Design de interiores em estilo gótico
No século XIII, inicialmente na arquitetura, e depois no interior, surgiu um estilo que se chama gótico. Pela primeira vez, o grande Rafael o chamou assim, e em um sentido depreciativo. Ele contrastou o estilo da Catedral de São Pedro com os modelos estéticos romanos e, em um relatório ao Papa sobre o andamento da construção, chamou-a de gótica, no sentido destituída de verdadeira beleza, bárbara.
Estilo gótico em design de interiores
Interior do quarto em estilo gótico
Projeto incomum de um apartamento em estilo gótico
Características da estilização do interior gótico
O estilo gótico do interior tem algum tipo de misticismo – vitrais, multicoloridos impressionantes, em janelas enormes, abóbadas de lanceta. A principal característica distintiva do estilo são os elementos verticais, são muitos, como se todo o espaço se precipitasse para cima, devido aos quais se alcançam austeridade e majestade. Outros elementos importantes que distinguem os interiores de estilo gótico incluem:
- janelas muito grandes;
- uma abundância de luz;
- abóbadas complexas.
Estilo gótico no interior do apartamento
Design de apartamento em estilo gótico
O gótico combina elegância aristocrática com sofisticação e grandiosidade. Desde a Idade Média, o estilo sofreu muitas mudanças, ganhou uma nova vida nos séculos XIX-XX, mas ainda hoje suas características podem ser rastreadas no design de interiores de restaurantes caros, hotéis e algumas casas de campo. O estilo permitirá que você crie um interior único em sua singularidade, mas é improvável que seja adequado para “Khrushchevs” de pequeno porte e prédios altos com painéis – o estilo gótico requer espaço, altura e abundância de luz.
E em uma mansão de campo, apartamentos há uma oportunidade de se virar, mas mesmo aqui não é necessário reproduzir o interior gótico em sua forma original – você pode obter uma sala misticamente sombria. Dê preferência à estilização no espírito gótico, escolhendo as principais características para enfatizar o luxo do interior.
Estilo gótico em design de interiores
Interior do quarto em estilo gótico
Projeto incomum de um apartamento em estilo gótico
Interior gótico moderno
Em primeiro lugar, o estilo gótico do interior é espaço e muita luz. Portanto, é melhor escolher quartos espaçosos com tetos altos para o estilo. Se você originalmente concebeu o projeto da casa em estilo gótico – preste atenção nas janelas – elas devem ser altas, terminar com um arco com bordas pontiagudas no topo. Forma da janela – alongada, vertical.
Para decoração de interiores, apenas materiais naturais são considerados, entre os quais três devem ser preferidos:
- uma pedra natural;
- Madeira;
- metal.
Os materiais plásticos e artificiais não são para o gótico. Deixe-os para o presente, mas aqui o mármore será um tipo de madeira caro e apropriado – para móveis que serão decorados com esculturas. Pode ser decorado com douramento, porque o principal em um interior gótico é chique e luxuoso. A escolha correta dos materiais e a distribuição de todos os elementos decorativos criarão uma sala de estar no estilo dos castelos medievais e um quarto no estilo de um apartamento real..
Estilo gótico no interior do apartamento
Design de apartamento em estilo gótico
Materiais para acabamento das instalações
A naturalidade é o principal requisito na escolha dos materiais. As paredes do interior gótico não são o principal, geralmente são monocromáticas, mas você pode decorá-las:
- painéis de madeira;
- mosaico;
- tapeçarias.
Isto é, caso não esteja prevista a realização de vitrais, não haja possibilidade de criação de arcos, nichos, caso contrário o espaço ficará desordenado e não será cumprida a principal exigência do estilo – ar, espaço. Afinal, as linhas verticais que caracterizam o gótico não apareceram por acaso – trata-se de uma luta para cima, para a amplitude celestial.
Piso – é melhor fazer uma tábua ou pedra. O teto em estilo gótico implica pintura ou decoração com vigas de madeira.
As janelas são um detalhe especial do interior, que é o centro organizador na criação de um espaço estilizado. O edifício gótico histórico é caracterizado por janelas altas e estreitas, terminando no topo de um arco dividido em setores. Outro tipo de janela que caracteriza o interior do estilo gótico é a chamada “rosa gótica” – uma janela redonda dividida em partes iguais por uma encadernação em forma de estrela figurada, uma flor em flor.
Em uma versão moderna, essa janela pode se tornar uma decoração da fachada de uma casa de campo. Mas, na maioria das vezes, eles se limitam a grandes janelas em todo o perímetro, decoradas com vitrais. Eles darão um aspecto incomum à fachada e decorarão a decoração de interiores. No entendimento histórico do interior de estilo gótico, devem percorrer todo o perímetro da casa, deixando entrar muita luz nos cômodos, criando um efeito inusitado.
Estilo gótico em design de interiores
Interior do quarto em estilo gótico
Projeto incomum de um apartamento em estilo gótico
Paleta de cores de estilo gótico
A cor é importante para interiores góticos. Para criar um ambiente próximo da estilização histórica, os tons claros são escolhidos como tom principal: branco, bege, leitoso. Eles permitirão não parecer sombrio na sala, que usa o esquema de cores gótico típico:
- cereja;
- rubi;
- roxa;
- Cinza;
- Azul-marinho;
- tons preto-azulados.
Sem um fundo claro, a sala pareceria sombria e deprimente. Vitrais multicoloridos jogam especialmente nele, nos quais uma variedade de tintas pode ser usada: vermelho, marrom, amarelo, azul.
Em vitrais, assim como na decoração de móveis, itens decorativos, elementos de madeira ou pedra esculpida, ouro, fios de prata são permitidos.
Estilo gótico no interior do apartamento
Design de apartamento em estilo gótico
Móveis góticos
Se tudo em um interior gótico tende para cima, então os móveis – ainda mais. Deve ser alto:
- guarda-roupas altos de folha dupla;
- armários para pratos com pernas altas;
- camas enormes com cabeceiras altas;
- cadeiras estofadas com espaldar alto.
A mesa é enorme, com uma gaveta saliente para a frente.Mobiliário sólido e luxuoso é feito de madeira escura, pode ser decorado com entalhes, complementado com ferragens forjadas. Portas de armário na sala de estar, cozinha pode ser decorada com inserções de vitral. Muitas vezes, os guarda-roupas são decorados com uma “rosa gótica”, enfatizando assim a estilização do interior. Elementos escuros esculpidos de armários, camas e mesas podem ser cobertos com tinta dourada e prateada.
Importante! Qualquer mobília no estilo gótico deve ter seus próprios segredos – gavetas secretas, baús, baús.
Estilo gótico em design de interiores
Interior do quarto em estilo gótico
Projeto incomum de um apartamento em estilo gótico
Na sala de estar, poltronas que lembram um trono real com espaldar alto e apoios de braços, mesas redondas com pernas entalhadas são apropriadas. Eles vão complementá-los com bancadas de mármore, espelhos emoldurados por uma moldura maciça. Um elemento obrigatório da sala de estar é uma lareira com grelha de metal com moldura de madeira. Ideal se for decorado com ornamentos góticos, símbolos celtas. A lareira pode ter acabamento em pedra natural, mármore, por exemplo.
O quarto deve ter uma cama larga com colunas esculpidas e um dossel ou uma cama de ferro forjado com cabeceira alta. Aqui você também pode colocar um espelho, uma mesa, um guarda-roupa alto. O estilo será completado por um baú de madeira com elementos de ferro forjado, uma cadeira de balanço de vime.
Importante! Não sobrecarregue o interior, tentando encaixar todos os elementos de estilo nele. Escolha alguns – caso contrário, em vez de um luxuoso, você pode obter uma casa sombria que traz desânimo.
Estilo gótico no interior do apartamento
Design de apartamento em estilo gótico
Decoração de interior gótico moderno
Para não sobrecarregar o interior com os detalhes característicos do estilo gótico, não se deve deixar levar pelas inúmeras decorações. Equilibre o espaço.
- Se as janelas são decoradas com vitrais, cortinas não são necessárias. No entanto, você pode decorar portas internas, fachadas de móveis com vitrais e, em seguida, decorar as janelas com cortinas pesadas e densas em cornijas de madeira maciça ou forjada.
- As paredes monocromáticas podem ser complementadas com tapeçarias ou tapeçarias – pinturas góticas não são aceitáveis. Os enredos de tapeçaria são mais bem encontrados em temas medievais – cavaleiros, castelos.
- Móveis estofados – tecidos caros: brocado, veludo. É melhor escolher um esquema de cores escuras – bordô, azul escuro, com um padrão jacquard ou uma estrutura lisa.
- A própria “rosa gótica” já é um meio de estilização, e sua localização nas fachadas dos armários, uma lareira é um elemento de decoração.
Estilo gótico em design de interiores
Interior do quarto em estilo gótico
Projeto incomum de um apartamento em estilo gótico
Itens pretensiosos e sofisticados serão apropriados em uma sala gótica – tudo deve enfatizar o alto status dos proprietários: esculturas de pedra, figuras esculpidas em madeira ou marfim, estatuetas de metal, móveis forjados, castiçais maciços.
Interiores góticos prestam muita atenção à luz – um lustre de aço maciço em suspensões baixas, decorado com castiçais de ferro forjado completará a estilização. Está pendurado no centro de uma espaçosa sala de estar alta e pode ser complementado por luzes pendentes, arandelas de parede.
Estilo gótico no interior do apartamento
Design de apartamento em estilo gótico
A principal tarefa da escolha de um estilo gótico para o interior é criar a atmosfera de um rico castelo medieval. Considerando que nas condições de uma casa moderna é difícil conseguir uma correspondência estilística completa, é melhor escolher apenas alguns elementos característicos do gótico. Eles criarão um efeito de luxo sem sobrecarregar o espaço..
Vídeo: estilo gótico no interior
50 fotos de design de interiores em estilo gótico: