Ergonomia em design de interiores: 10 regras para um espaço confortável
A maneira de organizar o espaço vital permite revelar o caráter e as características de uma pessoa. A disposição dos itens, seu tamanho, combinação, funcionalidade e estilo são formados de acordo com as preferências dos proprietários. A ergonomia no design de interiores permite saturar as instalações não só de beleza estética, mas também de máxima praticidade..
A principal regra utilizada pela ergonomia é o conforto que você sente no uso diário de sua casa. Para alcançar este efeito, regras específicas devem ser seguidas. Vamos determinar quais critérios devem atender ao alojamento de uma pessoa moderna.
Ergonomia no interior do quarto
Design de interior ergonômico
Design ergonômico do quarto
Ergonomia em design de interiores: 10 regras para um espaço confortável
Os apartamentos na cidade são construídos pensando na economia de espaço. Em um espaço pequeno, é muito difícil colocar todos os detalhes para um dia a dia confortável. Conselhos úteis de especialistas em ergonomia e seleção de móveis ajudarão a tornar até mesmo uma pequena sala espaçosa e funcional.
Determine a área de estar da casa e calcule o número de itens internos que precisam ser colocados nela.
Quando as reformas são feitas do zero, os proprietários muitas vezes se esquecem de um local para uma máquina de lavar, geladeira, ou não se preocupam com um número suficiente de prateleiras fechadas para guardar as coisas. Assim, itens desnecessários devem ser “agrupados” arbitrariamente, o que é um inconveniente significativo.
Ergonomia no interior da sala
Layout do design ergonômico do apartamento
Preste atenção aos novos móveis inteligentes.
Existem no mercado novos modelos de mesas dobráveis, camas, estantes e armários que se encaixam no espaço para que você não os perceba à primeira vista. Esses itens não só podem ser comprados, mas também feitos à mão ou sob encomenda..
Remova todos os desnecessários
Acontece que mesmo em uma sala lindamente decorada você se sente desconfortável. A razão para isso é o grande número de coisas em exibição. Por exemplo, existe uma tradição antiga de colecionar lembranças e estatuetas que acumulam poeira nas prateleiras e não decoram de forma alguma o interior..
Diagrama de design de apartamento ergonômico
Design ergonômico do quarto
Design de interior ergonômico
Manter a ordem
A limpeza é uma ferramenta indispensável para a ergonomia. Por causa da pressa, muitas vezes jogamos coisas ao redor e bagunçamos o espaço. Em um apartamento sujo, uma pessoa inconscientemente sente desconforto e não consegue se concentrar.
Escolha as combinações certas de móveis
O lugar principal do apartamento é ocupado por móveis. Quando diferentes itens internos são retirados de conjuntos incompatíveis, isso cria uma dissonância visual. Parece que você montou seu interior “do que era”.
Preste atenção nas cores
Um apartamento muito colorido pela combinação de tonalidades e texturas causa desconforto para a pessoa. Nessas condições, nosso cérebro não consegue reunir tudo em uma única composição..
Ergonomia no interior da cozinha
Um exemplo de ergonomia em design de interiores
Organize os móveis enquanto economiza espaço
Escolha opções de móveis que economizem o máximo possível de espaço e permitam que você armazene mais itens. Eles devem se encaixar perfeitamente no interior e no tamanho da sala..
Para layouts fora do padrão – soluções individuais
Comprar tudo em uma loja não é a melhor opção se você tem um apartamento fora do padrão. Na ausência de ideias, é melhor confiar a remodelação ao designer.
Não se esqueça dos acessórios
A enumeração com um grande número de acessórios pequenos e não funcionais pode ser alterada para melhor se você equipar a sala com o uso de coisas práticas.
Design ergonômico de interiores
Ergonomia no interior da sala
Design ergonômico do quarto
Decore os quartos de acordo com sua finalidade
Muitos problemas ergonômicos são resolvidos se, durante a montagem, o proprietário levar em consideração todos os requisitos para o zoneamento correto do espaço. Cada zona tem seu próprio propósito. O design funcional criará uma aparência ergonômica.
Requisitos mínimos para o dispositivo de um edifício residencial
Existem vários padrões que podem ser seguidos para obter melhorias..
- Se você começar pelo corredor, mesmo em um corredor estreito, há vãos de 30-30 cm. Este espaço é suficiente para instalar uma sapateira oblonga compacta – e o lugar é ocupado e não interfere no movimento.
- A largura da passagem em todos os quartos não deve ser inferior a 70-100 cm. O acesso aos itens internos funcionais deve ser aberto.
- Evite a desordem de móveis. Tente esconder as falhas com a ajuda de truques: uma mesa com gavetas secretas, armários adicionais, prateleiras no armário, etc..
- Cada zona será destacada pela luz e textura dos materiais. Use um jogo estilístico, mas mantenha uma composição consistente.
As regras padrão apenas criam um modelo. A ergonomia exige que o interior seja o mais próximo possível às necessidades de cada ocupante. É importante que uma pessoa tenha tudo o que é necessário, a correta disposição dos objetos, estética e conforto. O edifício residencial possui um local para a beneficiação de qualquer ambiente – cozinha, sala de jantar, corredor, sala de estar, quarto, casa de banho e local de trabalho. Tente escolher itens que coletem menos poeira e permitam uma limpeza rápida..
Diagrama de design de apartamento ergonômico
Ergonomia no interior da sala
Organização do espaço
O layout padrão de habitação em um novo apartamento leva em consideração alguns requisitos. A ergonomia pode ser vista no layout das instalações. Por exemplo, na entrada do apartamento, mais espaço é deixado para o corredor, então mais perto da entrada estão o corredor e a cozinha. O local de recepção da cozinha encontra-se instalado num recanto acolhedor. A área de descanso, descanso e trabalho, assim como o banheiro, está localizada longe da entrada para o máximo conforto. É importante que a área da moradia corresponda ao número de pessoas que aqui vivem..
A largura e a altura da passagem devem corresponder às dimensões da pessoa. O contraste de cores na decoração e a luz bem colocada ajudam a destacar zonas individuais da divisão. A facilidade de uso dos móveis garante a ausência de um grande número de cantos vivos e a abertura correta das portas. Organize o espaço de acordo com suas preferências e sentimentos. Por exemplo, se você se sentir desconfortável ao sentar-se de costas para a porta, não coloque o local de trabalho próximo à parede..
Design ergonômico de interiores de cozinha
Design ergonômico do quarto
Ergonomia no interior da sala
Ergonomia da área de lazer
A disposição dos objetos na área de lazer de uma pessoa contribui para o relaxamento. Neste recanto, tudo visa o “relaxamento”. Para um efeito ideal, instale o piso radiante, revestimentos de piso felpudos, luz suave com uma lâmpada ou arandela. Dependendo das preferências, estantes, sofás, poltronas ou sofás são instalados aqui.
É bom quando a vista da rua abre a partir do local de descanso. Observar o mundo ao seu redor é importante para uma pessoa, ela pode pensar em um ambiente calmo, distrair-se e se concentrar. A melhor solução para uma área de estar é a decoração suave e tons suaves..
Um exemplo de ergonomia em design de interiores
Design de interior ergonômico
Ergonomia do local de trabalho
O antípoda de um lugar de descanso é uma área de trabalho. Tudo aqui é voltado para ativação. Pense no layout da mesa. O estilo da mobília deve corresponder ao estilo de todos os utensílios domésticos. Não misture o moderno com o clássico no design do seu local de trabalho. A altura correta da mesa e cadeira irá garantir o conforto.
A permanência prolongada de uma pessoa diante do computador é compensada pelo conforto do encosto da cadeira. Escolha móveis dimensionados de acordo com a quantidade de ferramentas de trabalho (materiais de escritório, eletrodomésticos, documentos, etc.). Libere a parte inferior para uma posição confortável das pernas. A melhor opção é alocar uma sala separada para organizar uma conta pessoal..
Design ergonômico do quarto
Ergonomia no interior da sala
Ergonomia no layout do apartamento
Ergonomia da área de dormir
Na melhoria do local para dormir, é necessário usar o mínimo de detalhes. Abra espaço para descanso e relaxamento. Se não houver espaço para uma cama na área de dormir, é aconselhável instalar um sofá confortável ou um sofá dobrável, o que é especialmente importante para apartamentos pequenos. Levará em consideração o tamanho do usuário e proporcionará praticidade. Uma luz pontual deve ser instalada na cabeceira da cama. Um lugar para dormir para duas pessoas envolve a disposição de corredores largos em ambos os lados da cama. Escolha uma cor de parede neutra que acalme o sistema nervoso para ajudá-lo a adormecer rapidamente.
Reserve um lugar-chave para sua cama. É melhor posicioná-lo com a cabeceira da cama contra a parede. Da cama de dormir, você precisa abrir uma visão geral da porta e da janela. A altura e o comprimento da cama devem corresponder ao tamanho da pessoa e ao número de beliches necessários. Compre camas sem cantos pontiagudos e com fundo fechado que se encaixe perfeitamente no chão para que a poeira não se acumule em áreas de difícil acesso. Para economizar espaço, instale uma cama com gavetas funcionais embutidas para roupas de cama e colchas, mas não monte prateleiras com cantos vivos acima da cabeça.
Design ergonômico do quarto
Ergonomia no interior da sala
Ergonomia da área de refeições
O design de interiores da cozinha afeta a velocidade de cozimento e o conforto com que os alimentos são consumidos. A ergonomia desta sala é garantida pela seleção de móveis cuidadosos. Encontre um fone de ouvido pronto que combine conveniência, simplicidade e funcionalidade. Um aspecto importante no uso diário de uma sala é a área do tampo da mesa. Este é um local de trabalho que é grande o suficiente para acomodar todos os eletrodomésticos e utensílios de cozinha. Uma novidade para um apartamento inteligente é uma cozinha embutida, onde se escondem os utensílios domésticos..
A ergonomia da sala de jantar e da cozinha pressupõe espaço suficiente para uma mesa de jantar completa (60 cm para cada pessoa) e um movimento confortável. O local deve estar equipado com geladeira, fogão, pia e caixas para armazenamento de utensílios. As paredes da sala são pintadas em tons que estimulam o apetite. A altura do teto permite que você instale uma luz geral, e lâmpadas adicionais são equipadas acima da superfície de trabalho. O chão é em mosaico e a decoração interior apresenta pormenores práticos.
A ergonomia moderna ajudará a revitalizar e criar conforto em qualquer espaço. Seja criativo e seja criativo em todas as divisões. Use soluções prontas no design da sala, e você obterá um excelente resultado!
Vídeo: Ergonomia em Design de Interiores
50 fotos de ideias para design de interiores ergonômico: