princesas de fadas, estradas, vários jogos, quebra-cabeças podem ser representados no tapete. O laminado é um material bastante durável e fácil de ajustar. Contras – bastante frio, não extingue os sons dos passos. O revestimento de cortiça também se encaixa bem no quarto de uma criança. É bastante macio, quente, não requer esforços significativos, habilidades ao colocar. O linóleo natural é um material durável e durável que pode durar até 15 anos. Ambientalmente amigável.
Em qualquer caso, a superfície do piso deve ser plana, resiliente e não escorregadia.
Na área de recreação dos mais pequenos é necessário colocar um tapete, pois eles passam a maior parte do tempo sentados no chão.
Atenção! Os materiais de acabamento devem ser seguros para a saúde, duráveis e confiáveis.
Você pode simplesmente pintar as paredes do quarto do bebê e desenhar seus personagens favoritos de contos de fadas ou desenhos animados.
As paredes são geralmente decoradas com papel de parede, tinta, madeira. Se você escolher tinta, certifique-se de que não haja solventes prejudiciais na composição. Graças a ela vai ser possível escrever nas paredes, desenhar como num quadro de ardósia, porque agora existem revestimentos laváveis. Em termos de prevalência, o papel de parede não é inferior à pintura. São absolutamente seguros para a saúde da criança, são permeáveis à humidade e ao vapor. Dependendo das fantasias, preferências da criança, você pode escolher um papel de parede com um desenho que você goste. Uma das opções mais orçamentais para decorar o interior de um quarto de criança. Entre as desvantagens está a resistência insuficiente a danos mecânicos. O papel de parede revestido de vinil é uma exceção, sua durabilidade é muito maior. Você também deve prestar atenção ao papel de parede lavável. Caso seu filho pinte, você pode facilmente lavar a arte. Vale a pena escolher padrões calmos e discretos, um design brilhante pode ficar entediado rapidamente.
Iluminação
A iluminação desempenha um papel importante no interior dos quartos das crianças. Várias fontes de luz devem estar presentes aqui. O central é uma lâmpada de teto – lustres padrão ou lâmpadas estilizadas – um avião, uma nuvem, uma flor. É aconselhável preparar uma luz noturna para o seu filho. Os móveis podem ser decorados com tiras de diodos. Uma arandela de parede dará uma luz suave e suave à noite. Um elemento obrigatório é um candeeiro de mesa. Deve ter luz brilhante com a tonalidade correta sem amarelar..
Deve haver boa iluminação em todas as áreas do quarto das crianças
Luminárias com abajures semitransparentes mate distribuem a luz de maneira mais uniforme
Seleção de móveis
O mobiliário é adequado ao sexo e à idade da criança. No quarto de um recém-nascido, os elementos necessários serão um cercadinho, um trocador, uma cadeira de alimentação, um guarda-roupa, uma cômoda. Com o tempo, uma mesa baixa com uma cadeira aparecerá aqui, o berço será substituído por um local de dormir completo.
No berçário para o bebê, é conveniente colocar uma cama de adulto para a mãe até que a criança cresça
Para crianças menores de três anos, uma pequena mesa é o suficiente para desenhar ou jogos de tabuleiro
Quanto mais perto da escola, maior deve ser a área de trabalho.
Para uma criança em idade escolar, você precisará de uma escrivaninha e várias prateleiras para livros. Cuide de um número suficiente de guarda-roupas, prateleiras, cômodas, nos quais você colocará pertences pessoais, roupas de cama, brinquedos. Mas não sobrecarregue o interior do quarto das crianças com móveis pesados e maciços. No centro, o espaço deve permanecer livre para jogos, entretenimento.
Uma cama em forma de carro, uma casa de conto de fadas, um balão ajudará a diversificar o ambiente e dará ao bebê muitas impressões positivas. Vários pufes, cestos e baús aumentarão significativamente a quantidade de espaço de armazenamento.
Você mesmo pode fazer uma casa dessas para um bebê
Importante. O design do quarto das crianças é selecionado não só com base no tamanho e layout do quarto, mas também levando em consideração as preferências e interesses da criança.
Móveis embutidos ajudarão a resolver o problema de armazenamento em uma sala pequena.
Na maioria das vezes, ao decorar um quarto para uma menina, tons de rosa são usados. Recomendamos afastar-se desse estereótipo e escolher as cores pastel de roxo, verde-oliva, laranja, pêssego, dourado. Pequenas manchas contrastantes irão adicionar brilho. A pequena senhora deve gostar da cor. O foco principal pode ser colocado na cama. Se você tiver espaço livre, compre uma cama cheia com muitos travesseiros, como uma princesa de desenho animado. A cabeceira da cama pode ser de tecido, veludo. Se não houver muito espaço, uma cama alta, um sofá.
Um número suficiente de guarda-roupas deve ser colocado na sala..
Um quarto para um menino não precisa ser decorado em tons de azul. Tons de verde, roxo, marrom e bege são adequados.
Viveiro em estilo marinho
Uma boa ideia para arrumar o quarto de um menino é estilizá-lo em um estilo náutico. Para a decoração de paredes, murais com uma paisagem marinha, adesivos de vinil, papel, papel de parede colorido em tons de azul, turquesa são adequados. No chão, parquete, laminado, cortiça serão adequados.
A escala do retrabalho do viveiro depende de quão profundamente você deseja mergulhar no assunto. Uma cama de navio, baús em vez de guarda-roupas, decoração para a cabine do capitão – tudo isso exigirá um investimento considerável
O estilo fácil não é tão caro e envolve a decoração temática das paredes, a seleção de tecidos adequados e decorações
Escolha lâmpadas em um determinado tema – conchas, pedras, vigias, âncoras. A paleta é baseada nas cores do mar, céu, areia. Você pode pendurar uma rede na sala espaçosa. Decore paredes com pinturas, painéis, recifes decorativos, corais, maquetes de iates.
Cores primárias – branco, cinza claro e todos os tons de azul
Lembre-se de que as crianças são indivíduos com necessidades e interesses próprios, cada um quer ter seu próprio espaço.
Quarto infantil para dois meninos da mesma idade
Em uma sala pequena, é melhor colocar uma cama de beliche e usar o espaço livre para uma área de esportes
Se você tem dois filhos, tente dividir a sala em duas partes separadas. Isso permitirá que cada um deles viva em seu próprio mundo. Quando as camas estão dispostas simetricamente próximas umas das outras, separe-as com uma tela portátil e mesa de cabeceira. Para as meninas, a separação por cortina, a cortina é adequada. Para menino e menina, é necessário aumentar o espaço entre os locais de dormir, cada um deles deve ser fornecido com um armário pessoal. Uma cama de beliche ajudará a economizar espaço em um quarto pequeno. Se as crianças não chegarem a um acordo sobre o local, sugira trocar de lugar periodicamente. No interior para duas crianças, é importante selecionar materiais, acabamentos, decoração semelhantes.
Interior esportivo
O design interior de um quarto de criança pode ser feito em estilo desportivo. Isso ajudará a incutir nas crianças o amor pelos esportes. Escolha estilos de futebol, basquete, corrida – dependendo dos gostos da criança.
Bolas e uma cesta são os principais atributos de um interior em estilo basquete
É apropriado cobrir o chão da sala de um jovem jogador de futebol com um tapete verde
Se você tiver dois meninos, a sala poderá unir os interesses deles, possibilitará zonear o espaço. Um gosta de futebol, o outro de basquete. Use carpete de tonalidades diferentes, imitando revestimento verde, laranja. Escolha os elementos decorativos separadamente para cada esporte. Em seguida, as crianças terão seu próprio canto pessoal. As paredes podem acomodar layouts de gols e cestas de bola.
Interior e idade
O interior da creche está diretamente relacionado à idade da criança. Para crianças em idade escolar de 9 a 12 anos, a sala deve ser multifuncional – jogos, estudo, descanso, sono, reunião com os amigos – você precisa encontrar um canto para todos os processos. É importante separar visualmente o local de trabalho do espaço para jogos por meio de zoneamento. Destaque com amarelo, laranja, marrom – esses tons contribuem para a concentração. Recomenda-se decorar as paredes do restante espaço com cores neutras. Eles não vão incomodar, se necessário, novas cortinas, elementos de mobiliário, decoração trarão novidades. Use cores versáteis bege, creme, cinza e verde-oliva.
Cada criança deve ter sua própria mesa
É importante selecionar os móveis de acordo com a altura da criança. É permitido substituir a mesa clássica por um transformador – ela vai “crescer” junto com o aluno. A colocação correta do tampo da mesa é 2 – 3 cm abaixo do nível do peito. A posição do encosto da cadeira, a altura do assento deve ser ajustada.
Os interesses das crianças desta idade são diferentes. Como entretenimento, uma lousa, um quadro magnético, um cavalete para desenhar, uma mesa para jogar xadrez, construtores dobráveis, quebra-cabeças são adequados – não há uma regra única, o interior depende do hobby da criança. A melhor decoração será globos, mapas de parede, imagens do sistema solar, jardins botânicos, oceanos. Arrume um lugar especial para prêmios, copos – eles não devem ficar em caixas, coloque-os em um lugar visível. Crianças em idade escolar, adolescentes precisarão de muito espaço para guardar pertences pessoais – armários fechados, cômodas, estantes, tudo o que não for – cada item deve estar em seu lugar e acessível.
Decoração de quarto para um jovem viajante
A principal regra na seleção do interior do berçário é seguir os gostos e interesses do bebê. Nesta sala, a criança deve se sentir calma, confortável. Cores, coisas, móveis, tecidos, elementos decorativos são obrigados a dar ao seu filho emoções e impressões positivas. Afinal, o quarto das crianças é um mundo especial que permite a uma criança realizar todas as tarefas, brincar, relaxar e, às vezes, mergulhar no mundo dos sonhos e fantasias..
Vídeo sobre as principais regras para o planejamento de um quarto infantil
Fotos de várias soluções de interiores para quarto infantil