Partições no interior como um método para corrigir os erros de planejamento malsucedido
As barreiras interiores são uma das formas de diferenciar o espaço de vida e o zoneamento funcional de instalações de grandes metros. Juntamente com as paredes principais, as divisórias decorativas no interior de grandes apartamentos e casas podem cumprir uma certa carga de design. Se você abordar com competência a escolha de suas variedades de acordo com o estilo, este detalhe interior é capaz de decorar a casa de maneira incomum e garantir o isolamento do espaço pessoal..
As partições são perfeitas para zonear uma sala
Tente selecionar as partições de acordo com o estilo da sala.
A divisória é capaz de complementar harmoniosamente o interior da sala
Soluções de design com partições
Estruturalmente, é a substituição de uma parede ou divisória que complementa o design da porta. Uma excelente forma de decorar esteticamente qualquer superfície vertical construída para dividir ou isolar funcionalmente o espaço pessoal. Este problema é resolvido de diferentes maneiras, por exemplo, usando partições fixas ou móveis no interior. Designers e arquitetos oferecem muitas opções.
TABELA
1. | Prateleiras de luz | Este é um móvel embutido de dois lados, uma versão leve de prateleiras e prateleiras. |
2. | Escudos e telas decorativas | Estruturas leves montadas em materiais finos fixados na estrutura. |
3. | Arcos e semiarcos | Estruturas fixas complementando corredores largos usados no lugar de uma porta. |
4. | Cais capitais | Na versão decorativa, desempenham não tanto um papel funcional, mas sim um elemento decorativo em diferentes estilos – pedra, alvenaria, delimitadores de madeira de parte do local. |
5. | Lados altos e balcões de bar | Utilizado como sistema de armazenamento de pratos e utensílios de cozinha, uma barreira entre o móvel da cozinha e a área de jantar ou entre a varanda anexa e a sala de estar, decorada com tampo de mesa. |
6. | Cortinas têxteis | Cortinas de corda ou corda, bambu flexível ou elementos em cascata de madeira, véu translúcido claro (cornija no teto). |
7. | Telas móveis | Molduras e rodízios leves, giratórios, dobráveis, acordeão de metal, etc.. |
oito. | Estande de aquário | Suporte decorativo feito de painéis de móveis (madeira) para um recipiente de grande volume – é conveniente observar os habitantes aquáticos de ambos os lados. |
nove. | Objetos de arte na forma de uma partição | Instalações, grandes pinturas modernas sobre uma base rígida, painéis de mosaico e treliças esculpidas. |
A partição pode transportar cargas decorativas e funcionais
As partições são feitas de vários materiais, às vezes você pode fazer você mesmo
Basicamente, qualquer elemento estético plano de grande formato pode ser usado como um objeto de design entre salas adjacentes. Divisórias deste tipo não têm verso – uma divisória fina deve ser uma parte harmoniosa da decoração correspondente ao estilo escolhido.
As restrições de vidro são usadas sozinhas ou como uma adição secundária. Em alguns casos, é impraticável usar pilares capitais até o topo. Muitas vezes, é suficiente construir barreiras baixas e espetaculares no interior para dar mais espaço para a luz e o ar penetrarem..
Por outro lado, tudo depende dos objetivos agregados. Paredes de vidro ou plástico transparentes podem limitar os odores e sons em um estúdio, mas permitem a passagem da luz do dia, conforme mostrado na foto..
Cortinas de tecido podem servir como divisória
A partição pode alterar o interior da sala irreconhecível.
A divisória não deve interferir com a penetração da luz natural na sala
Os arquitetos sugerem o uso de um formato diferente:
- escudos altos, constituídos por elementos separados;
- planos sólidos até o teto;
- painéis largos até 2/3 da altura da sala (acima do nível dos olhos);
- lado baixo até 1/3 da altura das paredes principais;
- substituição de paredes em espelhos, elementos de mobiliário ou têxteis na cornija do tecto;
- preenchendo o arco com materiais leves ou estruturas luminosas.
Às vezes, o design da partição interior é uma verdadeira obra-prima, especialmente se um verdadeiro artista ou mestre de seu ofício ajudou a fazê-lo. Não depende do material, se é drywall com iluminação original e fita de diodo ou um vitral em estilo gótico..
A divisória pode completar perfeitamente o conceito de design do apartamento.
As estantes podem ter a forma de uma divisória
Um interior bem pensado pressupõe conformidade estilística. Por exemplo, inserções treliçadas entre pequenas colunas, tradicionalmente usadas no estilo oriental, encontram uma solução moderna original, como na foto.
Alguns estilos são inconcebíveis sem os biombos leves feitos de madeira e papel de arroz, como no minimalismo japonês, ou sem alvenaria, como nos apartamentos loft..
Qualquer que seja a superfície vertical, a carga semântica da partição de design no interior é o zoneamento e a solução dos problemas de planejamento malsucedido. A aparência de um elemento depende muito não do tamanho, mas do material do qual foi decidido fazê-lo. Por uma questão de justiça, gostaria de observar que barreiras de luz e telas móveis não são usadas com tanta frequência em nosso país. Essa descoberta arquitetônica é praticada com mais sucesso por designers ocidentais e temos muito a aprender..
Em alguns estilos, o uso de partições é obrigatório.
Esse rack seria uma excelente opção para uma partição.
A principal tarefa da partição é o zoneamento da sala.
Variedades de barreiras no interior de salas diferentes
Bonitas divisórias leves no interior – as mesmas paredes, só que em versão encurtada ou leve. Com a ajuda de painéis decorativos ou paredes de vidro, é feita uma distribuição condicional do espaço vital para separar as áreas funcionais. Por outro lado, é mais fácil delimitar o espaço pessoal em uma grande sala ou uma casa sem paredes, usando-os como uma decoração espetacular..
Os designers recomendam experimentar alternativas às paredes convencionais. Se você zonear corretamente qualquer cômodo, escolhendo o material mais prático e estético, o cômodo permanecerá espaçoso. Ao mesmo tempo, a redistribuição do espaço vital é realizada por meio de:
- sólido;
- transparente;
- telas combinadas.
As divisórias podem ser usadas como uma decoração espetacular
Os especialistas recomendam experimentar o design e a forma das partições.
Você pode separar um espaço de outro de maneiras diferentes, dependendo da funcionalidade.
- Entre a cozinha e a sala de jantar, em vez de uma parede, utilizam-se um balcão de bar, uma prateleira para pratos ou um painel de plasma suspenso que pode rodar, dependendo da localização dos proprietários..
- No quarto, um mini camarim pode ser separado por uma tela de luz ou um fino véu de tecido..
- No quarto de dois adolescentes, uma grande prateleira dupla-face ou divisória de vidro é suficiente. Mas podem ser substituídos por 2 sofás voltados um para o outro com costas ou camas com cabeceira alta..
- No interior de uma grande casa de banho, as divisórias de vidro e uma barreira de blocos de vidro continuam a ser relevantes..
- Em um grande apartamento de um quarto, você pode separar a área de dormir com a semelhança de um grande dossel caindo da cornija do teto.
- O hall de entrada do apartamento pode ser separado por um sistema de armazenamento e um cabide, alvenaria e uma tela de treliça de ferro forjado, um arco assimétrico ou um painel de bolha de ar.
Os materiais mais comuns para divisórias leves são vidro, madeira natural e estruturas de gesso cartonado. Mas eles não são usados em todas as salas, mas onde não há alta umidade e mudanças de temperatura.
Diferentes tipos de madeira são adequados para divisórias de madeira no interior:
- com pintura;
- superfície envernizada;
- madeira polida;
- revestimento de divisórias com folheado;
- aglomerado laminado, etc..
Importante! O vidro comum não é adequado para uma barreira decorativa em uma sala de estar devido à sua fragilidade.
Você pode fazer o zoneamento de uma partição de maneiras diferentes, dependendo da funcionalidade
Os materiais mais populares para divisórias são drywall, madeira e vidro.
Não é recomendável instalar divisórias de vidro nas salas de estar.
Apenas vidro temperado espesso pode ser usado, os tipos de tratamento de superfície variam:
- transparente e fosco;
- colorido (vitral, é reforçado com células de metal para desenho);
- vidro jateado (padrão áspero);
- superfície ondulada (com padrão volumétrico);
- espelho;
- inquebrável (plexiglass ou plexiglass);
- plástico transparente (polímeros translúcidos).
Também na prática de design, várias opções construtivas para partições internas funcionais são amplamente utilizadas. Eles podem ser:
- plano e volumoso;
- reto e radial (arredondado);
- forma quebrada e “acordeão”;
- aberturas e módulos esculpidos, com grandes reentrâncias (para prateleiras ou flores de interior).
As portas e laterais do compartimento móvel podem se mover ao longo de uma linha (trilho de guia usando roletes). Menos comumente, são usados módulos que giram em torno de seu eixo, como na foto de partições incomuns no interior de um estúdio..
Inserções entalhadas ou forjadas a céu aberto no interior de uma casa moderna merecem atenção especial. Eles próprios fazem parte da decoração, chamando a atenção, principalmente se o desenho for feito com graça especial.
Adendo. As salas adjacentes não devem ter muitos pequenos acessórios ou coisas feitas à mão, para não sobrecarregar a percepção de uma bela treliça. Esta é uma ótima opção para delimitação estética de um quarto ou sala em um apartamento sem paredes, se houver uma sala de jantar, quarto de vestir ou escritório nas proximidades..
A partição pode ser decorada com fita de diodo
Essa partição atrairá a atenção dos convidados.
Recomendações para a seleção de materiais
Uma divisória decorativa do tipo faça você mesmo ou feita sob medida pode ter um alto valor estético. Outros pilares desempenham uma função puramente aplicada, tudo depende do material principal ou de revestimento. Pode ser uma ideia de design especial, por exemplo, com um afresco ou pintura para um interior em estilo histórico..
Em algum lugar, pelo contrário, apenas alvenaria com um urbanismo enfatizado é apropriado – para uma divisória no projeto de um apartamento para um loft ou alta tecnologia. Materiais compostos ou blindagens combinadas são freqüentemente usados. A escolha do material também depende muito da funcionalidade das estruturas:
- zoneamento;
- barreira entre salas adjacentes;
- proteção (de odores, sons, respingos, vapores);
- separação visual para isolamento;
- parte do mobiliário (prateleiras, racks, sistemas de armazenamento).
Para um estilo loft ou de alta tecnologia, um acabamento de tijolo de imitação será apropriado
A escolha do material geralmente depende da funcionalidade da estrutura.
A partição pode realizar várias funções ao mesmo tempo
Considere as propriedades dos materiais.
- A alvenaria não tem uma estética especial, mas não requer revestimento adicional se uma textura deliberadamente áspera for apropriada. Refere-se a materiais de construção tradicionais, é recomendado para a construção capitular de paredes parciais em estilo loft. Entre as vantagens está a possibilidade de escolher tijolos porosos, de fachada ou refratários (no entorno de um fogão e uma lareira). É rápido e fácil de instalar, o material está disponível, se quiser mudar o estilo a parede não precisa ser desmontada, é fácil de rebocar e dar um novo visual. Entre as desvantagens estão uma grande massa e poeira de construção durante a desmontagem..
- O vidro transparente é um eco-material simples, tem excelente transmissão de luz, parece frágil e leve. As propriedades estéticas e de barreira de uma divisória transparente no interior são inegáveis. Outras vantagens incluem uma grande seleção de vidros, incluindo vitrais e jato de areia. É indispensável para delimitar casas sem paredes de uma grande área. Entre as desvantagens – as “impressões digitais” esquerdas têm de ser eliminadas sistematicamente. Existe dificuldade de instalação do chão ao teto, é melhor confiar a uma empresa especializada.
- A madeira é uma excelente base natural que se adapta harmoniosamente a qualquer estilo. A estética da textura amadeirada é inegável, podendo escolher qualquer tonalidade. O material é bastante caro, mas é possível substituí-lo por aglomerado laminado, eco-folheado ou compensado decorativo. Entre os pontos negativos – são possíveis pequenos defeitos nas fibras, rachaduras e curvaturas quando a madeira seca. O material ecológico “respira”, mas deforma quando a temperatura cai e a umidade elevada.
- O forjamento de metal parece leve e esteticamente agradável – é um objeto de arte independente e uma barreira estacionária que permite a passagem da luz. Com a ajuda de divisórias decorativas em uma casa ou apartamento, feitas de metal, você pode delimitar todos os cômodos adjacentes ou áreas funcionais. Módulos com os mesmos padrões florais ou geométricos parecem harmoniosos, incluindo treliças nas janelas do 1º andar. A grade enferruja e, portanto, requer primer e pintura. Mas esta é uma solução acessível – em qualquer oficina eles farão de acordo com um esboço ou oferecerão opções prontas.
- Placas de gesso cartonado (gesso cartonado) são uma base acessível, a partir da qual as laterais, arcos e sistemas de armazenamento são mais frequentemente construídos. Ao escolher o design das divisórias de drywall, é importante levar em consideração sua funcionalidade e o revestimento final – gesso e tinta ou papel de parede. A moldura perfilada e o material GKL fácil de cortar permitem a construção de qualquer arco de nicho, parede ou armário. Após a remodelação do antigo apartamento, é fácil redistribuir a área útil com eles. Variando o acabamento final e o método de iluminação, este material é a escolha para barreiras espaciais em qualquer estilo. Porém, com umidade elevada, é indesejável o uso de placas de gesso (banheiros e partes adjacentes do apartamento). Prateleiras feitas de gesso cartonado (papelão com gesso) precisam ser reforçadas com materiais mais duráveis.
- Os produtos de vidro colorido são “dois em um”, vidro e metal com altas propriedades estéticas. Qualquer vitral é um objeto de arte independente. Sem eles, os interiores em estilo Art Nouveau do início do século XX do neo-gótico são impensáveis, mas são muito mais aplicáveis, dependendo do padrão. Podem ser encomendados a qualquer empresa especializada ou realizados de forma autónoma, sendo proprietária do equipamento. Encaixes práticos em moldura sólida com efeito visual de leveza. Uma opção mais acessível é o vidro comum com uma película de vitral, mas ninguém pode garantir sua resistência..
- Escudos blindados feitos de tecido ou papel grosso em uma moldura confiável foram inventados pelos japoneses, portanto, a decoração no minimalismo japonês é freqüentemente usada. É fácil variar a aparência da tela, dependendo da cor e do padrão. Tecido e papel de arroz não são uma base confiável, após danos podem ser facilmente substituídos sem alterar a base.
- Os racks de móveis são funcionais e inestimáveis quando você precisa de uma barreira de zoneamento. Você pode colocar quaisquer acessórios e pequenos itens, equipamentos e artigos de papelaria nas prateleiras. As prateleiras abertas permitem a entrada de luz suficiente. Eles são construídos permanentemente – na forma de um lado baixo ou uma parede completa até o teto. Uma excelente solução para separar um escritório, berçário ou quarto da sala de estar.
- Telas portáteis são outra variedade móvel. Sua vantagem é a capacidade de se mover, eles são construídos com materiais simples e acessíveis de baixo peso..
A vantagem das telas portáteis é que podem ser carregadas ou escondidas
A divisória de madeira é capaz de se encaixar em qualquer interior
Em alguns casos, os designers oferecem uma ampla gama de delimitações de espaço. As opções decorativas mais adequadas encontram-se numa casa sem paredes e num estúdio. Mas mesmo em uma sala grande ou em um apartamento de um cômodo, esta é uma ótima maneira de zonear, como nos exemplos de nossa galeria de fotos.
Vídeo: Divisórias decorativas no interior
50 fotos de ideias para o uso de divisórias no interior: