Escolhendo as cortinas certas para o interior
Um belo interior é criado graças à habilidade dos mestres designers. Um designer profissional é capaz de organizar um quarto, criar um ambiente calmo e aconchegante em um apartamento, bem como colocar funcionalmente o interior de todos os elementos da decoração.
Cortinas não só decoram a janela, mas também escondem suas falhas, ou vice-versa, enfatizam a configuração incomum
Agora são poucos os especialistas que podem ajudar na questão de como escolher as cortinas para o interior da casa. E este é um elemento muito importante do espaço de vida de um apartamento. Ele é capaz de transformar o design de uma sala irreconhecível. Portanto, vamos destacar as nuances máximas quanto à escolha correta das cortinas no âmbito deste artigo..
Elementos de cortina
Antes de escolher uma cortina, você precisa entender suas extensas características. Além dos diversos tecidos utilizados na confecção, são diversas as opções de costura, cortinas, design desses produtos, sem falar na cor das cortinas, no estilo, na textura..
Os principais elementos incluem as seguintes partes:
- Lambrequim. Parte da composição da cortina localizada na parte superior (cobre a cornija). O próprio lambrequim consiste em elementos menores.
- Cortina. Feito com tecido denso. Ele está localizado na parte longa pendurada nas laterais. Possui pequenos componentes separados que decoram o interior.
- Cortina. Costurado com tule fino, localizado em toda a largura da parede da janela.
Elementos básicos de cortinas
Todos os outros componentes incluídos na composição da cortina são adições, variações dessas três partes. Eles são discutidos em mais detalhes no artigo abaixo..
Lambrequim
É difícil imaginar uma cortina moderna sem este componente. Tem uma aparência chique e luxuosa. Os especialistas se concentram nesta parte específica. Lambrequin consiste em:
- Swag;
- molde frio;
- laço;
- acabamentos decorativos: cordão, franja, cornetas.
Os principais elementos do lambrequim
Vários layouts, como suspensão assimétrica, franjas, zonas retas, dobras decorativas, tornam possível incorporar o design de uma sala com uma variedade de ideias..
Cortina
O elemento principal. Também chamada de cortina. Possui diferentes layouts, graças a ganchos, franjas, cornetas, cordão decorativo. Normalmente feito em duas peças separadas penduradas em cada lado da parede. As cortinas mais comuns são costuradas com muitas dobras..
Cortinas são cortinas feitas de tecido denso que desempenham não apenas uma função decorativa, mas também protetora.
Método de suspensão na cornija
A tecnologia para pendurar cortinas de janela difere por vários fatores. Depende do tecido de fabricação, do elemento da composição da cortina, bem como do estilo. Existem os seguintes pingentes:
- Casas de botão e gravatas.
- Ilhós.
- Nos bastidores.
- Trança.
- Prendedores de roupa, clipes.
O número de voltas é calculado de forma que possam suportar o peso da cortina.
Ao prender em clipes, nenhum acessório é necessário na própria cortina.
Precisa saber. Os ilhós são anéis costurados na orla da cortina. As asas são um túnel no qual é inserida uma cornija feita de um tubo de metal. Braid – um longo cordão que é enroscado ao longo de todo o comprimento da cortina, graças ao qual pode ser arranjado em quaisquer dobras.
Com a ajuda de ilhós, dobras uniformes e uniformes são formadas
As cortinas nas asas são silenciosas
As cortinas na trança se juntam em pequenas dobras que não podem ser criadas usando outros métodos de fixação
Laços e laços são bem adequados ao estilo francês da Provença. Os ilhós são ideais para Hi-Tech, Minimalismo, Loft. Para “Clássicos”, “Neoclássicos”, é melhor selecionar a trança. Esses estilos de interior são projetados com linhas austeras e um corte elegante. Ruches são inadequados aqui.
Produtos modernos
Agora está na moda se destacar da massa cinzenta. Para isso, as cortinas são costuradas com design exclusivo. Produtos de tecido regulares não são mais surpreendentes. Em 2018, está na moda comprar:
- produtos em rolo;
- Romano;
- Japonês;
- italiano;
- Londres;
- Austríaco;
- rolo;
- corda.
O último tipo é interessante para usar como dossel da cama. Cortinas de corda são fixadas no teto, juntamente com holofotes. Quando as luzes estão acesas, a impressão de água cristalina caindo do teto é criada.
Importante. Diferentes tipos de cortinas são adequados para diferentes estilos de decoração de interiores. A escolha da cor da cortina também desempenha um papel importante no design de interiores..
Um jogo original de contrastes – cortinas de terracota brilhantes contra o fundo de paredes com uma superfície turquesa
Persianas
Complementar idealmente o design de “Minimalismo” ou “Estilo escandinavo”. Esses produtos para cortinas são semelhantes às cortinas verticais, feitas apenas de um rolo sólido de tecido. A paleta de cores é representada por uma ampla gama. Eles também podem ser adquiridos com padrões impressos ou bordados, pinturas, paisagens e até mesmo suas fotografias. Este produto é a combinação mais bem-sucedida de preço, beleza e funcionalismo..
Cortinas de enrolar – elegantes, bonitas e confortáveis
romano
Combine o dispositivo de produtos em rolo e cortinas verticais. Eles são costurados em tecido leve, como algodão. Eles são dobrados como um acordeão, por meio de um fio esticado. No que diz respeito ao design da casa, esses tecidos de janela são adequados para o estilo “Provença”, “Country”, “Escandinavo”.
As cortinas romanas ficam ótimas, independentemente do tamanho da janela
japonês
Como em todo design japonês, há um dispositivo deslizante, isso também se aplica à decoração de janelas. Anteriormente, essas cortinas eram feitas de papel grosso, que cobria uma moldura de madeira. Agora é, claro, um tecido. Ele está preso aos guias. A instalação de várias linhas de decoração de janela é permitida. Além disso, cada um é adquirido em uma cor diferente. Isso traz variedade ao interior da sala..
Cortinas japonesas irão agradar aos amantes do exótico no interior de casa
italiano
As decorações das janelas italianas são uma expressão de sofisticação, charme e decoração interior chique do quarto. Eles são lambrequins clássicos, cortinas e cortinas. Uma característica distintiva é a presença de dobras exuberantes, penduradas graciosamente do teto ao chão. Neste caso, o comprimento da decoração é selecionado em mais 20-30 centímetros do que a distância da cornija ao revestimento do piso. Isso cria um destaque adicional na parte inferior, que se espalha lindamente pelo chão, como a bainha da saia de uma garota..
Cortinas italianas tornarão a sala mais nobre em relação ao solene
Aqui, suspensões chiques e exuberantes são adequadas, fixando as cortinas nas bordas. Acessórios de metal, cornija, anéis são feitos de sombra folheada a ouro ou prateada. A cor das cortinas combina com a decoração do quarto. Ao mesmo tempo, a decoração das janelas pode ser realizada em cores diferentes. A cortina é costurada de compósito, combinando dois tons ao mesmo tempo. Pintura extensiva é permitida aqui. Cortinas bordadas a ouro transformarão o quarto de forma irreconhecível. Tecidos de janela italianos são produzidos ricamente bordados com franjas e contas de vidro. Rendas decorativas, dobras semicirculares que repetem graciosamente, suspensões graciosas, cortinas circundantes, bordadas com douramento, acessórios de metal que criam um rico brilho de ouro – tudo isso trará sua casa mais perto da atmosfera do luxo italiano.
Uma característica distintiva das cortinas italianas é a cortina simétrica obrigatória
As cortinas também são incrustadas com padrões dourados, em consonância com a decoração do quarto. Eles são liberados de tecidos leves e translúcidos. Não precisa ser branco. Também pode ser leitoso, baunilha, champanhe, bem como em todos os tons de cores: do preto ao carmesim brilhante.
inglês
Cortinas inglesas, ou também chamadas de Londres, vão decorar bem vários quartos. Para a cozinha, esta opção é insubstituível. Graças ao design conveniente e à tecnologia de levantamento / abaixamento, uma pessoa não precisa tocá-los com as mãos. Devido aos laços enfiados nos anéis, a tela é dobrada em direção ao teto. As duas dobras em leque ao longo das bordas são uma expressão da velha Inglaterra..
Interior requintado da sala de jantar com cortinas inglesas
Esta opção de decoração é pendurada na janela sem cortina. O material de fabricação pode ser tanto tecidos densos quanto finos translúcidos. É melhor escolher um tecido de textura densa – ele permitirá que você mantenha a forma quando a cortina for dobrada. Os magros, ao contrário, ficarão feios, disformes.
Cortinas inglesas curtas são ótimas para decorar janelas de cozinha em estilo provençal
A paleta de cores é representada por uma ampla gama de opções. Tudo depende do estilo da sala. As telas inglesas são adequadas para os estilos “Country”, “Classic”, “Provence”, “Neoclassic”. Para estilos clássicos, materiais espessos são selecionados, como jacquard, cetim, seda. “Country” é mais adequado para linho, algodão. Além disso, decorado com babados, borlas e franjas.
Cortinas de Londres combinam harmoniosamente com cortinas simples do mesmo tecido
Essas cortinas são combinadas com sucesso se houver uma janela saliente em casa. Eles não ocupam espaço adicional. Feche a janela do apartamento diretamente.
austríaco
Eles são semelhantes às cortinas de Londres, mas têm uma série de diferenças. O principal é a presença de várias baforadas na borda inferior. O design do mecanismo de elevação é semelhante ao design dos produtos ingleses romanos. Eles ficam muito bem quando dispostos em comprimentos diferentes. Você pode criar todos os tipos de arcos. Isto é conseguido pela presença de várias cordas no monte, que ajustam o comprimento de uma parte da cortina..
Cortinas austríacas se encaixam em uma grande variedade de estilos
Se você tem uma janela saliente em casa, essas cortinas são dispostas em um conjunto semicircular. Cornija curva é feita sob encomenda. A tecnologia de suspensão pode ser convencional, sob a cornija do teto falso. Também existem modelos que são presos com laços ou cordões.
Quando as cortinas austríacas cobrem a janela, elas formam uma tela uniforme. Quando as cortinas são levantadas, dobras e pregas são obtidas.
As cortinas austríacas são frequentemente utilizadas na disposição de uma janela saliente, cujo peitoril da janela tem um local de descanso. É coberto com travesseiros ou colchão macio. A bateria de aquecimento localizada sob a janela também é coberta por uma pequena tira de tecido, selecionada de acordo com o tom da cortina austríaca e todo o design interior da sala, juntos.
Corda
Uma solução incomum para qualquer estilo de interior. Cortinas de linha costumam ser penduradas para decorar um apartamento, em vez de protegê-las da luz solar. Desempenham perfeitamente a função de delimitar duas divisões, na ausência de portas interiores. Além disso, cortinas de corda servem bem para delimitar as zonas de um cômodo. E se você quiser fazer um dossel da cama, os produtos de linha são perfeitos.
As cortinas de filamento parecem interessantes, bonitas e até um pouco fabulosas.
A paleta de cores é extensa aqui. Além disso, eles diferem em tecido e textura. Se falamos do estilo clássico, escolha um estilo mais rígido. Mas “Country” é adequado para vários tipos de fios de tecelagem, redemoinhos.
Mesmo no estilo loft, as cortinas de filamento parecerão deslocadas.
Uma ideia interessante seria combinar uma cortina comum com este tipo de cortina. Primeiro, uma cortina de tule translúcida é pendurada e uma cortina de corda é pendurada sobre ela. Esta solução é adequada para uma sala com uma localização ao norte, onde a luz do sol incide com menos intensidade..
Impacto de tecidos para janelas
As cortinas são usadas não apenas para decorar uma sala. Eles também desempenham uma função protetora, refletindo os raios extras do sol, bloqueando a visão de olhos curiosos..
Um efeito interessante – a transição do creme para o preto através da tonalidade do aqua
Por falar em efeito visual, os tecidos para janelas são o elemento decorativo dominante da sala. Uma parede nua com janela vai fazer você se sentir nu, sem proteção, vazio. Enquanto uma cortina elegante trará completude, luxo e estilo moderno ao design de interiores. A abundância de materiais com os quais os tecidos para janelas são feitos, suas cores, texturas, pinturas tecidas e outras características, a decoração do quarto recebe um luxo maravilhoso.
O que combinar com?
Freqüentemente, surge a questão de quais cortinas são mais bem combinadas. Alguns designers aconselham combiná-los com o piso, outros sugerem a compra de paredes da mesma cor, e ainda outros – geralmente consoante com os móveis. Então, qual opção é a mais correta? A resposta correta é tudo. Basta decidir, antes de iniciar a reparação, qual o desenho que prevalecerá na divisão, escolher um esquema de cores, escolher tons. Nesta situação, não será difícil decidir sobre a cor..
Cortinas simples “acalmam” um interior colorido
Cortinas esmeralda para combinar com as paredes
Uma das características da escolha das cores dos tecidos para janelas é a consonância com as paredes. Necessariamente pelo menos o menor, um elemento do espaço da janela deve ser combinado com a parede. Se você planeja fazer um acento aqui, a gama pode ser nitidamente contrastante, brilhante. Pelo contrário, se os acentos neste quarto já estiverem presentes, então a cortina pode ser escolhida em um tom semelhante ao da parede..
Vídeo sobre como transformar um interior com cortinas
Foto: cortinas no interior