Como criar um design de apartamento estúdio em estilo ecológico aconchegante
Os apartamentos estúdio são há muito uma nova tendência. Esta arquitetura de interiores pode fazer maravilhas. Se o apartamento for pequeno, ao combinar os cômodos, ele obtém espaço livre. E os apartamentos de quatro quartos, quando as instalações são combinadas, tornam-se semelhantes aos aposentos reais. Todas essas delícias podem ser trazidas à vida. A naturalização que todos amam determina o design interior moderno de um apartamento aconchegante. A atmosfera nas grandes cidades está poluída com gases de escape. As pessoas querem respirar livremente, procuram mobiliar o apartamento com espaços verdes. O artigo de hoje mostrará como equipar organicamente um apartamento moderno e, ao mesmo tempo, manter o dinheiro.
Uma vantagem importante do design de estilo ecológico é a capacidade de encontrar uma solução para todos os gostos e em uma variedade de categorias de preços.
4 passos em direção ao seu sonho
A ecologia de um apartamento consiste em várias regras. Eles podem ser agrupados em 4 grupos:
- Use apenas materiais sustentáveis.
- Rica flora do apartamento.
- Curando coisas.
- Não pode machucar.
Um apartamento aconchegante de três cômodos – um espaço para experimentação. Materiais naturais, vivos e naturais criam uma atmosfera de cura. Não há necessidade de correr para lugar nenhum. Apenas sente-se e aproveite sua presença aqui e agora. Ninguém te apressa.
A direção do estilo é definida, em primeiro lugar, pelas cores utilizadas para o acabamento. No nosso caso, são tons naturais – gramíneo, arenoso, terroso, branco e azul.
Paredes, chão, teto e tudo o que o rodeia devem contribuir para a regeneração da força mental. O equilíbrio interno é a chave para uma vida de sucesso externa. Cercado por flores, lindos vasos de gramado, palmeiras – o poder curativo da “Dra. Flora” irá saturá-lo de paz e bem-estar.
Descarte o metal e o plástico. Decore as superfícies com ricos presentes da natureza. As florestas siberianas fornecem generosamente suas criações. A madeira nobre vai decorar as fachadas dos móveis com seus padrões secretos. Os paralelepípedos perenes das montanhas do Cáucaso orgulhosamente elevarão seu proprietário às alturas do sucesso. Móveis de vime de vime, pequenos elementos decorativos de videira, cestos de vime – esses itens têm uma alma viva.
O apartamento é acabado exclusivamente com materiais naturais, a exceção – sua imitação
Diga não aos manequins de animais. Você não pode prejudicar a natureza. O meio ambiente está inextricavelmente ligado à alma humana. Ao mutilar a natureza, o homem mutila seu carma. É preciso viver em harmonia com a natureza, como os antigos japoneses.
Uma habitação serena dará à luz um verdadeiro samurai da selva de pedra. É tão fácil alcançar o sucesso na vida se o seu apartamento de dois quartos for acabado com materiais naturais. Complemente a sala com flores, lindas pedras, tratadas com galhos de árvores decorativas.
Vasos de gramado volumétricos, coroados com trepadeiras, vasos pendurados, dos quais uvas femininas pendem graciosamente. E se você criar um jardim de inverno em uma varanda da cidade? A imaginação encanta.
Um pedaço de um verdadeiro jardim japonês na varanda de um apartamento na cidade
É fácil criar um apartamento aconchegante com um toque natural em um ambiente urbano. Use o fato bem conhecido: a natureza é abundante, a beleza basta para todos. Olhe a sua volta. Você pode encontrar coisas interessantes de design que a natureza generosamente oferece a você.
Uma ideia interessante – um gramado de verdade em um apartamento na cidade
Design ecológico de um apartamento estúdio aconchegante
Em vez do metal, plástico e vidro habituais, experimente pintar os quartos e a sala com materiais naturais. Felizmente, não haverá problemas com o acabamento. Você pode comprar qualquer coisa na loja.
O piso pode ser de madeira. Não há necessidade de colocar um parquete caro, que ainda mais cai no chão com um tapete monolítico. Melhor pegar uma placa de grande formato. Não precisa acabar como na aldeia – tábuas tortas com grandes lacunas. Agora, a marcenaria avançou muito. Você terá um piso sólido, a placa de junção ficará de ponta a ponta, deixando uma folga mínima.
É melhor usar vernizes à base de óleo ou água para o acabamento de pisos de madeira.
Pegue uma paleta de cores naturais. As frentes de madeira natural podem ser deixadas como estão, envernizadas. Ou use uma impregnação que fará uma fachada nobre de mogno, carvalho ou faia de pinho comum para construção.
Apartamentos aconchegantes, cujas fotos de design de interiores você verá mais adiante, parecerão muito elegantes para você.
Se os fundos permitirem, placas ou painéis de madeira podem ser usados para decoração de paredes.
As paredes podem ser pintadas com tinta de dispersão à base de água. Aqui, a presença de compostos químicos é minimizada. Mas ainda existem impurezas. Se você quiser ter 100% de certeza da compatibilidade ambiental do revestimento de parede, use papel de parede natural. Eles podem ser:
- algodão;
- bambu;
- seda;
- algodão;
- cortiça;
- têxtil.
Uma característica desses produtos é a ausência de cargas químicas. No papel de parede comum, especialmente colorido, é usada tinta pigmentada, que geralmente inclui ferro e titânio. Como você sabe, a radiação de fundo está presente em qualquer substância e no metal é pronunciada. Papel de parede natural é uma boa decisão a favor da naturalização.
Para criar um estilo, bastam alguns detalhes expressivos, tudo o mais simplesmente não deve contradizer a ideia principal
O gesso decorativo do mesmo gesso criará uma atmosfera maravilhosa. Uma boa combinação seria o estilo Loft com suas paredes de tijolos. Retire o gesso e pinte a alvenaria com tinta branca. Menos incômodo com gesso – mesmo efeito.
O teto é um espaço que não deve ser muito visível. O gesso comum vai se encaixar perfeitamente em um estúdio aconchegante e ecologicamente correto. As baguetes de cloreto de polivinila (PVC) podem ser substituídas pelo mesmo gesso. Seus cálculos são 100% atóxicos, rodapés de teto, bem como padrões de nível, feitos de madeira pintada com tinta de gesso (cal).
Recuse lonas elásticas de PVC, tetos de gesso são muito mais ecológicos
Para os amantes de propriedades rurais, o teto é decorado com vigas de madeira maciças. Em seguida, a madeira é impregnada com uma impregnação escura.
Não se esqueça do zoneamento. Um apartamento estúdio deve ter diferentes zonas, que são de sua responsabilidade destacá-las. O que pode ser distinguido:
- cozinha;
- quarto;
- sala de jantar;
- sala de jogos / entretenimento.
É imprescindível destacar com a ajuda de materiais ecológicos. Por exemplo, separe a cozinha da sala de estar com um semi-arco (partição parcial). Deve ser feito de drywall em uma moldura. Acabamento frontal – madeira natural. A mesma opção de design é adequada para aberturas de janela. Os peitoris das janelas, bem como todo o declive da abertura, são revestidos com madeira natural. Deixe a cor marrom escuro. Portanto, ele também irá acentuar o interior..
Para zonear uma sala, você pode fazer uma moldura de madeira e decorá-la com flores em vasos
Faça um estudo na sala de estar. Basta montar uma estante de livros com prateleiras de madeira. A área de trabalho está localizada perto da janela, portanto, haverá mais luz. Ponha a mesa de madeira natural de tom escuro.
Ênfase na flora
As plantas decoram as instalações das casas desde tempos imemoriais, criando harmonia com a natureza. O verde já é considerado um destaque, por isso o acabamento é dominado pelo branco. Use diferentes variedades de flores. Cada um deles pode influenciar de forma diferente o bem-estar de uma pessoa, sua percepção do mundo. Um apartamento aconchegante decorado com plantas dará ao design de interiores uma atmosfera verdadeiramente pacífica de silêncio.
Uma coluna retangular com plantas plantadas ao redor do perímetro cria a ilusão de uma árvore real
Uma pequena composição pode ser arranjada na forma de um florário
Combine plantas lisas de folha larga que crescem árvores exuberantes com pequenas flores em vasos suspensos (plantadores). Vegetação encaracolada pode ser colocada sob o teto abobadado e, em seguida, no início da manhã de primavera, maravilhe-se com a beleza natural da natureza do quarto.
Combine as flores com o interior das instalações. O estilo deve ser decisivo. Os descuidos não são apropriados. Não use muitas cores saturadas, como bordô, vermelho vivo, roxo venenoso. Essa escala vai tirar sua energia vital, tornando difícil ficar no quarto ou na cozinha..
Ao escolher as plantas, é necessário levar em consideração a iluminação da sala.
Adendo. Siga a regra – uma cor brilhante em uma sala. Pegue o resto das plantas em tons calmos. O mesmo ocorre com as verduras que não florescem. Tons de marrom escuro são complementados por tons de verde claro e verde claro.
Plantas e decorações podem ser colocadas em uma atraente estante de vime
Preste atenção especial ao grau. Além de absorver dióxido de carbono, as plantas de interior são capazes de absorver energia humana positiva e negativa. Por exemplo, a conhecida orquídea se distingue por sua beleza fabulosa. Cuidar dela ansiosa não é necessário, raramente é necessário regar. Mas ela é muito bonita. O fato é que as orquídeas se alimentam de energia humana, tirando a paz de espírito. É daí que vem essa beleza fabulosa.
As orquídeas são plantas que gostam muito de luz, seu florescimento depende diretamente da quantidade de luz
Mas a hortênsia, ao contrário, enche a sala de uma atmosfera positiva. Ele secreta substâncias que têm um efeito benéfico na psique humana. Begônia real funciona da mesma maneira. Ele permite que você acelere os processos cerebrais lentos e também limpa os pulmões e os brônquios..
A cor das flores deve estar em harmonia com a paleta de cores do interior.
Preste atenção aos calendários astrológicos. Cada signo do zodíaco tem cores completamente diferentes. Para revelar seus pontos fortes e restringir seus pontos fracos, você precisa escolher as plantas certas..
O tamanho da planta depende do tamanho da sala.
Também preste atenção aos vasos de flores decorativos. Compre apenas produtos de argila. Como não há problemas com a pintura agora, esses potes podem ser feitos em qualquer esquema de cores. Você mesmo pode fazer um vaso de flores. Isso é especialmente verdadeiro para estruturas suspensas. Com a mesma madeira será um excelente plantador. E pintar a superfície com aquarela.
Curando coisas
Decorar um apartamento aconchegante fica bem com itens de cura. Não siga este conselho literalmente. Coisas curativas são elementos de decoração de interiores, feitos com as próprias mãos de materiais naturais com chuveiro. Por exemplo, bolsos de vime nas paredes que contêm arranjos de flores secas.
A maneira mais fácil é adicionar ecoelementos, por exemplo, decorando as paredes com cortes de madeira.
O interior da cozinha fica especialmente bonito com plantas secas. Pendure ervas medicinais, arrume bonecos folclóricos, pratos pintados, bagels, samovar. Esses elementos criam um efeito de cura para a alma humana..
Esse minijardim vai decorar a cozinha e trazer benefícios práticos.
Muitas coisas interessantes podem ser encontradas pesquisando os contadores do mercado de bugigangas mais próximo. Lá, as pessoas colocavam à venda joias caseiras, aparelhos decorativos adequados para decoração de interiores. Procure por pedras do mar que são harmoniosamente decoradas com um padrão decorativo em uma prancha de madeira. Ou encontre um vaso de flores feito por um mestre de barro. Esses itens têm um efeito benéfico na atmosfera das salas..
Não pode machucar
Pergunte aos poetas com que rapidez você pode perder uma musa? Eles vão te dizer isso no momento em que ela veio. E pode haver muitas razões para isso..
Use a mesma abordagem para decorar os quartos e corredores de seu lugar aconchegante. Imagine que você está sentado em uma máquina de escrever em sua sala de estar e está prestes a lançar um romance de culto de sua caneta. Imagine o que pode atrapalhar você? Sinta. A resposta é auto-induzida. Qualquer objeto que seja capaz de aguçar a atenção, destacando-se nitidamente, variegado.
Uma excelente adição ao interior será uma lareira – real e “bio”
Portanto, desista da ideia de composições arquitetônicas complexas, cores vivas das fachadas interiores. Todos os elementos devem ter contornos suaves, formas aerodinâmicas e tons de cores calmos. Cantos afiados suaves. Remova pequenos detalhes decorativos. Se houver áreas escuras na sala, certifique-se de complementá-las com luz. Por outro lado, em locais muito claros, especialmente a luz natural da janela, cortina com cortinas de tecido e cortinas..
Além disso, não use sombras muito frias. A paleta de cores deve ser uniforme, calma e pacificadora..
A vegetação viva é uma ferramenta de design que pode ser usada para diversificar e decorar qualquer interior
É proibido pendurar nas paredes animais empalhados de animais mortos, bem como manequins artificiais, máscaras rituais de diferentes tribos, coisas temáticas da antiguidade. Todos eles carregam uma carga negativa de energia que deprime fortemente os nervos..
Quarto infantil com padrões naturais no papel de parede
Pelo contrário, decore as paredes com paisagens de campo, naturezas mortas, pinturas que retratam cachoeiras majestosas, com árvores exuberantes e extensas. Imagens ou fotografias de frutas, animais silvestres, pássaros, borboletas, riachos – isso deve antes de tudo ser em um lugar aconchegante em uma grande metrópole.
O conforto no corredor é fácil
O corredor é a cara da habitação. Ela cumprimenta qualquer pessoa que chega com seu calor. O hall de entrada de um apartamento aconchegante deve, com toda a sua aparência, proporcionar aos visitantes o relaxamento, a reverência.
Flores frescas no corredor certamente atrairão a atenção dos convidados.
A anfitriã terá o prazer de ver flores frescas na porta do apartamento
Materiais de acabamento natural serão apropriados aqui. O piso deve ser de madeira. Cubra as paredes com papel de parede de bambu natural. Se a quadratura permitir, organize um canto do corredor com motivos japoneses. Potes volumétricos com bambu verde serão combinados com sucesso com sakura decorativa. Procure por uma variedade de bambu que produz hastes verdes exuberantes.
Inspirado no Japão, equipe um guarda-roupa espaçoso para agasalhos com portas deslizantes Shoji. O papel de bambu natural, juntamente com as ripas de madeira das portas de correr do armário, proporcionam um verdadeiro ambiente de harmonia com a natureza.
Papel de parede de bambu no interior do corredor
O teto é acabado com tinta de gesso. Em termos de propriedades físicas, o gesso apresenta excelente higroscopicidade (absorve bem e libera umidade para o meio ambiente). Portanto, todas as energias negativas serão absorvidas imediatamente, assim que você entrar em seu aconchegante ninho..
Deixe a luz natural entrar no corredor. Para fazer isso, faça um arco harmonioso na sala de estar. Não se esqueça das regras de harmonia – o arco deve ser o mais simples, sem enfeites arquitetônicos.
Não há necessidade de arranjar um grande número de espelhos, como é costume em nosso país para corredores. Um pequeno logo na entrada será suficiente. Os espelhos criam uma curvatura do espaço, tiram a energia. Não interfira na sua calma.
Um apartamento harmonioso, decorado de acordo com as leis da natureza, lhe dará força para fazer grandes coisas, criar obras de arte.
Vídeo: estilo ecológico no interior
50 ideias de fotos para se inspirar