A combinação de cores no interior da cozinha
O design de uma cozinha moderna deve ser tal que pretenda cozinhar com uma abordagem criativa e comunicar-se com a família e amigos durante muito tempo, mesmo que seja uma chávena de chá com biscoitos. A combinação de cores no interior da cozinha influencia o ambiente da casa e o entendimento mútuo entre os entes queridos. Ao escolher, é importante confiar não apenas nas preferências pessoais, mas também na percepção geral. A harmonia reinará se você aplicar as regras básicas das cores complementares e combiná-las de acordo com o esquema da roda de cores.
Interior da cozinha em uma combinação de cores diferentes
Cozinha moderna com combinação de cores
Cores escuras no interior da cozinha
Tabela de combinação de cores clássicas:
1. Branco | Excelente pano de fundo para a maioria das combinações |
2. Amarelo | Com verde, preto, roxo e marrom |
3. Bege | Com leitoso, marrom, vermelho e verde |
4. Vermelho | Com branco e azul, bege, cinza e preto |
5. Rosa | Com framboesa, roxo, branco e azul |
6. laranja | Com branco e preto, verde e limão |
7. Verde | Com amarelo, marrom, verde e bege |
8. Azul | Com vermelho, azul, branco, turquesa e lilás |
9. Marrom | Com bege, leitoso, vermelho e verde |
10. Cinza | Com vermelho, azul, branco, oliva, roxo |
11. Roxo | Com amarelo, lilás, branco, rosa e azul |
12. Preto | Tons mais saturados e claros |
Combinações clássicas de cores são frequentemente utilizadas no interior da cozinha, mas sempre há espaço para experimentos ousados, se houver imaginação e senso de proporção. É importante considerar a percepção subconsciente. Por exemplo, se o roxo está associado à solidão e o vermelho à agressão, é melhor substituí-los por algo mais otimista..
Tradicionalmente, o plano inferior é mais escuro do que as paredes e o teto mais claro. Uma tela preta elástica com iluminação de diodo parece extravagante, mas em um apartamento com tetos baixos, muitas vezes há uma sensação de projeção ou pressão de cima. O teto azul, por outro lado, cria a ilusão de um céu aberto, podendo ser complementado por um padrão de nuvens brancas claras..
Um piso marrom, independentemente da textura, dá uma sensação de confiabilidade e solidez. O laminado resistente à umidade com imitação de madeira natural pode ser colocado não apenas ao longo ou transversalmente, mas também na diagonal. Isso aumenta visualmente a área de pequenas cozinhas..
Projeto de cozinha em uma combinação de cores diferentes
A combinação de cores claras no interior da cozinha
Efeito semelhante é obtido por porcelanato de piso ou ladrilhos forrados com “losangos” desde a entrada (na diagonal). A alternância de ladrilhos em preto e branco com um layout clássico como um tabuleiro de xadrez esconde uma grande área. Esta técnica é conhecida desde o gótico medieval, quando os pisos dos palácios e catedrais eram revestidos de mármore e granito..
Para cozinhas pequenas, a opção de contraste não é adequada. É melhor substituí-lo por ladrilhos de metlakh estampados ou grés porcelânico resistente à abrasão nas cores “sal e pimenta”. Interior acromático ou preto e branco em um estilo moderno – no auge da popularidade nas tendências da moda em 2020, como no exemplo da foto.
Interior da cozinha em uma combinação de cores diferentes
Cozinha moderna com combinação de cores
Cores escuras no interior da cozinha
A combinação clássica de design – apenas 3 cores, não sobrecarrega o subconsciente. Se houver 4-5 companheiros, eles devem ser calmos, não chamativos, de igual saturação. Pode haver mais adições, mas desde que o mais claro seja o fundo, o mais escuro é usado para contrastes lineares e desenhos gráficos. Mais 3 tons – opções predominantes adicionais.
Um bom exemplo é a cozinha tradicional ao estilo do sul da Provença na sua forma original. Este é um fundo leitoso nobre, contrastes lineares roxos ou azuis, elementos pretos de um pequeno padrão. Baseado em tons de lavanda, oliva, mostarda e azul.
Em qualquer projeto de cozinha, pequenas inclusões de um tom amarelo ensolarado ou dourado, bem como um toque de vinho tinto ou cítrico, são preferíveis. Um buquê de flores frescas em um belo vaso estreito será um excelente complemento. Uma grande tigela de suculentas ou algo parecido com uma cascata de plantas de interior em uma coleção de uma espécie não parece menos interessante. As mais populares são orquídeas e violetas; chlorophytums e tradescantia são consideradas as mais despretensiosas no cuidado. Verduras vivas vão melhorar a energia de qualquer canto, mas não se pode ignorar o equilíbrio geral da paleta, ou seja, a prevalência em porcentagem.
Projeto de cozinha em uma combinação de cores diferentes
A combinação de cores claras no interior da cozinha
Impacto na percepção
A competente combinação de cores no interior da cozinha pode causar apetite ou abafá-lo. A habilidade benéfica é possuída por:
- cor verde maçã;
- Framboesa com creme;
- chocolate;
- láctico;
- amarelo;
- Vermelho;
- cor de rosa;
- Laranja;
- tom caramelo.
Adendo. Influência subconsciente no processo de assimilação dos alimentos ajudará senhoras a perder peso para domar o apetite e normalizar os processos digestivos. Em famílias onde a criança não se alimenta bem, deixe a área de alimentação em uma faixa “apetitosa”.
Recomenda-se o uso de estimulação visual do centro do apetite no subcórtex do cérebro. Para fazer isso, cole um papel de parede fotográfico com a imagem de frutas, morangos, fatias de frutas cítricas, suas sobremesas ou pratos favoritos, como na foto.
Lembre-se do que suprime o apetite:
- cor de mirtilo;
- azul;
- Cinza;
- roxa;
- lilás;
- roxa;
- tons metálicos.
Ao escolher um esquema de cores, você precisa se lembrar que o fundo irá dominar o resto da paleta. O conjunto da cozinha irá fundir-se com as paredes da cor geral. Um padrão escuro variegado de papel de parede lavável ou azulejos combinará bem com uma “cozinha” branca ou bege lisa com uma fachada brilhante. Se as portas do armário forem decoradas com uma impressão colorida, é melhor escolher paredes lisas..
Importante! É aconselhável consultar primeiro cada membro da família antes de reparar e escolher uma opção adequada a todos. Se isso for problemático, tente excluir da lista indesejável tudo o que é categoricamente negado pela maioria. Então será mais fácil navegar pelas opções restantes..
Interior da cozinha em uma combinação de cores diferentes
Cozinha moderna com combinação de cores
Cores claras no interior da cozinha
Qual solução escolher?
Cada pessoa tem suas próprias preferências de estilo e cor, mas a geração mais velha geralmente se opõe a uma solução de prata de alta tecnologia. As crianças não gostam de combinações de cores marrons em cozinhas clássicas. E os pais de “meia-idade” vão achar os tons de verde e cinza chatos.
Todos irão gostar de uma cozinha branca e bege se a solução estilística for escolhida corretamente, a decoração e os pratos estiverem em harmonia. Mas lembre-se, não existem cores boas e más, existem escolhas erradas e proporções erradas. O tom rico e espesso torna-o mais pesado, embaçado – atualiza.
Projeto de cozinha em uma combinação de cores diferentes
A combinação de cores claras no interior da cozinha
Combinações originais podem ser encontradas na “roda de cores”, mas não exagere com extravagâncias. Se a experiência não tiver sucesso, você sempre pode consertar algo sem reparos caros, trocando as cortinas, a toalha de mesa e o acabamento acima da superfície de trabalho..
Adendo. Adicione alguns elementos contrastantes ou linhas graciosas a um interior sem rosto. Se a paleta selecionada for mais escura do que o esperado, adicione iluminação local de diodo para as áreas funcionais.
Para evitar a variação à beira do mau gosto, selecione um fundo claro e apenas uma parte do espectro para o design detalhado – “tons quentes” ou “tons frios”.
Tons quentes quentes e revigorantes:
- Vermelho;
- amarelo;
- Laranja;
- bege;
- creme;
- chocolate.
Combinações de cores legais para a cozinha acalmam e retardam os reflexos:
- azul;
- azul;
- turquesa;
- verde (mentol);
- lilás;
- carmesim;
- roxa;
- roxa.
Para ajudar um designer de casa novato – programas especiais de visualização ou combinações de cores “construtoras” no interior da cozinha.
Interior da cozinha em uma combinação de cores diferentes
Cozinha moderna com combinação de cores
Cores claras no interior da cozinha
Métodos de expansão visual de uma pequena sala
A combinação da paleta pode não apenas formar uma aura especial, mas também corrigir a percepção visual..
Os métodos mais eficazes de “expandir” metros quadrados de uma pequena área de apartamentos na cidade são:
- linhas escuras horizontais em um fundo claro;
- largas faixas contrastantes ao longo do perímetro do teto;
- espelhos ou ladrilhos de espelho com colocação diagonal;
- tratamento de parede com diferentes materiais, onde as superfícies das extremidades são muito mais leves que a base;
- zoneamento funcional com iluminação local;
- móveis de cozinha embutidos rasos até o teto, parcialmente sem portas;
- projeto da cozinha em tons pastel com grandes janelas que dão muita luz natural;
- prateleiras de vidro, bancadas e outros móveis transparentes;
- cortinas semi-transparentes assimétricas com drapeados;
- papel de parede fotográfico com ilusões de ótica ou paisagem de uma área aberta;
- um mínimo de móveis e decoração ampla;
- janelas falsas com iluminação;
- painel decorativo na parede com bordas borradas da imagem;
- muito espaço para um corredor central (da janela à porta de uma sala contígua);
- integração com varanda ou loggia após reconstrução;
- tetos tensos brilhantes de um tom claro;
- pisos com grandes ladrilhos originais.
Todos esses métodos de aumentar visualmente o volume de uma pequena sala funcionam por conta própria. Você precisa aplicar um pouco de imaginação a eles, bem como usar os métodos clássicos de combinação de tons na roda de cores..
A prioridade é combinar uma cozinha branca com outras cores que “atraiam” mais luz. Por exemplo, em quartos do lado norte, menos móveis e itens pequenos são desejáveis. Pendure cortinas em tons amarelos e adicione várias das mesmas lâmpadas em uma fileira perto do teto. Para uma pequena sala com janelas voltadas para o sul, uma variedade de paredes frias, uma fachada fosca e um grande lustre acima da mesa de jantar são adequados. Complete esta solução com cortinas blackout, pisos escuros com um padrão sutil e um teto tenso azul com diodos ao redor do perímetro.
Projeto de cozinha em uma combinação de cores diferentes
A combinação de cores claras no interior da cozinha
Conselho prático
1. Além das propriedades de cada cor e sua percepção associativa, é importante levar em consideração as propriedades reflexivas das superfícies. Por exemplo, papel de parede preto e tetos tensos não parecem muito escuros devido à propriedade “espelho”. O mesmo pode ser dito sobre o piso autonivelante preto e os ladrilhos lisos sem costura que lembram um espelho..
Atenção! Superfícies polidas escorregadias não são ideais para cozinhas onde há muita umidade no chão. A superfície preta fosca absorve visualmente o espaço. E paredes e móveis vermelhos o tempo todo “buzinam” na esfera emocional, sobrecarregando a psique, chegando à agressão.
2. Use a roda de cores na prática – para uma combinação competente de tons opostos. Amarelo, vermelho e azul (triângulo central) são fundamentais, ao se fundirem a partir da superposição dessas cores, novas cores nascem, vão se relacionar. Tons diametralmente opostos também funcionam bem em uma decisão emocional. Mas é desejável diluí-los com algo leve com contraste linear..
3. Fundos neutros são adequados para qualquer combinação no design de cozinha. Mas até o branco tem seus próprios tons:
- a cor cristalina ou branca é combinada com cores frias;
- leite ou creme contém uma mistura de amarelecimento, é adequado para companheiros quentes;
- off-white é apropriado apenas com cinza e preto, contra seu fundo parece “limpo”;
- “Light” sem um nome é, na verdade, bege claro, com seus tons e contraste de marrom, é a melhor combinação.
4. Loft, techno, hi-tech e outros estilos urbanos estão na moda hoje. É prático, ousado e extravagante, principalmente no setor de alimentos. Aqueles que gostam de superfícies cromadas e metal em todas as suas formas terão que trabalhar muito para criar uma atmosfera acolhedora. Isso ajudará nos tecidos de janela ou cortinas com o design original, lâmpadas extravagantes, móveis com linhas lindamente contornadas e eletrodomésticos elegantes. Um grande aquário, estofamento aveludado agradável e pratos pintados darão vida.
Interior da cozinha em uma combinação de cores diferentes
Cozinha moderna com combinação de cores
Cores escuras no interior da cozinha
5. A eco-cozinha ao verde é a escolha tradicional de quem aprecia tudo o que é natural. Recomenda-se o uso de madeira natural em móveis e imitação de pedra natural em pisos. Impressões de fotos em fachadas de móveis, inserções decorativas ou desenhos grandes serão adequados. As naturezas-mortas são selecionadas para um cenário clássico. Para estilística moderna, é melhor escolher computação gráfica em quadro ou digitalização de imagens de pratos, bebidas ou frutas.
6. Se você quer surpreender seus convidados com o esquema de cores da cozinha, escolha cores mistas. Hoje, os tons de “rosa empoeirado”, cinza-rosado e bege lilás permanecem relevantes. Este fundo irá complementar perfeitamente os contrastes de tons chocolate ou móveis wengué com puxadores cromados. Cortinas de filamentos brilhantes, design de iluminação profissional e louças pretas completam o conceito de design extravagante.
7. Conforto, hospitalidade, ternura e cordialidade são materializados em uma cozinha bege que não sai de moda graças ao seu ambiente especial. Embora seja uma aposta segura, tente manter todos os componentes no mesmo estilo. Para não ficar monótono, decore o “avental” do fogão com um mosaico original. Pinte uma parede livre ou decore com um painel caseiro de ladrilhos e vidro quebrados. É melhor escolher um esboço pronto – é mais fácil representar o resultado final usando-o.
8. Tradicionalmente, a culinária vermelha é escolhida por naturezas apaixonadas, extravagantes, apaixonadas e amorosas. Mas com o vermelho é fácil exagerar, principalmente quando a tonalidade é escolhida incorretamente. Esta solução é bem aceita no “trio” com fundo branco e contraste preto. A impressão geral depende do estilo.
Projeto de cozinha em uma combinação de cores diferentes
A combinação de cores claras no interior da cozinha
9. É considerada a combinação mais emocional do laranja com outras cores no interior da cozinha, mas não deve haver muito. Combinação comprovada – com branco, preto e verde. Esta combinação parece fresca e alegre, é recomendada para quartos no lado norte da casa. Grandes fatias de frutas cítricas ou imagens de frutas estão sempre de bom humor no preparo dos alimentos.
10. Embora o design azul não promova o apetite, um canto tão limpo e fresco será apreciado por residentes de latitudes quentes. Este projeto é considerado tradicional para os estilos mediterrâneo, turco, grego, marroquino e náutico. A combinação do azul com outras cores no interior da cozinha sugere um fundo branco ou azul, tons desbotados e alguns contrastes emocionais de uma paleta quente.
50 fotos da combinação de cinza no interior da cozinha: