Dicas para decorar uma janela na cozinha
No interior de cada cômodo, principalmente na cozinha, pequenos detalhes se somam a um quadro geral. Às vezes, uma pequena coisa pode arruinar todo o ambiente, ou vice-versa – transformar a sala irreconhecível. Antes de iniciar um grande redesenho ou cosmético da cozinha, você deve inicialmente escolher um estilo de design, decidir sobre os materiais.
Cada pequena coisa é importante no design de cozinha
Antes de começar a reencarnação, você deve pensar sobre tudo com antecedência.
A cozinha é um local onde é necessário planear tudo com antecedência.
Como decorar lindamente uma janela na cozinha
Uma janela não é apenas uma abertura na parede para que a luz e o ar entrem em uma sala. Se desejar, esta parte da cozinha se tornará uma obra de arte ou uma adição útil, mas elegante para o interior. Antes de iniciar a transformação da janela da cozinha, você deve prestar atenção a esses detalhes..
- Praticidade – os materiais usados para decoração devem ser fáceis de limpar e substituir, já que pequenas partículas de gordura e odores são facilmente e rapidamente absorvidos pelos tecidos. Além disso, um ponto prático pode ser atribuído às funções de proteção que devem ser desempenhadas por cortinas ou outros detalhes: você pode “proteger” a cozinha da luz do sol, olhos curiosos.
- Conformidade com o estilo – para que o design da janela seja concluído com sucesso, não apenas levando em consideração o valor prático dos tecidos ou persianas, você precisa selecionar cortinas de acordo com o estilo e a cor da sala.
- Área do quarto. Quanto menos salas, piores serão os detalhes volumosos – até mesmo designers amadores sabem disso..
Ao escolher os tecidos para janelas, você precisa prestar atenção à combinação da cor das paredes e do tecido da cortina. Para deixar o espaço em harmonia com a abertura da janela, vale a pena escolher um tecido para decoração 2-3 mais claro ou mais escuro que as paredes..
Uma janela na cozinha pode se tornar um elemento de decoração
A janela da cozinha deve ser prática e combinar com o estilo da sala
Amarrado ao estilo da cozinha. Decoração de janelas na cozinha: do clássico ao vanguardista
A combinação de detalhes básicos e detalhes sutis é a chave para um design de interiores de sucesso. Ao decorar uma janela na cozinha, é importante selecionar o tipo de tecido para a decoração. Cada estilo de interior é impressionado por diferentes tipos de cortinas..
- Estilo moderno, moderno e de alta tecnologia complementam de maneira ideal cortinas romanas ou japonesas, cortinas comuns feitas de metal ou madeira.
- Os clássicos são enfatizados por cortinas maciças em conjunto com tule com orifícios. É melhor escolher cortinas com monogramas, ornamentos florais ou florais..
- O estilo oriental será decorado com cortinas fotográficas de padrão caligráfico. Cortinas em camadas com grinaldas, jabots, lambrequins também são ideais..
- Provença – este estilo é melhor complementado por cortinas claras com pequenos estampados florais, sempre em tons pastéis aconchegantes.
- Country – as cortinas de madeira são uma boa opção. Ao escolher têxteis, você precisa levar em consideração que eles devem ser entrelaçados com outros elementos de tecido – uma toalha de mesa, capas de cadeira.
- Minimalismo – a melhor opção seria cortinas de rolo translúcidas.
- A vanguarda será enfatizada por cortinas longas e leves de cores vivas. Combinação ideal – tecidos claros com decoração preta. Por exemplo, cortinas escarlate ou esmeralda, complementadas por um lambrequim preto e branco.
Ao escolher a combinação ideal “estilo interior – cortinas”, é necessário levar em consideração um ponto importante – para que lado estão as janelas da cozinha. Se for para o norte ou oeste, as cores escuras não serão relevantes.
Têxteis de cozinha precisam ser combinados com o estilo geral da sala
Cortinas com estampa floral são comumente usadas no estilo provençal
Para estilos modernos, costumam ser usados estores.
Escolha de cortinas para cozinha com varanda
O tipo de cortina ideal para decorar uma janela de cozinha não depende dos designers, mas sim dos proprietários. Mas se o quarto tem saída para a varanda, que é fechada por cortinas, significa que as abrirão e fecharão constantemente. E isso deve ser levado em consideração para que um mês após a compra de cortinas ou tule novos, você não compre novos. A principal exigência para as cortinas da cozinha, que dá para a varanda, é a utilização de tecidos duráveis e resistentes à sujeira e aos danos mecânicos..
Outra nuance é a assimetria, ou seja, na área da janela as cortinas devem ser curtas e na área da porta – longas. Você pode escolher uma opção alternativa – cortinas longas para toda a abertura da janela junto com uma porta de varanda. Ideal para isso são produtos de linha, cetim ou cortinas de cetim..
Se a cozinha tiver varanda, não é recomendável pendurar cortinas comuns.
As cortinas não devem bloquear a luz natural de entrar na sala
A escolha correta do material é garantia de bom resultado
Antes de organizar uma janela na cozinha, você precisa se familiarizar com os materiais populares com os quais os tecidos para janelas são costurados. A tabela mostra os tecidos naturais e sintéticos adequados, seus prós e contras.
Nome tecidos para tecidos de janela | Vantagens do material | Desvantagens do tecido | |
Tecidos naturais | |||
Algodão | Não atrai poeira, não acumula carga elétrica, é fácil de lavar | Perde ligeiramente a forma após a lavagem, o algodão claro fica amarelo quando exposto ao sol, | |
Linho | A tela não eletrifica, não atrai poeira. O linho é um material durável que, após muitos anos de operação, não perde a forma, não fica coberto de pellets | Pesadas, cortinas de linho precisam ser penduradas em beirais fortes e estáveis | |
Seda | Resistência à eletrificação, acumulação de serras, danos mecânicos. Cortinas de seda nunca vão prender uma toupeira | Alto custo de tecidos para janelas, dificuldade de manutenção (proteção contra radiação solar excessiva, água, exposição ao calor) | |
Lã | Cortinas de lã são resistentes à sujeira, com os devidos cuidados não se deformam | O material absorve odores desagradáveis e, portanto, precisa de ventilação regular. Além disso, cortinas de lã só podem ser lavadas a seco (você pode lavá-las, mas isso vai prejudicar os produtos), as traças podem começar em suas dobras | |
Materiais feitos de fibras sintéticas (artificiais) | |||
Poliéster | Não enruga, não encolhe com alongamentos regulares, é facilmente apagado, deforma-se facilmente (por exemplo, a formação de dobras) | Pobre permeabilidade ao ar | |
Acrílico | As cortinas de acrílico são fáceis de limpar, não mudam de forma | Os comprimidos se formam na tela com o tempo, especialmente após a lavagem ou como resultado de toques frequentes com as mãos. | |
Nylon | O tecido não suja, não enruga, não perde a forma após uma lavagem úmida | Queima ao sol |
Os tecidos também são classificados não apenas por composição, mas também por tipo. Para costurar cortinas, cortinas para janela de cozinha, tecidos finos de cetim, cetim, voile ou tule são os mais adequados. Se os têxteis precisam de proteção do sol, é melhor usar produtos de flock, tafetá ou blackout..
Antes de procurar cortinas para a janela, verifique sua variedade.
Em alguns casos, decorar a janela não faz sentido.
Lembre-se de que as cortinas de tecido são fáceis de sujar e absorvem todos os odores
O impacto psicológico da cor
A cozinha é o local onde as pessoas comem, comunicam umas com as outras, pelo que o esquema de cores da divisão deve ser conducente a isso. Segundo psicólogos, as cores vermelha, verde, framboesa, laranja e amarela despertam o apetite. A tonalidade depende do efeito que a cor terá em uma pessoa. Se o objetivo é despertar o apetite em uma pessoa, os tons devem se assemelhar a cores naturais – as cores de vegetais, frutas, bebidas.
A cor da cortina desempenha um papel importante no design da cozinha
Combine suas cortinas com seu estilo de cozinha
Plantas no peitoril da janela
Para uma decoração de janela com estilo na cozinha, às vezes não basta apenas escolher os têxteis, muitas vezes as plantas criam uma atmosfera positiva e conforto no ambiente. Uma vez que a cozinha é o local onde os alimentos são preparados, não se pode evitar a ventilação frequente. Isso significa que para a cozinha você precisa selecionar plantas de interior que não tenham medo de correntes de ar, hipotermia ou superaquecimento, em geral – espécies despretensiosas.
- Plantas com flores lindas – pelargônio real, begônia, saintpaulia (violeta), Kalanchoe ou azaléia.
- Vasos com folhas de formas e cores incomuns – coleus, croton, dracaena ou shefflera.
- Espécies de frutas – pimenta, limão, cafeeiro.
- Suculentas – cacto, árvore do dinheiro, agave, crassula.
As plantas no peitoril da janela vão decorar perfeitamente a cozinha
Tipos de plantas não extravagantes são os mais adequados para a cozinha.
Você pode colocar vasos de flores com flores não apenas no peitoril da janela, mas também na própria mobília.
Para não lamentar mais tarde que a planta não suportou as “cargas da cozinha” – mudanças de temperatura, é melhor escolher tipos baratos para a cozinha. Também é importante considerar a localização da cozinha: por exemplo, um cafeeiro, cacto ou azaléia é adequado para as janelas do sul, sudeste e leste. Para as janelas norte, noroeste e oeste, é melhor escolher dracaena, croton ou pelargonium real.
Se você presumir que a planta pode morrer nessas condições, é melhor parar nas espécies mais baratas.
Também é importante considerar a localização da cozinha.
Estilo café
Esse tipo de cortina como “café” é uma novidade no design. As cortinas em estilo de café receberam esse nome por uma razão – seu nome vem do lugar onde esse tipo de cortina é encontrado com mais frequência. Caracterizam-se pelo comprimento encurtado, podendo ser fixados à cornija com argolas, laços, trança ou cordão de metal. A textura dessas cortinas é um vôo para a imaginação do designer. Todos os tipos de tecidos são adequados para costurar cortinas no estilo “café”, o principal é que eles não são muito pesados e densos.
Não é à toa que muitas vezes são utilizadas para decorar a janela da cozinha: graças ao seu design reduzido, não ocupam o espaço mesmo das pequenas cozinhas com uma área de 4 a 8 m2. Mas na hora de escolher este tipo de cortinas, vale lembrar que elas são as mais adequadas para decorar vãos de janela em interiores de estilo country, provençal. Essa decoração não é adequada de forma alguma para o minimalismo e outras soluções ultramodernas..
A decoração estilo café apareceu recentemente
A decoração com cortinas curtas é mais adequada para os estilos country e provençal
Decorar a janela da cozinha com cortinas
Cortinas pequenas, também chamadas de “cortinas”, são uma boa opção para decorar a abertura de uma janela na cozinha. A razão para isso é sua versatilidade, cortinas curtas são menos caprichosas para cuidar e, ao mesmo tempo, parecem elegantes e modernas. Mas há uma ressalva – eles enfatizam bem a atmosfera em uma sala com um bom estado de conservação, uma vez que não cobrem a área sob a janela. Esta opção de decoração também é adequada para interiores onde o peitoril da janela é usado como uma mesa, uma área de estar.
Lembre-se de que as cortinas absorvem muito os odores.
Ao decorar uma janela da cozinha, lembre-se que ela deve estar em harmonia com o interior da sala.
As cortinas romanas são as melhores para cozinhas.
Janela de luxo: as regras do design único
Para que os tecidos para janelas na cozinha não pareçam piores do que nas revistas de moda ou de design especializado, é necessário levar esses pontos em consideração..
- O tecido não deve ser chamativo – é melhor escolher tons moderados, estilos simples.
- Cornija – define o tom para a decoração da janela. Para criar um interior luxuoso, é importante que a cornija não pareça barata. Portanto, em vez de uma base de plástico, é melhor escolher uma de metal ou madeira..
- Combinação de cores, estilo interior com tecidos de janela.
Tendo em conta os conselhos simples mas úteis, pode transformar a cozinha, criar um interior digno do elogio de designers profissionais.
Vídeo: Desenho de janelas na cozinha
50 fotos de exemplos de decoração de vitrines de cozinha: