Estilo loft no interior
O espaço em estilo loft lembra mais uma fábrica abandonada, uma oficina de arte e até uma ocupação informal. Esta é uma combinação de urbanismo, luxo, romance “sótão” e industrial ostensivo. O artigo detalha as melhores ideias de design de loft.
Estilo implica acabamento mínimo do piso, paredes e teto, ou criando a ilusão de nenhum reparo
Origem do estilo
“Loft”, traduzido do inglês, originalmente significava edifícios não residenciais abandonados, sótãos, hangares, armazéns, sótãos, estaleiros e assim por diante. Em geral, todos os lugares onde uma pessoa normal nunca concordaria em morar. Mas a pobreza de meados do século 20 e os preços exorbitantes das terras forçaram muitos americanos a se mudarem para fábricas e prédios comerciais abandonados. Seus proprietários transferiram a produção para fora da cidade, onde o aluguel é mais barato..
Vigas, canos, ventilação e outros vestígios de comunicação não estão ocultos, mas exibidos
Uma característica do loft são os tectos altos e as grandes janelas que não são cobertas por cortinas.
Há sempre muito espaço nestas divisões, boa iluminação, tectos altos. Era menos caro alugar uma casa assim do que um apartamento comum. As conveniências eram limitadas à disponibilidade de água, luz, um lugar para dormir – as pessoas faziam pouco. No início, músicos, artistas e outros boêmios se estabeleceram lá. Mais tarde, nas décadas de 50 e 60, essa habitação passou a ser considerada moderna e de elite. Alguns edifícios adquiriram o status de monumentos arquitetônicos, agora moram pessoas mais ricas..
Os interiores em estilo loft são mais apreciados por personalidades criativas.
Como os edifícios das antigas fábricas são multifuncionais, algumas delas acolhem exposições, concertos, festas, centros culturais, cafés, escritórios e outras instalações..
As casas particulares agora também têm o estilo “como um loft” – isso é chamado de “neoloft”, implementado de acordo com projetos especiais.
Interior em estilo loft – espaço sem algemas
O estilo loft no interior é paradoxal, ele demonstra como instalações industriais não equipadas, com a ajuda de designers qualificados, se tornam verdadeiras obras de arte moderna..
A ideia original de guardar bicicletas e skates
As principais características do estilo:
- muito espaço livre;
- tetos altos;
- detalhes do passado “fábrica” - tubos, escadas, ventilação;
- Iluminação de “fábrica” - enormes lâmpadas suspensas;
- as janelas são altas, largas – de preferência até o chão, sem tule, cortinas;
- paredes de tijolo – pelo menos uma, sem papel de parede;
- há pouca mobília, mas é luxuosa;
- planejamento livre;
- quase não há divisórias – apenas banheiro fechado.
Banheiro de um contêiner
Instruções do loft:
- Boêmio ou moderno. O interior da planta foi amplamente preservado. O espaço está inacabado ou mínimo. Móveis, geralmente usados, até antigos – cômodas com “pátina nobre”, estantes centenárias, camas de ferro forjado, cadeiras. Existem muitos objetos de arte em todos os lugares – pinturas, instrumentos musicais, esculturas, arranjos de flores.
- Industrial ou industrial. Este é o tipo de loft mais popular. Aqui, todos os atributos da loja da fábrica são enfatizados deliberadamente – tubos com grandes válvulas, tecelagem de fios, cordas, correntes. Móveis com geometria clara, estritamente funcional, sem frescuras – sofás simples, cabides abertos, mesas simples, cadeiras.
- Glamoroso. Difere em uma abundância de tons pastel, formas fantasiosas das lâmpadas, que estão disponíveis em abundância. A direção combina formas rígidas e elementos barrocos. Os móveis devem ser luxuosos, caros.
Escada vintage em metal preto é um daqueles detalhes que enfatizam o estilo industrial da sala.
Existem também três tipos de loft:
- duro – uma sala pronta com um monte de canos, fios, fácil reconstrução é permitida;
- macio – criado de acordo com um projeto especial, fica muito confortável aqui, tem muitas peças de madeira;
- comercial – as instalações parecem desabitadas, o estilo é totalmente “sótão”, com tetos muito altos.
Como a sala não possui paredes internas, mas apenas externas, o espaço é dividido em zonas utilizando móveis. Quase nenhum móvel é colocado perto da parede, mas apenas em algum lugar no meio. A abundância de luz cria o efeito de espaço infinito.
A combinação de móveis é opcional e até indesejável
Atrás das divisórias há apenas um chuveiro, um vaso sanitário, um banheiro, e todas as coisas desnecessárias estão localizadas nos cômodos dos fundos, sem bagunçar o interior. As salas auxiliares também podem acomodar um camarim e uma arrecadação..
Materiais e cores usados para criar um interior de loft
Os elementos de reparo e materiais usados são diferentes:
- tradicional – madeira natural, cimento, mármore, tijolo, vidro, aço;
- o mais recente – plástico, MDF, pedra artificial, drywall.
Os mais comuns são:
- tijolos;
- tubos;
- feixes;
- concreto.
Interior industrial com teto de concreto e piso de madeira escura
Cozinha de tijolos, concreto e aço inoxidável
Uma característica muito característica dessa sala é a alvenaria. As paredes também podem ser decoradas com gesso grosso que retém a textura. Com menos frequência, eles usam painéis de parede parecidos com tijolos, estuques decorativos, que são usados para distinguir zonas separadas. Colorir as paredes com cores predominantemente frias, às vezes com manchas brilhantes.
Tubos de cobre, baterias de ferro fundido não ficam escondidos atrás de telas, mas, ao contrário, emitem o máximo possível. Às vezes, os finos e imperceptíveis são substituídos por outros mais massivos, pintando-os em cores metálicas ou “enferrujados”.
Madeira, concreto e tijolo foram usados para decorar a sala, e há muito cobre na decoração.
O chão do apartamento é coberto com tábuas de madeira áspera, ladrilhos “como uma pedra”. Pisos autonivelantes e 3D – a tendência mais moderna dos últimos anos.
No teto de concreto, eles fazem vigas de ferro ou madeira, canos brilhantes, pintam com cores claras. Ventiladores de grande produção complementarão organicamente o design de interiores.
Para a iluminação são utilizadas lâmpadas, como nas antigas fábricas – grandes, penduradas no teto, dão muita luz. A fiação é deixada à vista e lâmpadas LED podem ser usadas.
Em princípio, qualquer fonte de luz pode ser usada em um loft, e deve haver muitas delas.
Se as janelas são grandes e têm uma vista maravilhosa, então você pode passar totalmente sem cortinas. Quando as janelas são pequenas e a paisagem atrás delas é normal, então eles usam cortinas nas cores branca ou aço..
Divisórias de espelho, chapas de metal cortadas a plasma e até partes de contêineres ferroviários são usadas para separar o banheiro e o banheiro do espaço principal..
Os móveis devem ser selecionados no espírito do minimalismo ou “antiguidade”, metais, plástico, couro, couro sintético são bem-vindos a partir de materiais.
Uma abundância de concreto nu – paredes, uma mesa de jantar e até mesmo um pódio com assentos
Alvenaria original, pintada de branco
As cores de design de loft mais populares são preto e branco, azul e prata, gengibre e areia, amadeirado e vinho.
Layout livre, zoneamento ideal, funcionalidade
A funcionalidade do design de interiores em estilo loft é fundamental. O espaço pode parecer muito austero, mas nem todos os seus elementos são assim..
O zoneamento como tal pode ser virtualmente inexistente, e os móveis costumam ser reorganizados dependendo do clima, especialmente se tiver rodízios. Diferentes zonas podem ser visualmente separadas por pódios, tetos de diferentes alturas, espelhos nas pernas, grandes esculturas, colunas e vigas. O quarto da sala de estar deve ser diferente no material da parede ou no revestimento do piso.
Zoneamento com divisória de vidro transparente em perfil metálico
Zoneamento simbólico com semipartições leves
Os tectos altos permitem fazer dois níveis na habitação. A escada que leva ao andar de cima pode ser feita de madeira forjada, vintage, em bruto ou concreto. No segundo andar há quartos, um escritório.
Você precisa cuidar do aquecimento – pisos quentes serão úteis. Não é necessário fazer aquecimento de piso em toda a imensa área da moradia – basta colocá-lo no quarto, casa de banho e zona de lazer.
Tubos de ventilação podem coexistir com lustres de luxo
Acentos usados no design:
- canos de água abertos feitos de aço e outros metais;
- vigas grossas de teto ou vigas falsas que não são cobertas por nada;
- lareiras decorativas ou reais;
- minimalismo combinado com luxo;
- acabamento áspero e envelhecimento artificial de móveis;
- ligeira negligência em tudo.
O loft é o lugar para itens de decoração enormes e até desafiadores
Dos móveis, você deve preferir multifuncional, fácil de cuidar, o mais durável, forte. A sala não prescinde de tecnologia ultramoderna, que terá uma aparência eclética contra o fundo de paredes ásperas sem acabamento.
Decoração estilo loft
A decoração do apartamento não deve ser usada excessivamente. À primeira vista, ele está localizado de forma caótica, mas ao mesmo tempo, cada item está em seu lugar especial. Por exemplo, garrafas coloridas farão o papel de vasos, e de várias malas há opções para construir uma espécie de cômoda.
Letras, números ou algum tipo de designação gráfica nas paredes, rebites salientes no metal e outros detalhes que atraem a atenção com sua deliberação
Ousado e esteticamente agradável, o mosaico vai se juntando aos poucos. As paredes podem ser decoradas com vários grafites, colagens de peças de uma revista, padrões em gesso bruto, pôsteres, placas de trânsito, pinturas.
O interior pode ser decorado organicamente com um telescópio real perto da janela, colunas com molduras de estuque intrincadas, esculturas de madeira entalhada ou até mesmo sua motocicleta favorita..
Guitarra e telescópio favoritos perto da janela
Alvenaria intocada, murais e uma variedade de objetos de arte
No meio da sala, uma lareira vintage parece interessante – a lenha ou elétrica. A fiação pode ser feita especialmente de cabo colorido.
Decoração interior de apartamento citadino em estilo loft
Um loft moderno no interior de um apartamento é apropriado, mesmo que seja pequeno e não possa ter tectos altos. O principal é tirar as partições ao máximo, encher de luz com espelhos, iluminação forte. Cartazes grandes com vistas da cidade e lâmpadas que parecem lâmpadas de rua ajudam a enfatizar o estilo.
O design de uma cozinha tipo loft é possível com o uso de painéis de parede, uma grande variedade de eletrodomésticos cromados brilhantes, móveis modulares modernos em combinação com piso áspero e acabamentos de teto. Aqui você pode focar no escapamento ondulado, duplicando-o em vários lugares, lâmpadas industriais com correntes. Em geral, a cozinha deve se parecer com um espaço de trabalho estilizado de restaurante..
Interiores austeros, vigas de madeira e móveis modernos na área para refeições
A disposição de uma sala em estilo loft parece ser bastante simples – paredes com gesso decorativo, sendo uma delas estilizada “como um tijolo” com uma lareira ao centro. Os móveis são lindamente decorados com telas ou cortinas de várias cores. Pode haver um sofá de couro com rodas como um carrinho, cadeiras com peças de bicicleta, vários racks. Sem fones de ouvido, guarda-roupas enormes, coisas desnecessárias na despensa. Todos os itens, se possível, devem ser localizados longe das paredes.
O zoneamento da sala é um sofá macio com um tapete fofo para a área de estar e uma mesa e cadeiras de metal ou plástico para o local de trabalho. O home theater com um sistema estéreo de grande escala se encaixará organicamente no interior da antiga fábrica.
Uma mistura de estilos – uma cama clássica com uma cabeceira rica e estofados em couro, rodeada por um interior industrial
Um quarto em estilo loft pode ser separado do resto do quarto por prateleiras, dossel ou no segundo andar. Cama grande de aço com “bolinhas” nos cantos, algumas mesinhas de cabeceira e um pouco de luz bastam.
O banheiro não precisa ser bem vedado – uma tela leve dobrável é suficiente. A banheira em si pode ter pernas-pernas, e as torneiras com canos podem ser feitas de latão, cobre, aço. Espelho lamacento em moldura pesada, alvenaria áspera, combina perfeitamente com o mais recente box de chuveiro.
Interior escuro do banheiro – caixas de madeira e muitas lâmpadas sem cortinas
Banheiro bem iluminado com paredes brancas e espelhos
O estilo loft moderno no interior dá grande liberdade na escolha das soluções de design, combinando a harmonia da antiguidade e inovação, urbanismo e belas-artes, criatividade e simplicidade de execução. É mais adequado para quem gosta de grandes espaços, formas ásperas, criatividade e minimalismo..
O estilo loft não é nem mesmo um tipo de design, mas um modo de vida separado.
Vídeo: as principais características do estilo loft
Fotos de projetos em estilo loft