Desenho de cozinha leve – como evitar erros?
Para toda dona de casa, a cozinha é um lugar muito importante. Este é o orgulho dela. Este é um local onde toda a família se reúne para um delicioso jantar, onde passam as férias, onde se ouvem conversas francas. Claro, um lugar tão especial deve ser especial. Não basta apenas cobrir as paredes com papel de parede. Esta sala requer atenção especial. Muitos designers aconselham decorar o interior da cozinha com cores claras. Porquê e como? Isso é o que temos que descobrir.
As cozinhas projetadas em cores claras são clássicas.
Cozinha iluminada: prós e contras
Existem várias razões pelas quais você deve usar cores claras ao decorar sua cozinha. Um deles é uma pequena sala. Como você sabe, essas cores podem ampliar visualmente o espaço. Existem muitos outros aspectos positivos para esta solução..
A cor clara, apesar de sua simplicidade, pode ser fria e quente, caseira e aconchegante e ao mesmo tempo elegante e cativante.
Projeto de cozinha leve:
- Tem um efeito positivo no apetite e no processo de digestão em geral;
- Cria um clima de exaltação;
- Torna a cozinha fresca e arejada;
- Cria a base para a implementação de diferentes estilos;
- Combina com qualquer cor.
A gama de cores de tais designs é muito grande e cada um pode escolher por si a solução que lhe parece mais ideal e bonita..
Apesar de todas as vantagens, esta solução tem suas desvantagens:
- Uma cozinha bem iluminada fica suja com bastante facilidade e requer limpeza frequente;
- Cores claras frias são um tanto inadequadas para esta sala..
Como você pode ver, essa opção praticamente não tem desvantagens. E tendo estudado as características da disposição do interior da cozinha em tons claros, será possível extrair muitos aspectos positivos disto, e contornar todos os negativos.
A cor clara da cozinha não é apenas um branco frio.
Métodos de implementação
Tons brilhantes. Este termo cobre uma ampla gama de tintas. Aqui estão os tons frios e claros. E você pode implementar ideias existentes de maneiras diferentes. Mas, independentemente da opção escolhida, para todos eles existe uma regra geral: harmonia em tudo.
Na verdade, a escolha de tonalidades é muito grande..
Em primeiro lugar, isso se aplica a combinações. Mesmo em combinações brilhantes, abruptas e contrastantes, deve haver um pensamento completo e harmonia. Claro, para cada opção, ele assume sua própria forma. Mas você definitivamente precisa encontrar aquele meio dourado que permitirá que você crie um belo design, e não um conjunto de pinceladas e pinceladas..
Até o branco tem uma paleta enorme de tons, só que quem está longe do design nem sempre pensa nisso..
O branco está sempre na moda
O branco é o rei da cor. Deve ser alocado em uma categoria separada. É o início do espectro e combina bem com qualquer cor da gama. No entanto, ele também se sente confortável em viver sozinho..
Assim, você pode escolher um material branco para acabamento de piso, paredes e teto; pegue um conjunto de cozinha branco e, consequentemente, o resto da mobília para combinar.
Têxteis e talheres também podem ser combinados em uma determinada cor.
Claro, para muitos, essa opção pode se assemelhar a uma enfermaria de hospital. Mas com a escolha certa de materiais, você obterá o efeito certo e não haverá associações com o hospital. No entanto, se estamos falando de oponentes fervorosos de tal ideia, então também há uma saída para eles..
Para iluminar a frieza e o vazio do branco, combine-o com cores vivas. Adicionar acentos correspondentes em móveis de cozinha ou têxteis.
Por exemplo, toalhas coloridas, um serviço e um sofá irão claramente atrair a atenção, e o branco não será mais tão isolado..
Há mais um segredo – a seleção contrastante de uma das paredes. Essa técnica executa duas funções ao mesmo tempo: o zoneamento da sala e o esquema de cores. Destaque a parede perto da mesa de jantar com uma cor contrastante, e desta forma você adiciona um toque brilhante e enfatiza o território da área de jantar.
Tons quentes
Uma excelente opção para a cozinha é uma combinação de tons claros e quentes, que incluem bege, marfim, leitoso, pêssego, etc. Está comprovado que esta paleta ajuda a acalmar e tem um efeito positivo no processo digestivo..
Em uma cozinha iluminada e aconchegante, as pessoas se sentem mais aconchegantes e confortáveis, o que obviamente fará o jogo da anfitriã..
A cozinha bege parece ótima. Esta opção de design é adequada para o estilo country, provençal, clássico. Para implementá-los, use um encanamento de estilo antigo: torneiras de estilo antigo ornamentadas, uma pia de cerâmica bege. Adicione cadeiras de ferro forjado e uma mesa, maçanetas cor de cobre, uma abundância de utensílios decorativos, artesanato.
As cores quentes também são adequadas para estilos modernos. Alta tecnologia e modernidade farão grandes amizades com bege e laticínios. Adicione um toque de marrom, como uma unidade de cozinha ou piso, e uma cozinha estofada moderna está pronta..
Para esses estilos, prefira mármore, granito, ladrilhos cerâmicos, laminados como acabamentos de superfície..
Tons quentes podem ser combinados com branco, espectro frio e cores escuras. Desta forma, você poderá criar a imagem mais completa do estilo. Mas não se esqueça que nesta versão, as cores pastéis continuam a ser as principais..
Bom humor
De acordo com a psicologia das cores, os tons frios não são adequados para decorar uma cozinha. Eles têm um efeito negativo na formação do apetite, promovem a concentração, enquanto o relaxamento é necessário durante a refeição. No entanto, aqui encontramos uma exceção, pois usaremos cores frias claras..
Adicione uma gota de preto, vermelho, laranja ou outra cor cativante ao interior, e então a sala branca ficará irreconhecível..
Eles tornarão a sala mais fresca e iluminada e, com combinação habilidosa, não causarão danos e apenas enfatizarão sua dignidade.
Então, dos frios para a cozinha, pode-se usar azul, menta, roxo, verde, eucalipto. Essas cores irão adicionar vigor e bom humor. Ao mesmo tempo, a cozinha nesses tons revela-se delicada e macia..
Mesmo pequenas coisas bonitas em mesas, guardanapos, um avental, eletrodomésticos.
Esta opção é adequada para a implementação do estilo do minimalismo, moderno, ecológico, escandinavo mediterrâneo. Eles são todos leves e frescos, como uma rajada de vento. Não há nada de supérfluo neles, por isso não vão sobrecarregar a sala. Você pode combinar essas cores com cores claras ou escuras quentes, se desejar. Marrom e preto são uma boa companhia. Mas o branco é o melhor..
Em combinação com as cores acima, eles criarão um design verdadeiramente maravilhoso, fresco e delicado..
O que escolher para acabamento de superfície
Claro, ao criar um projeto para uma cozinha leve, você definitivamente se perguntará quais materiais para acabamento de superfície são mais adequados.
Uma cozinha de estilo clássico nunca perderá sua relevância.
Vários fatores entram em jogo aqui:
- O estilo selecionado. Para clássicos, rústicos e antigos, apenas superfícies mate são adequadas, pois não toleram brilho. Embora as tendências modernas combinem bem com o brilho.
- Preferências individuais.
- A condição física dos residentes. Alguns materiais podem causar uma reação alérgica, portanto, sua escolha deve ser abordada com responsabilidade.
Ela dirá imediatamente uma coisa sobre seu dono – ele sabe como sentir o estilo e ver a beleza.
Propomo-nos a considerar as formas mais comuns de acabamento de diferentes superfícies da cozinha e as nuances da sua utilização..
Piso
Para uma cozinha luminosa, os ladrilhos cerâmicos são perfeitos como pavimento. É bastante durável e confiável, com os devidos cuidados irá durar muito tempo. Além disso, existem muitas opções de design nesta área..
Você encontrará ladrilhos de cerâmica para todos os estilos e cores.
Linóleo. Mais barato e mais simples, mas não uma opção menos comum e bonita. O mercado moderno oferece muitos tipos de linóleo, que na aparência não se distinguem do piso laminado. As diferenças estarão apenas no método de produção dos materiais (linóleo – artificial, laminado – da madeira natural), e, consequentemente, no preço..
Um conjunto de madeira maciça parece o mais vantajoso na cozinha..
Laminado. A opção já mencionada acima. Será um pouco mais caro e outra desvantagem é que pode inchar se não for devidamente condicionado. Portanto, aconselhamos dar preferência ao linóleo. Mas se você insiste em materiais naturais, o laminado é uma ótima opção..
Também é adequado para diluir uma cozinha clara com cores de madeira escura..
Se falamos de materiais naturais, vale a pena mencionar o granito e o mármore. Na cozinha raramente é utilizado como pavimento, devido ao seu alto custo e fragilidade. No entanto, esta opção também tem o direito de existir..
Paredes
Também temos uma ampla gama de opções aqui:
- Ladrilhos ladrilhados ou cerâmicos. Um método de decoração de paredes, perfeito para a cozinha. É durável e fácil de cuidar. Dê preferência especialmente a este material na hora de decorar a parede acima do fogão e mesa de trabalho, pia.
O conjunto e outros móveis aqui podem ser feitos em qualquer tom de cor clara..
- Papel de parede. Este método oferece muitas variações de desempenho. Papel, vinil, não tecido, líquido, etc. Vinil é melhor para a cozinha, pois pode ser lavado.
Estilos modernos de projetos de cozinha são funcionais, modernos, high-tech, high-tech, loft extraordinário, minimalismo ascético.
- Painéis de madeira. Para estilos individuais que aceitam exclusivamente materiais naturais – uma ótima opção. Também pode ser substituído por papel de parede de madeira. No entanto, esse tipo ainda não é popular o suficiente e não entrou em uso..
Os fones de ouvido de estilo moderno são tão simples quanto possível e relativamente baratos..
Móveis de cozinha
O elemento mais importante nesta divisão é o móvel da cozinha, ou seja, a sua área de trabalho. Consiste em duas partes:
- Curbstone. Para a fabricação desta peça utiliza-se MDF, aglomerado, madeira natural. A gama de cores de todos os materiais oferecidos não é limitada. A escolha depende da preferência pessoal, do preço (claro, a madeira é a opção mais cara) e do estilo da cozinha.
As bancadas para cozinhas clássicas com luz têm acabamentos principalmente em cinza, bege e preto.
- Tampo da mesa. Também pode ser feito de materiais de madeira, pedra, vidro e até mesmo metal. A melhor opção é mármore, granito, pedra artificial. De barato, podemos oferecer aglomerado laminado.
A melhor opção é usar tons naturais e materiais naturais: madeira clara, pedra.
Vamos resumir
E agora nos propomos a resumir o que foi dito e decidir a melhor forma de fazer um design de luz na cozinha, e quais são seus principais componentes.
Uma cozinha em tons claros é uma opção vantajosa para todos, tanto para quartos espaçosos como para apartamentos de tamanho modesto.
Estilo | Realização de cor | Métodos básicos de acabamento |
Minimalismo | Branco, cinza, manchas pretas | Quadro; piso e azulejos |
Alta tecnologia | tons claros frios em combinação com cores quentes brancas, pretas e escuras | Stretch teto; piso laminado; tampo de vidro ou mármore |
Clássico | Bege, branco, marfim | Teto de gesso cartonado multinível; ladrilhos e papel de parede para paredes; linóleo no chão |
Provença | Leite, bege, hortelã, azul, azeitona | Madeira natural para todas as superfícies; gesso do teto. |
Mantê-lo impecavelmente limpo sempre ficará ótimo..
Como você pode ver, existem muitas maneiras de implementar a ideia de uma cozinha leve. Use o que você aprendeu para criar designs verdadeiramente bonitos.
VÍDEO: Projeto de uma cozinha moderna e bem iluminada.
50 opções de design de cozinha leve: