Escolhendo um design de cortina para uma cozinha moderna
A cozinha ocupa uma parte significativa da vida de cada pessoa. O tempo gasto aqui não pode ser devolvido. Portanto, é necessário decorar o interior do espaço da cozinha da forma mais brilhante possível. Uma atmosfera favorável depende disso, o que vai definir o clima. O desenho das cortinas para a cozinha desempenha um papel importante na disposição interior da sala. A intensidade da iluminação do espaço depende de quais cortinas são selecionadas. Requisitos especiais também são feitos para o material de fabricação, associados à presença constante de odores desagradáveis de óleo queimando aqui. Nosso artigo o ajudará a descobrir todos esses recursos..
As cortinas podem esconder imperfeições da sala e ajustar visualmente o espaço da cozinha.
Como escolher cortinas?
Na cozinha, você deve cozinhar alimentos com muita frequência. Alta umidade, odores desagradáveis são abundantemente implantados aqui em tecidos próximos. Os fabricantes modernos levam esse fator em consideração. Para evitar contaminação excessiva das cortinas, eles as tratam com compostos especiais para prolongar a vida útil das cortinas, além de aumentar o intervalo entre as limpezas. Ao comprar, pergunte ao vendedor quais itens foram especialmente processados. Se você tem filhos ou animais de estimação, não tenha medo por sua saúde e bem-estar. As substâncias utilizadas são inofensivas, não emitem toxinas. Em sua fabricação, substâncias naturais são incluídas.
Na escolha das cortinas, a forma da janela, o interior da cozinha e a paleta de cores em geral são levados em consideração.
Além disso, ao escolher cortinas para aberturas de janela, preste atenção a:
- estilo;
- material de fabricação;
- tipo de produtos.
Os tecidos para janelas estão disponíveis em diferentes variedades em diferentes países. A escolha é enorme. Existem italiano, inglês, romano, austríaco, japonês, rolo, corda e outros.
Cortinas de luz com padrões delicados na cozinha com janela saliente
Eles também diferem no material de costura. Nas prateleiras da loja você encontra:
- algodão;
- linho;
- seda;
- Atlas;
- tule;
- bambu;
- papel;
- materiais sintéticos.
O último ponto inclui estores e persianas..
As cortinas parecem elegantes e lacônicas, não ocupam a abertura da janela quando montadas
Além disso, ao escolher tecidos de janela para o interior da cozinha, o tamanho e a forma da abertura da janela são levados em consideração. Se houver uma porta de varanda ou janela saliente, eles devem atender aos requisitos de conveniência, ergonomia e também cobrir completamente a sala da luz da rua e olhos curiosos..
Um papel importante é desempenhado pela forma de decoração de interiores. Isso determinará quais cortinas devem ser escolhidas..
A combinação de preto e branco está sempre na moda
O esquema de cores é selecionado em combinação com um dos elementos da decoração interior do quarto. Especialistas em design experientes aconselham usar móveis, conjuntos de cozinha, portas internas ou decoração de parede como base para a tonalidade da combinação. Com esta disposição, o mobiliário de qualquer divisão ficará em perfeita harmonia, criando um quadro completo de conformidade. Para uma representação visual, você pode fazer um projeto de design. Leia nosso artigo sobre como fazer isso..
Tipos de cortinas
Atualmente, existe um grande número de lindos tecidos no mercado. Você pode escolher a opção certa para qualquer design de sala. Além da diferença no material de fabricação, são amplamente representados produtos com diferentes métodos de suspensão, fixação na cornija..
Opções para fixar cortinas:
- Trança. Graças aos fios finos que penetram completamente na borda superior do produto, é possível organizar dobras exclusivas. Este método é amplamente utilizado para opções de cortinas clássicas..
Cortinas com renda
- Laços. Também há arcos, prendedores de roupa, laços e clipes. Este método de fixação é usado para “Provença”, “Alta tecnologia”, “Minimalismo”, “Loft”, bem como o estilo dos países escandinavos.
Cortinas com cordão
- Ilhós, asas. Esses dispositivos são amplamente usados em quase todos os projetos de salas. Com a ajuda de ilhós é muito fácil pendurar e retirar o produto, o que é especialmente apreciado ao usá-los na cozinha.
Cortina nos ilhós
- Rolado. Fabricado apenas em tecido liso. O mecanismo de levantamento esconde completamente o produto no nicho, fazendo com que o tecido permaneça limpo por muito tempo.
Persianas de formato “dia-noite”
O método de fixação à cornija geralmente é determinado pela forma como a sala é decorada. Mas deve ser entendido que algumas cortinas, como as italianas, são feitas apenas com um determinado método de fixação..
Escolha dependendo do estilo
Antes de mais nada, no momento de planejar e organizar o espaço da cozinha, o estilo do cômodo é escolhido, e depois disso você deve pensar em comprar cortinas. Além disso, são consideradas as opções para o layout do design conjunto do espaço da cozinha e os tecidos da janela..
Provença Clássica
A diferença entre o design e o normal “Provence” é que existem linhas mais rígidas, contornos.
O estilo provençal envolve o uso de materiais naturais, então as cortinas são costuradas apenas com materiais naturais
Um clássico conjunto de cozinha provençal deve ser apresentado em madeira branqueada. Superfícies lisas, juntamente com linhas retas, adicionam sofisticação ao ambiente. Os painéis das portas do armário são emoldurados por uma faixa dourada. Tons suaves de cor trarão um toque da Provença francesa à atmosfera do quarto. Clássico significa materiais de acabamento caros. A economia é inadequada aqui. Portanto, a bancada, assim como o avental, são feitos de pedra natural. Granito claro com manchas marrons funciona bem para isso..
O piso é selecionado na cor branca, feito de ladrilhos cerâmicos de grande formato. A área de jantar também pode ser feita de madeira branqueada, perfeitamente polida.
As cores podem ser diferentes, em pequenos ornamentos prioritários – listras, flores ou geometria “leve”
As paredes são forradas com papel de parede, por exemplo, marrom claro. As cortinas vão combinar-se com este elemento particular da decoração de interiores. Para a Provença clássica, os italianos são ideais. A cortina é comprada de tule transparente. Sua tonalidade deve coincidir com a decoração da parede. A cortina, por outro lado, é escolhida de uma densa e áspera. A sombra vai se adequar a um tom mais escuro do que a cortina. Método de suspensão – trança. Isso é necessário para criar as dobras necessárias..
A regra principal das cortinas da Provença é a ternura e a discrição
A cortina é cingida por uma cinta com volumoso puff na ponta. Tecido amassado e amarrotado é o que reflete totalmente o design italiano.
Alta tecnologia
O estilo de decoração de interiores preferido por famílias jovens. Muitas vezes é confundido com minimalismo. “Hi-tech” está próximo do metal e do plástico em elementos de acabamento, enquanto quaisquer materiais são adequados para “Minimalismo”.
Cortinas de alta tecnologia apresentam linhas retas e claras e formas retangulares
Aqui, as cortinas devem parecer muito contidas e não chamativas.
Lista
As cortinas de rolo são uma ótima solução para ambas as direções estilísticas. Eles podem ser combinados com qualquer característica da decoração interior. Existem dois tipos dessas cortinas:
- a roupa;
- papel.
Obviamente, não é usado papel comum aqui. Sua densidade é dez vezes maior. Alternativamente, o bambu pode ser usado. À primeira vista, pode parecer estranho usar papel para mobiliar um espaço de cozinha. Mas este não é o caso. A vantagem indiscutível deste material é a possibilidade de colocar qualquer padrão sobre ele. Encontre belas paisagens, fotografias de cidades noturnas, linhas e formas intrincadas, padrões intrincados, pinturas de animais raros.
Cortinas com estampas fotográficas são ótimas para criar detalhes brilhantes em um interior monótono.
Uma solução interessante seria instalar rolos com uma imagem impressa do mundo subaquático. É possível complementar esta composição utilizando um suporte para a parte insular de um aquário real. Crie um design verdadeiramente original.
Não se preocupe com a possibilidade de rasgar ou molhar essas cortinas. As tecnologias modernas implicam a utilização de uma base de bambu, bem como a impregnação com compostos protetores especiais. Esse produto vai durar tanto tempo.
romano
Uma alternativa às cortinas de rolo são as romanas. Sua diferença é o método de fixação, bem como o mecanismo de levantamento. Dois fios finos são passados ao longo de todo o comprimento a partir da borda do produto. Além disso, agulhas de tricô de plástico finas são costuradas na mesma distância ao longo de toda a tela. Isso permite que a cortina seja dobrada como um castelo de cartas. Parece muito mais caro do que a versão em rolo. Mas para “alta tecnologia”, essas cortinas não funcionam. O estilo minimalista aceita o uso deste produto..
Cortina romana com ornamentos luxuriantes sobre a pia da cozinha
Para uma janela do lado ensolarado, é melhor escolher uma cortina de tecido grosso
italiano
Veja mais de perto a opção de usar têxteis italianos. Luxuoso, caro, aliado ao design original, sofisticado e exclusivo de cortinas e cortinas, adicionará um toque de elegância ao espaço da cozinha. As cores ouro, bordô escuro ficarão lindas contra o fundo branco-acinzentado da “alta tecnologia” moderna. Aqui você também pode pendurar um lambrequim, amplamente decorado com brindes, moldes chill e gravatas. Curvas únicas preencherão a atmosfera com notas da velha e luxuosa Itália.
Cortinas italianas irão mascarar facilmente o desnível da abertura da janela e contribuir para a expansão visual do espaço da cozinha
Corda
Ótima opção para cozinhas com acabamento em tons escuros. Fios finos e elegantes, descendo silenciosamente do teto para baixo, deixarão entrar a quantidade necessária de luz solar. Isso contribuirá para uma iluminação forte, mas, ao mesmo tempo, não cegará demais as pessoas..
As cortinas de corda são uma excelente forma de diversificar o interior e dar-lhe originalidade.
Como todos os outros tipos de cortinas, as cortinas de corda vêm em uma ampla variedade de tons. Do branco puro ao vermelho sangue. Você pode criar um tipo de composição usando várias cores. Particularmente interessante é a opção com um padrão tridimensional ou padrão que se torna visível em um determinado ângulo ou a uma distância definida. As tecnologias de costura modernas estão repletas de soluções não padronizadas..
Escolhendo um lambrequim
O uso de um lambrequim confere instantaneamente à sala uma atmosfera luxuosa e cara. Graças ao uso abundante de dobras em arco, chamadas swagas, é possível criar a atmosfera dos salões reais. Na presença de uma janela saliente, o lambrequim complementa perfeitamente a parte externa deste elemento..
Lambrequim rígido e rígido escondendo a cornija
Há uma ressalva. Lambrequin não pode ser usado se a abertura da janela tiver uma porta de varanda. Com visitas frequentes à varanda, é possível danificá-la com uma porta.
Cortinas intrincadas com três lambrequins
A cor do lambrequim é geralmente selecionada com base na cor das cortinas. Se forem feitos de dois tons diferentes, o lambrequim deve repetir completamente essas cores. Não é necessário comprar um top feito com todo o conjunto padrão. Encontre uma peça sem gravata que geralmente é costurada no meio. Esta opção envolve o uso de duas cores distintas..
Acabamento decorativo
O acabamento decorativo pode transformar os tecidos para janelas irreconhecíveis. Os elementos de joalheria são:
- fechos de metal;
- cordões decorativos;
- ligas;
- clarins;
- babados.
O último ponto também inclui pequenos arranjos de flores que são costurados na cortina, pequenas figuras de animais, borboletas, presas a prendedores de roupa..
Cortina francesa com contas de vidro em cozinha clássica
O clarim parece muito bom. Para adicionar brilho, é usado em conjunto com iluminação forte. À noite, este tipo de decoração ficará incrível nas cortinas de uma janela saliente com iluminação de teto.
Elementos de liga são projetados principalmente para cortinas italianas. Curvas adicionais, descendo graciosamente até o chão, parecem harmoniosas no espaço da cozinha de design clássico. As ligas podem ser feitas de um tecido de cortina semelhante, bem como de cordas retorcidas decorativas, cujas pontas são decoradas com borlas..
Contas são ótimas para decorar cortinas.
No que diz respeito aos têxteis italianos, os cordões são lançados a partir do próprio tecto, ao mesmo tempo que criam as formas irregulares das duas cortinas.
Estilos frios de decoração de ambiente, como “High-tech”, “Scandinavian”, “Loft” complementam perfeitamente as cornijas cromadas do tipo aberto. Ao mesmo tempo, a cortina deve ter ilhós..
Mas para a “Provença”, gravatas coloridas, prendedores de roupa ou a mesma cortina servem. As cortinas são bordadas com babados feitos com padrões de flores e plantas.
Opções combinadas
O interior da cozinha ficará mais original se você usar uma combinação de vários tecidos diferentes. Por exemplo, cortinas enroladas são adicionalmente penduradas com cortinas de estilo italiano. O mesmo pode ser feito com Roman.
Uma combinação bem-sucedida de tule branco como a neve com uma veneziana romana grossa em cores brilhantes
Se houver uma varanda, faça a decoração da abertura da janela composta. Pendure o tule na parte onde a porta da varanda está localizada, e as decorações inglesas podem ser instaladas diretamente na janela.
Em geral, uma janela com porta de varanda pode ser decorada com um grande número de cortinas diferentes. Roman, roller, English, e até mesmo blinds são adequados aqui..
A janela saliente também é um lugar ideal para experimentar. Pendure cortinas austríacas em três aberturas de janela. Este tipo de cortina tem um aspecto luxuoso graças aos puffs pregueados no rebordo inferior. A parte externa da janela saliente é montada com uma cortina ou cortina unilateral. Ao mesmo tempo, o tecido é melhor selecionado com um corte leve. Deve ser translúcido, transmitir bem a luz, criar visibilidade.
Interior oriental
Na Internet, existem muito poucas fotografias de cozinhas verdadeiramente bonitas decoradas com estilos orientais. Mas eles não são de forma alguma inferiores aos europeus modernos. Os antigos sultões apreciavam especialmente as sedas estrangeiras trazidas de países distantes. E as pessoas da antiguidade não eram menos versadas no luxo, e talvez até mais.
Longas telas de cortinas japonesas podem fechar completamente a porta que leva à varanda ou terraço
Preste atenção especial ao estilo japonês. A harmonia da natureza e do homem é a sua principal tarefa, com a qual os sábios japoneses fazem um excelente trabalho. Além do interior harmonioso, o design dos tecidos aqui também tem um charme especial. Estruturas retráteis (deslizantes) substituem as suspensas a que estamos acostumados. Renda-se ao fluxo da energia oriental. Traga o sabor japonês único para o design da sua cozinha. Graças à textura lisa, é possível aplicar qualquer padrão na superfície das cortinas. A escolha de cores é extensa.
Uma característica distintiva das cortinas retráteis é a presença de uma estrutura rígida em todo o perímetro. Graças a isso, é possível organizar o espaço da janela com linhas claras e rígidas, o que é impossível com o uso de tecidos suspensos. Cortinas corrediças de altura total. Eles complementam perfeitamente a sala.
Sinta-se à vontade para experimentar. Crie soluções de design exclusivas. Crie conosco.
Vídeo: como escolher cortinas para cozinha
Foto: cortinas no interior da cozinha