Bancada de cerâmica para cozinha: características, vantagens, desvantagens, como fazer você mesmo.
A bancada da cozinha em cerâmica é a melhor escolha para a anfitriã. A durabilidade de seu uso permitirá que você não pense em substituí-la por muitos anos, e uma bela superfície dará à cozinha um design único.
A bancada da cozinha em cerâmica é a melhor escolha para a recepcionista
Composição de superfícies cerâmicas
Todos os produtos cerâmicos são feitos de materiais naturais como argila, areia e feldspato. A diferença entre os revestimentos cerâmicos e as bancadas em grés porcelânico está nas diferentes temperaturas durante a queima e acabamento dos produtos. O Grés Porcelânico é fabricado a temperaturas mais elevadas e apresenta uma maior resistência aos esforços mecânicos. Ladrilhos cerâmicos são revestidos com esmalte multicolorido e um pigmento colorido é adicionado à pedra artificial, que é polida. Portanto, obtém-se uma textura bonita e multicolorida..
Todos os produtos cerâmicos são feitos de materiais naturais como argila, areia e feldspato.
As principais vantagens das superfícies cerâmicas
As propriedades únicas deste material permitem fabricar não só móveis e seus revestimentos, mas também formas mais complexas de produtos para a cozinha, por exemplo, uma pia para lavar louça, que, completa com uma bancada de cerâmica, terá um aspecto muito orgânico.
A principal vantagem de uma bancada de cerâmica feita de pedra artificial é a resistência da pedra e o preço bastante baixo, por isso é muito popular entre as donas de casa..
A principal vantagem de uma bancada de cerâmica feita de pedra artificial é a resistência da pedra e o preço bastante baixo, por isso é muito popular entre as donas de casa..
As principais vantagens da cerâmica:
– bela aparência, textura e uma variedade de cores, que permitem escolher o material para qualquer conjunto de cozinha;
– uma superfície resistente a todos os esforços mecânicos, o que é importante na cozinha;
– resistência à umidade da área de trabalho na cozinha;
– a resistência ao calor da pedra permite instalar o produto próximo ao fogão e colocar panelas quentes sobre ele;
– material ecológico que não emite substâncias nocivas quando aquecido;
– longa vida útil, o tampo da mesa praticamente não está sujeito a arranhões e lascas durante a operação;
– fácil de limpar e lavável com qualquer detergente;
– facilidade de instalação, adequada para quaisquer superfícies de madeira, metal e plástico;
– facilidade de reparo, se necessário.
Desvantagens da pedra artificial
Com muitas vantagens deste material, vale a pena notar três desvantagens significativas:
– ao instalar os ladrilhos, formam-se costuras que requerem reparos periódicos, mas ao escolher um selante de alta qualidade, você reduzirá o trabalho de reparo ao mínimo;
– a superfície da mesa deve ser regularmente lavada e coberta com esmalte para não perder o brilho;
– a pedra não tolera um ambiente ácido, tome cuidado ao escolher os agentes de limpeza.
Escolha de grés porcelânico
Ao escolher, você deve prestar atenção a várias características principais:
– a espessura do produto é de 10 a 30 mm, quanto mais grosso o ladrilho, mais resistente será o revestimento;
– tipo de superfície: o produto polido é mais bonito, mas requer manutenção constante, a superfície fosca não exige manutenção;
– tamanhos do produto: você pode comprar uma matriz sólida, que é cortada no tamanho de sua mesa ou pequenos ladrilhos, a partir dos quais o mosaico é disposto.
Para salas pequenas, é melhor escolher tamanhos pequenos de 10×10 cm ou 5×5 cm – tal mosaico expandirá visualmente a sala.
Pequenos ladrilhos de grés porcelânico custam menos, mas pode ser necessário reparar as juntas durante o uso a longo prazo.
Regras de instalação faça você mesmo
Este material é fácil de cortar e instalar, pelo que pode cobrir a mesa com grés porcelânico com as próprias mãos. A tecnologia não é diferente de colocar ladrilhos de cerâmica.
As principais etapas de instalação:
– prepare uma superfície plana, se a base for velha e irregular – aplique uma camada de massa de vidraceiro;
– assentar os ladrilhos com folgas mínimas, o tamanho máximo da junta não é superior a 2 mm;
– use um nível de construção para alinhar as juntas;
– ao colar as pontas da bancada, fixe o ladrilho com fita adesiva até que a cola esteja completamente seca;
– preencher as juntas com argamassa.
Seleção de pia
Escolher uma pia para a cozinha é uma tarefa muito importante, pois na maioria das vezes está sujeita a limpezas e esforços mecânicos. Ideal se você comprar uma peça sólida de bancada com uma pia embutida no mesmo material, mas seria uma compra muito cara..
Ideal se você comprar uma peça sólida de bancada com uma pia embutida no mesmo material, mas seria uma compra muito cara..
Os fabricantes agora oferecem muitas opções de orçamento a partir dos materiais disponíveis:
– de aço inoxidável, esse tipo de pia é barato e, por não ser leve, torna-o fácil de colocá-lo no lugar;
– o ferro fundido, que é revestido com esmalte de várias cores, permitirá que você escolha o tom da pia o mais próximo possível da cor da sua bancada;
– pedra artificial, permitirá que você escolha um esquema de cores e textura de pedra com uma bancada, mas este material é de curta duração;
– Grés porcelânico, a pia ficará perfeita com sua bancada e durará muitos anos.
Design de bancada de cerâmica
Uma grande seleção de texturas de pedra e gama de materiais de cores permitirá que você escolha o grés porcelânico para qualquer conjunto de cozinha e design de sua cozinha.
Uma grande seleção de texturas de pedra e gama de materiais de cores permitirá que você escolha o grés porcelânico para qualquer conjunto de cozinha e design de sua cozinha.
Os fabricantes oferecem opções para esse tipo de ladrilho com um padrão, e você pode escolher o material para a área de trabalho, o backsplash na cozinha e o tampo da mesa de jantar e organizar tudo em um só desenho. Se você quiser cobrir não só a bancada, mas outras superfícies da cozinha, considere as opções de coleções que são oferecidas nas lojas – isso criará um design original e um ambiente aconchegante na cozinha..
Os fabricantes oferecem opções para esse tipo de ladrilho com um padrão, e você pode escolher o material para a área de trabalho, o avental da cozinha e o tampo da mesa de jantar e organizar tudo em um só desenho..
Dicas úteis
Na hora de escolher, vale lembrar que se você tem uma cozinha pequena, opte por tonalidades claras de produtos de tamanho pequeno e com superfície brilhante – isso amplia visualmente o espaço. As cores sólidas, especialmente as escuras, requerem manutenção diária e os riscos e arranhões são imediatamente visíveis no revestimento. Ladrilhos multicoloridos são menos exigentes para manter e não precisam ser polidos o tempo todo.
Ladrilhos multicoloridos são menos exigentes para manter e não precisam ser polidos o tempo todo.
Com a instalação adequada, tal mesa irá atendê-lo por décadas, e a dona de casa ficará muito feliz..
Vídeo: Bancada de cerâmica faça você mesmo na cozinha
50 ideias de fotos para usar bancadas de cerâmica na cozinha