O que é um liquidificador e para que serve um liquidificador na cozinha
Os fabricantes estão constantemente melhorando os eletrodomésticos, ajudando as donas de casa a resolver os problemas domésticos de forma mais rápida e eficiente. O liquidificador é uma das coisas insubstituíveis que facilitam o preparo de muitos pratos. Mais adiante neste artigo, veremos mais de perto para que um liquidificador é necessário, bem como as características de seu uso..
O Blender ajuda você a fazer as coisas mais rápido.
Recursos do Blender
Pela primeira vez, uma novidade de tecnologia apareceu na década de 30 do século passado, e foi usada para obter água gaseificada. Com o tempo, suas funções foram se expandindo e se tornou um dos principais eletrodomésticos da cozinha. Os seguintes recursos do liquidificador são diferenciados:
- a capacidade de trabalhar com diferentes tipos de produtos e realizar uma ampla gama de operações;
- uma combinação da função de uma colheitadeira, um misturador e um triturador de purê;
- desmontado e montado rapidamente, simples e fácil de operar;
- não requer um grande número de acessórios, pois é equipado com várias facas;
- alta velocidade de trabalho e produtividade;
- lida bem com porções pequenas e grandes.
O primeiro modelo de liquidificador apareceu na década de 30.
Tipos de dispositivos para a cozinha
O design e o conjunto de funções desempenhadas podem diferir de modelo para modelo. Existem vários tipos de liquidificadores.
- Estacionário. Possui uma tigela especial, facas embutidas e um suporte. Graças a isso, funciona como um aparelho independente, sem mãos humanas. É ativado simplesmente pressionando um botão e realiza a operação selecionada. Especialmente eficaz para bater misturas líquidas. Muitos modelos têm uma função de autolimpeza, a capacidade de amassar a massa e quebrar o gelo.
- Manual. Trata-se de um dispositivo submersível de até 40 cm de comprimento, no final do qual existem facas. A capacidade não está associada a este modelo. O aparelho permite moer pequenas porções de alimentos e ocupa pouco espaço. As desvantagens incluem um modo de uso manual..
- Combinado. Combina os recursos dos dois modelos anteriores. O aparelho está equipado com uma unidade motora que permite misturar e bater os ingredientes em qualquer prato. É uma alternativa válida para um processador de alimentos.
Varinha na cozinha.
Para que é necessário
As funcionalidades do liquidificador de cozinha são variadas. Dadas as características e dimensões estruturais, o dispositivo pode:
- pique legumes e frutas, bem como carnes, tanto cozidas como frescas;
- pique gelo, pique nozes, frutas secas, grãos de café;
- transformar produtos em um estado de purê;
- batidas de cremes e mousses;
- misture ingredientes para molhos, misturas para coquetéis, molhos.
Existem três tipos de liquidificadores de cozinha.
IMPORTANTE! O liquidificador é um auxiliar indispensável para os pais jovens, pois é conveniente utilizá-lo para preparar purê de frutas e vegetais..
parâmetros principais
Ao escolher um liquidificador, você precisa estar atento aos parâmetros técnicos. A funcionalidade do dispositivo dependerá de sua combinação. As principais características são as seguintes:
- Poder. Conseqüentemente, quanto mais potente for o dispositivo, melhor será seu desempenho. Com 800 watts ou mais, o liquidificador já é capaz de moer alimentos sólidos rapidamente e até por anos. Com 500 watts, funciona com formulações líquidas e fervidas.
- Volume da tigela. 1 litro é considerado ideal, mas quanto mais, mais conveniente.
- Velocidade de rotação dos bicos. É possível selecionar a mudança do modo de velocidade do liquidificador. Isso permite que você ajuste o tempo de processamento e deixe o prato com a consistência desejada..
- Material da tigela. O vidro é mais ecológico, mas deve ser manuseado com cuidado. Plástico mais confiável e prático.
- Material para fazer bicos. O melhor são os acessórios de aço inoxidável. Materiais com revestimento antibacteriano também estão ganhando popularidade.
Na hora de comprar, deve-se prestar atenção ao material do liquidificador, ao volume do matagal, à potência e à velocidade de rotação..
Informações adicionais! Quanto mais potente for o equipamento, maior será o consumo de energia. Portanto, se você planeja cozinhar pratos simples, é melhor dar preferência aos parâmetros médios e não pagar a mais pelo consumo de energia..
Áreas de uso
O escopo do produto é extenso. Com sua ajuda, você pode preparar uma grande variedade de pratos: mousses, purês de sopas, coquetéis, patês e muito mais. Para os amantes de bebidas e sucos, a função picador de gelo é útil. Você só precisa congelar a água e jogar alguns cubos no liquidificador..
Usando um liquidificador, você pode moer produtos diferentes, fazer purê de batata, mousse, fresco, etc..
Como escolher exatamente para a cozinha
Ao escolher um aparelho para a cozinha, lembre-se que o seu principal objetivo é triturar alimentos. Você deve prestar atenção ao equipamento do dispositivo e às funções executadas. Portanto, um dispositivo portátil, em comparação com um estacionário, parece menos poderoso. No entanto, é mais compacto para um espaço pequeno e mais conveniente. Melhor dar preferência a um liquidificador com acessórios especiais. A função do duto também não interfere. Um compartimento especial remove o excesso de ar, o que permite aumentar a vida útil dos produtos.
Ao comprar um liquidificador, deve-se atentar para a embalagem do equipamento.
Funcionalidade de anexos
O número de acessórios adicionais aumenta significativamente as capacidades do cozinheiro. No entanto, apenas na maioria dos casos:
- batedor batedor;
- gancho de massa;
- picador;
- Bomba de vácuo;
- pegador de gelo.
Conjunto completo de liquidificador de cozinha.
Dispositivos profissionais e suas vantagens
Braun, Philips, Bosch e Vitek são considerados os líderes entre os fabricantes de eletrodomésticos. Modelos modernos de liquidificadores são capazes de picar carne, fazer carne picada a partir dela, ralar vegetais, amassar massa e muito mais. Os modelos profissionais estão equipados com uma função de proteção do motor contra a entrada de produtos e distinguem-se pelo seu funcionamento silencioso. Para cozinhar de forma segura e conveniente, as seguintes funções foram desenvolvidas:
- Bloqueio automático. Se o dispositivo estiver montado incorretamente, ele simplesmente não liga. Isso ajuda a evitar avarias e lesões..
- Pulso. O liquidificador irá parar por alguns segundos. Durante este tempo, você pode verificar o grau de prontidão do prato, após o qual o dispositivo será colocado em funcionamento novamente..
Os melhores fabricantes de liquidificadores são Braun, Philips, Bosch e Vitek.
Como usar corretamente
O liquidificador é um dos aparelhos mais fáceis de usar, e até uma criança pode usá-lo para cozinhar alimentos. No entanto, como qualquer mecanismo eletrônico, não é aconselhável usá-lo por várias horas seguidas. Pode ocorrer superaquecimento do motor, causando danos e incêndio. Durante a operação, certifique-se de que os acessórios estejam na lâmina do cabo e o picador esteja exatamente no copo do liquidificador. A instalação incorreta leva à abrasão dos clipes e quebra.
O liquidificador é extremamente fácil de usar.
Observação! Se a potência do modelo não ultrapassar 500 W, mas não é recomendável misturar produtos sólidos e viscosos, como carne picada nele. Isso leva a uma carga excessiva no motor..
Cuidado
O liquidificador deve ser limpo após cada uso. A parte onde o mecanismo está localizado não deve ser lavada com água. Se ficar sujo, limpe-o com um pano úmido e seque-o. As peças do eixo da caixa devem ser lubrificadas com óleo periodicamente. À medida que as facas ficam cegas, elas podem ser afiadas e, após dois anos, os especialistas aconselham trocá-las por novas..
Cuidar bem do seu liquidificador aumentará a vida útil do seu dispositivo..
Qual é a diferença entre um liquidificador e outros aparelhos
Entre a grande variedade de utensílios de cozinha, o liquidificador se compara favoravelmente com seus “equivalentes” devido à sua versatilidade. Ao contrário de um mixer, ele permite não apenas misturar e bater os produtos, mas também triturar e moer. O liquidificador funciona sem problemas não só com vegetais cozidos, mas também crus. E uma mistura homogênea é obtida em questão de segundos. Se o picador só picar a comida em pedaços, o liquidificador também pode bater. Comparado a um processador de alimentos, ele pode realizar ações semelhantes, mas é várias vezes mais barato, é mais compacto e não ocupa muito espaço na cozinha..
O liquidificador difere de outros aparelhos de cozinha em sua versatilidade.
Dicas e conselhos úteis para escolher
Como regra, um liquidificador é comprado mais de uma vez, então você precisa pensar sobre as nuances de seu uso posterior. Ao escolher, vale a pena considerar:
- quais alimentos serão cozinhados com o aparelho;
- com que freqüência você planeja usar o liquidificador;
- quantas pessoas há na família e se há crianças pequenas entre elas;
- se pretende cozinhar sobremesas ou apenas pratos principais;
- oportunidades financeiras.
O Belender deve ser limpo após cada uso..
Com a ajuda de um liquidificador, você poderá deliciar a si e a seus entes queridos com deliciosas e variadas obras-primas da culinária. Esperamos que este artigo seja útil e ajude você a decidir rapidamente sobre a compra do dispositivo..