Estilo de interiores: tipos de soluções de design para sua casa
Antes de começar a decorar sua casa por conta própria ou com a ajuda de um designer profissional, você deve primeiro estudar “quais são os estilos de design de interiores?” Designers experientes afirmam que existem muito mais deles do que na arquitetura. Cada estilo carrega certas características e diferenças. Além disso, o interior pode combinar dois ou mais tipos de design ao mesmo tempo. A regra principal do design dos quartos é uma abordagem individual da decoração, tendo em conta as preferências pessoais dos proprietários..
Banheiro na cor chocolate
A combinação de tons claros e escuros no quarto
Solução de design para decoração de quartos
Grupos estilísticos no interior
Os designers concordam que toda a variedade de estilos pode ser condicionalmente dividida em 3 estilos principais, a saber:
- clássico;
- moderno;
- estilo étnico.
O estilo clássico é caracterizado por uma certa “pompa” e chique, que foi adotado nos círculos aristocráticos de épocas passadas. O projeto usa móveis maciços, baixos-relevos brilhantes e magníficas tapeçarias. Em geral, tudo o que distingue a casa de uma pessoa comum do palácio de um aristocrata.
Design de quarto chique
Design de quarto moderno
O estilo moderno não carrega o espírito de nenhuma época, é ditado pelas tendências da moda da atualidade, que desaparecem mais rápido do que os designers têm tempo para trazê-las à vida. Cada subespécie não é igual à outra. Nesse grupo, o espírito de uma determinada época e seus humores mutáveis são característicos..
O estilo étnico em si é diversificado, baseado em raízes geográficas. Por exemplo, o estilo étnico da Europa Ocidental é muito diferente das tradições das habitações primordialmente russas. E o design no estilo oriental não pode ser típico dos países anglo-saxões..
Esses grupos também incluem dezenas de diferentes subespécies de soluções de interiores, cada uma das quais difere de alguma forma das outras. O artigo listará resumidamente os tipos mais comuns de estilos de design de interiores..
Flores nas paredes do interior
Projeto da sala na cor chocolate
Projeto de um grande quarto bem iluminado
Instruções de design em estilo moderno
Atualmente, os estilos de interiores incluem as seguintes áreas: minimalismo, alta tecnologia, moderno, pós-moderno, estilo ecológico, pop art, country, art déco e estilo inglês, também conhecido como chalé. Todos esses estilos têm uma coisa em comum – o desejo e a capacidade de se adaptar ao mundo em mudança por meio do minimalismo do mobiliário e dos detalhes do interior. Esses estilos são adequados para pessoas que são ágeis, decididas, capazes de processar grandes fluxos de informação, que valorizam o minimalismo e estão prontas para suportar o desconforto..
Os principais sinais desses estilos no interior:
- móveis de design claro e correto;
- superfícies principais – cromadas;
- boa iluminação;
- falta de cores vivas (uso de tons pastéis);
- materiais básicos de acabamento de forma clara e regular, semelhante a formas geométricas;
- os materiais são multifuncionais.
Sala de estar roxa brilhante em estilo moderno
Projeto da sala na cor chocolate
Império, barroco e vanguarda: clássicos da moda que viajam no tempo
“Império” é traduzido do francês como “império”. O estilo se originou na França durante o reinado de Napoleão Bonaparte. Veio para substituir o classicismo. Os elementos de decoração justificam totalmente o seu nome – o interior contém enormes colunas romanas, baixos-relevos dourados, consolas de mármore e pilastras. Todos os móveis têm formas curvas suaves, decoradas com figuras bizarras de antigas quimeras romanas ou esfinges egípcias antigas. Os materiais de madeira são cobertos com bronze, prata ou dourado.
Banheiro em cor verde claro
Design de banheiro com paredes listradas
Solução de design de interiores de cozinha
O barroco se originou na Itália no final do século 17 e pode ser traduzido como “artístico”. Seu desenvolvimento foi fortemente influenciado pelo catolicismo e pelos dogmas cristãos da época. Naquela época, as moradias barrocas enfatizavam o prestígio e o status de seu proprietário, e esse estilo não estava ao alcance do cidadão comum. As peculiaridades do barroco são esculturas em madeira requintadas, padrões de estuque ornamentados, decorados com ouro e prata. O uso de antiguidades e pinturas antigas é obrigatório!
A “vanguarda” é caracterizada pela utilização de uma combinação de 2 tipos: estilo império e estilo barroco. Você pode admirar a vanguarda, como se fosse um museu, que contém elementos pomposos do Império Francês e do Barroco Italiano.
Desenho de cozinha em branco
Projeto do quarto em cores escuras
Classicismo e country: soluções populares de estilistas
Para o classicismo, estilos contidos de interiores são característicos do que no Império ou Barroco. Quartos pequenos, janelas compactas aconchegantes, espelhos simples, baixos-relevos de mármore e luxuosas lareiras entalhadas. As paredes são pintadas em tons claros, que vão do branco ao verde claro ou marrom claro. A simetria entre os materiais de acabamento e compactação deve ser preservada em todos os lugares. Tudo parece simples, elegante e bonito!
O classicismo pode ser decorado com objetos medievais pendurados nas paredes: espadas, capacetes, lanças e cota de malha. Nos cantos, você pode colocar modelos de cavaleiros em armadura. Bronze é aceitável para acabamento, mas não ouro ou prata. Elegância, sem glamour e brilho …
O “espírito” de um determinado povo deve vir do estilo country, seja ele anglo-saxão ou alemão, russo ou japonês, europeu ou asiático. Não importa, a regra principal do país é a observância no interior de um estilo característico de um determinado povo. Com a ajuda de elementos de decoração folclórica, é possível criar uma sala ligeiramente rústica, mas muito aconchegante. Uso obrigatório de produtos feitos com ingredientes naturais (argila, pedra). Móveis de vime, acabamentos ásperos e o uso de tecidos cinzas naturais são aceitáveis. Você pode diluir com arranjos de flores elegantes e uma biblioteca doméstica com livros raros.
Cores claras no interior
Sala iluminada
Design de quarto pequeno
Loft e construtivismo: direções do minimalismo no espírito dos tempos modernos
De acordo com alguns relatos, o estilo loft se originou na América durante a Grande Depressão, quando muitas fábricas foram fechadas e as pessoas eram obrigadas a se contentar com o mínimo em busca de moradia e comida. Assim, os designers criaram o estilo da sala, decorada com um prédio, fábrica ou manufatura abandonada. Tubos salientes, tijolos brutos e rachaduras no teto são os principais materiais deste estilo de loft incomum. Nos apartamentos da cidade, essa combinação parece bastante incomum e destaca o caráter rebelde do proprietário..
As principais características do construtivismo são funcionalidade e simplicidade. Sem romance, graça e graça. Para os estilos de interiores do construtivismo, o uso de itens de decoração exclusivamente racionais é característico, ou seja, nada supérfluo. Cama de dormir, cadeiras de jantar, armários de armazenamento. O uso de detalhes “desnecessários” ou tapeçarias românticas é inaceitável! Apenas funcionalidade racional!
Belo design de quarto
A combinação de branco e preto no interior
Moderno e minimalismo: dois opostos na decoração da moda
Moderno é o estilo mais popular entre o design de interiores moderno. Os móveis são lisos e elegantes, cujo conforto e comodidade visam criar o máximo de conforto. Moderno é uma invenção dos mestres modernos que criaram este look, orientados pelo estilo Barroco e Império, mas retiraram apenas os luxuosos elementos decorativos de cores vivas, deixando conforto e graça. Moderno é adequado para pessoas que estão cansadas de formas retangulares sem graça e conforto..
No minimalismo, todos os elementos de decoração estão imbuídos da filosofia oriental. Todo o espaço tem formas suaves, sem contornos nítidos. Essa técnica cria o efeito de ausência de peso e infinito, tão característico do Budismo. A completa ausência de elementos “desnecessários” cria uma sensação de amplitude. O uso de uma boa iluminação é fundamental. As cores são suaves, pastel, mas mais frequentemente branco ou cinza claro. Produtos de mobiliário com pés de metal cromado ou sem eles.
Projeto de banheiro claro
Design chique de sala de estar
Projeto de banheiro claro
Pop art e alta tecnologia
A pop art conquistou os corações das pessoas dos Estados Unidos e da Europa no final do século passado, em grande parte graças ao movimento juvenil ocidental “hippies”. A pop art, como os hippies, não reconhece a monotonia e o tédio, as regras gerais e a mesquinhez. Tem contornos suaves e cores vivas “venenosas”. Sem embotamento e monotonia! Apenas um toque de cores, apenas combinações extravagantes e sem regras.
Em alta tecnologia, abundam os produtos de vidro e metal. O minimalismo é amplamente utilizado, “bagunçar” com móveis e elementos decorativos desnecessários é inaceitável. O preenchimento da cor é baseado no contraste: claro e escuro. Por exemplo, tetos brancos, paredes cinza e pisos escuros. As partições são usadas ativamente para maximizar o zoneamento do espaço.
Design de quarto barroco
Belo design de sala de estar
Estilo romântico para poetas e pessoas sofisticadas
Em um ambiente romântico, o uso de elementos rústicos, itens forjados, detalhes chamativos e componentes cinza é inaceitável. O estilo romântico é dominado por tons suaves: rosa, coral e turquesa. O uso de tecidos de seda leve e linhas fluidas adicionam graça estética a qualquer espaço. A regra principal é leveza e graça!
Existem muito mais estilos de interiores do que os discutidos neste artigo. Aqui estão os tipos mais populares e comuns de instruções de design. Se desejado, eles podem ser combinados entre si, complementando-se.!
Vídeo: ajuda na escolha de um estilo de interior. Como escolher um estilo de interior
50 fotos de exemplos de design de apartamentos em estilos diferentes: