Como escolher as cortinas certas para o interior da sala
A marca registrada de qualquer apartamento ou casa é uma bela sala de estar. Todas as férias em família são realizadas aqui. Eventos significativos capturados em fotografias o farão lembrar das relações agradáveis e calorosas do passado por muito tempo. As instalações do salão devem corresponder ao clima festivo. Ao mesmo tempo, o desenho das cortinas da sala está longe de ser o último lugar na decoração interior da sala. Têxteis caros ou persianas modernas irão adicionar um charme especial ao quarto. A escolha é ótima. De cortinas comuns a luxuosas cortinas italianas.
As cortinas devem ser uma verdadeira decoração da sala de estar.
Características de escolha
Eles precisam se misturar com toda a sala de estar. Considere vincular a um estilo específico. Tons de cores quentes e suaves devem ser complementados por esquemas de cores apropriados. Para estilos de interiores como “Provence”, “Country”, “Biônica”, os acentos são inadequados. A gama é escolhida aqui em tons mais calmos. Pelo contrário, “Minimalismo”, “Alta tecnologia”, “Escandinavo” implicam a utilização de cores brilhantes e frescas..
Diferentes tipos de cortinas, mas feitas do mesmo material
O que você deve prestar atenção na hora de escolher, bem como as áreas adicionais de acabamento decorativo das aberturas:
- Estilo de corte do produto. Em termos simples, são variedades. Diferentes países, com sua história única de desenvolvimento, são caracterizados por estilos individuais.
- Método de suspensão. Um determinado método de montagem é adequado para diferentes estilos de interiores. Pode ser oculto ou aberto, usando anéis cromados ou folheados a ouro.
- Textura. São produzidos com textura acetinada lisa e corte em relevo. Novamente, a escolha depende do estilo..
- Densidade de tecido diferente. Afeta a iluminação do espaço. Em salas escuras, é melhor usar um tecido transparente, e, ao contrário, para salas mais claras, grosso.
- O uso de guarnições decorativas. Todos os tipos de babados, franjas e cordões são selecionados de acordo com o estilo.
Também deve ser destacado que a cor dos produtos condiz com o tom do interior. O desenho das cortinas para a sala de estar pode ser selecionado em várias combinações. Por exemplo, uma combinação harmoniosa de um lambrequim, uma cortina e uma cortina trará chique feroz, bem como arrogância sistemática para o interior. O uso simétrico de brindes dobrados, juntamente com um luxuoso molde chill, criará um visual completo.
Combinação harmoniosa de tons suculentos de verão em cortinas, travesseiros e elementos decorativos
Cortinas contrastantes em um quarto branco deslumbrante
É dada especial atenção aos acabamentos decorativos. Cornetas pesadas com garras exuberantes bordadas com franjas farão de uma sala de estar comum uma cela luxuosa do sultão oriental.
A forma de suspensão é de grande importância. Estilos mais rígidos e clássicos não aceitam anéis abertos ou laços com cordão. Uma trança que forma pequenas dobras exclusivas é adequada aqui. Eles são fixados ao teto por meio de uma cornija de teto, que é mascarada por uma pequena divisória de plástico.
Cortinas de luz com pregas em cornija de madeira
Para estilos modernos, gavetas, ilhós, prendedores de roupa e clipes são adequados. Esta solução irá enfatizar o interior moderno. Os estilos de decoração de interiores “Hi-tech”, “Minimalism” e “Scandinavian” são combinados de maneira ideal com esses métodos de fixação.
Separadamente, para “Provença”, todos os tipos de laços, laços e laços são adequados. Essa combinação de roupa de cama macia revelará a natureza refinada da “Provença”. Ligas vão caber harmoniosamente para o chique rústico chamado “Shabby Chic”.
Cortinas “vovó” a céu aberto na sala de estar em estilo provençal
Os especialistas recomendam não se apressar para comprar. Antes dela, é necessário analisar cuidadosamente todas as características da sala. Seria ideal fazer um projeto de design. Não será difícil se você se familiarizar com os princípios básicos da elaboração de um desenho pelo método da perspectiva. Um ou dois pontos de fuga são selecionados. Para iniciantes, é melhor usar um. Todas as linhas do desenho, como raios, convergirão. Este será o seu ponto de fuga. Partes do salão são aplicadas sucessivamente: os contornos das paredes, piso e teto. Em seguida, o mobiliário de interior, decoração. A última etapa é desenhar um lambrequim, cortinas e cortinas. A paleta de cores é pintada no final do desenho. Complete o esboço com babados, padrões, laços.
Com a ajuda da fotografia ficará mais fácil decidir o desenho das cortinas.
Faça vários projetos corretamente. Isso permitirá que você compare e escolha o mais adequado. Graças à apresentação visual, você poderá fazer a escolha certa na primeira vez.
Dedique algum tempo para dominar a habilidade de desenho. Você terá uma grande vantagem para o futuro se, de repente, tiver uma pergunta sobre a reforma da casa.
Tipos de cortinas para a sala
Várias opções de design permitem que você selecione layouts para qualquer solução estilística. Para uma compreensão completa do problema, vamos nos familiarizar com os tipos mais notáveis de joias projetadas para transformar o efeito visual:
- austríaco.
- romano.
- Lista.
- Roller.
- japonês.
- inglês.
- Corda.
- italiano.
A decoração das janelas da sala deve corresponder ao máximo possível ao estilo do interior.
Para qualquer salão, existe a oportunidade de escolher os orgânicos no design. Guiado pelas dicas do artigo, você poderá surpreender com o seu gosto os mais caprichosos conhecedores da decoração do design moderno do espaço interno da sala. Leve o seu tempo ao parar em algum resultado final. A pressa não levará a um resultado positivo..
austríaco
Muito bom tipo de decoração de janela. A presença de volumosos tufos de cortinas, pendurados ordenadamente mais perto da borda inferior, é capaz de incorporar um interior fabuloso. Eles são presos ao teto com trança. Dobras adicionais formadas nesta forma de fixação adicionam sofisticação e alto custo ao acabamento. A altura pode ser ajustada graças à confortável estrutura de elevação adotada nos produtos romanos. Isso cria a possibilidade de decorar o mecanismo de elevação com cordas tricotadas maciças, nas extremidades das quais há um amortecedor de franja volumoso.
Quando levantadas, as cortinas austríacas formam lindas dobras
Cortinas austríacas são combinadas com sucesso com um lambrequim. Este arranjo permite que você crie um tipo combinado. A paleta pode ser variada. Por exemplo, o ouro é escolhido para “Art Déco”. Neste caso, os acessórios são adequados em castanho escuro ou mesmo preto.
Os austríacos são adequados para decorar uma sala coberta por uma janela saliente. Ao mesmo tempo, dobras adicionalmente formadas nas juntas das janelas irão adicionar riqueza. Também será interessante pendurar cortinas na cornija na borda da parede da janela de sacada. Coloque móveis estofados com lindas almofadas no nicho da janela de sacada. Crie um ninho aconchegante e isolado, no qual as forças restauradas permitirão que você prossiga em novas e ousadas conquistas.
Janela saliente em uma sala de estar clássica com cortinas austríacas
Cortinas austríacas podem ser fixadas na abertura da janela
O tecto da janela saliente é acabado com painéis de madeira, nos orifícios dos quais estão instaladas fontes de luz pontuais. As molduras são selecionadas em uma cor com o intervalo do teto. Neste caso, o envidraçamento pode ser feito com vitral, ou transparente comum, com inserções de treliça escura. A cortina externa é cingida com ganchos de corda amarrados com um nó, ao longo das bordas das quais há borlas. Quanto mais decorações adicionais você comprar, mais complexa e interessante será a composição..
As cortinas austríacas são uma espécie de simbiose das cortinas romanas e francesas
Os têxteis austríacos combinam bem com quase todas as opções de design de quarto. Diferentes estilos, paletas e texturas são capazes de complementar harmoniosamente a decoração de interiores.
romano
Outra opção interessante para decorar perfeitamente o interior da sala. A principal característica dos produtos é o mecanismo de levantamento, que reúne o produto em quase uma tira de tecido. Eles estão localizados na janela estritamente ao longo do contorno da moldura da janela, da mesma forma que as cortinas horizontais. Ideal para uso com layouts minimalistas ou de alta tecnologia. A superfície lisa, bem como a textura, são combinadas de forma benéfica com os designs de quartos listados.
Cortinas romanas negras em uma sala de estar simples
Tons romanos suaves sem pesos
Gamma é melhor usado escuro. Portanto, a cortina será o destaque do espaço. Textura lisa – a base que revela o conceito de design de “Minimalismo” ou “Hi-tech”. Mas, ao mesmo tempo, vale lembrar que um tecido liso pode ser decorado com um padrão bordado..
As cortinas romanas podem ser combinadas com cortinas de cetim. Este arranjo criará um interior individual..
japonês
Refere-se a uma das variedades de “Minimalismo”. A superioridade contida e sofisticada, refletida em tons brilhantes e dimensionais, é uma expressão desse tipo de design de ambiente. Este layout é uma solução muito boa. O desenho das cortinas para a sala com motivos japoneses é a utilização de cortinas deslizantes (roll-back). Esse produto é uma estrutura rígida feita de perfil de alumínio, sobre a qual o tecido é esticado.
Cortinas japonesas vão ficar perfeitas para os amantes do minimalismo, mesmo usando tecidos com estampa.
Ao decorar o espaço da janela, a paleta é selecionada em uma colorida. A estrutura composta é feita na forma de várias partes separadas cobertas por um tecido diferente. As aberturas para as quais as cortinas japonesas funcionam bem são janelas amplas e espaçosas. O número de elementos constituintes é selecionado com base na largura da abertura. A principal condição é a sobreposição completa da janela. Normalmente, dois ou três de cada lado são suficientes.
As sombras usadas devem ser espelhadas. É assim que a simetria, a harmonia inerente ao Japão antigo é alcançada. Plantas bordadas serão muito apropriadas aqui. Uma cortina japonesa pode ser um destaque para a decoração interior de uma sala. Para isso, são selecionados contrastes, como preto, vermelho, marrom escuro e outros..
Cortinas japonesas combinam com sucesso as culturas europeia e asiática no interior
Cortinas suspensas também são uma excelente opção. Por design, eles se assemelham a cortinas verticais largas. Com esse arranjo, é melhor pegar uma paleta que não chame atenção..
Uma ótima ideia seria a combinação de duas texturas, uma delas feita em uma cor e a outra com um determinado padrão..
Estas cortinas são ideais para decorar grandes janelas panorâmicas.
Este tipo de layout também é possível para janelas comuns. Nesse caso, o número de segmentos de rollback é selecionado muito mais do que o necessário para sobrepor a janela. É bom se você conseguir definir uma quantidade que cubra toda a parede. Instale o mecanismo retrátil ao longo de todo o comprimento da parede. Esta solução permite decorar adicionalmente o espaço da parede..
O material predominantemente usado para esses produtos é seda ou cetim. Tecidos mais baratos, como algodão e linho, também funcionam..
inglês
Na estrutura, o tipo é semelhante aos romanos. O principal diferencial é o mecanismo de levantamento do produto. Quando montadas, as cortinas lembram um sorriso humano. Isso é feito com uma fita costurada ao longo de todo o comprimento do material. Existem dois deles. A trança está localizada com um recuo na borda de 10-15 centímetros. Graças a este corte, as bordas do tecido são recolhidas em uma pequena baforada, enquanto formam dobras em arco no meio..
Decoração de sala em estilo inglês de forma moderna
Interior requintado da sala de jantar em estilo inglês
Na hora de organizar uma sala com um design clássico, este tipo de produto é indispensável. O corte inglês complementa perfeitamente o espaço da sala com sua sofisticação, assim como o espírito da verdadeira aristocracia.
As cores variam muito. Principalmente eles são escolhidos em cores claras. É possível usar uma cor escura, mas a sala deve ser bem iluminada da rua. Os locais onde fica a trança, na parte frontal, são arranjados com fendas com uma cor excelente de inserções.
Harmonia de cortinas inglesas e simples feitas do mesmo material
É melhor levar tecido de seda aqui, pois praticamente não amassa na hora da montagem. Os padrões xadrez são uma característica dos clássicos ingleses. Seu uso difundido no design do corredor pode transformar a sala irreconhecível, ao mesmo tempo em que oferece moderação inglesa..
italiano
Se você deseja dar à sala de estar um toque distinto de sofisticação e luxo, sua escolha são as cortinas italianas. O material denso e pesado de fabricação, juntamente com ligas harmoniosamente penduradas, cria curvas verdadeiramente reais. Cortinas italianas vão batizar seu quarto de luxo e riqueza.
Sofisticação combinada com praticidade – qualidades graças às quais as cortinas italianas ganharam sua popularidade.
Na maioria das vezes, eles são produzidos como compostos. Um lambrequim maciço, cortinas chiques, uma cortina decorada com componentes decorativos caros – uma ótima combinação que traz o brilho italiano para o ambiente. A combinação de duas cortinas de excelente material parece muito bonita. Por exemplo, um deles é feito com um tecido denso, como cetim, seda ou lã, e o segundo é feito de tule leve. Um pré-requisito é a presença de um grande número de dobras características localizadas em um arco. Este efeito é obtido por ligas de corda frequentes que começam no teto..
Cortinas italianas são ótimas para quartos espaçosos com janelas grandes
Existe também uma variante com a utilização de duas cortinas e uma cortina transparente. A textura das cortinas deve ser lisa. A presença de padrões em forma de flores é incentivada. Uma combinação de duas cores diferentes é possível. Por exemplo, as bordas da cortina são marrom escuro e o centro é bordado com ouro. A cortina nesta composição deve ser branca, feita de tule transparente. Também aqui os padrões coloridos são adequados, localizados principalmente na parte inferior da cortina..
As cortinas clássicas italianas parecem muito elegantes e aristocráticas
O famoso chique dos têxteis italianos é conseguido pelo aumento do comprimento. Cortinas montadas no chão adicionam suavidade ao interior do corredor.
A decoração em metal é cromada ou dourada. Tons de cobre e amarelo acobreado também são apropriados. Acrescentam-se os clarins, bordados harmoniosamente ao longo da orla da cortina, ou descendo laconicamente da cornija ao chão. Uma opção interessante é a alternância de diferentes comprimentos de fios de clarim.
A principal característica das cortinas italianas é que não podem ser totalmente afastadas, você só pode recolher as telas em dobras e prendê-las com ganchos
Amarras largas e em forma, circundando as cortinas, são bordadas com uma franja. Você também pode usar clarins.
É dada atenção especial à escolha do tecido. Você não pode economizar nisso. Apenas materiais caros como seda, lã e cetim são adequados aqui..
Design de sala de estar
Muitas vezes surge a questão de saber qual é a melhor combinação para cortinas de janela. Existem muitas opções. A principal característica é a escolha de um elemento específico. Por exemplo, você pode escolher cores semelhantes aos móveis estofados no corredor. A textura também deve ser consoante. É inaceitável o uso de um corte liso em conjunto com tecidos em relevo.
Combinação contrastante de cortinas amarelas com o interior da sala em tons pastel
Guarda-roupas e cadeiras são os parceiros ideais na hora de escolher as cores. Você não precisa procurar as mesmas cores. A condição aqui é aplicar uma tonalidade semelhante..
Defina zonas de destaque para você antes de combinar cortinas com um design específico. Se a escolha recair sobre as cortinas, então não é necessário torná-las semelhantes. Os acentos implicam uma diferenciação clara da multidão. Nessa situação, uma gama brilhante é a solução mais bem-sucedida..
Vídeo: escolhendo cortinas para a sala
Foto: cortinas no interior da sala