Bancada de canto para cozinha: tipos de encaixe, variedades, dicas de cuidado e instalação.
A bancada da cozinha é o principal local de trabalho na cozinha, portanto, quanto mais resistente for a superfície, mais tempo a bancada permanecerá esteticamente agradável..
Aqui estão os principais critérios de escolha:
- resistência à poluição e odores;
- resistência ao desgaste;
- aparência e conformidade com o interior;
- aumento da resistência ao estresse mecânico;
- resistência ao calor e resistência às mudanças de temperatura.
Bancada de canto original no interior da cozinha.
Variedades de materiais para bancadas de canto
De acordo com a variedade de materiais, as bancadas de canto podem ser:
- pedra acrílica;
- mármore ou granito;
- superfície de vidro;
- metal;
- madeira natural.
Interior moderno da cozinha com canto.
Topo de canto feito de aglomerado laminado
Móveis feitos de aglomerado e MDF tem muito medo de água, o tampo da mesa não foge à regra. O tipo mais popular com um preço acessível. Largura do topo: 60 – 62 cm. Estes tampos de mesa são feitos de aglomerado (postforming) e são revestidos com um laminado resistente ao desgaste sob pressão. Os fabricantes dão garantia para um piso laminado impermeável, mas não para uma placa de aglomerado. Este tipo tem um baixo nível de repelência de umidade. Se a água entrar em contato com um local não tratado, ela aumentará imediatamente. Para excluir tais situações. É necessário cobrir as extremidades não laminadas com um selante (silicone de construção).
Bancada de canto em design de cozinha de aglomerado.
Tampo de mesa de canto feito de madeira
É considerada uma opção amiga do ambiente e relativamente democrática. O mais durável é a parte do revestimento da cozinha que foi recolhida na oficina. E a junta de canto é feita em hastes de madeira com chanfros e colada na prensa. A montagem também é possível em casa, mas todas as partes da mesa terão que ser fixadas em mesas – grampos. Para a montagem automática de uma bancada de canto de cozinha. É aconselhável encomendar peças prontas, serradas uniformemente e aparadas no tamanho já existente na oficina. Na junção, você precisa aplicar cola de madeira.
Tampo de mesa de canto feito de madeira.
Topo do canto feito de pedra ou azulejos
As bancadas de pedra são a opção mais luxuosa e cara. A pedra é enviada para a produção como uma laje maciça, onde eles fazem elementos com as dimensões exigidas. Uma mesa de jantar, uma mesa de formato angular complexo, é mais fácil de fazer de pedra natural. A junta colada na parte superior é quase invisível após o polimento.
Bancada de pedra artificial.
Uma mesa de canto de cozinha feita de ladrilhos é uma solução técnica eficaz, mas não barata e complicada. Para dispor uma superfície de ladrilho perfeitamente plana, você precisa encontrar um ângulo reto entre duas paredes, se você permitir um erro, as irregularidades serão imediatamente visíveis ao longo da costura do ladrilho.
Outros materiais
Para bancadas de canto, materiais baratos como acrílicos semelhantes a pedra, materiais de vidro ou metal também podem ser usados..
Pedra acrílica ou artificial. Esta é uma solução sempre atualizada, graças à variedade de texturas e cores..
Essa superfície tem uma série de vantagens, incluindo:
- aparência estética impecável;
- facilidade de atendimento;
- maior resistência e respeito ao meio ambiente;
- disponibilidade de reparo e restauração.
Bancada de canto de pedra acrílica.
A tampa de vidro é uma solução de design eficaz e competente. As bancadas de vidro são relevantes em pequenos espaços, o vidro não esconde o volume da cozinha.
Tem uma série de vantagens:
- facilidade de atendimento, não absorve odores desagradáveis;
- resistente ao fogo, não sujeito a esforços mecânicos;
- cabem absolutamente em qualquer interior;
- Amizade ambiental;
- grande seleção de cores e formas.
Bancada de vidro na cozinha.
Metálico é um dos primeiros revestimentos para áreas de cozinha. As qualidades distintivas desta espécie incluem:
- facilidade de limpeza e aumento da higiene;
- resistente ao calor;
- resistente ao desgaste, não sujeito a danos mecânicos;
- variedade de metal para fabricação.
Bancada de metal no design da cozinha.
Estilos de cozinha de canto
A bancada de canto é muito prática na distribuição do espaço da cozinha, cabendo bem em cozinhas grandes e pequenas. O sortimento de lojas oferece uma grande variedade de projetos de design para bancadas de esquina com uma variedade de acabamentos. Na maioria dos casos, uma mesa de canto é usada como mesa de jantar..
Bancada criativa em design de cozinha.
Os estilos mais comuns de catálogos de lojas:
- Estilo classico. Trata-se de um interior com amplo espaço e utilização de pedra natural na bancada. As cores mais comuns são cores claras, branco, bege. Eletrodomésticos escondidos atrás de fachadas de cozinha.
- O estilo “Hi-Tech” é uma característica distintiva dos modelos – a severidade das linhas, a ausência de linhas desnecessárias, tudo é lacónico. São utilizadas estruturas de metal leves. As paletas de cores mais comuns: metálico, preto, vermelho, índigo, verde claro, cores ensolaradas.
- Estilo “Country” uma característica distintiva é a utilização de madeira natural ou MDF, aglomerado, muito bem combinada com uma gaiola ou ladrilho.
- O estilo eletricista é adequado para pequenos espaços em forma de L. Possível combinação variada de mesa de jantar de canto e decoração em toda a cozinha. Este estilo é para pessoas que gostam de experimentar e têm uma imaginação rica..
Bancada de canto se encaixa facilmente em espaços grandes e pequenos.
Materiais utilizados
Para a instalação do revestimento da cozinha, além do próprio papelão ondulado, serão necessários os seguintes materiais:
- Tira de encaixe de alumínio, correspondente à seção e espessura e sentido de giro da laje. Eles são selecionados pelas características da laje (espessura, circularidade).
- Laços – grampos por junta – 2 unid. Para conectar a superfície de trabalho, você precisa de amarras de 100 mm de comprimento.
- Selante de silicone para madeira para proteger as bancadas da umidade.
Juntas de peças de bancadas.
Qual opção de adesão à bancada escolher?
O encaixe das bancadas pode ser feito de duas maneiras:
- O primeiro é quando o tampo da mesa é unido sem um segmento. Duas telas são unidas em ângulos retos em armários de cozinha.
- A segunda opção, encaixe com um segmento, destina-se a um armário de canto de um conjunto de cozinha. Acontece uma virada por meio de um segmento.
Dois pedaços
Acoplamento em duas partes, feito em ângulo reto estrito de 90 ° com uma folga mínima. Se, por algum motivo, a lacuna for grande, você pode usar o conector de canto.
Tampo da mesa de canto de duas peças.
De três peças
Encaixe de tampo de trabalho com segmento para móvel de canto. As dimensões padrão do segmento são 90cm × 90cm × 60cm. A borda frontal é de dois tipos – arredondada ou reta.
Tampo de mesa de canto em três partes.
Marcenaria ou cola de silicone é geralmente usada para juntas, mas para uma fixação mais confiável, uma junta de metal especial pode ser usada..
Uma pedaço
A tampa da cozinha de uma peça é feita sob medida para armários de cozinha. Se as medições forem feitas com precisão, então tal mesa é simplesmente colocada nos módulos e fixada com parafusos auto-roscantes..
Bancada de pedra falsa sólida.
IMPORTANTE! A bancada de uma peça sem juntas durará mais do que suas contrapartes com juntas.
Maneiras de conectar as peças da bancada
A bancada ideal é uma bancada sólida. Se as bancadas tiverem a forma da letra “G”, os módulos devem ser conectados uns aos outros.
Os métodos de conexão mais comuns são:
- junta a junta sem serra euro;
- junta para junta com serra Euro;
- usando um perfil de alumínio em forma de T.
Ancorando através do bar
A conexão dos módulos ocorre sem uma serra euro. A junta é fechada com uma barra de perfil de alumínio. O principal neste processo é manter a estanqueidade. Antes de juntar, é necessário tratar o suporte da prancha e as extremidades do tampo da mesa com selantes de silicone para evitar a entrada de humidade no futuro..
Encaixando a bancada com uma tira de alumínio.
Conexão de amarração
É necessário fixar as lajes do tampo com pinças ao módulo evitando ao máximo as aberturas, posteriormente a água se acumulará nessas aberturas, e o tampo da mesa começará a inchar. Você também precisa instalar paredes laterais adicionais. Fazemos marcações para arruelas em forma de C de grampos e ranhuras para dormentes a uma distância de 55mm, essa marcação é feita na parte de trás de todos os planos montados. Neste caso, consideramos a presença de um perfil em T e a localização da pia ou equipamento embutido. A distância entre os grampos deve ser entre 60 – 150 mm. Caso não seja possível montar duas mesas, montamos uma no meio.
Conectando partes de bancadas com mesas.
IMPORTANTE! Instale paredes laterais adicionais para evitar flacidez e perfurações nas bordas.
Conexão de bancadas de cozinha usando euro-lavado
Para o revestimento da cozinha servir durante muito tempo. Eles devem ser conectados de forma organizada e correta um ao outro. Para obter uma junta perfeita, você precisa usar uma fresadora de alta qualidade. Uma junta bem feita usando um novo padrão deixará uma lacuna quase imperceptível em uma fração de milímetro no final.
Desvantagens dessa conexão: para uma união perfeita com o uso de uma serra Euro, é necessário um ângulo e paredes proporcionalmente iguais no apartamento. Se as paredes forem irregulares, haverá uma lacuna entre a face final e a parede. Ao instalar o fone de ouvido com a letra “P”, a curvatura das paredes vai quebrar o arranjo – os vãos ficarão ao longo de todas as paredes. Você terá que corrigir as lacunas com tiras especiais. Se as paredes da cozinha não forem uniformes, é melhor encaixar o conjunto de cozinha de outra forma..
Conectando uma mesa de canto usando uma serra Euro.
IMPORTANTE! É necessário conectar as partes da cozinha da bancada em um ângulo que o plano crie a impressão de um único todo.
Dicas úteis para cuidados e instalação
Muitos problemas podem ser evitados seguindo dicas simples para cuidar da sua bancada..
- Limpe a água imediatamente das bancadas, especialmente nas costuras das juntas.
- Use uma placa de corte para evitar arranhões e lascas
- Limpe levemente suja com um pano ou esponja
- Remova as manchas assim que aparecerem com produtos neutros com pH
- Os lustradores de móveis não são adequados para bancadas de canto, eles deixam uma película oleosa na superfície, na qual aderem toda a sujeira e micróbios.
Ao sair, evite agentes de limpeza agressivos.
Quanto à instalação, também existem algumas regras que devem ser seguidas:
- Para fazer furos para o fogão ou pia, primeiro você precisa fazer furos ao longo do contorno ao longo do contorno e, em seguida, conectá-los com uma serra elétrica
- Todos os locais de corte e serra são tratados com selantes de silicone.
- Os pontos de corte devem ser mascarados sob perfis de plástico ou metal
- A extremidade da bancada deve ser tratada com selantes.
- Serrar uma mesa é mais fácil em uma máquina ou serra de vaivém.
Instalando uma unidade de cozinha de canto.
Vídeo: união de cantos de bancadas
50 ideias de fotos para o design de bancadas de canto