Como escolher uma resina para despejar bancadas: dicas úteis, uma revisão de marcas populares
Qual é a melhor resina a ser usada para verter a superfície da mesa? Para fazer um tampo de mesa epóxi feito por você mesmo parecer uma verdadeira obra de arte, vale a pena considerar algumas nuances importantes.
Design de mesa de resina epóxi.
Resina para despejar bancadas: características
Destina-se ao tampo de um conjunto de cozinha com rejunte epóxi – bicomponente, inclui resina e endurecedor. Quando solidificada, a substância não diminui de volume, não aparecem fissuras, mascara perfeitamente pequenas irregularidades. O material é resistente à umidade, não apresenta riscos, porém sob a influência de altas temperaturas torna-se fusível.
A mesa com tampo em epóxi é altamente resistente à umidade.
Vantagens e desvantagens do material
Prós do epóxi:
- O tampo da mesa, preenchido com epóxi, não tem medo de nenhum dano, e parece muito impressionante, principalmente se for usada a técnica de decupagem ou semelhante a ela.
- O material seco não encolhe.
- Quando a superfície endurece, ela se torna o mais plana possível, como o vidro.
A mesa de resina epóxi é resistente a danos externos.
A bancada revestida com epóxi é resistente a agentes de limpeza agressivos e umidade.
Contras do epóxi:
- Para realizar um enchimento de alta qualidade, é necessário observar rigorosamente as proporções dos componentes..
- Uma diminuição acentuada em t leva ao aparecimento de “flocos” brancos no preenchimento, suas camadas mais profundas.
NOTA! Não será difícil erradicar a última falha. Para se livrar dos flocos brancos, aquecendo o tampo da mesa para +60.
Ao derramar resina na mesa, você deve seguir cuidadosamente todos os passos para um resultado eficaz..
Variedades
As bancadas de epóxi vêm nas seguintes variações:
- Feito de pranchas preenchidas com resina como uma camada protetora. A base da superfície pode ser o seguinte material: tábuas de fibra de madeira, madeira maciça, OSB, etc. Freqüentemente, o vazamento desta parte do conjunto de cozinha é precedido por decoração (pintura de estêncil, decupagem, impressão, conchas, mosaico, etc. – tudo que você gosta).
- Totalmente confeccionado em epóxi, sem suporte. Este tipo é frequentemente encontrado ao realizar superfícies para as quais cargas significativas não são planejadas: mesas de centro ou de centro.
- Combinado – neste caso, o material de enchimento alterna com elementos de outro, geralmente madeira.
Bancada com uma combinação de resina epóxi e madeira.
Critérios de escolha
A resina para despejar o tampo da mesa deve ser transparente, e também ter uma vida útil suficiente, caso contrário corre-se o risco de ver em primeira mão como a “resina ferve” ou de passar muito tempo derramando em camadas.
As resinas, ditas básicas, não são adequadas nesta situação, pois são mais espessas: as bolhas de ar não vão conseguir escapar. Além disso, as resinas de base nem sempre são mais frágeis e incolores. Além disso, os endurecedores usados com essas resinas não darão uma mistura a longo prazo. Isso ameaça a ebulição da mistura e a deformação da mesa durante o endurecimento rápido..
As resinas de base não são muito adequadas para vazamento em mesa.
Escolhendo uma resina epóxi
O epóxi é escolhido com base nas tarefas que você precisa resolver. Ou seja, você precisa da elasticidade do produto ou da lente convexa, etc..
O material deve:
- congele lentamente;
- têm uma baixa viscosidade;
- seja transparente;
- não perca volume ao derramar.
Ao escolher uma resina, preste atenção na transparência do material.
Calculamos a quantidade de resina necessária para a fabricação da cobertura da mesa
Para fazer isso, lembre-se da fórmula do volume e multiplique o comprimento e a largura desejados da mesa pela espessura do preenchimento. Por exemplo: 210 * 15 * 4 (respectivamente) = 12.600 cm3 ou 12,6 kg de material de enchimento. Vale a pena considerar: a densidade da resina é maior que a densidade da água K = 1,1. Portanto, o resultado final do cálculo ficará assim: 12.600 * 1,1 = 13.860 kg de resina.
Encha a bancada
IMPORTANTE! Estude cuidadosamente as instruções do kit de resina adquirido !!! Isso ajudará a evitar possíveis surpresas desagradáveis durante o trabalho..
Antes de começar a servir a mesa, você precisa preparar todos os elementos necessários..
Prepare o molde ou monte a cofragem. Certifique-se de que a estrutura / molde está vedada. Porque mesmo através da menor rachadura, toda a futura superfície da mesa pode vazar. As ranhuras são seladas com um selante especial, parafina, cola térmica e plasticina também é possível.
A estrutura / molde agora deve ser tratada com um agente de desmoldagem. Então – suba de nível!
Instruções passo a passo
Se for necessário tingir a resina, a introdução do endurecedor na resina deve ser precedida da adição do corante..
Mexa bem até ficar homogêneo. Para fazer o pigmento se dispersar mais rapidamente, a resina é aquecida a 40 C (em banho-maria ou colocando-a perto de um radiador).
Misturamos os componentes, seguindo todas as instruções das instruções. Mexa ao longo das bordas das paredes e no meio.
IMPORTANTE! Se a mistura for misturada, estragará seu produto.!
Agora, uma fina camada de resina é derramada no fundo do molde e os elementos de decoração são dispostos.
Despeje a mistura preparada no molde. Pode ser derramado de uma vez se a espessura do derramado não for superior a 5 cm.
Derramando uma bancada de madeira com resina epóxi.
Se a superfície da mesa for fundida com espessura igual ou superior a 6 cm, o enchimento é feito em duas camadas, em 2 etapas. Enquanto uma camada endurece, isso deve levar de um a dois dias..
ATENÇÃO! A resina é derramada em um ponto, em um fluxo fino. Você pode derramar em uma vara inclinada abaixada no molde.
Instalando a bancada
Uma vez que o tampo da mesa de epóxi é feito, ele é colocado na estrutura. Para que não seja necessário fazer furos na superfície vazada para instalar as pernas, esses locais são planejados com antecedência e reforçados com pequenos pedaços de tubos do diâmetro necessário. Quando a resina endurece, os tubos são puxados e as pernas do produto são colocadas em seus lugares..
Projeto de mesa original com resina epóxi transparente.
Conselhos úteis ao escolher
Para que com o tempo o epóxi não amarele sob a influência do calor e da luz solar, compre um produto com filtro UV na composição.
Resinas de base, resinas estruturais são inadequadas, pois são mais espessas: isso não vai permitir “expulsar” todas as bolhas de ar.
Variedades populares de marcas de resina
Ao decidir qual resina epóxi escolher para despejar a bancada, sugerimos prestar atenção às seguintes marcas:
“Art-Eco”
Mais adequado para camadas finas, especialmente quando uma quantidade suficiente de endurecedor é adicionada. Entre outras coisas, esta marca implica excelentes cores que permitem dar qualquer tonalidade ao material..
Resina epóxi Art-eco.
QTP-1130
Adequado para fazer uma capa transparente para uma revista ou mesa de escrita, se a camada de enchimento não for superior a 3 mm. Esse epóxi é especialmente transparente e capaz de se nivelar..
Copo de cristal
Resina transparente, seu diferencial é a fluidez. Isso é ideal ao criar pequenas camadas, bem como ao trabalhar com vários enchimentos (grama, fragmentos de madeira, moedas, etc.).
“ED-20”
A resina é caracterizada por uma baixa viscosidade e demonstra a combinação máxima de vantagens, é muito comum e procurada. Difere em um custo aceitável.
CHS Epoxy 520
Indicado para atividades com recheios complexos, é o melhor e mais procurado material para a confecção de um tampo de mesa. Portanto, se esta parte importante do conjunto de cozinha for colocada onde o sol se põe, vale a pena ficar atento a esta opção de confecção da bancada..
N3 -PEO-610KE
Com o tempo, não fica amarelo sob a exposição ao calor e luz solar direta.
Mesa de resina epóxi em design de interiores.
Conclusão
Mesmo uma pessoa que não tem nenhuma experiência na arte da carpintaria é perfeitamente capaz de fazer uma superfície de mesa de resina epóxi com suas próprias mãos..
Seguindo as instruções, você pode facilmente preencher a mesa com resina epóxi sem problemas.
O principal é seguir à risca as instruções para fazer o preenchimento, seguir o procedimento, bem como as normas de segurança.