Como aplicar o amarelo em um interior moderno
Emocional e afirmador da vida, intenso e caloroso – é assim que se pode caracterizar a cor amarela pouco popular no interior. O cenário mais relevante para os quartos norte, a compensar a falta de luz solar, um verdadeiro favorito do designer nas latitudes, onde há muito mais dias frios e nublados do que dias claros e quentes. Porém, também deve ser utilizado com cautela, caso contrário sua atividade deslocará a paleta de tons pastéis serenos, interferindo no descanso adequado..
A cor amarela quente traz alegria e positividade
Coloristas, psicólogos e designers de interiores contarão a você todos os segredos do uso de tons da parte mais clara do espectro quente..
Propriedades de cor amarela
Amarelo é chamado de ensolarado, quente, brilhante, mel, âmbar, floral e frutado – e esta é apenas uma pequena parte de seus epítetos inerentes. Naturalistas notaram o efeito positivo de tal paleta sobre o bem-estar, portanto, eles oferecem todos os tipos de combinações de amarelo no interior de diferentes quartos. Uma das últimas tendências é a utilização na concepção de diferentes estilos da gama âmbar mel, referindo-se aos nobres tons de amarelo..
Amarelo fica bem tanto como sombra principal quanto como sotaque brilhante
Os tons amarelos restauram rapidamente a atividade intelectual, normalizam a pressão arterial em pacientes hipotensos, aliviam a depressão e ativam a vitalidade. É melhor não usar um fundo de sol brilhante como base para uma área de recreação. Mas o interior amarelo é apreciado por crianças, gênios e muitas pessoas com imaginação desenvolvida. Portanto, não há melhor sotaque brilhante na área de trabalho ou onde pessoas criativas estão criando algo..
Muitas pessoas celebram seu senso de identidade em uma sala onde há muitos elementos e tecidos amarelos. Um quarto dourado como o mel parece mais quente do que um quarto azul prateado com a mesma temperatura. É assim que a paleta “quente” e o interior com paredes amarelas nos afetam, e este é mais um mistério do subconsciente humano. E para pessoas com tendência à depressão sazonal, na neve derretida prolongada do outono, é recomendável pendurar as janelas com cortinas amarelas e cortinas que imitam a luz do sol..
Móveis amarelos se encaixam perfeitamente em uma sala com paredes azuis
Adendo. Se você deseja adicionar mais vida ao ambiente contemporâneo austero, adicione flores frescas e almofadas decorativas em cores quentes..
Alguns detalhes em amarelo faziam com que o quarto cinza parecesse mais quente e menos enfadonho.
Vermelho, azul e amarelo são as cores principais, todas as demais são obtidas misturando-as, respectivamente, já são derivadas. Esses favoritos são facilmente percebidos pelas crianças, por isso são os preferidos. Descobriu-se que a banana, o canário e o limão aumentam a vitalidade, especialmente quando combinados com caramelo e chocolate. Essa combinação pode ser uma ótima solução para a área de jantar e cozinha, onde todos correm para tomar o café da manhã juntos ou tomar café..
Três detalhes bem escolhidos – uma porta amarela, um travesseiro vermelho e um pufe azul
Cinza, lilás ou bege como complemento da faixa amarela raramente despertam o interesse da maioria das personalidades fracassadas. Para eles, os especialistas recomendam uma combinação do papel de parede amarelo com outras cores, especialmente com tetos brancos, móveis marrons e acabamentos espetaculares de madeira..
Observação! Foi demonstrado que o amarelo estimula o apetite. Portanto, é útil estar no interior da sala amarela para crianças que fazem mal à mesa, mas é contra-indicado para pessoas com tendência a comer demais e a obesidade..
Azul e amarelo complementam-se
É importante considerar o que o dono da sala associa ao amarelo, não importa o que o designer sugira. Para alguns, é alegria, prosperidade, o tilintar de moedas de ouro, inteligência ativa, calor ou flores frescas. Para outros, isso é separação, palidez, risco ou maior atenção quando ameaçado..
O uso de tons amarelos em interiores de diferentes estilos
Cada cor tem seu próprio caráter e gradação. Moderação é o lema dos designers que praticam interiores em tons amarelos. Um excesso de cor saturada em sua forma pura vai cansar, especialmente as pessoas cujo trabalho está associado a oscilações emocionais. Ao contrário, pessoas deprimidas e passivas vão se beneficiar com um corredor e uma banheira em tons de amarelo, como na foto..
Banheiro sem janelas com paredes amarelas torna-se mais espaçoso e mais claro
Tons borrados e claros de limão podem facilmente substituir o branco em qualquer sala com janelas voltadas para o norte. E os tons saturados devem sempre ser usados com cautela, por exemplo, se for o interior de uma sala de estar com parquete amarelo e cortinas..
Os tons de mel e âmbar podem ser usados sem medo, eles não estragam nem mesmo o luxuoso interior palaciano do quarto, estilizado como boudoirs dos tempos do rei Luís XIV..
Em uma sala de estar clássica, o amarelo é combinado com sucesso com flores bege e verde-oliva.
Acessórios amarelo-dourado garantem um pouco de brilho ao gabinete conservador de estilo inglês com móveis caros com estofamento em couro marrom.
A parte quente do espectro também pode ter seus próprios tons “frios”, que são formados quando misturados com outro esquema de cores. Por exemplo, verde-amarelo ou limão são considerados muito mais frios do que banana, canário ou abóbora. Graças a essa variabilidade, é conveniente experimentar uma combinação de amarelo em um interior urbano moderno..
Um sofá estofado de mostarda parece espetacular contra as paredes de pedra de uma sala de estar em estilo loft
Uma paleta quente é bem recebida em designs feitos para estilos étnicos, retro e country. A capacidade de aquecimento é necessária para criar uma atmosfera doméstica especial, especialmente se for amarela no interior da sala de estar, cozinha ou sala de jantar. Esta gama é especialmente interessante na adição de tons laranja, verde e terracota..
Açafrão, ocre e mostarda são cores sofisticadas e ligeiramente suaves de um espectro quente. Eles são considerados favoritos para interiores mediterrâneos e móveis de inspiração provençal. Esta seleção irá enfatizar as peculiaridades da escolha estilística na reposição de azeitona, lavanda, azul e água-marinha – tons esverdeados da água do mar..
Combinação aconchegante de paredes amarelas claras com cama bege
Tons amarelados na maioria dos interiores são perfeitamente combinados com tons escuros contrastantes:
- Preto;
- chocolate;
- mirtilo;
- azul preto;
- roxo escuro;
- tom castanho amadeirado (transbordamento de madrepérola de corte de árvore wengé e frutos de castanha).
Os tons dourados são um luxo que não se adequa a todos os estilos, principalmente se forem têxteis, pratos e acessórios. O ouro mais nobre fica com um fundo preto e chocolate, dependendo do conceito de design.
A escolha da tonalidade é determinada pelo estilo e finalidade da sala.
Os especialistas recomendam diluir o ouro com um contraste da cor chocolate do branco ou rosa pálido, especialmente se for um quarto moderno. No estilo art déco, o ouro é complementado por uma combinação de tons suaves de amarelo no interior da sala, adicionando contraste roxo ou preto ao padrão linear.
Atenção! O abuso do “amarelo” não tornará um interior elegante mais emocional e alegre.
Não devem ser usadas mais do que três cores primárias em qualquer interior.
Um excesso desta cor irá introduzir algum desequilíbrio e obsessão, especialmente se for um plano grande e vazio, por exemplo, o teto de um quarto..
Ao mesmo tempo, use tons amarelados opacos com mais ousadia para adicionar algum sabor a qualquer solução estilística:
- cremoso;
- areia;
- “respingos de champanhe”;
- “sorvete de baunilha”;
- marfim;
- “Sobremesa com uma crosta de açúcar queimado por um maçarico”;
- ecru (lã natural);
- damasco delicado.
O papel de parede com uma enorme flor amarela é adequado para uma solução moderna. Ele vai decorar a parede branca na cabeceira da cama, tornando o quarto mais extravagante, como na foto..
Quarto de estilo moderno com uma enorme tulipa acima da cabeceira da cama
Você está se perguntando o que a cor amarela suculenta é combinada com o interior de um quarto clássico? Aqui, a combinação mais harmoniosa de branco, preto, marrom e amarelo, especialmente contra o fundo calmo das paredes bege.
Tons amarelos em salas de diferentes funcionalidades
Se você escolher os tons certos e uma combinação de amarelo com outras cores no interior, então a cor brilhante emocional será percebida de forma diferente em salas de diferentes funcionalidades.
Atenção! Use uma paleta nobre para o corredor, estudo, quarto ou sala de estar. É indesejável fazer todo o apartamento nesta faixa – diluir os quartos adjacentes com tons mais frios. Tons amarelos brilhantes são adequados para a cozinha, berçário e banheiro.
- Corredor. Muitos estão interessados em quais tons são apropriados para o interior e com que cor a cor amarela é combinada na porta da frente. Aqui, o trio âmbar está em harmonia com o bege e o verde escuro. Se você substituir o verde escuro por marrom ou preto, será necessário selecionar corretamente a tonalidade da madeira (laminado no piso e revestimento ecológico das portas internas).
A combinação de branco e amarelo adicionará espaço em um corredor estreito
- Cozinha. A combinação brilhante de tons de amarelo e verde claro é adequada para frentes de móveis embutidas. Essa profusão de cores primaveris pode até ser diluída com detalhes em laranja ou vermelho na forma de estampas ou fotos. Mas é melhor sombrear essa combinação com paredes de uma tonalidade leitosa. Se as paredes são amarelas, é melhor limitar-se a móveis escuros e cortinas coloridas..
Combinação contrastante de amarelo e verde
- Tons de amarelo vivo são adequados para o quarto de uma criança – os pré-escolares adoram uma cor radiante. Mas não deve ser demais, escolha uma coisa, por exemplo, móveis cor de banana, cortinas ou uma porta, complementando com acessórios e peluches. Adicione um tema de sol, dentes-de-leão ou girassóis – a sala é instantaneamente transformada.
Combinação favorável de cores branco e amarelo
- A sala de estar não é o lugar onde a variegação é apropriada. Tons nobres são adequados aqui, incluindo limão, areia e mel. No entanto, designers experientes encontram um uso digno até mesmo para móveis amarelos brilhantes no interior dos quartos..
Uma bela combinação de poltrona amarela com paredes cinza e decorações pretas
- Espaço pessoal de um adolescente. O amarelo ácido é popular entre os jovens e pode ser usado em seus quartos. Só não na frente dos olhos, para não ondular nos olhos, mas na cabeceira da cama, na forma de um acento artístico na superfície “nua”.
Quarto de adolescente em estilo moderno
- Os tons suaves são ideais para uma sala de estar, um estúdio e um pequeno estúdio. Isso ajudará a encher o ambiente de luz, especialmente quando combinado com espelhos, superfícies brilhantes e acessórios cromados. Mas não deve haver muitos móveis escuros – concentre-se em prateleiras e prateleiras de vidro. Pode ser complementado com tinta cinza claro, pérola ou prata em um design moderno de sala de estar amarelo.
Contraste espetacular de cadeiras amarelas com mesa preta
- Estude. Combinações de mel e marrom são um dueto incrível para um lugar em um computador ou mesa. A nobreza desta gama complementará os móveis de cor preta ou chocolate..
O tom amarelo energiza e melhora o raciocínio rápido
- Tons profundos de açafrão e florais irão animar um banheiro frio ou um banheiro combinado. As cores branco cristal, azul escuro ou verde ativo irão adicionar elegância a esse interior, especialmente para decorar uma sala higiênica em estilo étnico ou ecológico..
O interior da casa de banho pode ser abrilhantado com azulejos amarelos.
- Um quarto requintado parecerá mais luxuoso se a cor amarela do interior for complementada com laca preta ou superfícies de espelho. Pode ser um piso de polímero em massa, um nicho de destaque ou um teto falso. Mas para evitar que o teto “pendure”, você precisa de uma iluminação competente. Móveis brancos adicionam elegância, mesmo que as cortinas, a decoração e os acessórios sejam amarelos brilhantes.
No quarto, não exagere com tons amarelos.
- Tons amarelos são propícios para uma comunicação aberta durante as refeições. Eles serão adequados em uma cozinha-sala de jantar ou sala de estar combinada com uma cozinha e uma varanda. Você pode adicionar tons de chocolate e caramelo, bem como um pouco de vinho tinto nas paredes amarelas – para expressão e dinamismo no interior.
Interior espetacular da cozinha-sala de jantar amarela
Atenção! Acentos brilhantes não devem estar à frente dos olhos do proprietário do cômodo, seja ele um berçário, um quarto, um quarto de adolescente ou um “estúdio”. Será difícil colocar as emoções em ordem – um tom alegre é ativo demais para ser percebido..
A presença do amarelo no interior é recomendada para pessoas com potencial escondido, que desejam libertá-lo num ambiente criativo. Por isso, muitas vezes é escolhido por intelectuais e personalidades boêmias para equipar uma oficina ou área de trabalho criativa..
Tintas solares devem ser usadas na dosagem
Amarelo como cor auxiliar e principal no interior: dicas de design
Importante! O tom ensolarado tem muitas qualidades positivas, mas não deve ser excessivo:
1. | Paredes | O uso de papel de parede amarelo ou pintura de parede em cores brilhantes é altamente indesejável. Escolha borrado e misturado com uma mistura de amarelo – areia, creme, damasco, baunilha, vinho branco. |
2. | Andares | Um piso autonivelante com uma base colorida será bastante apropriado na cozinha e no banheiro, mas a paleta depende diretamente do padrão (peixes de coral, flores, seixos do mar). |
3. | Teto | A escolha da tonalidade do forro amarelo no interior é feita de forma consciente, principalmente se for uma tela extensível. A percepção geral depende do brilho, cetim ou base fosca. |
4. | Mobiliário | A textura do estofamento dos sofás e poltronas determina a cor amarela do interior – rebanho e camurça, veludo e veludo, eco-couro e alcântara, tapeçaria e jacquard parecem diferentes no canto macio. A cor da fachada em madeira natural e em plástico é selecionada de acordo com o catálogo. |
5. | Têxtil | Uma alternativa à luz do sol na janela norte são os tons alegres de amarelo nas cortinas e cortinas. As principais variações são o tipo de tecido, o tipo de cortina e se será colorido ou liso. As cortinas em camadas variam – quanto mais claro o tecido, mais clara a cor. |
Amarelo ensolarado fica ótimo em um fundo de madeira natural
Como você pode ver, nem tudo é tão difícil se você escolher os tons e cores que acompanham. Mais claramente – nos exemplos propostos da galeria de fotos.
Vídeo: combinação bem-sucedida de amarelo com outros tons
Foto: ideias para usar tons amarelos no interior