Qual é a diferença entre placa de indução e placa de cerâmica de vidro
Nas lojas, agora você pode ver um monte de fogões elétricos cozinhando, grande parte deles são vitrocerâmicos e de indução. Para entender qual deles é mais adequado para você, você precisa saber como um fogão por indução difere de um fogão de cerâmica. É disso que trata este artigo..
Para entender qual é o mais adequado para você, você precisa saber como um fogão por indução difere de um de cerâmica..
Características gerais
Quaisquer que sejam as diferenças entre uma placa de vitrocerâmica e uma placa de indução, também há muito em comum entre elas. Esses fatores incluem o seguinte.
- Tamanho do Hob. Se cozinha muito e em pratos volumosos, quanto maior for o fogão, melhor..
- Número de zonas de aquecimento. Quanto mais há, mais pratos são preparados ao mesmo tempo..
- Consumo elétrico. As placas de indução e de cerâmica consomem relativamente pouca energia elétrica. No entanto, cozinhar em uma vitrocerâmica leva mais tempo, a eletricidade é gasta, respectivamente, e também mais..
- Opções adicionais. Em primeiro lugar, eles incluem funções de controle de toque, controle de fervura, memória e programação. Em muitos casos, todos os itens acima são fáceis de prescindir. Porém, se você quiser, compre, certamente não será pior.
- Os fogões são portáteis, embutidos e independentes. Qual é o mais adequado depende unicamente das suas necessidades e da área da cozinha. Se a família é grande e a cozinha grande, então é melhor preferir o fogão, que fica separado. Se a cozinha for pequena, não mais do que 2-3 pessoas morem no apartamento, então seria mais correto comprar uma embutida.
Importante! Preste atenção especial às funções de proteção. Isso inclui relés de tempo, controle de temperatura, reconhecimento de pratos de metal na superfície em dispositivos de indução.
Então, fogão de cerâmica ou de indução – o que é melhor? Para responder a esta pergunta, considere suas características, vantagens e desvantagens, como eles diferem.
Características dos fogões de indução
A principal diferença entre um fogão de indução e um fogão de cerâmica semelhante é o princípio de aquecimento. O aumento da temperatura ocorre por meio de um campo magnético de alta frequência. Além disso, apenas os pratos de metal na placa são aquecidos. A placa de aquecimento em si fica apenas ligeiramente mais quente. Mesmo se você polvilhar açúcar, colocar manteiga, etc., nada vai grudar ou derreter.
A principal diferença entre um fogão de indução e um fogão de cerâmica semelhante é o princípio de aquecimento..
Importante! Um campo magnético alternado pode ter um efeito negativo na eletrônica moderna nas proximidades. Em primeiro lugar, isso se aplica a marcapassos, vários aparelhos e telefones celulares. tome cuidado.
Profissionais de um fogão de indução
Existem alguns deles, vamos listar os mais importantes.
- Consumo mínimo de energia. A diferença em comparação com as contrapartes de cerâmica é de 30-50%.
- Segurança muito alta. Você não vai se queimar de forma alguma. O principal é não tocar no fundo dos pratos onde os alimentos acabam de ser cozinhados..
- Facilidade de atendimento. A superfície só deve ser limpa de vez em quando, nada gruda ou gruda nela. Apenas o sonho de uma amante.
- Depois de remover a louça, você não precisa esperar que a superfície esfrie.
- Um grande número de modos de cozimento e opções adicionais. Você não será capaz de lidar com todos eles de uma vez, mas quando os dominar, nunca desistirá deles..
Contras de um fogão de indução
Infelizmente, eles também estão disponíveis..
- Preço. Esses dispositivos são muito caros..
- Você pode cozinhar apenas em pratos especiais, de forma alguma baratos. Deve ser perfeitamente liso e magnético..
- Para o resfriamento forçado do dispositivo, um ventilador especial é usado, que faz ruído adicional.
- Superfície frágil. Se você colocar repentinamente uma panela pesada em cima dela, ela poderá ser danificada..
- O diâmetro mínimo da panela é de pelo menos 6 cm. Não adianta fazer café em uma cafeteira no fogão elétrico de indução. Por outro lado, se você deixar um garfo ou concha no queimador, ele não esquentará. A desvantagem é muito condicional, pode ser considerada uma garantia adicional de segurança..
Importante! Olhe para o regulador de energia ao comprar. Quanto mais posições ele tiver, melhor..
Fogões elétricos com queimadores de cerâmica
A vitrocerâmica fica quente com um elemento de aquecimento embutido nela e, em seguida, transfere o calor para os pratos nela. A condutividade térmica deste material depende da direção. É muito mais alto ao longo do eixo vertical do que ao longo do eixo horizontal. Isto significa que durante o funcionamento é principalmente a superfície por baixo da frigideira que aquece. Permanece frio nas laterais e nas laterais.
A vitrocerâmica fica quente com um elemento de aquecimento embutido nela e, em seguida, transfere o calor para os pratos nela
Vantagens da placa vitrocerâmica
As placas de cerâmica de vidro ganharam popularidade pelas seguintes razões.
- O preço é inferior ao das contrapartes de indução.
- Excelente resistência a mudanças bruscas de temperatura. Nada acontecerá se água fria for derramada em uma superfície aquecida, pois as cerâmicas têm um coeficiente de expansão térmica muito baixo.
- Em comparação com fogões elétricos convencionais (com elementos de aquecimento externos), a vitrocerâmica aquece e resfria mais rapidamente.
- Cerâmicas de vidro já foram testadas pelo tempo. Para a maioria dos modelos, não é difícil encontrar muitas análises e comentários..
Importante! Se colocar panelas com diâmetro menor que o do queimador, o fogão pode superaquecer, se for maior, parte do fundo não esquenta..
Desvantagens da placa vitrocerâmica
Esses dispositivos também têm desvantagens. Em primeiro lugar, incluem os seguintes fatores.
- Cuidado que consome mais tempo. Embora a superfície seja lisa e uniforme, a raspagem do açúcar aderido e dos restos de comida pode ser doloroso..
- Os utensílios de cozinha devem ter um fundo que corresponda à superfície, ou seja, sem o menor desnível.
- Impactos pontuais e cargas estáticas severas são inaceitáveis.
Esperamos que agora compreenda as diferenças entre uma placa de vitrocerâmica e uma placa de indução. Se não completamente, então depois de ler o artigo até o fim, você vai entender.
O que é melhor para casa
Então, um fogão elétrico de cerâmica ou um fogão de indução – qual escolher? Não há uma resposta definitiva para esta pergunta. Você precisa se concentrar no seguinte.
- Com que frequência e por quanto tempo você cozinha, é melhor obter um fogão de indução. Ele usa menos eletricidade. Mesmo que custe mais do que a vitrocerâmica, mas com o uso frequente, terá uma rápida recompensa.
- Quanto tempo você está disposto a dedicar aos cuidados com o dispositivo. Se não for suficiente, então é mais correto comprar um de indução, já que nada queima nele.
- O que o preço importa para você? Placa de cerâmica será mais barata.
- É importante para o silêncio ao cozinhar. A indução é mais barulhenta.
Importante! Se já tem uma experiência positiva com uma placa vitrocerâmica ou de indução. Pegue a variedade a que você já se acostumou.
É impossível responder com exatidão qual dos fogões é melhor do que a indução ou a cerâmica. Ambos são bons à sua maneira e são definitivamente melhores do que fogões elétricos simples, eles são mais fáceis de operar e manter, eles cozinham mais rápido. Ao contrário dos de gás, eles são mais seguros. A decisão final sobre o que escolher e comprar é sua. Boa sorte e bom apetite.