Como um fogão de indução difere de um de cerâmica: o que é melhor, recomendações úteis para a escolha
Antes de comprar um fogão, as mulheres sempre começam a se perguntar que tipo de fogão escolher para a cozinha? O mercado de eletrodomésticos moderno oferece uma grande variedade de opções russas e estrangeiras. Mas todos eles podem ser condicionalmente divididos em modelos de indução e cerâmicos. Portanto, vamos dedicar este artigo à sua análise e descobrir como uma placa de indução difere de uma placa de cerâmica..
Existem dois tipos de placas de cozinha.
Características de cada tipo de eletrodomésticos
A principal característica de uma superfície de indução é como ela funciona. O aquecimento, neste caso, ocorre devido a um tipo especial de corrente. Este último aquece apenas o círculo do prato. Ao mesmo tempo, o resto da superfície da laje permanece fria. Com a versão vitrocerâmica, tudo é diferente. Neste caso, quando o círculo para pratos é aquecido, não só a área de trabalho é aquecida a altas temperaturas, mas também toda a zona do fogão.
Em uma placa de indução, a superfície permanece fria durante o cozimento.
Características gerais
Em uma placa de indução:
- Quando está ligado, apenas zonas específicas são aquecidas. Isso se deve ao fato de que a corrente elétrica que entra pela bobina embutida atua imediatamente no fundo magnetizado da panela..
- Alimentos raramente queimam devido a um mecanismo de aquecimento especial.
- Uma vez que quando este tipo de eletrodoméstico é aquecido, apenas certas zonas são aquecidas a altas temperaturas, pouca eletricidade é consumida.
- Indicadores de alto desempenho são sempre observados (a eficiência é 90%).
- A potência máxima possível de uma placa de fogão do tipo descrito é de 2 kW. Potência de quatro queimadores – cerca de 8 kW.
- As dimensões de um fogão com um único queimador são geralmente 28-30×35-36 cm. Os fogões com dois queimadores têm parâmetros de 28-30×60 cm. As versões com quatro queimadores dos utensílios de cozinha têm dimensões de 59×52-60 cm..
Graças à tecnologia especial dos fogões de indução, os alimentos raramente queimam.
Para uma placa de vitrocerâmica com um aquecedor em espiral:
- Primeiro, a área de trabalho é aquecida, depois os pratos colocados em uma determinada zona já estão aquecidos.
- O consumo de energia é baixo (quando comparado com eletrodomésticos movidos a gás).
- Os queimadores podem ser apresentados não apenas em forma de círculo, mas também em qualquer outra forma..
- As dimensões das opções padrão de quatro queimadores são 50×50 cm, existem superfícies que medem 50×55 cm e 50×60 cm. Também existem opções 60×60 cm.
- A cerâmica de vidro é aquecida por um elemento de aquecimento em espiral, localizado entre o vidro e o amianto.
- Os modelos de vitrocerâmica podem ter queimadores halógenos, rápidos e de indução. O primeiro tipo de zona de aquecimento permite fritar rapidamente qualquer conteúdo em uma frigideira. Mas eles falham rapidamente e consomem muita energia. Os queimadores rápidos aquecem mais lentamente do que os queimadores de halogênio, mas são mais duráveis. As zonas de indução envolvem o aquecimento apenas das placas (o resto do eletrodoméstico permanece frio).
Com pratos de cerâmica, a superfície de trabalho é primeiro aquecida e, em seguida, os pratos são aquecidos..
Vantagens e desvantagens de uma placa de indução
A placa de indução tem as seguintes vantagens:
- consumo de energia econômico;
- aquecimento rápido dos queimadores;
- 16 (e em alguns modelos até 20) níveis;
- desligamento automático na ausência de tachos colocados na placa de aquecimento;
- bloqueio em caso de transbordamento de água fervente;
- a capacidade de mudar rapidamente o regime de temperatura;
- colher, garfo, concha deixada por acaso em tal fogão não provocará sua inclusão.
A maior vantagem de uma placa de indução é a economia de eletricidade..
Este tipo de placa também apresenta desvantagens. Isto:
- o ruído que fazem durante a operação (pode incomodar alguns);
- o aquecimento de pratos especialmente selecionados em tal fogão não ocorrerá se seu diâmetro for inferior a 6 cm (portanto, não funcionará para fazer café em um turco);
- superfície frágil requer manuseio cuidadoso.
A delicada superfície de uma placa de indução requer um manuseio cuidadoso.
Qual é a diferença entre uma superfície vitrocerâmica e uma placa de indução?
A principal diferença entre uma placa de vitrocerâmica e uma placa de indução é o tipo de aquecimento. A segunda opção envolve a transferência de calor por um campo magnético para o fundo de um prato especial. A cerâmica de vidro funciona de maneira diferente. Ele transfere energia térmica para o elemento de aquecimento do fogão.
A principal diferença entre placas de indução e de cerâmica é o tipo de aquecimento.
Cerâmica de vidro e indução
A cerâmica de vidro pode aquecer qualquer panela que resista a altas temperaturas. Sua peculiaridade é o aquecimento lento e o longo tempo de resfriamento. A vitrocerâmica é relativamente barata e esta é a sua principal vantagem..
A indução implica rápido aquecimento dos queimadores, curto período de resfriamento, segurança de uso, necessidade de aquisição de pratos especiais com fundo ferromagnético. A indução também pode diferir no preço (a versão de vitrocerâmica do fogão é sempre mais barata).
fogão de indução é mais caro do que cerâmica.
Requisitos para utensílios de cozinha
A placa de vitrocerâmica estabelece apenas dois requisitos para os tachos – deve ser uniforme e perfeitamente lisa. Neste caso, haverá máximo contato entre os pratos e o fogão. Uma placa de indução é mais exigente. Envolve o uso de panelas especiais com fundo ferromagnético. Quaisquer outras opções não serão percebidas pelos eletrodomésticos.
Para um fogão de indução, você precisa comprar utensílios de cozinha especiais..
Que tipo de eletrodoméstico é melhor?
Uma placa de indução é mais adequada para uma dona de casa exigente, uma vez que as placas aquecem rapidamente (em 2-3 minutos). Os eletrodomésticos de cerâmica demoram mais para aquecer (o tempo médio de aquecimento para uma placa de aquecimento é de 5 a 7 minutos). Além disso, usando esta opção, você não precisa se preocupar com o forte consumo de energia elétrica, com o fato de que você pode se queimar e estragar a superfície de trabalho com açúcar granulado polvilhado aleatoriamente..
Uma placa de indução aquece mais rápido do que uma placa de cerâmica..
Se o seu orçamento for apertado, faz sentido olhar para a placa de vitrocerâmica. Essas variantes de eletrodomésticos também podem ter muitas funções de proteção..
O que escolher?
Se a família tem filhos, os especialistas recomendam a compra de uma placa de indução, uma vez que só aquece a zona de trabalho. A própria superfície permanece fria. Isso reduzirá o risco de queimaduras em crianças. Mas ao adquirir esta opção deverá preparar-se para a necessidade de trocar todos os utensílios existentes por conjuntos de cozinha com fundo especial. E isso, é claro, são custos adicionais. Mas tal compra no futuro demonstrará sua utilidade com economia de energia e alta eficiência..
Se houver crianças em casa, é aconselhável comprar uma placa de indução por segurança..
Se não houver crianças em casa e as possibilidades financeiras não permitirem a compra de eletrodomésticos caros para a cozinha, pode dar preferência à placa vitrocerâmica.
Dicas úteis para escolher
Os especialistas elaboraram uma lista de recomendações para a seleção correta de fogões de indução. Eles indicam a necessidade de prestar atenção aos seguintes fatores ao escolher:
- Regulador de potência. Ele deve ter muitas posições (o nível máximo possível é 16-20 posições).
- Função de desligar o recuperador de calor no caso de derrame de água (importante do ponto de vista da segurança).
- A capacidade da placa de aquecimento de se adaptar ao local onde a panela foi colocada.
- Função de memória do modo de temperatura (é opcional, portanto, se houver um problema de falta de dinheiro, você pode ignorar esta opção).
Ao comprar um fogão de indução, atenção especial deve ser dada às disposições do regime de temperatura..
Esclarecimento Importante! Ao instalar tais eletrodomésticos perto de peças de metal, é importante observar a distância indicada no passaporte técnico..
Se você decidir comprar uma placa de cerâmica, deve considerar o seguinte:
- Decida o tipo de queimadores. Este parâmetro é importante, pois irá fornecer aquecimento imediato da superfície. Se o momento da taxa de aquecimento rápido for extremamente significativo, vale a pena abandonar a versão cerâmica em favor da indução.
- Decida o formato do dispositivo. Se você deseja ter um painel de controle, pode adquirir um tipo dependente, o que implica uma opção combinada de controle de fogão e forno. Os eletrodomésticos independentes são considerados na moda..
- Procure a presença de um touchpad. É confortável, fácil de operar e tem estilo.
- Preste atenção na possibilidade de programação. Esta opção permitirá que você consuma energia elétrica de forma eficiente.
na compra de uma placa de cerâmica, atenção especial deve ser dada à presença de painel de toque.
Então, qual é a melhor placa de indução moderna ou placa de cerâmica? Agora você sabe qual é a principal diferença entre placas de indução e de cerâmica. O artigo também falou sobre os prós e os contras da cerâmica de vidro e da indução. Tendo um bom entendimento de suas características e diferenças, você pode entender qual fogão é melhor do que uma placa de cerâmica ou de indução tecnológica.