Como colar papel de parede na cozinha da maneira correta: instruções detalhadas e dicas úteis.
A cozinha é uma divisão de um apartamento onde todos os membros da família se reúnem com mais frequência. Para organizar não só as obrigações funcionais, mas também para criar uma decoração agradável e um design moderno, deve-se considerar cuidadosamente todos os detalhes do interior. Papéis de parede bem escolhidos ajudarão a adicionar um toque de charme e exclusividade. Como colar corretamente o papel de parede na cozinha, as sutilezas desse processo realizadas corretamente vão ajudar, o que deve ser entendido.
Papéis de parede bem escolhidos ajudarão a adicionar um toque de charme e exclusividade..
Qual papel de parede é melhor para a cozinha?
Para determinar o esquema de cores, você deve considerar o tamanho da cozinha. Para espaços pequenos que precisam de ampliação visual, tons claros frios funcionam bem. Cores pastel e quentes são uma opção para uma cozinha com iluminação insuficiente. Se a sala tiver um quadrado grande, papéis de parede de tons escuros saturados serão adequados. Para dividi-lo em zonas funcionais, você pode combinar papel de parede de várias cores.
Características que são importantes a considerar para papel de parede de cozinha.
- Resistência à luz. Mostra a resistência do material ao desbotamento quando exposto à luz solar direta (o sol está na etiqueta).
- Resistência à umidade. Quanto maior for este indicador, mais resistente será o papel de parede à limpeza úmida e ao uso de detergentes (ondulação no rótulo).
- Resistência ao fogo. Este critério caracteriza a resistência ao fogo do revestimento. É importante para a cozinha, pois é lá que existem fontes abertas de fogo (chama na etiqueta). Essas figuras são apresentadas na etiqueta que acompanha cada rolo..
Observação! A densidade do papel de parede é um indicador importante. Quanto mais alto, menos sujeira e poeira a superfície irá absorver, e isso irá protegê-la do aparecimento de mofo, bolor e condensação..
- Papéis de parede de vinil. Para colar na cozinha, escolha papel de parede de vinil de camada dupla, denso, liso e sem padrão. Podem ser enxugados com uma esponja de lavagem, não têm medo dos raios solares. Na área da área de trabalho, esta opção não é a mais confiável. O vinil se desgastará rapidamente. Não é difícil colar esses papéis de parede. Eles ajudarão a esconder pequenas irregularidades superficiais..
- Papel de parede para pintura. Eles são usados por fãs de mudanças frequentes de design. Ao repintá-los com uma cor diferente, você pode alterar radicalmente toda a aparência da sala. Existem papéis de parede que podem suportar até sete cores. Esses procedimentos devem ser realizados com tintas látex à prova d’água..
Importante! Ao pintar papel de parede, não se esqueça que depois de uma sombra escura, aplicar cores claras não funcionará. Pense no esquema de cores com antecedência.
- Fibra de vidro – um novo tipo de papel de parede que pode ser pintado. Na fabricação são utilizados materiais naturais (refrigerante, argila, calcário e areia). Boa umidade e permeabilidade ao ar. Não atrai poeira e sujeira. Resistente a danos mecânicos, não queime.
- O papel de parede líquido. Seu uso na cozinha é permitido, mas alguns pontos devem ser levados em consideração. A hidratação ativa torna o papel de parede flexível. Não adianta lavá-los, por isso é melhor excluir a colagem na área de trabalho. Para adaptar este material à alta umidade, utiliza-se verniz transparente..
Como determinar se o papel de parede é adequado para a cozinha?
Ao escolher o papel de parede, prestamos atenção em quais indicadores devem ser os mais altos possíveis..
- Resistência à umidade do revestimento.
- Resistência a danos mecânicos.
- Resistência à luz.
- Permeabilidade ao vapor.
- Resistência ao fogo.
O que deve ser descartado?
- Papel de parede de papel. Eles têm vida curta e são pouco práticos..
- Papel de parede têxtil. Eles têm a capacidade de absorver odores, fumaça e sujeira..
- Variantes com padrões volumétricos e padrões de relevo. Será muito difícil obtê-los..
Como colar papel de parede corretamente na cozinha?
Existem regras sobre como colar papel de parede na cozinha. Não é difícil, o principal é não negligenciar as pequenas coisas e trabalhar cuidadosamente em todas as etapas.
Trabalho preparatório
Depois que a escolha é feita e o papel de parede é comprado, os preparativos devem ser feitos.
Removemos todo o papel de parede antigo. Acontece que o papel de parede de papel velho é muito difícil de remover. Para fazer isso, molhe-os com água usando um rolo. Eles ficarão encharcados em 15 minutos e o processo de remoção será acelerado. Esta opção não funcionará com papel de parede “lavável”. Teremos que trabalhar removendo-os das paredes com uma espátula..
Em seguida, removemos o gesso que não é adequado para uso posterior – aquele que não agarra, esmigalha e cai sozinho. Todas as reentrâncias e irregularidades devem ser preenchidas e limpas.
Depois que a escolha é feita e o papel de parede é comprado, os preparativos devem ser feitos.
Importante! Depois de aplicar a última camada, você precisa preparar a superfície. Sem isso, a poeira das paredes se desintegra e a aderência do papel de parede diminui..
Depois de se certificar de que as paredes estão secas e limpas, prossiga para a próxima etapa do trabalho.
Depois de se certificar de que as paredes estão secas e limpas, prossiga para a próxima etapa do trabalho.
Lista de ferramentas
Este ponto não deve ser negligenciado. Quando toda a ferramenta estiver preparada, o processo de colagem ocorrerá rapidamente. Para começar, você precisa ter as seguintes ferramentas e materiais.
- Cabo de marcação.
- Nível de construção.
- Recipiente para diluir cola.
- Roleta.
- Lápis.
- Tesoura.
- Faca de corte com lâminas retráteis.
- Espátula.
- Faca de lâmina dupla com suporte deslizante para papel de parede. É usado para corte duplo.
- Afiado, triangular. Indispensável para trabalhos na zona de rodapé.
- Rolo cônico, sutura.
- Rolo adesivo com superfície absorvente.
- Para nivelar papel de parede – rolo de pressão, escova de papel de parede e espátula de plástico.
Cortando painéis e diluindo a cola
Medimos a altura da parede. Tendo medido o tamanho resultante, cortamos a tela do rolo, adicionando uma margem. Você pode usar a segunda opção – prenda o papel de parede na parede e marque com um lápis o local do corte. Isso é possível ao trabalhar com duas pessoas. Cope sozinho não vai funcionar.
A colagem de papel de parede pode ser de dois tipos.
- Sobreposição. Ao escolher este método, começamos a colar da janela. Isso ajudará a esconder as costuras..
- Butt. Você pode começar em qualquer lugar.
Diluímos a cola antes de começar o trabalho. As instruções dirão como cozinhá-lo corretamente. Normalmente, o conteúdo da embalagem é despejado lentamente em um recipiente com água. Ao mesmo tempo, mexemos constantemente até que os caroços se dissolvam completamente. Os modernos costumam levar de 15 a 30 minutos para cozinhar. Não cozinhe com antecedência.
Diluímos a cola antes de começar o trabalho. As instruções dirão como cozinhá-lo corretamente..
Observação! Papéis de parede de vinil, não tecido e fibra de vidro são colados com cola especial. As paredes também devem ser imprimadas com cola..
Cobrimos o painel recortado com cola, prestando especial atenção às arestas. O papel de parede deve estar encharcado, para isso vamos deixá-lo por alguns minutos nesta forma, e então passamos para a fase final mais interessante..
Cubra o painel cortado com cola, prestando atenção especial às bordas.
Estágios de colagem de paredes
Será muito difícil para uma pessoa lidar com esse tipo de trabalho. Mesmo especialistas com vasta experiência preferem trabalhar em pares.
Uma pessoa aplica o painel preparado na parte superior, a segunda alinha as juntas das tiras e pressiona o papel de parede contra a parede. Usando um rolo de borracha, ele alisa suavemente a tela, certificando-se de que o excesso de ar e cola sejam removidos.
Será muito difícil para uma pessoa lidar com esse tipo de trabalho. Mesmo especialistas com vasta experiência preferem trabalhar em pares.
O excesso de listras que podem permanecer na parte superior e inferior são cortadas com uma faca de papel de parede.
Primeiro, as peças inteiras são coladas, depois as menores em locais acima de janelas, portas, etc..
Observação! Nem sempre é possível evitar completamente as bolhas de ar. Com uma agulha, você pode perfurá-los e preencher com cola.
Durante a colagem, o ambiente deve estar seco e quente (temperatura ideal: +25 graus Celsius). As janelas e portas devem ser fechadas. Papéis de parede molhados não toleram rascunhos. Os papéis de parede de vinil em uma base de não tecido são menos exigentes a esse respeito, mas você não deve arriscar.
Durante a colagem, a sala deve estar seca e quente (temperatura ideal: +25 graus Celsius).
Seleção de fotos de papel de parede para a cozinha
Como colar papel de parede na cozinha e no design de ambientes prontos, veja nossa seleção de fotos.
Ao escolher o papel de parede, você pode fazer a base da cor da bancada ou do conjunto de cozinha, e escolher um papel de parede semelhante em tonalidades. Outra ideia é quando a tonalidade escolhida como base está no padrão do papel de parede.
Para quem não tem medo de experimentar, existe uma variante do uso de contrastes na decoração de paredes. Por exemplo, não há muita luz e muitas cores brilhantes e suculentas. Se os móveis e os fones de ouvido têm 80% de tons claros, na decoração de parede as mesmas cores podem ser 20%. Os demais são escuros, possivelmente com elementos de desenhos.
Dicas úteis dos mestres
1. A opinião de que o papel de parede barato é mais fácil de colar é uma ilusão. A comodidade no trabalho depende diretamente da qualidade do material. Se você não tem experiência suficiente, escolha o papel de parede texturizado, eles ajudarão a esconder pequenas falhas..
2. As paredes devem ser limpas de detritos completamente. Saliências descobertas em papéis de parede já colados podem ser seixos ou partículas de materiais antigos. Para corrigir a situação, você terá que rasgar o pano.
3. Mais cedo ou mais tarde, manchas enferrujadas aparecerão na superfície. Para evitar tal resultado, um pequeno pedaço de filme é colado nas manchas. Isso criará uma barreira impermeável à corrosão.
4. Tenha cuidado ao trabalhar perto de uma baguete, sob o teto. Remova respingos de adesivo imediatamente. Sem fazer isso, eles podem ser perceptíveis..
5. Interruptores e tomadas são lugares para se ter cuidado. Para facilitar o trabalho, podem ser retirados desligando previamente a tensão. No final – coloque no lugar.
6. Depois de colar o papel de parede, a primeira aeração é realizada não antes de um dia e, em seguida, não por muito tempo e sem rascunhos.
Não é difícil conseguir um bom resultado, mesmo para quem tem pouca experiência. Você deve pensar em tudo com antecedência, preparar e seguir as recomendações apresentadas acima..
Vídeo: 5 dicas sobre como colar papel de parede
50 ideias de fotos para papel de parede no interior da cozinha