Cor das portas no interior: para combinar com o chão ou com as paredes?
A separação do espaço com a instalação de divisórias internas é um requisito obrigatório, garantindo o nível adequado de conforto. Muitas vezes, ao realizar reparos, pouca atenção é dada a este elemento. Via de regra, as portas são escolhidas intuitivamente e, por isso, saem do conjunto geral, discordando de outros objetos. Para prevenir tais manifestações, é importante escolher as tonalidades, texturas e desenhos com antecedência. Use nossas recomendações para tomar a decisão certa sem ajuda.
Portas escuras na sala
Lindas portas com vidro no interior
As leis de escolha da cor do chão – uma combinação de elementos da casa
O revestimento do piso cria a base para a formação geral do interior da sala. Nele são instalados todos os móveis e concentrada a carga principal. Para enfatizar o estilo da sala, você precisa escolher um material que será combinado com todos os elementos internos em tom e textura. É importante lembrar que a escolha também depende da finalidade da sala. Por exemplo, na cozinha, é adequado instalar um revestimento prático facilmente lavável (ladrilhos, ladrilhos), e para quartos e salas, texturas de madeira mais confortáveis, realizadas através de laminado e parquete, são relevantes..
Portas no interior
Lindas portas na sala
Em geral, a cor do piso pode inclinar-se em duas direções. Apresenta tons escuros e claros. Os tons escuros são considerados mais práticos. São manchas e poeira menos visíveis. Danos mecânicos e defeitos de forma são visíveis no piso branco. A instalação de revestimentos de piso é um tipo básico de trabalho de reparo. Você aproveitará o material selecionado ao escolher as opções de móveis para decoração de interiores. Para que a aparência do piso não contraste com o resto dos elementos, a combinação certa deve ser pensada com antecedência.
Portas escuras na sala
Portas de madeira na sala
Três jogadores – piso, móveis e portas
Um design harmonioso é criado combinando esses três componentes. Se um detalhe for instalado incorretamente, a visão geral se torna muito chata ou excessivamente saturada. Não será possível examinar as portas, móveis e amostras de piso separadamente. A melhor solução é instalar uma folha de porta cujas tonalidades combinem com a paleta laminada. As composições de móveis realçam o estilo da sala. Se os azulejos e as paredes podem ser restringidos, então outros elementos internos devem criar um ambiente animado..
Não use materiais decorativos e monocromáticos. Eles vão tornar a casa enfadonha e feia. A percepção e o estado psicológico da família dependem do esquema de cores. É importante que todos os cômodos do apartamento se sobreponham uns aos outros, mas não iguais. Não se esforce para atingir a neutralidade completa ao escolher tons. Comece pela finalidade do espaço e tente dividi-lo em zonas autônomas.
Portas de madeira maciça no interior da sala
Portas escuras na sala
Uma solução ousada concentra-se em detalhes individuais e cria um design original para o quarto. O design contrastante já foi popular na moda. Deixe cores claras e escuras sem outras tintas para o escritório. É importante deixar a casa confortável e leve. Para isso, basta introduzir um sotaque brilhante memorável com a ajuda de acessórios. Às vezes, mudar o plano de fundo e refrescar as paredes pode ajudar a provocar uma mudança óbvia de cenário..
Portas pretas no interior
Portas de vidro no interior
Regras de cor única
Freqüentemente, os usuários, seguindo o caminho de menor resistência, preferem escolher um esquema de cores sólidas para decorar um ambiente. Esta é uma opção quase infalível para um iniciante. Para tornar o espaço de vida rico e criativo, mas não “desajeitado”, as seguintes regras ajudarão:
- na decoração, é permitido usar não mais do que três tipos básicos de tinta;
- opções de trabalho – use uma principal e 3 variedades de tonalidade;
- use a paleta do designer mostrando combinações aceitáveis;
- usar software especial para projetar o projeto com antecedência;
- considere os padrões de tons quentes e frios;
- não combine diferentes texturas de madeira que são radicalmente diferentes.
Mesmo se componentes monocromáticos forem usados no interior, tente adicionar uma variedade de texturas. Nesse caso, o maior volume é criado para as paredes. A textura e a cor das portas permanecem suaves. 70% da percepção visual é formada com a visão das paredes. Todo o resto é um suplemento, e ao escolhê-lo você não precisa “perder”.
Portas de madeira no interior
Portas brancas no interior
Combinações de cores diferentes
Para escolher uma folha de porta de uma determinada cor, basta aproveitar as tendências existentes. As seguintes tonalidades atuais são apresentadas no mercado:
- escuro: cinza frio, preto radical, marrom profundo, vinho, mogno (usado principalmente para laminados);
- claro: tons radicalmente branco, bege, leitoso, amarelo-vermelho.
Se você prioriza a paleta fria de parquetes ou ladrilhos, não é recomendável instalar divisórias com uma textura quente. É melhor escolher coisas em uma faixa semelhante que tenham algo em comum entre si em um padrão ou tonalidade..
Portas escuras na sala
Portas claras no interior de uma sala bem iluminada
Folha da porta
A cor das portas deve se destacar do resto dos itens do interior. A pintura do piso pode ser executada no mesmo tom, mas mais suave. Se a cor do piso estiver no espectro quente, as paredes e portas devem atender a essa norma. Em alguns casos, é necessário mascarar as saídas, que podem ser fornecidas com uma coloração de uma única cor. Cuidado com o branco. Além de pouco prático, não combina com outras coisas, destacando-se no fundo da decoração da sala. Tons de cinza, preto, madeira marrom e portas de plástico estão em alta..
Em uma configuração de sala de estar, não é necessário instalar partições fortes. Ao mesmo tempo, eles devem atender a um certo nível de isolamento acústico, a fim de transportar não apenas uma carga estética, mas também semântica. A gama de fabricantes tem soluções prontas para qualquer ocasião. Só é importante escolher um produto não de memória, focando na aparência abstrata do apartamento, mas fazer um pedido, escolhendo as amostras certas do catálogo. Priorize a seleção correta de acessórios que também ressoam com o ambiente.
Portas escuras no interior com vidro
Portas escuras com vidro
Pisos escuros ou claros?
Para expandir visualmente o ambiente, são utilizadas cores escuras de piso. A folha da porta contra o fundo não deve parecer radical. É melhor escolher um produto com um esquema de cores semelhante. Uma das orientações mais populares é a combinação de uma porta tipo wengué em uma cor profunda com um tom escuro do piso e paredes claras. Rodapés escuros também combinam com esse conjunto. Aliás, eles desempenham um papel importante na composição, pois abrem pontes entre os objetos e criam uma imagem única do ambiente..
O piso claro parece orgânico nas condições de pequenas casas de campo ou apartamentos, decorados em estilo provençal. Tons claros combinados com azuis, cinzas e verdes parecem interessantes e ricos. Você pode garantir a praticidade e longa vida útil de um piso branco instalando um laminado de alta qualidade. Recomenda-se diluir os clássicos do preto e branco com a ajuda de material de enchimento e parquete com desenhos. Os amantes experimentais usam essa tendência para tornar sua casa original..
Portas escuras no interior
Projeto de portas no corredor
Como combinar cortinas de porta e piso?
A maioria deles opta por portas no último estágio da reforma. Após a instalação, verifica-se que as cores da partição entram em conflito com o estilo da divisão. Nesse caso, é importante determinar com precisão a tonalidade do produto antes da compra. Deve ser de um a dois tons mais claro do que o piso.
Nesse caso, madeira com padrões diferentes não importa, pois as cores de uma mesma faixa serão combinadas harmoniosamente. Muitas pessoas preferem o contraste. A combinação de tipos de madeira radicalmente diferentes, neste caso, parece vantajosa. Ao escolher itens de interior, você deve seguir as leis dos tons frios e quentes. Se um erro óbvio já foi cometido, é mais fácil substituir uma das peças que não estão no quadro geral..
Portas castanhas no interior
Design de porta branca
Pavimento e portas: uma cor ou um tom?
Se você escolher uma escala monossilábica para todas as coisas no apartamento, elas perderão seu significado e se tornarão absolutamente indefinidas. Evitar extremos permitirá escolher o tom certo de paredes, revestimentos e divisórias. Se as paredes forem pintadas em cores claras, existe a opção de enfatizar este projeto com um piso mais escuro e uma divisória no espectro intermediário. Os revestimentos escuros combinam-se harmoniosamente com as portas um tom mais claras. Se as portas forem mais escuras do que o fundo, um pedestal da mesma cor da porta ajudará a criar um paralelo..
Portas em marrom escuro no interior
Portas leves no interior
Portas pintáveis
A tendência moderna são os objetos usuais que diluem o opaco cinza do interior com cores vivas. Uma divisória feita com uma combinação de plástico e vidro ajudará a dar um toque especial ao ambiente do dia-a-dia. Essa abordagem é especialmente valiosa em uma atmosfera de total dominação das árvores. As portas feitas de materiais naturais podem ser tornadas atraentes pela pintura. Escolha tintas mate ou brilhantes para dar um toque moderno ao espaço.
Portas escuras no interior
Portas brancas no interior do corredor
Portas brancas no interior
Combinação de materiais
A harmonia no interior é impossível sem a combinação correta de texturas de materiais. Não permita uma abundância de objetos de diferentes estruturas, feitos de vidro, metal, madeira e tecido. Ao mesmo tempo, não há necessidade de ter medo de experimentos..
A combinação perfeita de madeira e vidro no design só trará benefícios. Ao mesmo tempo, os móveis da sala devem se sobrepor nos componentes para criar uma composição única. Deixe têxteis para revestimentos de pisos e móveis estofados. Destaque o piso para o laminado, e as paredes podem realçar toda a imagem com textura e tonalidade rica. Experimente criar interiores exclusivos com a regra de três jogadores.
Vídeo: Portas internas. Escolha de cor, textura e combinação com piso, rodapé e mobília
50 fotos de exemplos de design de portas no interior: