Projeto da cozinha estilo provençal e suas características distintivas
Ao ouvir a palavra “Provença”, imediatamente imaginamos uma cidade francesa tranquila, acolhedora e simples. E não em vão, porque as aldeias e aldeias do sul da França carregavam exatamente essa atitude. Todas essas qualidades e muitas outras se refletem no estilo de design com o mesmo nome. Você pode usá-lo para decorar um apartamento inteiro ou uma casa de campo para criar sua “própria Provença francesa”. Mas se você tiver dúvidas se combina com seu personagem, ou se quiser misturar várias idéias em um apartamento, faça um projeto de cozinha estilo Provence.
Esta sala é ótima para experimentação..
Simplicidade e abertura são o cartão de visita dessa direção. País francês: outro nome para o movimento fala por si. Originário do sudeste do país, absorveu o clima ensolarado, a liberdade da Cote d’Azur e a simplicidade das cidades locais. É imbuído de calma e conforto, não há motivos para gritar e transições abruptas nele. Adequado para pessoas que desejam criar um ambiente tranquilo e aconchegante. Isso é conseguido graças a certas regras que constituem as características distintivas do país francês.
Os estilos europeus de design de interiores estão ganhando cada vez mais popularidade entre nossos compatriotas.
As casas do litoral sul da França e da parte montanhosa têm destaque para a cozinha. Foi-lhe atribuída uma grande sala, na qual existe espaço suficiente para a localização de uma extensa zona de trabalho, sendo também habitual atribuir uma zona espaçosa para mesa de jantar. Assim, temos a primeira característica: as cozinhas para este estilo devem ter dimensões decentes e estão divididas em 2 zonas: trabalho e hóspede.
Um lugar especial nesta série de tendências estilísticas é ocupado por um estilo caseiro aconchegante, aconchegante e rústico – Provença.
Os franceses são conhecidos por sua hospitalidade, que é especialmente bem-vinda nas cidades do interior. É costume tratar os hóspedes com deliciosos pratos de belos pratos, proporcionando o máximo conforto. Esses recursos foram absorvidos pela direção correspondente. Portanto, louças e têxteis desempenham um papel significativo. Por serem exibidos, eles não têm apenas uma finalidade prática, mas também fazem parte do seu interior..
Originário do sudeste da França, entre as cidades costeiras da Côte d’Azur, esse estilo se tornou quase uma marca registrada do design francês.
Também temos mais alguns recursos pelos quais você pode reconhecer facilmente a Provence no interior da cozinha..
- As partes principais da sala (fones de ouvido, piso, paredes) têm tons claros.
- A iluminação desempenha um papel central. Sala para acomodar muita luz do dia e luz artificial.
- O mobiliário tem um aspecto antigo: configuração adequada, arranhões, etc..
- A presença de madeira entalhada e peças forjadas de ferro.
- A presença de um grande número de armários com portas e prateleiras transparentes, cômodas de cozinha, mesas.
- Pratos, juntamente com estatuetas de porcelana ou argila, são expostos nas prateleiras como decoração; baixelas decorativas populares.
- Temos uma variedade de ervas e flores secas; eles são colocados em potes e outros utensílios, e também pendurados ao redor da sala.
- As paredes podem ser simplesmente rebocadas;
- O uso de vigas de teto decorativas é generalizado, o que também desempenha um papel prático..
Quem quiser decorar o espaço da sua cozinha com o calor das latitudes do sul da França, com um sabor e aconchego especiais, deve definitivamente conhecer as peculiaridades da manifestação do estilo provençal no interior..
Em geral, temos um estilo aberto e aconchegante que vai se revelando conforme você o conhece..
Materiais utilizados
Como a direção descrita é famosa pela sua naturalidade, sua característica é a utilização de materiais naturais para decoração, desde flores como decoração, e finalizando com piso de madeira..
O estilo provençal é simplicidade e conforto, estes são materiais naturais e artigos de interior caseiros, este é o desejo de criar um ambiente confortável onde todos se sintam confortáveis.
Por isso, selecionamos móveis exclusivamente a partir de matérias-primas naturais: madeira e metal. Sem compensado ou aglomerado, muito menos plástico. Esta tendência não gosta de sintéticos – não se esqueça disso. Cadeiras de ferro forjado ou de madeira são perfeitas. Use também cadeiras de vime e mesas de cabeceira – elas complementam bem a atmosfera e criam o clima de uma costa fresca e infinita.
Tendo absorvido as tradições de bom gosto das cidades costeiras do sul da França, o estilo provençal se tornou um símbolo de cordialidade e conforto para designers e seus clientes em todos os cantos do mundo..
Para o pavimento, escolha pedra ou madeira. O linóleo, que se generalizou na concepção de apartamentos, é excluído e damos preferência à naturalidade. Você pode escolher qualquer variação de piso de pedra ou madeira: mármore, pedra bruta, tábua de parquete, etc..
O conjunto de cozinha também é a personificação da naturalidade.
Combinações de base de madeira e tampo de mármore são comuns.
Os peitoris das janelas também devem ser feitos de mármore ou outro substrato autêntico. Muitas vezes vemos a transformação desta parte em uma continuação da bancada. Os peitoris de janela de plástico comuns são excluídos.
Como você pode ver, a ênfase está na naturalidade. No mundo moderno, é claro, não se pode prescindir de sintéticos, então aqui também observamos sua interferência..
A direção descrita nos aproxima o mais possível da naturalidade..
A cor é o cartão de visita do estilo
A paleta de cozinha da Provença é apresentada em tons suaves e claros. Eles criam a impressão de uma sala “queimada pelo sol”. Em geral, a paleta transmite um clima ensolarado e o fluxo livre da brisa do mar. O esquema de cores, como o resto dos detalhes, apóia o slogan principal – simplicidade e naturalidade. Portanto, aqui você não verá motivos chamativos e ideias brilhantes. Ao mesmo tempo, não é desprovido de originalidade e não parece vazio e insípido..
Devido à combinação competente dos tons centrais inerentes à “Provença”, um design aconchegante, fresco e original é alcançado.
Para formar a escala, um fundo básico é selecionado e adicionado com várias notas adicionais. Portanto, para começar, decida com base e selecione o “kit” mais adequado para isso. As cores predominantes em nosso design futuro são branco, bege, verde-oliva, leitoso. Azul, azul, verde, marrom também são amplamente usados (muitas vezes, apenas tons claros).
Pensa-se que este estilo é ideal para uma cozinha situada numa casa de campo, espaçosa e luminosa, acolhedora e tão “caseira”.
Assim, em contraste com os estereótipos consagrados, o interior da cozinha ao estilo provençal joga com uma variedade de cores. Apresentamos as combinações mais lucrativas.
Focando no azul
O azul é melhor complementado com areia. As combinações de cores do país francês são baseadas em um entrelaçamento natural e uma transição suave de tons. Portanto, frequentemente encontramos combinações copiadas da natureza..
A combinação do azul com a areia é baseada em um tema marinho, que está intimamente relacionado a esta direção..
Além disso, o azul pode ser diluído com bege ou leitoso, complementar o interior com teto e piso marrons, e um refeitório aconchegante está pronto. Você pode escolher o azul como plano de fundo (então ele será exibido em móveis ou paredes) e adicioná-lo em tons pastéis suaves (bancadas, piso, teto). Ou foque no azul com a areia principal.
Ambas as opções parecerão benéficas..
Base branca
Branco é um sinal de pureza e liberdade. E a corrente apresentada não pode prescindir dela. Ele pode ser usado em uma ampla variedade de combinações.
O interior em estilo provençal é sempre um pouco arcaico – não existem regras claras na disposição dos móveis, eletrodomésticos, decoração.
Vamos começar usando sozinho. Refere-se à coloração dos componentes principais de uma determinada cor. Selecionamos móveis brancos, azulejos, gesso nas paredes, adicionamos cortinas combinando – acabou sendo uma sala bastante estéril. Para diluir sua severidade, adicione um piso marrom, bancadas no mesmo tom e vários pequenos detalhes em tons pastéis claros. O principal é não exagerar. No país francês, uma combinação de 2-3 cores é usada, com a possível adição de uma pequena quantidade de mais duas.
Ao trabalhar com o branco, observe a regra do meio dourado.
Vamos falar de “vizinhos” lucrativos. O branco é o rei da bola, mas ele pode agir não apenas sozinho. A combinação de branco e pistache parece ótima. Assim, notas verdes são adicionadas à base estéril, o que a torna mais suave e confortável. Graças ao pistache intercalado, temos um design fresco e aconchegante.
Bege. Esta cor também fará um ótimo emparelhamento com o branco. Uma boa adição seria adicionar tons de cobre ou latão (pode ser usado para decorações em ferro forjado ou bases de cadeiras).
Tal conjunto tornará a sala iluminada e espaçosa..
A versatilidade do bege
Bege é uma ótima base para qualquer outro tom. É benéfico combiná-lo com tons semelhantes, criando um interior leve, delicado e espaçoso. Também será um ótimo plano de fundo para destacar qualquer tom. Por exemplo, a combinação de azeitona e bege representa a paisagem natural de grama amarelada pelo sol em um olival..
Transferindo esta gama para a cozinha, obtém um ambiente acolhedor, rústico simples e, ao mesmo tempo, urbano progressivo..
Você pode enumerar infinitamente as combinações para a Provença francesa, mas todas elas se baseiam em um determinado padrão. Você precisa escolher uma base para o fundo e diluí-la com vários tons adicionais. Neste caso, todas as cores em combinações devem ser quentes (com exceção de azul e verde), claras e suaves.
Nós decoramos a cozinha em estilo provençal
Agora, vamos passar para a parte prática e considerar os padrões de funcionamento do fluxo por meio de exemplos. Então, o que precisamos para isso??
Detalhes | Material | Cor |
Pratos | porcelana | Bege, branco; decore com vários padrões |
Fone de ouvido | Madeira, bancadas de mármore | Bege, azul, leitoso |
Mobiliário | Metal, madeira natural | Branco, azeitona, pistache |
Têxtil | Apenas tecidos naturais | Marrom, barbante, linho. |
Pisos | Tábua de parquet, laminado, madeira, pedra | Castanho escuro, tijolo, bege |
Dependendo da cor e do material usado, você pode criar um clima diferente.
Assim, com a ajuda desta direção, somos capazes de criar uma atmosfera fresca de liberdade, ou aconchegante, calorosa e caseira. Vamos começar!
Decoração de teto
No interior de casas do sul da França de longa data, que se tornou o progenitor do estilo provençal, o espaço do sótão permaneceu aberto. O sótão propriamente dito estava ausente e a cobertura era visível por dentro, ou seja, todas as vigas de sustentação. Tendo sofrido algumas alterações, este detalhe vazou para a corrente formada.
Uma das marcas da decoração de teto em qualquer tipo de estilo country é o uso de vigas de madeira no teto..
Esta decoração é utilizada em residências particulares, onde é possível deixar o sótão desmascarado. Com o manuseio adequado dos fixadores e uma boa cobertura do telhado, esta é uma movimentação segura, já que você não precisa se preocupar com vazamentos no telhado ou com a queda de detritos das vigas. No design moderno, essa decoração parece bastante orgânica e incomum, tornando-se um traço distintivo da direção proposta..
Se a altura do tecto o permitir, então a utilização desta técnica de design será a opção ideal para recriar um design autêntico com um encanto especial de uma casa de campo..
É impossível fazer tal mudança em um apartamento. Portanto, feixes falsos são usados para substituição. Eles não têm uma finalidade prática, mas apenas como decoração. Nesse caso, o culto à naturalidade tem que ser violado, pois os materiais naturais vão pesar no teto, criando uma carga adicional. Nos apartamentos, para imitar as vigas, são utilizados produtos de aglomerado disfarçados de árvore ou pintados numa única cor. Deve ser lembrado que o uso de drywall e plástico não é permitido.
É difícil fazer tal decoração dentro da estrutura de um apartamento padrão, mas em uma casa de campo com uma cozinha espaçosa, este projeto parecerá mais do que adequado..
Escolhendo móveis
Neste caso, existe a oportunidade de usar apenas materiais naturais – não perca. Elimine plástico, MDF, aglomerado, etc..
Com a neutralidade da paleta geral, você pode escolher qualquer cor para decorar a superfície mais vulnerável no espaço da cozinha – a área de trabalho.
Os móveis para a culinária francesa possuem algumas peculiaridades. Ele compõe a maior parte do design, portanto, deve carregar uma carga semântica. Portanto, o conjunto de cozinha é selecionado de acordo com as seguintes recomendações.
- Naturalidade. Escolha madeira, em casos extremos, materiais de aparas de alta qualidade.
- Sem brilho. As superfícies do conjunto de cozinha são mate. O mesmo se aplica às suas peças pequenas, como as alças. Eles são feitos principalmente de latão. Uma exceção pode ser um tampo de mesa se for feito de mármore..
- É necessário “envelhecer” o mobiliário. O fone de ouvido pode ser artificialmente rachado, desgastado, lascado.
- Cor sólida. Use cores claras ou oliva, azul, cores naturais da madeira.
Podemos afirmar com segurança que é pela cor e pelo desenho do conjunto de móveis que se pode “reconhecer” o estilo provençal entre tantas outras opções country..
Falando no resto do mobiliário, também pode apresentar sinais de velhice. No entanto, não exagere. É dada especial atenção às cadeiras. Podem ser de madeira, vime ou forjadas. Um diferencial dessa tendência são as cadeiras com encosto alto e assento confortável, já que o conforto está em primeiro lugar..
Aqui você tem a oportunidade de sonhar: a música country geralmente dá boas-vindas a idéias de design originais.
Os armários da cozinha devem ter várias prateleiras, abertas ou envidraçadas. Um grande número de prateleiras de parede e armários também são bem-vindos. Eles contêm pratos que devem ser exibidos ao público..
Itens decorativos são exibidos nas prateleiras: estatuetas, potes de barro, bolsas de linho, etc..
Aconchego nas pequenas coisas
O design da cozinha ao estilo provençal pressupõe a presença de várias pequenas coisas que criam aconchego na divisão.
É amplamente sabido que os adeptos deste movimento adoram expor os pratos. No design moderno, louças decorativas são frequentemente utilizadas para esse fim. Cabe em prateleiras e aparadores. Você também pode notar a colocação de placas decorativas nas paredes, às vezes até no teto..
Como uma alternativa para a camada superior de armários de cozinha (às vezes parcialmente), prateleiras abertas podem servir.
Em geral, muita atenção é dada aos utensílios de cozinha. Há uma variedade de materiais aqui: latão, cobre, bronze. Normalmente, esses produtos carregam apenas uma carga decorativa, eles são polidos para dar brilho e pendurados acima da mesa de trabalho. Além disso, os utensílios de cozinha são feitos de porcelana, argila não cozida e cerâmica. Na maioria das vezes, é usado para decoração. Os jarros ou potes de leite são usados como vasos para flores vivas ou secas. Enquanto produtos de vidro ou cerâmica são usados para alimentos.
O uso de um grande número de estatuetas é incentivado: estatuetas de anjos, pessoas, galos, galinhas e outros símbolos da aldeia são comuns.
Em geral, a Provença “ama” várias coisinhas muito.
- O uso de bolsas decorativas de linho com algum tipo de bordado é bastante difundido. Eles também servem a um propósito prático. Ervas aromáticas são colocadas neles e usadas como um purificador natural..
- Travesseiros, cortinas e uma abundância de guardanapos destacarão as leis básicas do estilo e a hospitalidade da anfitriã.
- Nas prateleiras você pode ver uma variedade de garrafas, potes, cestos, potes.
- As paredes estão cheias de ervas secas, geralmente um molho de alho ou cebola.
- Uma variedade de peças forjadas são bem-vindas: castiçais, estatuetas, etc..
Use suas coisinhas favoritas, seja criativo de todas as maneiras possíveis.
Iluminação
A luz desempenha um papel importante. No estilo apresentado, observamos o uso de grandes janelas. Seu objetivo é encher a sala com a luz do dia. Se possível, você deve aumentar o número de janelas. Eles são uma fonte de grande quantidade de luz, e os tons claros da sala trarão sua parte: eles irão expandir a sala e torná-la mais brilhante..
À noite, iluminação suficiente é suportada por luminárias artificiais. Um elemento obrigatório é um lustre.
Freqüentemente, é forjado e bastante maciço..
Em um apartamento, esse elemento pode ser substituído por uma modificação mais moderna. Se a altura do teto permitir, siga a tradição da direção e compre um lustre com suspensão longa.
Iluminação adicional deve estar presente na sala. Cada canto da sala não fica sem atenção. Seguimos o slogan do fluxo: quanto mais luz, melhor. Além disso, as lâmpadas podem ser variadas e absolutamente inadequadas umas para as outras. Em geral, esse estilo pode ser chamado de caótico, pois combina o incompatível, ao mesmo tempo em que personifica graça e sofisticação..
Um ambiente em que não quer ter pressa para lado nenhum, mas apenas desfrutar de uma comida deliciosa e de uma agradável companhia no meio de famílias ou convidados – este é um cartão de visita ao estilo provençal..
Então, se você está cansado de sintéticos modernos e brilho, esta opção de design de espaço de cozinha será uma cura para você, criando uma atmosfera acolhedora e calorosa..
VÍDEO: Cozinha estilo provençal – 60 opções.
Projeto de cozinha em estilo provençal – 50 idéias de interiores: