Estilo clássico no interior, como é?
A julgar pela tradução da palavra “classicus” do latim, os clássicos são um padrão a ser respeitado. E não se pode deixar de concordar com isso. Quantos anos se passaram desde que os cânones do interior clássico foram inventados, e eles permanecem relevantes até hoje. Mas o termo tem outro significado – tradicional. Pela sua beleza e natureza orgânica, o design, que passou no teste do tempo, continua a ser um dos mais exigidos em interiores modernos..
Clássico em um interior moderno é algo que nunca perde sua relevância e não se cansa
Clássicos são diferentes
Se o designer tiver a tarefa de decorar um apartamento ou um quarto no estilo clássico, ele terá que explicar que tipo de decoração é necessária. Afinal, os interiores clássicos são diferentes. A formação do estilo foi influenciada por muitos fatores no curso de seu desenvolvimento. Portanto, os clássicos podem ser diferentes.
- Antiguidade. No século 18, o interesse pela arte da Roma Antiga e da Grécia foi reavivado. Os clássicos do interior absorveram muitos elementos dessas culturas ancestrais – simetria e geometria rígidas, proporções ideais, cores claras, cômodos amplos e altos. Surgiu toda uma tendência na arte chamada classicismo..
Antiguidade no interior do estilo clássico
- Com elementos barrocos, rococó e império. Todos esses estilos deixaram sua marca no estilo clássico. Daí, candelabros elaborados, decoração exuberante, tapeçarias pitorescas e outros itens de luxo.
Luxo barroco em sala clássica
- Multinacional. Cada país da Europa interpretou o conceito de um clássico à sua maneira e trouxe seu próprio espírito nacional para ele. Portanto, os clássicos franceses serão diferentes dos italianos, ingleses ou russos.
Estilo inglês em uma sala de estar moderna
- Moderno. O estilo clássico do interior nunca fica desatualizado. Ao contrário, ele tenta acompanhar os tempos. Simetria clara, paleta de cores calmas, aposta no minimalismo, preenchimento simples e elegante do espaço são as técnicas básicas que se encontram em um interior clássico moderno..
Clássicos modernos no interior da sala
As principais características e cânones do estilo clássico
Apesar de toda a variedade, o estilo clássico do interior apresenta características comuns a todas as variedades..
- Subordinação à simetria. A base para a criação deste estilo foram as antigas regras arquitetônicas gregas e romanas. Na antiguidade, eles davam grande importância à geometria e à harmonia estrutural. Portanto, a simetria é a base dos alicerces, que devem estar presentes na concepção de tal plano..
- Eixo principal. Um interior clássico é, acima de tudo, proporções ideais. O eixo central ajuda a criá-los. A composição principal é formada em torno dele. O eixo pode estar localizado no centro da sala se for espaçoso. Ou esteja no canto de uma sala com pequenos metros quadrados.
- Esferas e hemisférios. O quadrado e o retângulo são as formas às quais o clássico adere. Mas há mais uma configuração que desempenha um papel igualmente importante – a esfera. Arcos, curvas semicirculares da parte superior das janelas, colunas – sem eles já é difícil imaginar um interior primordialmente clássico.
- Decoração abundante. Na maioria das vezes, os clássicos são associados a uma decoração rica e uma massa de detalhes luxuosos. Entre eles estão molduras de estuque no teto, móveis entalhados, tecidos bordados com fios dourados..
- Gravidade. Em contraste com a exuberância barroca, há também um desenho mais moderado. Em interiores modernos, os clássicos estão cada vez mais ascéticos. As molduras de teto são substituídas por molduras mais discretas. As cores são predominantemente claras. O espaço fica mais prático, é dispensado de detalhes desnecessários e decoração desnecessária.
- Materiais naturais. Um verdadeiro clássico não tolera aglomerado, papelão, MDF ou plástico. Somente acabamentos caros e de alta qualidade em madeira ou pedra são aceitáveis. Metais preciosos e mármore são freqüentemente usados. O chão é coberto com parquete de espécies de madeira caras. A decoração também não é menos cara – tecidos caros, lustres de cristal, tapetes de lã natural.
- Traços nacionais. O estilo clássico do interior deve refletir o sabor do país de onde foi emprestado. Por exemplo, os clássicos ingleses são contidos e lacônicos, enquanto os clássicos franceses são pretensiosos e pomposos..
O clássico é adequado para a sala de estar e quarto, para o corredor e corredor, para a cozinha e escritório
Os interiores clássicos não são baratos, mas valem a pena
Esquema de cores característico
Não há cores contrastantes no estilo clássico. Apenas cores quentes são usadas. Principalmente retirado de uma paleta de tons pastel..
Tons mais típicos:
- Pêssego.
- Oliva.
- Bege.
- Terracota.
- Mel.
- Areia.
As cores pastel claras adicionam suavidade ao interior
As cores escuras são mais utilizadas para realçar e delinear áreas.
Para que a atmosfera não se transforme em uma sinfonia monótona e enfadonha, ela se dilui com notas de cor mais saturadas. Para isso, use tons profundos de chocolate, café, âmbar ou deixe o design mais saturado adicionando cores verdes escuras. A sala parece vantajosa se as cores claras são complementadas por manchas cinza escuro. Os clássicos no interior soarão de uma maneira nova se você atualizá-los com a cor índigo. Para criar o efeito de brilho e luxo aristocrático, o dourado é usado.
Móveis de estilo clássico
Acredita-se que os melhores móveis de estilo clássico são feitos por artesãos italianos. Embora outros fabricantes globais sempre possam oferecer uma ampla gama de produtos desse tipo. Afinal, esse tipo de mobiliário está sempre em alta devido ao seu design elegante. Sua aparência muda dependendo do estilo. Se houver elementos rococó, as pernas das mesas, cadeiras e poltronas serão curvas. E a influência do estilo Império é perceptível na decoração dourada..
Móveis de estilo clássico ocupam muito espaço, então o cômodo deve ser espaçoso o suficiente
Móveis individuais em um design clássico podem criar uma atmosfera luxuosa.
Mas esses móveis têm características comuns:
- o uso de materiais naturais;
- qualidade impecável;
- Preço Alto.
É claro que essa aquisição pode atingir significativamente seu bolso. Mas os custos serão pagos com juros, já que fones de ouvido feitos de madeira verdadeira:
- durável;
- nunca perca sua relevância;
- parece elegante.
Clássico no quarto
Provavelmente, não há estilo melhor para o quarto do que o clássico. A elegância do design e a moderação das cores criam oportunidades ideais para um relaxamento e rejuvenescimento completo. Portanto, experimentos de design malucos com uma abundância de cores e desequilíbrios dificilmente são adequados para um quarto. Um projeto não muito pomposo da sala parecerá mais vantajoso, mas com um toque de nobreza e bem-estar.
Uma sugestão modesta de riqueza e o triunfo da nobreza são apropriados no quarto.
Vasos de chão e de mesa com plantas vivas ou flores são um bom complemento para o interior do quarto.
É preciso lembrar que paz, silêncio e tranquilidade devem reinar no quarto. Somente nessa atmosfera é possível esquecer as preocupações do dia e descansar completamente. Se a sala permitir, o design pode ser complementado com colunas. O quarto ficará muito mais confortável se colar nas paredes papel de parede em tons pastel..
A atmosfera geral do quarto deve ser propícia a um descanso confortável e protegida da agitação do dia a dia
As melhores opções de paleta de cores:
- bege;
- lavanda;
- céu azul;
- pistache;
- cor verde musgo;
- turquesa claro.
A preferência no design de cores é dada a tons nobres
O piso ideal é o parquete de madeira. Os móveis devem obedecer aos cânones do estilo – materiais naturais, costas e cabeceiras arredondadas, cores suaves, estofamento natural caro. Há completa harmonia na constelação, sem caos e assimetria.
Clássico na sala de estar: como organizar independentemente um quarto de hóspedes em estilo clássico?
Freqüentemente, os layouts dos apartamentos padrão são tão pequenos que não é tão fácil criar um design autêntico em um estilo clássico. Temos que recorrer a várias técnicas de estilização. Os proprietários de habitações espaçosas têm mais sorte. Os apartamentos dimensionais são ideais para a incorporação do design de acordo com todas as regras e princípios.
Para iluminação central de uma sala de estilo clássico, lustres de cristal são usados com mais frequência.
Decoração de parede, teto e piso
As paredes precisam ser niveladas. Sua superfície deve ser perfeitamente plana. Para decoração, você pode usar diferentes materiais – papel de parede, gesso, tecido especial. Se o volume da sala permitir, é melhor fazer as paredes texturizadas. Para isso, são utilizados detalhes de formas geométricas – baixos-relevos de gesso, rosetas, molduras. Mas em salas pequenas é importante não se deixar levar por essa decoração. Ocupa muito espaço.
O papel de parede deve ser liso e ter uma textura macia.
O teto também é nivelado antes do acabamento. Um espaço no teto é um ótimo lugar para decorar uma sala. Molduras de estuque, bordas com padrões, cornijas, afrescos, pilastras são bem-vindos. Cor do teto – branco, leitoso ou marfim. As opções aceitáveis são gelo gelado, tons pastel de uma paleta de amarelo.
O piso, de acordo com a lei do gênero, é de madeira ou mármore polido. Embora o piso de mármore seja raramente usado devido à sua inviabilidade e alto custo.
Móveis e têxteis
Móveis de madeira de alta qualidade são selecionados. É conhecido pelo seu conforto de encosto alto. Sua aparência não merece menos respeito. Dependendo da época, pode ser ricamente decorado com entalhes, pátina ou feito em um formato mais contido. Cobertores não são necessários. Eles cobrirão todo o luxo do estofamento. Freqüentemente, o revestimento têxtil de móveis torna-se um adorno não só de sofás e poltronas, mas de toda a sala. Bordados dourados, tapeçarias com motivos vegetalistas e flores exuberantes formam uma bela composição que fala da prosperidade do dono.
Os móveis da sala são maciços selecionados, de materiais naturais, com incrustações e entalhes
Cortinas – largas e longas, podem ser com franjas ou ligas
Os têxteis completam o look. Deve ser elegante e eficaz, feito de tecidos pesados e esvoaçantes, com um belo drapeado. Anteriormente, tons profundos e ricos de cereja, roxo, azul eram selecionados para ele. Hoje, as preferências mudaram para cores claras. As cortinas são um elemento indispensável da decoração. Eles geralmente são colocados em laços com grandes borlas, decorados com lambrequins, dobras.
Detalhes de decoração
Grandes espelhos em molduras com douradura, decorados com ornamentos do passado antigo, vão ajudar a complementar o quadro. Seria bom equipar a sala com uma lareira real ou decorativa. Antiguidades desempenham um papel importante – relógios antigos, estatuetas, pinturas em molduras douradas, porcelana pintada ou vasos de cristal. Mas você precisa ter cuidado com essas nuances interiores. Eles podem absorver completamente o espaço da sala, tornando-a muito pretensiosa, de mau gosto e desconfortável. É melhor diluir a austeridade do design com um ou dois itens de luxo barroco..
Design nobre para cozinha
Uma cozinha de estilo clássico tem a ver com conforto, estilo e uma atmosfera festiva. Na concepção da cozinha de acordo com os princípios dos clássicos, aplicam-se as mesmas leis que para as outras divisões. A única coisa a considerar é a funcionalidade. Esta é a condição principal da sala em que a comida é preparada, a comida é armazenada, os pratos são lavados e, em alguns casos, são realizados almoços e jantares. Portanto, é melhor encomendar com antecedência os móveis, nos quais será possível incorporar todos os equipamentos..
Conjunto de cozinha de estilo clássico parece ótimo devido ao uso de madeira natural
Uma cozinha clássica deve ser basicamente funcional, mas é melhor esconder a técnica “atrás de uma tela de luxo”
Moderadamente festivo e ao mesmo tempo aconchegante, a atmosfera da cozinha enfatiza o gosto requintado dos donos da casa
A abundância de armários e gavetas também será um diferencial – eles acomodarão todos os pratos e utensílios de cozinha. Uma paleta de paredes delicada e não irritante, parquete aconchegante no chão, um conjunto moderno com tampo de mármore, tecidos bordados – tudo isso dará à cozinha uma graça e solenidade únicas..
Neoclassicismo – um novo olhar sobre os clássicos em interiores modernos
Um interior clássico em um design moderno – isso é neoclassicismo. Este projeto combina tradições estabelecidas e novas ideias. Os elementos dos clássicos devem ser claramente visíveis em uma sala, que são harmoniosamente combinados com soluções originais e não padronizadas..
Objetos e materiais modernos são usados no interior neoclássico
Ele também usa elementos clássicos tradicionais – arcos, pilastras e colunas.
Existem vários sinais pelos quais você pode determinar que na sua frente está uma sala neoclássica..
- Nada extra. Não há abundância de decoração, o espaço não está lotado de móveis, não está carregado de nada desnecessário.
- Tons moderados. O esquema de cores sem tons cativantes está próximo das combinações mais suaves e naturais.
- Proporções e linhas medidas. Todo o espaço está sujeito às leis da geometria. Sem assimetria, apenas harmonia bem definida.
Ao contrário dos clássicos usuais, não há custo desnecessário e elegância chamativa.
A presença dos clássicos de referência é um pré-requisito. Estuque ou colunas, espelhos ou móveis clássicos servem. Certamente, algo primordialmente clássico deve aparecer no design da sala. Não é à toa que o estilo se chama neoclássico..
Vídeo: visão geral do interior de uma casa em estilo clássico
Foto: opções de design de interiores em estilo clássico