Estilo vintage em design de interiores
A palavra “vintage” veio até nós da língua francesa, onde significava um vinho de forte envelhecimento, à espera de décadas em caves. Em seguida, o conceito foi transferido para o interior a fim de designar a direção do estilo, onde as coisas antigas foram transferidas para uma casa moderna. Mas o estilo vintage no interior pressupõe não apenas a sua presença na casa – a própria atmosfera nela tem suas especificidades..
Estilo vintage no design de interiores de apartamentos
Interior da sala em estilo vintage
Apartamento moderno em estilo vintage
Retro e vintage são a mesma coisa?
Um item vintage é verdadeiramente um item consagrado pelo tempo que tem pelo menos 30 anos e esteve na moda por um tempo. Retro é um conceito geral de estilo, caracterizado por antiguidades e “remakes” estilizados de antiguidades modernas.
O baú da avó, que já guardou seu dote, é uma peça vintage, assim como o aparador onde guardou o serviço apresentado para o casamento. E uma mesa envelhecida artificialmente, um tapete de crochê, uma toalha de mesa com costura cruzada no estilo antigo são retrô. O vintage usa coisas que estavam na moda e que se tornaram populares novamente. O retro não depende da moda, apenas pertence à sua época ou retrata-a.
Estilo vintage no interior da sala
Projeto de apartamento em estilo vintage
As principais características do estilo vintage
Hoje, o estilo vintage do interior é entendido como a recriação do mobiliário do final do século XIX e início do século XX. Mas vivemos em outro século, portanto, coisas relacionadas a meados do século passado já podem ser consideradas vintage..
Escolhendo uma direção de estilo vintage para o interior, você precisa decidir qual época está mais próxima de você no espírito, o que você deseja incorporar em seu apartamento. Não se esqueça de que todas as habitações devem ser decoradas no mesmo estilo. Ultramoderno ou, inversamente, clássico, e ainda mais – incorporando o luxo do Barroco e outros estilos semelhantes não podem ser combinados no mesmo território com respiração vintage com antiguidade.
Importante! O principal requisito ao decorar um interior em estilo vintage é a presença de objetos pertencentes à época em recriação..
Estilo vintage no design de interiores de apartamentos
Interior da sala em estilo vintage
Apartamento moderno em estilo vintage
Na verdade, o vintage no interior não é uma pilha de móveis velhos, guardanapos e sanefas amarelados – coisas “com história” se dão muito bem com as modernas, e não há requisitos rígidos aqui. Mas também não há objetos aleatórios aqui, então esse design é criado por um longo tempo, gradualmente. Você não deve ser como Plyushkin e carregar todas as coisas velhas que aparecem na casa – elas devem ser cuidadosamente combinadas entre si.
Não é difícil criar um interior vintage – não é necessário comprar móveis e utensílios domésticos antigos – seus parentes da geração mais velha, pais de amigos, terão o prazer de doar o que está ocioso em sótãos e garagens. Algo pode ser encontrado nos mercados de pulgas, algo pode ser criado com suas próprias mãos, envelhecendo artificialmente.
As principais características de um interior vintage:
- uma combinação de itens antigos e modernos;
- simplicidade do interior;
- alguma aleatoriedade, desordem leve – um cobertor jogado casualmente no sofá, revistas deixadas sobre a mesa, uma cesta com bordados;
- um toque de romance;
- parcelas de flores – em papel de parede, têxteis;
- arranhões, inscrições quase imperceptíveis nas coisas, como se (ou realmente) apagadas do tempo.
Estilo vintage no interior da sala
Projeto de apartamento em estilo vintage
Características da decoração do quarto
Se você decidir decorar seu apartamento em estilo vintage, terá que desistir de algumas idéias da moda:
- esticar, tetos falsos;
- laminado;
- azulejo de cerâmica;
- janelas de plástico;
- peitoris de janela em pedra, bancadas;
- luzes embutidas e técnicas de acabamento modernas semelhantes.
Preencher uma sala com itens antigos não é suficiente. Precisamos criar um ambiente apropriado para eles. Portanto, você precisa começar com o reparo.
Estilo vintage no design de interiores de apartamentos
Interior da sala em estilo vintage
Apartamento moderno em estilo vintage
Decoração de parede
O melhor material para decoração de parede é o papel de parede. Devem ser de papel, com padrão pequeno ou grande. Padrões florais e geométricos, sempre contrastantes, ficam bem em um interior vintage. Você pode escolher o papel de parede em estilo oriental – chinês ou japonês: borboletas, galhos, flores, pássaros. No entanto, se você pretende saturar o ambiente com muitos detalhes decorativos, é melhor escolher um papel de parede liso para as paredes, ou simplesmente pintá-las em uma das cores pastel..
Como opção de acabamento, pode-se aplicar um padrão de rolo em paredes pintadas usando um rolo de borracha com padrão convexo: aplicando tinta nele, você pode transferir o padrão para a parede. Para o mesmo propósito, você pode usar estênceis..
Decoração de teto
É melhor pintar o teto. Pegue uma tinta à base de água branca para ele. Você pode decorar o teto com molduras de estuque – só não use imitações de plástico, apenas soquetes de gesso, filetes são adequados.
Importante! Não tente se livrar de todas as rachaduras na superfície do teto, paredes. Isso é vintage, e pequenas irregularidades, fissuras só vão enfatizar a estilização, o principal é que não são muitas, e não seriam muito profundas.
Estilo vintage no interior da sala
Projeto de apartamento em estilo vintage
Acabamento de piso
O laminado não é adequado para o acabamento do piso, é melhor usar parquet ou tábua de madeira comum. Eles serão a melhor opção para uma sala de estar, quarto e outras salas de estar..
Pode-se colocar linóleo no chão, pois é conhecido desde o final do século 19, embora não fosse tão popular até os anos 1980. É melhor usá-lo para a cozinha, corredor, banheiro. Para essas salas, você também pode usar azulejos..
A escolha dos materiais para o acabamento de um interior vintage vai depender do que você decidir focar, o que cria a estilização – se for mobiliário, limite-se a um esquema de cores calmas para as paredes, pintando-as em tons pastéis ou colando-as com papel de parede claro com um padrão discreto. Se você deseja criar um ambiente claro para os móveis, pode escolher papéis de parede com ornamentos brilhantes ou padrões pastorais, acrescentando alguns detalhes ao interior..
Quaisquer materiais de acabamento devem ser envelhecidos artificialmente para dar a impressão de que passaram pelo teste do tempo.
Estilo vintage no design de interiores de apartamentos
Interior da sala em estilo vintage
Apartamento moderno em estilo vintage
Paleta de cores de estilo vintage
O vintage é um estilo romântico, por isso o esquema de cores típico para ele consiste em tons pastel – cinza, bege, rosa claro e azul claro, tons delicados de verde. Branco, cores leitosas podem ser usadas como as principais, mas contra o fundo de cores suaves e quentes, móveis brancos, bege, surrados e cobertos com pátina parecerão harmoniosos, e o interior em si será preenchido com luz, calor e conforto.
Importante! As cores devem aparecer desbotadas de vez em quando.
Os acentos de cores vivas podem ser bordô, roxo, azul. As cores marrom e verde são usadas com mais frequência em têxteis. Elementos de decoração, como guardanapos, toalhas de mesa e colchas são frequentemente escolhidos de branco ou na cor de linho cru.
Estilo vintage no interior da sala
Projeto de apartamento em estilo vintage
Móveis que trazem a marca do tempo
O estilo vintage correto e harmonioso é a presença obrigatória de verdadeiros móveis antigos e retrô contra o fundo de paredes de estilo antigo. Adequado no interior:
- guarda-roupas altos;
- aparadores com pintura ligeiramente descascada, arranhões;
- Móveis em ferro forjado;
- cómodas cobertas com pátina;
- Mesas de centro baixas em uma estrutura de cobre e grandes mesas de madeira;
- prateleiras, prateleiras entalhadas.
Se a mobília for de madeira, pode haver vestígios de verniz rachado e superfícies pintadas – rachaduras na pintura, arranhões.
Importante! Não crie uma “loja de lixo” fora da sala – tudo deve ser com moderação, embora você não deva combinar móveis ultramodernos e antigos em uma sala.
Deve haver harmonia em tudo: uma cama de ferro forjado coberta com uma colcha de renda será acrescentada a uma cômoda de dormir de madeira com a fachada rachada; coloque um tapete redondo de malha “da avó” no chão. Na sala de estar, você pode colocar uma mesa redonda com uma toalha de mesa branca, sobre ela – um simples vaso de flores. Um relógio cuco na parede e fotografias em preto e branco na estante completam o estilo.
Estilo vintage no design de interiores de apartamentos
Interior da sala em estilo vintage
Apartamento moderno em estilo vintage
Características da decoração de um quarto vintage
Para completar o styling, você precisa escolher luminárias, tecidos e outros itens que preencham o espaço no mesmo estilo..
As lâmpadas em tal sala podem ser tão simples quanto possível, tendo formas geométricas estritas, e complexas, com vários detalhes, composições volumétricas:
- lustres com cortinas de vidro grossas, uma abundância de parafusos, suportes, peças de metal. Eles são presos ao teto com uma corrente forte;
- lâmpadas com persianas de madeira;
- lâmpadas de assoalho com abajures grandes;
- lâmpadas de design feitos à mão – feitas de metal, madeira. Sua forma pode ser diferente: na forma de uma lâmpada de querosene velha, uma gaiola abobadada.
Importante! Ambas as lâmpadas e outros itens de decoração devem corresponder à época, a estilização que você está criando..
Por isso, tanto um antigo samovar de cobre, um ferro fundido, uma máquina de costura da fábrica Singer, quanto um lustre em leque da era soviética, uma abundância de vidro e cristal em um aparador laqueado podem ser adequados aqui..
Estilo vintage no interior da sala
Projeto de apartamento em estilo vintage
Para complementar o interior da sala de estar em estilo vintage, você pode:
- relógios cuco de chão ou parede;
- um espelho em moldura entalhada – você encontrará um antigo com manchas pretas no amálgama – ficará perfeito;
- fotografias em preto e branco na parede ou em uma prateleira de armário;
- tapete no chão (o mesmo que pendia anteriormente nas paredes);
- gramofone ou gravador de fita bobina a bobina – dependendo do período que está incorporado em sua sala.
Nas paredes do quarto, corredor, decorado ao espírito dos anos 50-60 do século passado, podem ser colocados cartazes, cartazes, cartazes de teatro da época, também existe um local para uma prateleira de ferro forjado ou de madeira, Uma penteadeira. Coloque uma luminária de chão em uma perna alta com uma cortina de tecido ao lado da cama.
Criar um interior vintage em um apartamento moderno é empolgante e interessante. O registo não demorará muito e não exigirá custos significativos, mas você e os seus amigos, familiares, terão a oportunidade de mergulhar no passado, de fazer uma pausa no ritmo reactivo da vida moderna.
Vídeo: Estilo vintage no interior
50 fotos de design de interiores em estilo vintage: