Como incorporar o estilo de minimalismo no interior
O estilo de decoração de interiores mudou a cada época, a pretensão veio substituir o maximalismo, foi mais tarde substituído pelo romantismo. Quando uma pessoa acumula muitas coisas que tiram energia, torna-se impossível descansar em um espaço desordenado. Foi nessa época que uma pessoa se voltou para um estilo como o minimalismo (desde a palavra, pelo menos).
O minimalismo é perfeito tanto para uma casa de campo quanto para um apartamento na cidade.
História de estilo
O estilo minimalista do interior teve sua origem na década de 1960 e se popularizou na atualidade, quando a sociedade transbordava de informações e coisas, necessárias e desnecessárias. A principal característica do estilo é a expansão do espaço..
Um dos primeiros estilos se enraizou no Japão, todo mundo já ouviu falar do estilo japonês de minimalismo, está inicialmente presente na cultura dos japoneses e em suas tradições. Uma combinação de branco, preto e vermelho é considerada um clássico..
As principais características do verdadeiro minimalismo japonês são simplicidade, naturalidade e abertura.
Se você se aprofundar no estudo do minimalismo, o estilo mais polêmico do século 20, poderá entender que é uma válvula de escape para a modernidade. Ele não tolera brilho e gritos, não entende os montes modernos de coisas insossas. O estilo não existe isolado de tudo, mas também representa uma tendência na arte. As origens do minimalismo são o construtivismo e o funcionalismo tomados em conjunto, que substituíram o romantismo. Para as pessoas daquela época, não era a beleza que vinha em primeiro lugar, mas a ergonomia..
A tarefa do minimalismo: organizar objetos compactamente em uma pequena sala e ao mesmo tempo ampliá-la visualmente. Graças a isso, o espaço é desobstruído e não pressiona mais a percepção humana..
A essência do minimalismo pode ser resumida em duas palavras: “Menos é melhor”
Este estilo é inerentemente versátil devido à sua praticidade. É utilizado não só em residências particulares, mas também em escritórios de grandes empresas..
Quem pode se adequar a este estilo?
Resposta: para qualquer pessoa para quem a ordem é importante, que não consegue lidar com a abundância de detalhes desnecessários e o acúmulo de coisas no espaço. Cada um de nós, acontece, se cansa da monotonia, do aperto, do lixo (tanto mental quanto material), então há um desejo de mudar nossa vida, jogar fora todas as coisas desnecessárias e se tornar uma pessoa diferente.
O estilo é perfeito para quem valoriza a simplicidade e o conforto em um só rosto
Mas para tornar sua sala ou cozinha minimalista, você não precisa jogar tudo fora e se tornar um asceta. No início, todas as coisas são divididas em necessárias e medíocres. Em seguida, entre os itens medíocres, são selecionados aqueles que você não usa há mais de dois anos. Dessa forma, você pode organizar suas coisas e jogar fora o desnecessário..
Além disso, o estilo minimalista se adapta aos estetas por causa de sua simplicidade, funcionalidade e, ao mesmo tempo, formas graciosas e linhas suaves..
Características do minimalismo no interior do apartamento
O minimalismo não é apenas um estilo de interior confortável e prático, é também uma filosofia de vida
Organização do espaço
Organização especial do espaço no projeto, ou seja, número mínimo de divisórias e portas.
Um interior aberto e organizado é uma característica distintiva do minimalismo
Para aumentar visualmente o espaço limitado, use um conjunto de paletas de duas cores – uma sombra escura na parte inferior e acima – tons claros
Quando um grande apartamento é delimitado em muitos cômodos desnecessários, isso estraga o interior e a pessoa fica confinada em tal espaço. A mobília não deve ser maciça. Um sofá, uma TV, um armário de TV, uma cômoda e uma mesa de centro são suficientes para a sala de estar. Para a cozinha – armário de cozinha, alguns eletrodomésticos, mesa ou balcão de bar.
Iluminação
A iluminação desempenha outro papel importante. Por exemplo, no centro da sala de estar ou cozinha, deve haver um grande lustre no teto para difundir a luz branca suave. Nas paredes existem pequenas lâmpadas escondidas em um nicho. O tamanho das janelas, se possível, pode ser aumentado para torná-las mais claras, e as cortinas e persianas permitem a passagem de luz solar máxima..
A luz natural desempenha o papel principal
Deve haver luzes suficientes, mas não muitas
A iluminação também deve ser invisível, abajures e lustres enormes não são permitidos. Melhor dar preferência às formas geométricas. A luz pode deixar uma sala mais quente (o problema do minimalismo, como muitos pensam, é sua frieza e desconforto).
Acessórios de decoração
O estilo minimalista do interior é caracterizado por uma ausência quase completa de pequenos elementos decorativos e acessórios. Além disso, deve haver apenas duas cores primárias (principalmente branco e preto) e uma para chamar a atenção. Tapetes macios e almofadas no sofá em uma cor contrastante são permitidos para adicionar conforto ao quarto.
Um tapete ligeiramente matizado e almofadas de cores vivas compensam a falta de decoração nas janelas
O minimalismo permite detalhes brilhantes
Cor e forma
Se falarmos mais sobre cores, então no minimalismo o uso de muitas cores brilhantes não é permitido. É dada preferência aos tons de branco e pastel. Você pode acentuar com apenas uma cor brilhante para adicionar contraste ao ambiente, em vez de deixá-lo sem rosto..
Superfícies lacônicas, linhas limpas e cores simples
Recomenda-se combinar no máximo três cores
A cor básica para o estilo minimalista do interior é cinza. Você também pode usar o marrom e seus tons..
As formas devem ser geometricamente corretas. Móveis monocromáticos redondos ou quadrados são usados sem saliências, superfícies lisas sem relevo.
Materiais naturais
A sala deve conter materiais naturais, como madeira, algodão ou tecido de linho para cortinas, pedra, vidro – parece bonito e natural.
Você pode usar absolutamente qualquer material – madeira, concreto, pedra, plástico, vidro, etc., mas sempre deve haver componentes naturais, ou pelo menos sua imitação
Paredes, piso, teto
As cores escuras são adequadas para pisos e cores claras para tetos e paredes. Os revestimentos brilhantes e foscos podem ser combinados com sucesso. O piso não deve chamar a atenção, apenas enfatizar a brancura das paredes e do teto.
Você pode cobrir as paredes com vários materiais modernos, por exemplo, gesso decorativo, pedra, madeira, papel de parede liso. As paredes pintadas parecem organicamente no interior da sala, sem qualquer padrão. Além disso, um grande número de pinturas não deve ser colocado nas paredes, basta uma, cujo desenho deve ser combinado com o interior.
As paredes não devem atrair atenção. Se pintado, então em branco, se colado com papel de parede, então apenas em cores lisas
Para o acabamento do piso, use madeira natural, laminado ou linóleo sem padrão acentuado.
Para o piso, assim como para as paredes, pode-se escolher diferentes métodos de acabamento (parquete, laminado, azulejo), o principal é que a cor do revestimento esteja em harmonia com o resto dos objetos da sala e não tenha cores brilhantes. Escolha materiais mais práticos e de qualidade com longa vida útil.
Para o teto, você pode usar qualquer método de decoração moderno – desde uma simples pintura até a criação de tetos de vários níveis. Tetos extensos são uma ótima ideia.
Um teto alto branco tornará o espaço o mais livre possível
A mobília é muito importante no minimalismo. Não deve haver muito disso na sala. A presença de gabinetes e pedestais maciços é inaceitável. O principal é a conveniência. Cadeiras dobráveis, armários retráteis e prateleiras, que podem ser retiradas a qualquer momento, tornando o espaço mais livre, cabem muito bem no interior do apartamento.
Estilo minimalista no interior da cozinha
As mesmas regras se aplicam à cozinha e aos outros quartos..
Decoração de cozinha em um único design de luz
Tons claros e superfícies lisas brilhantes (ou mate) devem estar presentes. Melhor dar preferência a portas e mesas de vidro.
Quanto aos móveis da cozinha, um simples, sem folhos de pedra ou madeira natural (para dar um brilho brilhante e adicionalmente iluminar o ambiente com ele, pode-se cobrir a mesa com verniz ou acrílico) ou pedra. Se a sala for grande, uma grande mesa de forma incomum (mas geometricamente correta) é instalada.
Aço inoxidável ou pedra são usados como cinza no interior da cozinha
Para fazer um pequeno destaque em uma cozinha simples, você pode destacar um backsplash de cozinha, mas evite cores brilhantes. Uma alternativa para isso é o painel de vidro acima da mesa..
Minimalismo no quarto
Para liberar espaço, livre-se de móveis desnecessários, apenas:
cama, guarda-roupa, escrivaninha, estantes de livros para zoneamento de espaço.
A alvenaria em uma parede pode simplesmente ser pintada de branco
As camas valem a pena ser consideradas. Deve ser maciço, baixo ou sem pernas. A cabeceira está ausente ou é feita sem fios e estofamento. A cor do conjunto de cama combina com a parede, de preferência funde-se com ela. Perto da cama, há mesinhas de cabeceira feitas do mesmo material. Se houver uma penteadeira no quarto, ela também deve caber nas mesas de cabeceira..
Minimalismo à beira do ascetismo – um colchão no chão e livros em vez de uma mesa de cabeceira
Para guardar as coisas, é utilizado um guarda-roupa, localizado em um nicho, de forma a não criar sombras desnecessárias e não sobrecarregar o espaço.
Na hora de escolher os acessórios deve-se pensar no conforto, é importante na hora de criar um interior no quarto. Você pode colocar um tapete fofo no chão, um ou dois travesseiros de cores contrastantes na cama. Como complemento – uma grande pintura sem moldura pronunciada.
Interior de um quarto bem iluminado com móveis contrastantes em marrom escuro
A janela não deve ser entulhada de flores ou estatuetas. Será melhor se uma cortina da cor base for instalada acima dela com um tule claro suspenso e cortinas monocromáticas monocromáticas..
A essência da abordagem minimalista é que as coisas devem ser lacônicas e deve haver poucas delas. O minimalismo não tem outros cânones – quaisquer cores, texturas, quaisquer soluções espaciais são usadas. Como resultado, o minimalismo parece muito diferente..
No minimalismo, os têxteis quase nunca são usados, mas o quarto continua a ser uma exceção. Você pode colocar travesseiros e colchas nele, colocar um tapete no chão
Tendo projetado uma área de dormir minimalista, a pessoa sentirá uma onda de força e bom humor e dormirá melhor..
Ao final do artigo sobre minimalismo, deve-se dizer que, durante séculos, as tendências da arte se substituíram, obrigando o cotidiano das pessoas comuns a se adaptarem à moda. O estilo acima não se encaixa nisso.
O estilo minimalista não esmaga a pessoa, apenas a orienta no caminho certo. Uma vida sem bagunça nos cantos escuros de uma sala, sem lixo e poeira do dia a dia – isso é o melhor que a arte tem a oferecer.
Minimalismo com um toque country
Se o interior parecer muito chato para você, adicione alguns detalhes brilhantes.
O estilo minimalista ajuda a libertar a mente, a contemplar a beleza pelo prisma da simplicidade e da liberdade. Enche-se de vitalidade e entusiasmo. Ao organizar seu quarto dessa maneira, uma pessoa pode encontrar a si mesma, encontrar paz. O estilo minimalista no interior é comparável à meditação diária e às práticas espirituais que deveriam ser incluídas em sua vida cotidiana..
Vídeo: características do estilo minimalista
Foto: ideias interessantes para decoração de interiores no estilo minimalista