Como posicionar a geladeira na cozinha: regras básicas, dicas importantes e úteis
A geladeira é o maior eletrodoméstico da cozinha, e até muito importante, e não há como substituí-la, simplesmente porque não há nada nela. Você precisa armazenar comida em algum lugar. Portanto, ao planejar qualquer cozinha, sempre surge a pergunta “onde colocar a geladeira?” Afinal, a realidade é que grandes cozinhas em um apartamento são raras, embora mesmo em uma sala espaçosa essa questão deva ser abordada com sabedoria. E se a cozinha for pequena, a colocação dos móveis se tornará um grande problema. É por esse motivo que você precisa se familiarizar com o assunto em detalhes e encontrar maneiras de resolver o problema..
Ao planejar uma cozinha, surge a questão de onde instalar a geladeira.
Qual geladeira escolher
Definitivamente, não há pressa em comprar uma geladeira. Primeiro você precisa analisar as características do layout e do interior. Se este for um Khrushchev padrão, você definitivamente precisa evitar modelos de grande porte. Além disso, a cor da tecnologia também desempenha um papel importante..
Indo para a geladeira, responda uma série de perguntas para você mesmo que o ajudarão a fazer a escolha certa:
- A geladeira deve ser embutida.
- Quanto você pode gastar neste eletrodoméstico.
- Quais são as cores principais no design da sua cozinha.
A geladeira deve corresponder ao design geral da cozinha.
Hoje, os fabricantes oferecem uma ampla seleção de uma ampla variedade de modelos e para qualquer local. Cada vez mais, modelos de cores podem ser encontrados, o que é muito bom para certas decisões de design. É por esta razão que a tarefa de encontrar um modelo adequado em qualquer categoria de preço há muito deixou de pertencer à categoria dos supercomplexos.
Interior da cozinha com geladeira de duas portas.
Regras básicas para localização em uma cozinha moderna
A cozinha é o local onde as famílias se deslocam com mais frequência durante o dia, por isso é importante que tudo o que está nela instalado esteja localizado da forma mais cómoda e prática possível. O refrigerador é usado constantemente – abre e fecha, portanto, deve ser localizado de forma a não interferir com ninguém. Para fazer isso, é importante conhecer algumas das nuances:
- o fator mais importante é a forma e o tamanho da cozinha;
- a área de trabalho de lavagem, processamento e armazenamento deve ser localizada a uma distância uma da outra (a distância depende do tamanho e da disposição da cozinha);
- altura do teto;
- a localização das janelas e seus tamanhos;
- a presença ou ausência de varanda;
- a cozinha é uma sala onde se pode ou não;
- localização das tomadas.
Ao escolher uma geladeira, é preciso levar em consideração o tamanho e a altura da cozinha..
Ao mesmo tempo, há uma série de fatores que determinam onde exatamente o refrigerador não pode ser instalado:
- o refrigerador não deve ficar perto do fogão ou radiadores de aquecimento – isso pode causar mau funcionamento;
- não deve ser colocado perto de uma janela para evitar o aquecimento da luz solar direta;
- dentro de casa, onde a umidade pode ser superior a 80%.
Não é aconselhável colocar a geladeira perto da janela e aparelhos de aquecimento.
Informações adicionais! Se a escolha recaiu sobre um modelo em aço inoxidável, então o interior deve ter elementos semelhantes que o complementem. Portanto, a técnica se ajustará organicamente ao estilo..
Opções de localização
Os especialistas identificam várias das melhores opções de acomodação. Entre eles, todos encontrarão algo que lhe agrade..
A esquina é um lugar precioso
Este arranjo é a melhor solução para uma pequena cozinha. Tal arranjo não prejudicará o conceito de design e se encaixará organicamente no layout. A geladeira pode ficar ao lado da entrada, tornando-se, por assim dizer, uma extensão do fone de ouvido. Assim, você economiza espaço significativamente e economiza espaço livre para outras finalidades..
Geladeira no canto da cozinha.
Escolhendo uma linha
Esta opção é adequada para cozinhas espaçosas. A essência do princípio linear é que o fone de ouvido e todos os eletrodomésticos estão alinhados ao longo da parede em uma linha reta. A geladeira pode ser construída entre outros elementos da mobília ou pode ser colocada na borda.
Instalando a geladeira em linha com o fone de ouvido.
Cozinha com área de jantar
Tal cozinha, devido ao seu tamanho, simplifica muito os problemas de arrumação dos equipamentos, pois a área de jantar com mesa pode ser localizada na sala de estar. Qualquer modelo é adequado para tal sala. O principal é que parece harmonioso. Por se tratar de um eletrodoméstico de grande porte, o refrigerador pode ser balanceado adquirindo-se um gabinete ou algum tipo de rack com as mesmas dimensões. É necessário que essa mobília seja combinada com um refrigerador de tamanho. Às vezes, ao usar essa técnica, a regra sobre áreas de trabalho é violada, mas a parte estética ganha e a liberdade de espaço é adicionada..
Geladeira na área de jantar da cozinha.
Geladeira embutida
Esta opção é mais frequentemente escolhida para espaços amplos, porque adicionalmente “consome” vários metros quadrados. O principal é não esquecer que antes de encaixar o equipamento é necessário deixar espaço para a circulação do ar, ou seja, deve haver vãos entre as paredes, caso contrário o equipamento não poderá funcionar normalmente. Este arranjo permite que você torne a técnica completamente invisível. Você precisa ter um cuidado especial com as dimensões para que a instância selecionada se ajuste exatamente às dimensões do nicho preparado..
Projeto de uma pequena cozinha com geladeira embutida.
Geladeira disfarçada
Uma das opções mais interessantes é o disfarce de guarda-roupa. Nesse caso, a integridade do design é preservada. O equipamento pode ser escondido sob a superfície de corte do fone de ouvido – em gavetas (o que é mais conveniente para uma pequena cozinha). Este arranjo tem suas vantagens:
- Harmonia com o conceito geral de estilo;
- Poupança devido ao isolamento térmico adicional das paredes;
- Baixo nível de ruído durante a operação;
- Proteção contra danos.
Geladeira disfarçada de armário no interior.
Instalando a geladeira em um nicho
Se existem várias maneiras de economizar espaço no apartamento. Esta questão é especialmente relevante para proprietários de pequenos apartamentos, Khrushchevs. E uma das opções de como fazer isso é instalar a geladeira em um nicho especial. Em uma sala pequena, objetos grandes parecem especialmente volumosos e às vezes criam uma sensação de desordem e desordem. A localização do nicho é uma ótima maneira de economizar espaço de forma adequada e ocultar equipamentos volumosos..
Instalando a geladeira em um nicho.
Colocando o aparelho na varanda adjacente à cozinha
Se a cozinha tiver acesso a uma loggia ou varanda, uma boa maneira de liberar espaço seria instalar móveis nessa mesma varanda. No entanto, esta opção não é muito popular, porque para implementá-la é necessário pré-isolar a loggia de modo que mesmo durante o frio intenso a temperatura ambiente permaneça lá. Também é necessário fornecer ventilação de alta qualidade da varanda, o que é importante para evitar o superaquecimento ou, pelo contrário, o aparecimento de condensação em um grande volume. Além disso, o refrigerador não deve ser exposto à luz solar direta, e a base da varanda deve ser reforçada, levando em consideração o peso do refrigerador..
Geladeira na varanda.
Diversas soluções para uma pequena cozinha
Uma das opções de posicionamento comuns é mover o refrigerador para outras salas. Mas se isso não for possível, outras opções devem ser consideradas sobre como vencer o espaço:
- cuidar do conjunto de cozinha com um nicho especial para a geladeira com antecedência;
- substitua o fogão por eletrodomésticos menores: forno micro-ondas, bicarbonato, banho-maria;
- em vez de um fogão normal, compre um embutido;
- considere a opção de adquirir um refrigerador de mesa e colocá-lo sob a mesa;
- implementar o método de colocação angular descrito acima.
Interior da pequena cozinha com geladeira.
Você pode decidir que colocar uma geladeira na cozinha não é uma tarefa fácil. Não existem regras gerais nesta matéria, portanto cada caso é individual. Você deve fazer as medições o mais cuidadosamente possível, levar em consideração a aparência e o design, e também não negligenciar os conselhos e recomendações de especialistas..
Exemplos de colocação da geladeira na cozinha
Refletindo sobre a questão de onde colocar a geladeira na cozinha, muitos estão em um beco sem saída. Afinal, não existem regras universais sobre a melhor forma de colocar a geladeira, por exemplo, em uma grande cozinha? E o que os proprietários de pequenos apartamentos devem fazer? Como colocar uma geladeira em uma pequena cozinha corretamente e sem prejudicar o espaço? Para tornar mais fácil tomar a decisão certa, você precisa se familiarizar com exemplos de projetos prontos para layouts de cozinha e disposição de móveis.
Projeto de cozinha ampla com geladeira de duas portas.
Dicas úteis
Seja qual for a dúvida que você encontrar, não tenha medo de buscar a ajuda de profissionais e especialistas mais experientes. Claro, você pode descobrir tudo sozinho, mas isso pode levar muito tempo valioso. O problema de colocar a geladeira não é exceção. Aqui, também, você precisa se familiarizar com as recomendações dos especialistas:
- É importante pensar bem o local em que ficará a geladeira, pois o equipamento não deve interferir e criar transtornos.
- Opte pelo vidro! É melhor quando comparado ao plástico. As prateleiras de vidro duram mais e são fáceis de limpar.
- Atenção especial à qualidade dos lacres na hora da compra: é importante que sejam elásticos e permitam abrir a geladeira sem esforço adicional.
- Os melhores modelos são aqueles equipados com o sistema NoFrost. Cuidar deles será muito mais fácil..
- Certifique-se de inspecionar o modelo antes da compra, até o momento de conectá-lo. Se sentir um cheiro desagradável, significa que o plástico é de má qualidade..
- Para um apartamento em que vive uma família de no máximo 5 pessoas, um modelo com um volume de no máximo 300 litros é mais conveniente.
- Para uma residência de verão, é melhor escolher um modelo de câmara única. Para a casa, a melhor opção é uma geladeira com duas ou três câmaras..
- A alça “recuada” no corpo ajudará visualmente a economizar espaço e não o desordenará.
- Se você está procurando economizar espaço, considere um freezer separado..
- É importante prestar atenção ao nível de ruído – não deve exceder 40 dB.
- Os modelos sobre rodas são especialmente móveis em movimento, são mais práticos.
A geladeira deve coincidir com a cor do móvel da cozinha.
Seguir essas recomendações ajudará a todos a escolher primeiro o modelo ideal de toda a variedade oferecida pelos fabricantes modernos que fornecem o sortimento e, em seguida, escolher a opção de colocação mais conveniente..
Conclusão
Escolher eletrodomésticos nem sempre é uma tarefa fácil. Você precisa escolher um modelo com características ideais, design, tamanho e preço adequados. No caso em que o item é grande, como uma geladeira, também surge a questão do posicionamento correto. No entanto, à primeira vista, isso pode parecer um problema. Os profissionais da sua área já testaram mais de uma vez muitas técnicas em áreas de cozinha de vários tamanhos e sabem exatamente como instalar um refrigerador na cozinha de maneira confortável e funcional. Se você estudar atentamente essas recomendações e aplicá-las na prática, levando em consideração as características de sua cozinha e suas necessidades, então sem muita dificuldade poderá colocar a geladeira de forma que não interfira, mas, ao contrário, agrade aos olhos. ..
Projeto de um apartamento estúdio com geladeira.
Vídeo: Como colocar uma geladeira em uma pequena cozinha de 4 metros quadrados