Combinando cores no interior usando a roda de cores
O esquema de cores do interior é a alma da sala. Na verdade, em todos os estilos, você pode usar qualquer variedade de cores, mas nem todas “fazer amigos” dentro dos limites de qualquer estilo. Como coletar tons, colocá-los juntos, chegar à solução perfeita?
Combinação de cores (roda de cores)
Combinação vantajosa
Trazendo uma variedade de tons sem considerar sua compatibilidade pode dar uma aparência sinistra e de mau gosto até mesmo para os reparos mais caros. Desde os primeiros passos, não se pode prescindir do entendimento do princípio básico das tintas em qualquer ambiente: escolha o esquema de cores principal e, em seguida, aplique os complexos de cores. Neste caso, levaremos em consideração a regra de Itten: somente uma combinação de mais de duas cores pode criar uma estrutura harmoniosa. Isso vai acabar com um equívoco comum quando eles dependem da combinação de cores individuais, perdendo de vista a imagem inteira. A segunda regra fala sobre a importância de combinar todos os elementos com o mesmo estilo..
Quarto claro
Quarto luxuoso
Cozinha
A imagem tradicional é o branco e seus tons. Multifuncional, se encaixa perfeitamente nos limites de qualquer estilo e se comporta bem em uma comunidade de muitas cores. A cozinha branca e nítida idealiza a limpeza e a ordem. Além disso, o tom suave da sala terá um efeito benéfico sobre a sua visão. Aliado a um pequeno número de pequenas coisas expressivas, tal sala está fadada a ser festiva. O melhor conjunto é uma cozinha branca com elementos vermelhos ou castanhos.
Red se sente confortável em uma grande cozinha. O estímulo do apetite pode ser adicionado às suas vantagens óbvias nas paredes de tal sala. Mas não se esqueça de que a pintura espetacular logo pode ficar entediada. Para fugir de tais dificuldades, é melhor adicionar tons pastel de vermelho. Se listarmos as cores que são amigáveis ao vermelho, elas são o branco e o preto..
Design de quarto rosa brilhante
Interior do quarto
Laranja – alegre, laranja, radiante. A solução perfeita se pretende que a sua cozinha permaneça quente, limpa e confortável. Laranja tem muitas cores de “amizade”: verde, marrom, branco.
Em azul, é vantajoso decorar quartos “quentes”. Quando a cozinha é virada mais para o norte, é mais vantajoso mudar em favor de cores quentes, caso contrário a divisão ficará “gelada” mesmo em temperaturas altas. O azul é enfatizado pelo amarelo, laranja e branco.
Verde evoca impressões que se referem a um prado de verão, uma floresta ensolarada. Quanto à escolha do tom básico para a cozinha – ele é o rei. Seus tons delicados acalmam o coração e estimulam o apetite. Verde na cozinha soa mágico na companhia de um céu nublado e celestial.
Grande sala iluminada
Sala roxa
Amarelo como a cor principal é bom quando a luz é cuidadosamente ajustada. Caso contrário, a sala se transformará em um lugar deprimente e sombrio. Os melhores “pares” de amarelo na cozinha são branco, azul, cinza.
Roxo nos solistas da cozinha é um movimento muito ousado. Este original sempre ocupa um espaço fora do comum. Roxo pode adicionar frescor e estilo a uma cozinha. Este esquema de cores é caprichoso, mas amigável com notas de oliva ou tons de ocre..
Quarto claro
Quarto em tons de vermelho
Quarto
Na hora de escolher as variações de cores para o quarto, é importante entender que se trata de um espaço de descanso, relaxamento e sono. Para a maioria dos trabalhadores modernos, o quarto é o único refúgio da agitação do dia. Não se esqueça disso ao escolher uma paleta de cores para o ambiente..
- De todas as cores, o quarto combina melhor com o bege. É uma oportunidade para descansar os olhos, alegrar o coração, relaxar bem. No papel de tom principal, é muito confortável, pois criará um par de toda a variedade de cores. Melhores kits: branco, preto, marrom e verde.
- Um quarto em roxo é uma solução predominantemente feminina. As flores mais livres e ousadas. Para que o quarto não pareça opaco, o branco, o marrom em cores claras combinam melhor com o roxo..
- Um quarto verde é um sinal de otimismo e alegria de seu dono. Ele vai funcionar perfeitamente junto com o despertar precoce. Frescura e brilho irão inspirar um começo de dia fácil e adicionar reflexão e energia aos pensamentos. Em uma versão brilhante, você pode anexar branco, amarelo, marrom claro. Verde saturado é favoravelmente servido por marrom, azul, bege espesso.
- Um quarto em azul é a escolha dos românticos que sonham com um oceano quente ou o paraíso. O azul no posto do principal no quarto cria uma atmosfera de relaxamento, afasta um clima sombrio, alivia a tensão. O esquema de cores azul no quarto ganha com branco, vermelho e marrom.
- O marrom do quarto representa uma abordagem tradicional. Combina perfeitamente com verde, bege, preto.
- Preto para o quarto é uma solução incomum. Se você não tem medo de que o preto vá psicologicamente pressurizar – vá em frente. Branco e tons de marrom podem reduzir sua influência negativa no quarto..
Quarto azul claro
Interior da sala clara
Sala de estar
Podemos dizer que a sala é a marca registrada da casa. O espaço dessa sala resolve vários problemas de uma vez:
- convidado e festivo;
- sala para reuniões noturnas;
- home theater aconchegante.
As cores desta sala são importantes. E a sala de estar é especialmente exigente para a seleção da paleta..
- Uma sala de estar em bege é a solução perfeita. O desenho de cores contrastantes não terá sucesso, é mais lucrativo escolher tons próximos. Bege fica bem com detalhes em marrom.
- O cinza, como o principal no design de interiores da sala, não é uma opção muito comum. O principal ao trabalhar com ele são os semitons. Tons claros darão um clima de graça, mas o cinza escuro pode facilmente se transformar em um hino ao tédio e ao desânimo. O cinza de todas as cores está mais próximo do laranja..
- Tons verdes ricos não deixarão ninguém indiferente. Os melhores pares para ele são marrom, branco, amarelo.
- Lilás é festivo e arejado. Bege, marrom se correlacionam perfeitamente com este esquema de cores.
- O roxo na sala de estar ficará nobre. Tons escuros adicionarão um feriado ao espaço, e claros – mágica. Na sala de estar, fica bem com vermelho, rosa, laranja.
- Se a agitação das cores principais da sala parou de vermelho, não se esqueça de ter cuidado. Ele facilmente começa a “esmagar” e irritar. É melhor combinar o vermelho com estes: marrom, bege, dourado, preto.
- A sala de estar azul é decorada com naturezas tradicionalmente fleumáticas. Em uma atuação moderada, ele pode definir o tema da sala indefinidamente, já que é simples e diplomático. Azul fica bem com vermelho, bege.
Lindo quarto bem iluminado
Quarto branco brilhante
Roda de flores
Não existem cores incompatíveis na natureza. É mais fácil analisar sistemas de cores usando o método do círculo Itten, que geralmente é usado para organização de cores. Ele tem um triângulo de cores em sua base: azul, amarelo e vermelho, – a partir da diluição do qual todo o espectro é criado. Por exemplo, partes iguais de azul e amarelo criam verde, amarelo e vermelho – laranja, vermelho e azul – roxo. Doze cores interiores são suficientes para nós.
Todas as sombras têm um antagonista. Amarelo é roxo, azul é laranja, vermelho é verde. Os conjuntos dessas cores interiores são muito interessantes, embora devam ser usados com cautela. É melhor combinar sem impurezas, sem adicionar cinza. Uma decoração particularmente sofisticada é obtida quando usada em tecidos.
Quarto claro
Quarto em tons de azul
O círculo permite dividir a gama de cores em cores frias e quentes. Como você pode ver, a influência das cores nos pares complementares é recíproca. Para adicionar calor ou frescor ao interior, você precisa aumentar alguns dos tons com as propriedades correspondentes. A peculiaridade do verde é que não se pode chamá-lo de quente ou frio, isso se deve à combinação de quais cores o interior envolve. Seu antípoda é o vermelho, o mais potente em termos de energia. Contra o fundo verde, ele se move visualmente para o primeiro plano e sua influência no visualizador é multiplicada. Um casal tão pitoresco pode reviver o interior mais sombrio, se a proporção for observada corretamente, a fim de evitar brilho e irritação excessivos..
As decorações de cores complementares para o interior podem ser estressantes quando aplicadas em tons mais profundos. Existe uma técnica que suaviza um pouco o dueto sem destruir a reciprocidade. Para fazer isso, não o diametral, mas seu colega é adicionado ao líder do círculo de flores. Esses pares são considerados o mais distantes possível..
Quarto claro
Quarto em vermelho
Relacionados “sindicatos” harmoniosos
Nas decorações, a combinação contrastante de tons interiores é considerada a mais cativante e colorida. Além deles, existem sindicatos relacionados, onde você pode adivinhar uma combinação mais vencedora.
As sombras relacionadas estão localizadas nos setores adjacentes do círculo: amarelo e limão, roxo e rosa, verde e azul. Normalmente os duetos são suficientes para o design de interiores, mas os trios dão mais liberdade para atingir o ideal..
Quarto infantil claro
Quarto claro
Folha de dicas “cores amigáveis”
A combinação correta de cores no design de interiores é a base da decoração perfeita. Com esta folha de dicas, você nunca pode errar ao projetar nada..
- Pares complementares. Combinação de cores opostas do círculo.
- Tríades. A conexão de três cores localizadas em intervalos iguais de cores.
- Quadrados. Quatro tons equidistantes um do outro.
- Semelhante. Grupos de 2 a 3 cores adjacentes.
- Cortesia separada. Conexões de cores próximas ao oposto.
Projeto de um grande quarto bem iluminado
Quarto em cores quentes
Iluminação
Para a correta apresentação da gama de cores, é necessário levar em consideração a disposição da iluminação:
- não deve haver transições nítidas de sombra para luz, brilho forte – tudo isso prejudica os olhos e cansa a psique;
- que as zonas fortes e fracas de luz correspondam à tonalidade das cores;
- a iluminação deve corresponder ao tipo de sala.
Dormindo em agradáveis cores quentes
Interior da sala de estar
Sala iluminada
O espaço é tridimensional e traçar a iluminação pelos pisos destacará a profundidade do espectro. Sabe-se que a luz contém todas as cores, e a capacidade de posicionar corretamente as superfícies reflexivas ajudará a realizar a mágica de transformar a luz em um conto de fadas colorido.
Vídeo: Dicas do Designer. O esquema de cores perfeito para a cozinha
50 fotos de exemplos de diferentes cores no interior: