Qual é a zona de frescor na geladeira: tipos, desvantagens e vantagens, dicas.
Os adeptos da alimentação saudável têm menos confiança na indústria alimentar moderna, preferindo consumir produtos clássicos frescos. A questão do armazenamento máximo a longo prazo, sem perda das qualidades nutricionais e de sabor, vem à tona. Os refrigeradores e freezers tradicionais não podem oferecer isso, mas as tecnologias modernas vêm em seu socorro. Vamos tentar descobrir para que serve a zona de frescor na geladeira e como usá-la corretamente.
Muitos se perguntam como armazenar o frescor das frutas, para isso foi inventada uma zona de frescor na geladeira..
Quem e quando inventou a zona de frescor
No final do século passado, nutricionistas estabeleceram que a melhor temperatura para armazenar alimentos, que se tornou a meta, é a faixa de 0 a +1 graus Celsius. Este é o meio-termo entre a vida útil e a preservação das propriedades úteis. A estrutura do produto não é destruída por cristais de gelo, ao contrário do congelamento. Os microrganismos se desenvolvem muito mais lentamente, levando à deterioração – como em uma temperatura de + 5-8 graus, o que é comum em câmaras de refrigeração..
Em 1996, a Liebherr criou uma zona de frescor em refrigeradores.
Os engenheiros da Liebherr foram os primeiros a introduzir uma tecnologia inovadora chamada Biofresh em 1996. A novidade se posicionou como uma solução ideal para pessoas que se preocupam com sua saúde. Após o sucesso no mercado, outros fabricantes também passaram a desenvolver e oferecer suas soluções. Hoje na linha de cada marca bem conhecida existem modelos de geladeiras com zona fresca.
Cada refrigerador moderno tem uma zona fresca.
Características da zona de frescor
Dependendo da marca e modelo do refrigerador, a zona zero nele pode ter as seguintes características distintivas:
- Resfriamento rápido – a função será útil para produtos sensíveis que mudam suas qualidades gastronômicas literalmente durante o dia. Por exemplo, framboesas recém-colhidas.
- A ionização do ar e o revestimento antibacteriano das paredes têm um efeito positivo na frescura dos alimentos. A probabilidade de desenvolvimento de bactérias patogênicas em temperatura próxima de zero já é pequena, mas a rede de segurança adicional não será supérflua.
- Duração do suporte autônomo de temperatura durante quedas de energia. Alguns modelos são capazes de manter o nível de temperatura desejado por até um dia, desde que a porta da câmara não abra.
- Alguns modelos possuem controle automático de consumo de energia. Sensores especiais detectam quando não há nada nas gavetas do compartimento, e durante esse tempo o compartimento passa a ser um compartimento de geladeira comum, consumindo menos energia.
A presença de sistema de refrigeração próprio, independente das demais câmaras, é de grande importância. Isso aumenta significativamente a eficiência e a confiabilidade de todo o refrigerador..
Em refrigeradores de modelos diferentes, a zona zero pode ser diferente.
Desvantagens e Benefícios
Os aspectos negativos de ter um compartimento de frescor são subjetivos ou individuais. Sua presença aumenta o custo do refrigerador e possíveis reparos e também aumenta o consumo de energia. Muitas pessoas compram equipamentos e não pensam se realmente precisam das opções de moda oferecidas. Em famílias numerosas, os alimentos perecíveis não duram muito. Como nas cozinhas de pessoas ativas, que comem principalmente produtos semiacabados que não requerem condições especiais de armazenamento. Para esses grupos de consumidores, a zona fresca será um desperdício de dinheiro..
A maior desvantagem da zona zero é o preço alto.
Em alguns modelos de geladeiras, é possível armazenar apenas um tipo específico de alimento, na maioria das vezes vegetais e frutas. As iguarias estragam ainda mais rápido do que em uma geladeira clássica. Isso se deve às características de umidificação do ar. Mas esse fato pode ser atribuído às desvantagens apenas condicionalmente – a presença de compartimentos especializados depende do status do modelo..
A principal vantagem é a capacidade de conservar os alimentos por um período relativamente longo, sem destruir sua estrutura pelo congelamento. Em alguns casos, pode servir como uma alternativa de economia de energia ao freezer.
Graças à zona fresca, os produtos podem ser armazenados por muito tempo sem congelá-los..
Objetivo da zona de frescor
A zona de frescor tornou-se uma vaca sagrada para os adeptos de uma dieta racional. A temperatura zero mantém verduras, vegetais, frutas, bagas e muitos outros produtos frescos por um período mais longo do que pode ser feito na câmara principal. Ao mesmo tempo, todas as vitaminas e outros microelementos importantes permanecem intactos. O período de armazenamento do leite aumenta significativamente – a baixa temperatura retarda o desenvolvimento de bactérias de ácido láctico.
Mesmo que a pessoa não se preocupe com uma alimentação saudável, esse compartimento pode ser útil. Ao cozinhar pratos de carne, geralmente sobra carne picada extra ou carne, que você deve congelar novamente. Com esses procedimentos, não apenas os compostos protéicos e as substâncias úteis da carne sofrem, mas também as alterações de sabor, não para melhor. A presença de uma zona fresca permitirá que você mantenha as sobras por pelo menos uma semana – isso é o suficiente até a próxima preparação de alimentos.
Depois de congelados, alguns tipos de vegetais e frutos do mar perdem quase completamente o sabor e as qualidades nutricionais, portanto, só podem ser armazenados refrigerados. Se houver esses alimentos na dieta, a zona zero torna-se uma necessidade diária..
A zona zero permite armazenar frutas e vegetais sem perder vitaminas e microelementos.
Onde fica a zona de frescor
Na maioria dos casos, a zona fresca é um compartimento dedicado com gavetas, que são equipadas com isolamento térmico. Os compradores costumam se perguntar o que é uma câmara zero em uma geladeira – um compartimento de frescor, fisicamente isolado das outras duas câmaras (geladeira e freezer). Possui sistema de refrigeração e porta próprios. Isso permite que você resista de forma mais eficaz ao regime de temperatura, que é inevitavelmente violado nas imediações da câmara principal freqüentemente aberta..
A zona zero é separada de outras câmaras e equipada com sua própria porta.
A localização depende dos recursos de design do modelo. Em refrigeradores padrão de dois compartimentos – no compartimento principal, mais perto do freezer. Em um design de três compartimentos – no meio, entre os compartimentos do refrigerador e do freezer. O próprio compartimento pode ser dividido em várias partes de acordo com a finalidade pretendida – há seções específicas para carnes, vegetais ou bebidas lácteas. Algumas marcas possuem modelos com a capacidade de alterar a finalidade das câmeras, podendo fazer de pelo menos toda a geladeira uma zona zero. O preço de tais dispositivos é apropriado.
Em alguns refrigeradores, a zona zero é dividida.
Como funciona a zona de frescor
O princípio de operação depende do segmento de preço e do fabricante.
- Nos modelos da classe econômica, o resfriamento ocorre de forma passiva – a partir do contato com a parede do freezer e vedação (parcial ou total), para minimizar o aquecimento da câmara principal. Esta não é a forma mais eficiente, a temperatura das seções seccionais é caracterizada por um alto erro. Mas isso permite que você reduza significativamente o custo e, portanto, o preço final de varejo das mercadorias..
- Na classe média de preço, é um sistema semi-ativo – o ar resfriado flui do freezer através de uma mangueira especial até que o termostato pare de fornecer. Um ponto positivo pode ser chamado de alta eficiência, mas como o elemento de resfriamento não vem de maneira uniforme, os produtos localizados próximos ao duto podem congelar. A localização do conteúdo da câmera deve ser monitorada, o que é inconveniente. Os especialistas da “Biryusa” russa introduziram um sistema de suprimento de ar multi-fluxo em seus equipamentos, resolvendo parcialmente o problema.
- No segmento premium, o sistema de resfriamento da zona de frescor é totalmente autônomo, dotado de sensores auxiliares e regulador de umidade na câmara. Para a circulação contínua de ar frio, dispositivos de ventilação com baixo nível de ruído são integrados. Unidades complexas aumentam significativamente o custo do refrigerador, mas isso compensa com melhor desempenho.
Dependendo do preço, a zona zero pode ser resfriada de diferentes maneiras.
Em cada caso, é possível manter artificialmente um certo nível de umidade na câmara, mas esta opção é usada apenas em modelos caros.
O que pode ser chamado de zona de frescor
Fabricantes de refrigeradores renomados estão constantemente introduzindo novos desenvolvimentos em seus equipamentos e melhorando os existentes. Para evitar roubo industrial, representantes da maioria das marcas patentearam tecnologias e a zona de frescor em seus dispositivos tem um nome exclusivo:
- Siemens e Bosch – VitaFresh, uma dica da máxima preservação das vitaminas;
- Samsung – sala refrigerada e sala fresca, zona CoolSelect;
- Indesit – FlexCool;
- Electrolux – Natural Fresh;
- LG e AEG – Opti-Fresh Zone;
- Gorenje – Zero’N’Fresh.
Marcas diferentes podem chamar a zona zero de forma diferente..
A empresa Lipetsk Stinol, bem conhecida na Rússia e nos países da CEI, ficou na sombra por algum tempo por razões econômicas, mas nos últimos anos começou a trabalhar em estreita cooperação com os suecos da Indesit e voltou a entrar no mercado, apresentando um série de equipamentos com zona de frescor e sistema de resfriamento Total No.,
Tipos de zonas de frescor
Para o armazenamento mais longo possível de diferentes categorias de produtos, não apenas a temperatura é importante, mas também o teor de umidade do ar. De acordo com este critério, as zonas de frescor podem ser divididas em dois tipos – secas e úmidas..
A zona zero pode ser equipada com uma ou mais portas.
Se o refrigerador tiver apenas um compartimento “zero”, ele está seco por padrão, com umidade em torno de 50%. Este microclima é adequado para armazenar todos os tipos de carnes, peixes e frutos do mar – mesmo sem embalagem, permanecem frescos por cerca de uma semana. Produtos de salsicha podem ser armazenados por mais tempo, e a presença de conservantes não é um fator determinante aqui. E os queijos, dependendo da variedade, podem ficar meses na câmara sem perder o sabor..
Mesmo sem recipientes, carnes e frutos do mar podem ser armazenados na zona de frescos.
Ar umidificado (90-95%) na zona de frescor é necessário para armazenar bagas, frutas, ervas frescas e outros produtos com alto teor de água natural. Em condições de seca, começam a secar rapidamente, perdendo a atratividade e o sabor. Um tomate esverdeado em tal compartimento pode ser deixado em segurança por um mês – ele não apenas amadurece, mas também mantém uma aparência fresca. Maçãs, pepinos, peras, cenouras – duram vários meses e uma temperatura próxima de zero não permite que as cenouras germinem.
Em muitos modelos caros de refrigeradores, ambos os tipos de zonas estão presentes ou a regulação manual do nível de umidade é fornecida. A última opção é menos preferível, pois envolve o armazenamento simultâneo de apenas um tipo de alimento..
O descongelamento em zonas zero é realizado de duas formas: úmida e seca.
Regras para armazenar alimentos na zona de frescor
Tudo o que pode ser guardado na zona de frescura do frigorífico, sejam vegetais ou carne, tem características e requisitos próprios para o microclima..
- Carnes e peixes são mantidos ao ar livre. Se a câmara estiver com alta umidade, é necessário embalar a vácuo. Prazo de validade – uma semana, por um longo período, o congelamento é necessário.
- Bagas, ervas, vegetais e frutas precisam de ar umidificado, no qual os alimentos vegetais podem ser armazenados por meses, mas apenas se os alimentos sensíveis ao etileno (maçãs, cenouras, pepinos, batatas) forem armazenados separadamente de bananas, peras e tomates que emitem gás etileno . Caso contrário, o prazo de validade dos produtos da primeira parte da lista será significativamente reduzido..
- A vida útil dos ovos é aumentada para 45 dias se eles estivessem absolutamente frescos no momento da colocação na zona zero.
- Os produtos lácteos fermentados são armazenados lacrados, o queijo precisa de ar seco.
- O pão pode não estragar por uma semana se embrulhado em um saco de papel.
Lave a salsa, a alface e a cebolinha em água corrente antes de guardar. Em seguida, seque com guardanapos e coloque em recipientes de comida normais, de modo que as ervas fiquem livremente neles, não espremidas. Nesta forma, mesmo depois de um mês, ele manterá sua aparência sem nenhum sinal de amarelo..
Para evitar que odores de diferentes produtos sejam distribuídos na zona zero, é aconselhável armazená-los em recipientes especiais..
Adendo
Qualquer técnica complexa requer um manuseio cuidadoso. Antes de iniciar a operação, é necessário estudar as instruções e realizar manutenções regulares de acordo com as recomendações – isso aumentará significativamente a vida útil do refrigerador..
É aconselhável limpar a zona zero 1-2 vezes por mês..
Se aparecer um cheiro desagradável na zona de frescor, e não for possível estabelecer a causa, e a limpeza não o remover, basta colocar um punhado de carvão ativado na câmara, o cheiro desaparecerá em um dia.
Se houver geada ou uma fina crosta de gelo nos produtos – não se assuste, essa é uma característica do modelo. O congelamento não será profundo, e a qualidade e o prazo de validade não serão afetados de forma alguma.