O estilo chinês no interior da cultura europeia
Para um observador externo, parece que o tempo passa devagar entre os povos asiáticos, sua cultura parece muito original e exótica. Mas foi a partir daqui que os ensinamentos místicos sobre as energias do Feng Shui, estilos japoneses e chineses no interior chegaram até nós. Existem muitos segredos não resolvidos aqui, e provavelmente é por isso que você pode obter infinitas ideias para se inspirar aqui, mas ainda ser capaz de adaptar totalmente a cultura oriental da vida cotidiana ao interior europeu. No entanto, existem muitos desenvolvimentos de design que encontram uma concretização digna no design das instalações..
O interior chinês é sempre harmonioso e contido.
Especificidade do estilo chinês
O design do espaço pessoal na cultura chinesa vem sendo lapidado há séculos, ao mesmo tempo refletindo as leis do fluxo de energias, uma ideia especial de beleza, ascetismo destacado e autoexpressão emocional. O design interior de estilo chinês autêntico é um pouco diferente dos estereótipos europeus. Viajantes para províncias distantes do maior país asiático muitas vezes não veem o que está sendo apresentado a nós. E a “porcelana” tornou-se moda para decoração de palácios na época de Pedro, o Grande..
O esquema de cores do interior chinês é baseado no simbolismo dos tons de vermelho e dourado, refletindo crenças religiosas e mitológicas
As partições são diferenciadas por padrões ornamentados complexos com um grande número de pequenos elementos
O incrível sabor nacional da China na interpretação europeia são, ao contrário, decorações com elementos reconhecíveis de sua cultura. Todos que entram em uma casa assim e contemplam o desenho de uma sala no estilo chinês certamente a reconhecerão por seus atributos principais. São materiais naturais e tecidos brilhantes, hieróglifos e imagens de gênero, leques e dragões, estatuetas de sábios e móveis baixos dispostos em Feng Shui. Os especialistas certamente notarão linhas suaves – para não atrapalhar o lento fluxo de energias na casa..
Pode-se notar que o colorido dos interiores chineses conquistou milhões de fãs entre os europeus hoje. A estilística pertence à variedade étnica, mas de acordo com a classificação ela se destaca por si mesma – por causa da doutrina da energia. Mas a própria estética asiática à primeira vista acena com sua beleza inimitável, como na foto.
As cores amarelas ou douradas simbolizam poder, fama e riqueza.
Quando toda a sala está decorada de acordo com todos os seus cânones, parece que nada pode ser mudado e é difícil repeti-lo em outro lugar. Isso é parcialmente verdade – todo design de interiores chinês é individual. É desenvolvido para condições específicas, onde nada pode ser reorganizado, especialmente de leste para oeste ou de norte para leste. E nem todo designer é dedicado aos detalhes dos princípios fundamentais mais importantes deste estilo. E para uma decoração de interiores independente, é aconselhável familiarizar-se com as disposições básicas das filosofias orientais.
Produtos asiáticos estranhos sempre foram altamente valorizados nos mercados europeus. O artesanato tradicional japonês e chinês influenciou as percepções europeias de estética por pelo menos três séculos. Aristocratas e comerciantes ricos procuraram adquirir algo como um vaso chinês raro ou um jogo de chá de porcelana, essas antiguidades ainda são muito apreciadas hoje..
A combinação de vermelho, preto e branco significa harmonia
Atenção! A diversidade e o desejo de uma variedade de cores são compensados pelo fato de que não há nada de supérfluo na sala. Tudo parece bastante simples, mas a decoração clara, refletindo as especificidades da cultura chinesa, deve parecer muito impressionante..
Uma combinação de preto e vermelho é freqüentemente usada para decorar paredes e móveis.
Tons de marrom e bege também são bem-vindos.
Vale a pena apreciar a elegância com que são desenhadas as figuras de dragões vermelhos, pássaros bizarros, tigres Ussuri e peixinhos dourados, simbolizando o estilo chinês no interior. A tradição de desenhar veados em tapetes de veludo veio deste vizinho do leste. A última tendência é exibir itens colecionáveis na sala de estar em uma vitrine de vidro com iluminação traseira, mas isso não é no estilo chinês..
Os fabricantes de móveis asiáticos introduziram novas técnicas de entalhe em madeira e envernizamento. Na Rússia, por muito tempo, bons móveis para casas de comerciantes e proprietários de terras eram feitos de acordo com os modelos chineses. Portanto, a decoração chinesa nunca foi estranha à nossa cultura. Sedas e tapetes, pratos e pinturas, cerâmicas e fundições de bronze sempre encontraram uso digno em interiores com temática chinesa..
Móveis chineses reais têm formato achatado
A prioridade é dada a móveis de madeira escura natural
As principais características do estilo chinês
A tabela resume as principais características do design da sala:
1. | Materiais naturais | Bambu, madeira, papel, pedra, terracota. |
2. | Acabamento artístico | Entalhe, envernizamento, incrustado com marfim, madrepérola, pedras preciosas. |
3. | Utilidade e estética | Cada peça é funcional e bonita |
4. | Paleta brilhante | Vermelho preferido, amarelo, verde, preto e marrom. |
5. | Móveis | Prático, compacto, baixo, sobre as pernas para não bloquear a energia. Com base nos princípios do Feng Shui. |
6. | Decoração e acessórios típicos | Fotos com tema oriental, hieróglifos, tangerina na tina, vasos e pratos autênticos. |
Dourado é uma parte tradicional do mobiliário oriental, usado em móveis, paredes e tecidos
Candeeiros elegantes com persianas de papel de arroz
Características do estilo Feng Shui
A cultura chinesa é baseada em ensinamentos, crenças e tradições que são difíceis para a mentalidade europeia. A decoração da casa no merengue de design de interiores chinês deve ser consistente com os princípios dos ensinamentos do Feng Shui. Não há nada de difícil nisso, mas a disposição de peças de mobiliário e peças de mesma funcionalidade que são idênticas em funcionalidade do mesmo conjunto é exibida em pares. Uma composição específica é formada, por exemplo, em lados opostos de uma mesa redonda laqueada, 2, 3 ou 4 bancos são colocados com o mesmo intervalo.
Os interiores em estilo chinês devem ser projetados de acordo com as regras do feng shui
Não é recomendado o uso de cantos vivos em móveis e itens decorativos no interior.
A decoração, simbolizando diferentes energias, é exibida estritamente em um determinado canto, contra uma parede ou janela. Por exemplo, uma fonte ou aquário, simbolizando o fluxo de dinheiro, é melhor posicionada no canto sudeste. Este elemento deve se encaixar organicamente no design de interiores no estilo chinês. É preferível que cada item reflita os interesses e estilo de vida dos donos da casa, e não apenas facilite o fluxo de energias..
Por milhares de anos, os chineses têm aprimorado seus princípios de design e, naqueles tempos distantes, não havia nem mesmo tal hieróglifo para simbolizar esse conceito. Mas para cada habitante do Império Celestial, a simplicidade e o conforto eram importantes, não desprovidos de valor decorativo..
O interior é dominado por uma luz calma e difusa de uma gama cálida.
Os materiais adequados para lâmpadas são papel ou madeira, produtos forjados também são adequados
As cortinas não devem obstruir a luz solar, portanto não há cortinas nas janelas na versão tradicional
Para que uma atmosfera pacífica e serena reine na casa, não deve haver bloqueio de redemoinhos de energia – isso é o que os adeptos do Feng Shui ensinam. No entanto, suas casas costumam usar telas e divisórias móveis para isolamento e privacidade. Talvez eles também estejam tentando se proteger das forças do mal com telas durante a meditação..
A falta de desordem e coisas inúteis estimula o fluxo de energia no interior chinês. Em todos os lugares deve haver uma ordem estrita, de preferência à simetria, a ausência de coisas quebradas, rasgadas e quebradas. Isso deve ser aprendido por todas as nações.
Telas de madeira entalhada são usadas para dividir a sala em zonas.
Os espelhos não são pendurados na entrada, as camas não são colocadas na porta. Não deve dormir no corredor da janela, ainda mais – para se refletir em um sonho em espelhos. É indesejável ver-se nu no banheiro. Essas e muitas outras idéias formam o design de interiores em estilo tradicional chinês. Os chineses não gostam de encher salas com coisas decorativas sem muito benefício, mas cada acessório tem um certo valor prático e estético..
O estilo chinês de decoração de interiores é mais frequentemente escolhido por pessoas calmas com gosto requintado.
Adendo. O design de interiores com pretensão de “chinês” deve levar em conta os cânones do Feng Shui, sem os quais a ideia de harmonia na casa pelos próprios asiáticos é impensável. No entanto, se você é um iniciante, então em seu projeto você pode usar apenas decoração e acessórios chineses, sem se concentrar no cumprimento estrito dos cânones..
O bambu no interior chinês será útil em qualquer forma, tanto como decoração quanto como material de acabamento
Materiais de acabamento e decoração para interiores chineses
A maioria dos estilos étnicos é caracterizada pelo uso de materiais naturais para decoração. Madeira e bambu não perderam sua relevância hoje..
Para paredes, papel de parede de papel com plantas, pássaros e animais é adequado.
Você pode colar um papel de parede de foto com uma pintura nacional ou com uma imagem de uma paisagem chinesa
Princípios de acabamento:
- As paredes em estilo chinês incluem estuque e pintura. Possíveis papéis de parede de bambu e papel, que foram inventados pelos chineses. Decoração mais cara – pintada à mão com motivos asiáticos típicos – coníferas anãs, paisagens de montanha, lagos com peixes e pássaros em ramos floridos. Na China, cada cor e motivo carregam seu próprio simbolismo ou subtexto, portanto, eles escolhem com conhecimento do assunto. Painéis decorativos de parede e grades de madeira também são apropriados..
- O piso de madeira isolado com canos de aquecimento ocultos é outra invenção dos asiáticos que dormiam em esteiras feitas de palha de arroz. Hoje, o sistema de “piso quente” é instalado sob grés porcelanato, belos ladrilhos ou ladrilhos de pedra de grande formato. Imagens complexas em lajes separadas são adequadas, quando todo o piso é forrado com padrões de mosaico com molduras e elementos centrais. O melhor é o parquete, mas talvez algo mais simples (laminado, linóleo), mas com uma combinação espetacular de textura de madeira de cores diferentes. Um arranjo para o estilo chinês no interior é colocado por um método de deck, previamente coberto com uma mancha com uma tonalidade vermelha, no topo você pode fazer um piso de polímero com efeito de verniz. O ideal é uma imitação completa do bambu em todas as variações e um tapete real na porta da frente.
- Os tetos devem ser claros – branco, azul, creme ou bege. Mas muitas vezes cores brilhantes também são usadas, por exemplo, tela de alongamento de verniz vermelho ou preto, que tem propriedades espelhadas. Estruturas multinível, que lembram pagodes chineses, também são bastante apropriadas. Eles criam com sucesso a ilusão de volume. Especialmente quando a iluminação perimetral de LED e lanternas de papel chinesas são usadas exclusivamente para decoração característica.
Uma sala com paredes claras ficará muito bem com piso escuro.
Para decorar o teto, frequentemente são utilizadas estruturas de vigas escuras cruzadas.
O estilo chinês é uma ode às cores vivas que podem se refletir na decoração, acessórios e decoração, mas tudo deve estar em harmonia. O design no estilo chinês é uma combinação de tons naturais de madeira, bambu e terracota, decorados com brilho metálico e tons do elemento fogo. A dificuldade do design de interiores é não exagerar com cores vivas que cansam os olhos. Você pode alcançar a harmonia com a ajuda de acessórios brilhantes contra o fundo de tons calmos das superfícies principais..
Vasos de porcelana para chão ou mesa são ótimos como decoração.
Almofadas de seda podem ser adicionadas para criar conforto.
Com acessórios chineses típicos, não exagere se você usar apenas um elemento brilhante em cada quarto. Este é um dragão, um grande leque com a imagem de uma garota oriental, uma imagem com tangerinas chinesas ou uma foto das Montanhas Candy em uma moldura de bambu. Mais exemplos incríveis – em nossa galeria de fotos.
Vídeo: estilo tradicional chinês no interior
Foto: 50 exemplos de decoração de interiores em estilo chinês